GRAIL
Cabo Canaveral: Sondas gêmeas GRAIL são lançadas Após dois adiamentos, sondas gêmeas seguem para a Lua e já enviaram sinais de estabilidade.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROVIA BH-10/09/2011
O Delta II levando as sondas e uma demonstração da atuação das gêmeas em órbita lunar. Assista o lançamento do Delta II levando as sondas GRAIL.
As sondas GRAIL, da Nasa, decolaram com sucesso da Estação da Força Aérea, em Cabo Canaveral, na Flórida, às 09:08 EDT (06:08 PDT), do sábado, 10/09. Elas partem em missão para estudar a Lua em detalhes sem precedentes. Após dois adiamentos [veja abaixo], as sondas gêmeas seguem tranquilamente para o seu destino e já enviaram sinais de estabilidade aos engenheiros da Nasa.
A GRAIL-A está programada para chegar à lua na véspera de 2012, enquanto GRAIL-B deverá chegar no início de 2012. As duas naves espaciais movidas a energia solar vão orbitar a Lua em sentido paralelo para medir o seu campo de gravidade. Segundo a Nasa, o Projeto GRAIL deverá responder perguntas de longa data sobre a Lua e fornecer aos cientistas uma melhor compreensão de como a Terra e outros planetas rochosos do sistema solar se formaram.
Para o administrador da Nasa, Charles Bolden, “A GRAIL e muitas outras emocionantes missões futuras deixam claro que a Nasa está dando o seu próximo grande salto para a exploração do espaço profundo e que a indústria espacial continua a oferecer empregos e os trabalhadores necessários para apoiar este esforço grandioso”.
David Lehman, gerente de projeto do GRAIL para o JPL, em Pasadena, Califórnia, afirmou, “Nossas gêmeas GRAIL têm a Terra no seu espelho retrovisor e a lua na sua mira”. De acordo com ele, “A equipe da missão está pronta para testar, analisar e ajustar a nossa nave espacial ao longo dos próximos três anos e 15 dias de nossa jornada na órbita lunar”.
“Desde que os primeiros seres humanos olharam para o céu, eles têm se fascinado pela lua”, disse a pesquisadora-chefe do GRAIL, Maria Zuber, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge. “O GRAIL vai elevar a exploração lunar a um novo nível, proporcionando uma caracterização sem precedentes do interior da Lua, avançando a compreensão de como ela se formou e evoluiu”.
As sondas gêmeas foram lançadas por um foguete Delta II. Os controladores da missão GRAIL receberam um sinal de GRAIL-A, às 10:29 EDT (07:29 PDT), enquanto o sinal de GRAIL-B foi recebido oito minutos depois. A telemetria de ambas as naves espaciais indica que elas já expuseram os seus painéis solares e estão a funcionar dentro do esperado. A distância em linha reta da Terra à Lua é de aproximadamente 402,336 quilômetros.
Para os voos tripulados da missão Apollo à Lua, foram necessários aproximadamente três dias para cobrir essa distância. No entanto, cada nave levará cerca de 3,5 meses para cobrir mais de 4 milhões de quilômetros durante a missão que ultrapassará três anos.
O lançamento da missão marca o fim de uma era no campo dos lançadores espaciais. Este foi o penúltimo lançamento de um foguete Delta II, a partir da rampa SLC-17B de Cabo Canaveral. Foi o 150º lançamento de um Delta II e a 259ª missão de um lançador da família Delta.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e da Rede VF. - Com informações da Nasa/ Jet Propulsion Laboratory, EUA.
- Assista o lançamento do Delta II levando as sondas GRAIL. - Veja fotos do lançamento do Delta II
- Imagens: NASA / KSC.
- Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP).
- Extra: Mais sobre a missão GRAIL/Nasa: http://www.nasa.gov/grail.
- Tópicos associados: Grail: lançamento é adiado/Sondas são lançadas Nasa lançará sondas gêmeas para a Lua Os 40 anos da Apollo 11: Do Vale do Antílope ao solo lunar NASA lança missão robótica em solo lunar
LRO: Sonda LRO mostra vestígios do homem na Lua LROC mostra fotos do jipe lunar da Apollo 16 LRO mostra imagens de jipes lunares soviéticos Sonda LRO revela detalhes da Apollo 14 na Lua Sonda LRO revela detalhes da Apollo 12 na Lua LRO mostra uma ponte natural na Lua LRO entrará em órbita de serviço
- Leia também: LRO Release - Página oficial da sonda lunar LRO: http://lroc.sese.asu.edu/
- Extras: Programa Discovery NASA escolhe novo projeto Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Nasa busca alternativas para voos espaciais Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa Nasa busca alternativas para voos espaciais Informações da Estação Espacial Internacional Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta Fim das viagens tripuladas NASA - Relatório Augustine Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis Nasa promove tributo aos 30 anos do ônibus espacial Virgin: VSS Enterprise tem sucesso em voo histórico Morre Lenoir, um dos pais do ônibus espacial Faz 50 anos Gagarin ganhou o espaço Gagarin: Vídeo do pronunciamento da Tripulação 27 da ISS Ubatuba: a ousadia que saiu de uma escola municipal Página do professor Márcio R. Mendes
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
* * *
Cabo Canaveral: Lançamento de sondas gêmeas GRAIL é adiado Missão lunar GRAIL teve lançamento reprogramado para a sexta-feira.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROVIA BH-09/09/2011
Foguete Delta II com as sondas, aguarda o lançamento para esse sábado.
A Nasa adiou novamente o lançamento do foguete Delta II, que lançará as sondas gêmeas GRAIL a uma viagem para a órbita lunar. O mau tempo, com ventos fortes na região do Cabo Canaveral foi a razão do adiamento da missão, para a sexta-feira (09/09) e agora novamente reprogramado para o sábado (10/09).
Após a tentativa de lançamento de quinta-feira, o objetivo é conceder mais tempo para analisar os dados do sistema de propulsão da operação,
O adiamento vai permitir que a equipe de lançamento analise os dados com calma. O lançamento agora está previsto para a manhã desse sábado, 10/09, do Complexo Espacial 17B em Cabo Canaveral. Serão abertas duas janelas para o lançamento, às 8:29:45 e às 9:08:52 am EDT.
A previsão desse novo lançamento em 10/09 abre uma possibilidade de 60% em relação às condições climáticas favoráveis na manhã desse sábado.
Nasa promove os últimos acertos e preparativos para o lançamento das sondas GRAIL.
A missão deverá executar pesquisas detalhadas sobre o ambiente e a estrutura lunar. As sondas gêmeas GRAIL-A e Grail-B serão lançadas a partir de um foguete Delta II e buscarão a direção da Lua.
O novo investimento da Nasa é sigla de Gravity Recovery And Interior Laboratory (GRAIL), uma missão nascida do Programa Discovery, da agência, que deverá estudar a Lua e já segue em seus preparativos finais. Se todos os fatores permitirem, o lançamento que levará duas sondas gêmeas GRAIL (A e B) até a órbita lunar, está programado para o dia 08/09, na Estação da Força Aérea Americana, na Flórida, em Cabo Canaveral, na Flórida.
De acordo com informações da Nasa, serão nove meses de missão para explorar a Lua “em detalhes sem precedentes”. O único país que levou homens ao satélite terrestre pretende agora determinar toda a estrutura do interior lunar, desde a crosta até o núcleo, através de dados que serão levantados pelas sondas lunares GRAIL.
O lançamento das sondas foi reprogramado para a sexta-feira, 09/09.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e da Rede VF. - Com informações da Nasa/ Jet Propulsion Laboratory, EUA.
- Imagem: NASA / KSC.
- Extra: Mais sobre a missão GRAIL/Nasa: http://www.nasa.gov/grail.
- Colaborou: Márcio R. Mendes (SP).
Tópicos relacionados: Nasa lançará sondas gêmeas para a Lua Lançamento de sondas gêmeas GRAIL é adiado Programa Discovery NASA escolhe novo projeto Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Nasa busca alternativas para voos espaciais Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa Nasa busca alternativas para voos espaciais Informações da Estação Espacial Internacional Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta Fim das viagens tripuladas NASA - Relatório Augustine Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis Nasa promove tributo aos 30 anos do ônibus espacial Virgin: VSS Enterprise tem sucesso em voo histórico Morre Lenoir, um dos pais do ônibus espacial Faz 50 anos Gagarin ganhou o espaço Gagarin: Vídeo do pronunciamento da Tripulação 27 da ISS Ubatuba: a ousadia que saiu de uma escola municipal Página do professor Márcio R. Mendes
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|