A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 LRO

 

 

 

Órbita lunar:

LRO mostra uma ponte natural na Lua

Sonda LRO descobre o que poderá ser um dos pontos turísticos da Lua.

Por Pepe Chaves*

De Contagem-MG

Para ASTROvia

 

 

Uma curiosa ponte na Lua.

Clique aqui para ver imagem ampliada.

 

Formas e vultos

 

Buscar formas conhecidas na superfície de outros astros tem sido um natural exercício humano de reconhecimento. Seja na Lua ou em Marte, o envio de imagens por sondas que entraram em órbita ou desceram nesses astros, nos mostram detalhes de formações peculiares de tão insólitas paragens.

 

Imagens geradas pelos robôs gêmeos em Marte (Spirit e Opportunity) se tornaram sugestivas, quando caíram na internet e as pessoas passaram a apontar vultos humanos ou de animais, além de formas lembrando objetos conhecidos na Terra, levando muitos a crer que tais objetos estariam lá de fato.

 

Nos anos 70, quando da passagem da Sonda Viking por Marte, foram alardeadas até esfinges construídas no planeta vermelho, inclusive, com o rosto de Jesus Cristo. Algumas dessas imagens são mesmo efeitos de pareidolia, ou seja, as formas alegadas existem comprovadamente, a partir da perspectiva em que são apontadas, no entanto, todas foram causadas por mero acaso da natureza.

 

Ponte lunar

 

Pareidolia à parte, justamente quando você pensa que viu tudo, a lente da LROC (Lunar Reconnaissance Orbiter Camera), da Nasa, revela um curioso objeto arquitetônico na superfície lunar: nada menos que uma ponte natural.

 

O anúncio de descoberta da ponte lunar foi feito na página oficial da LROC, potente câmera que integra a sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) que se encontra em órbita lunar. Os técnicos da LROC alertam que, pontes naturais encontradas na Terra são resultados da erosão eólica e hídrica, o que não é possível ocorrer na Lua.

 

Então, como se formou essa ponte natural na cratera King? A resposta mais provável seria pelo colapso da dupla fossa, vindo de um mesmo tubo de lava no interior do solo. A ponte teria sido formada por restos de material expelido em poucos segundos pela antiga cratera em atividade. Este material teria se agarrado em sua borda, formando a ponte.

 

Ainda de acordo com os cientistas, curiosamente, o “derrame” do material que construiu a ponte teria sido causado por um impacto sofrido na superfície do satélite, cerca de 17 km daquele local.

 

Diferentes incidências de luz mostraram que a ponte realmente existe e não é ilusão de ótica.

 

A ponte tem aproximadamente sete metros de largura na parte superior e cerca de nove metros do lado inferior, perfazendo uma caminhada de 20 metros por um astronauta que supostamente atravessasse de um lado para o outro. Do seu lado esquerdo se encontra uma fossa de 12 metros de profundidade, enquanto a do direito mede apenas seis metros.

 

A partir da era Apollo, da sonda lunar Selene e das recentes imagens enviadas pela sonda orbital LROC, deduziu-se como os tubos de lava reagiam no passado antigo da lua. Imagens da Selene e da LROC levantaram perspectivas tentadoras ao futuro da exploração lunar: de que os tubos de lava ainda permaneceriam intactos até hoje.

 

A então desolada ponte branca poderá se tornar, em tempo futuros, objeto de turismo lunar, sendo visitada por inúmeros viajantes, ansiosos por atravessá-la. Além da ponte, desde que se tornem viáveis e mais popularizadas tais viagens, determinados aspectos descobertos na superfície do nosso satélite se mostram, desde já, como potenciais pontos de interesse puramente turístico. 

  

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e do portal ASTROvia.

 - Com informações da Nasa com tradução do autor.

 

 - Colaborou: José Ildefonso Pinto de Souza(SP).

 

 

- Imagens: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University.

 

- Tópicos associados:

Grail: lançamento é adiado/Sondas são lançadas

Nasa lançará sondas gêmeas para a Lua

Os 40 anos da Apollo 11: Do Vale do Antílope ao solo lunar

NASA lança missão robótica em solo lunar

 

LRO:

Sonda LRO mostra vestígios do homem na Lua

LROC mostra fotos do jipe lunar da Apollo 16

LRO mostra imagens de jipes lunares soviéticos

LRO entra em órbita lunar

Sonda LRO revela detalhes da Apollo 14 na Lua

Sonda LRO revela detalhes da Apollo 12 na Lua

LRO mostra uma ponte natural na Lua

LRO entrará em órbita de serviço

Atlas V é lançado com sucesso

 

- Leia também: LRO Release

- Página oficial da sonda lunar LRO: http://lroc.sese.asu.edu/

 

- Leia também: LRO Release

 

- Página oficial da sonda lunar LRO: http://lroc.sese.asu.edu/

 

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2004-2010, Pepe Arte Viva Ltda. 

 

Leia outras matérias na

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter