GRAIL
Cabo Canaveral: Nasa lançará sondas gêmeas para a Lua Missão lunar GRAIL já está em preparativos finais para ser lançada em setembro.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROVIA BH-26/08/2011
Reforço é adicionado à carenagem protetora do módulo de carga que contém as sondas gêmeas GRAIL.
Novas paisagens e dados lunares
Ao desativar seus programas para voos tripulados com a aposentadoria dos três de cinco ônibus espaciais restantes, o governo dos Estados Unidos, através da Nasa, passou a investir somente em programas de espaçonaves não tripuladas, como os já executados nas últimas décadas.
Entre os principais alvos para pesquisas, estão Marte e a Lua, os dois astros mais próximos da Terra. Se em Marte os EUA enviaram robôs (Spirit e Opportunity) que colheram dados na superfície do planeta (além do Curiosity, que está a caminho) e mantêm uma sonda em órbita, agora será a vez de ver a Lua de perto novamente.
O novo investimento da Nasa é a Gravity Recovery And Interior Laboratory (GRAIL), uma missão nascida do Programa Discovery, da agência, que deverá estudar a Lua e já segue em seus preparativos finais. Se todos os fatores permitirem, o lançamento que levará duas sondas gêmeas GRAIL (A e B) até a órbita lunar, está programado para o dia 08/09, na Estação da Força Aérea Americana, na Flórida, em Cabo Canaveral, na Flórida.
De acordo com informações da Nasa, serão nove meses de missão para explorar a Lua “em detalhes sem precedentes”. O único país que levou homens ao satélite terrestre pretende agora determinar toda a estrutura do interior lunar, desde a crosta até o núcleo, através de dados que serão levantados pelas sondas lunares GRAIL.
O objetivo dos pesquisadores é avançar a compreensão sobre a evolução térmica da Lua. Para David Lehman, gerente do projeto GRAIL para o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, o recente encapsulamento final da nave espacial foi um marco importante dessa missão.
“Nossas duas espaçonaves estão agora confortavelmente lacradas no interior do recipiente de carga útil, onde estarão protegidas durante a subida. Da próxima vez que as gêmeas GRAIL verem a luz do dia, estarão situadas a cerca de 95 quilômetros de altitude e acelerando”, explicou o cientista.
Para Maria Zuber, investigadora-chefe do projeto, o GRAIL vai revelar mistérios lunares e nos ajudar a entender outros astros.
Revelações inéditas
As naves espaciais gêmeas, GRAIL-A e GRAIL-B voarão a bordo de um foguete Delta II, que será lançado do Cabo Canaveral. A rota das espaçonaves será tortuosa até atingir a órbita lunar. Serão gastos 3,5 meses para a GRAIL-A percorrer cerca de 4,2 milhões de quilômetros e a GRAIL-B romper seus 4,3 milhões de quilômetros que terá pela frente.
Ao entrar em órbita lunar, a sonda irá transmitir sinais de rádio e, através desses, definir a distância precisa a que se encontrará da Terra naquele momento. Diferenças regionais e gravitacionais da Lua são esperadas e podem expandir ou contrair essa distância relatada. Os cientistas do projeto GRAIL vão usar essas medições precisas para definir com exatidão o campo gravitacional lunar.
Os dados obtidos pelas sondas permitirão aos cientistas da missão entender o que se passa no subsolo do nosso satélite natural. “O projeto GRAIL vai desbloquear mistérios lunares e nos ajudar a entender como a Lua, Terra e outros planetas rochosos evoluíram”, disse Maria Zuber, investigadora-chefe do GRAIL.
Esta cientista tem se desdobrado nos trabalhos do projeto e passado diversas horas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em Cambridge, local que, segundo a Nasa, se tornou o seu segundo lar.
Lançamento marcado
A janela de lançamento para o projeto GRAIL se abre em 08 de setembro e se estende até 19 de outubro de 2011. A cada dia, haverá duas oportunidades para lançamento, separadas por aproximadamente 39 minutos. Em 08 de setembro, a oportunidade para o primeiro lançamento previsto será às 08:37 EDT (05:37 PDT), e a segunda, às 09:16 EDT (06:16 PDT).
A missão GRAIL é parte do Programa Discovery, gerido pela Marshall Space Flight Center, da Nasa, em Huntsville, Alabama. A Lockheed Martin Space Systems, em Denver, construiu a nave espacial.
A gestão para o lançamento da missão é de responsabilidade do Programa da Nasa Launch Services no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O JPL em Pasadena, na Califórnia, administra a missão GRAIL. O Jet Propulsion Laboratory (JPL) é uma divisão do California Institute of Technology em Pasadena.
A TV Nasa vai transmitir a cobertura ao vivo do lançamento das sondas gêmeas GRAIL. A contagem regressiva está prevista para ser iniciada às 06:30 EDT (03:30 PDT) de 08 de setembro de 2011. Após o lançamento, membros da equipe GRAIL estarão participando de um bate-papo disponível ao público em http://www.ustream.tv/nasajpl2.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e da Rede VF. - Com informações de Dwayne Brown, Caroline McCall e DC Agle. Jet Propulsion Laboratory, Pasadena, Califórnia/EUA.
- Imagem: NASA / KSC.
- Extra: Mais sobre a missão GRAIL/Nasa: http://www.nasa.gov/grail.
- Colaborou: Márcio R. Mendes (SP).
- Tópicos associados: Grail: lançamento é adiado/Sondas são lançadas Nasa lançará sondas gêmeas para a Lua Os 40 anos da Apollo 11: Do Vale do Antílope ao solo lunar NASA lança missão robótica em solo lunar
LRO: Sonda LRO mostra vestígios do homem na Lua LROC mostra fotos do jipe lunar da Apollo 16 LRO mostra imagens de jipes lunares soviéticos Sonda LRO revela detalhes da Apollo 14 na Lua Sonda LRO revela detalhes da Apollo 12 na Lua LRO mostra uma ponte natural na Lua LRO entrará em órbita de serviço
- Leia também: LRO Release - Página oficial da sonda lunar LRO: http://lroc.sese.asu.edu/
- Extras: Programa Discovery NASA escolhe novo projeto Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Nasa busca alternativas para voos espaciais Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa Nasa busca alternativas para voos espaciais Informações da Estação Espacial Internacional Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta Fim das viagens tripuladas NASA - Relatório Augustine Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis Nasa promove tributo aos 30 anos do ônibus espacial Virgin: VSS Enterprise tem sucesso em voo histórico Morre Lenoir, um dos pais do ônibus espacial Faz 50 anos Gagarin ganhou o espaço Gagarin: Vídeo do pronunciamento da Tripulação 27 da ISS Ubatuba: a ousadia que saiu de uma escola municipal Página do professor Márcio R. Mendes
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|