LRO
Órbita lunar: LROC mostra fotos do jipe lunar da Apollo 16 Sonda lunar revela nova foto do local de pouso da Apollo16 e diversos vestígios deixados pela missão.
Por J. Ildefonso P. de Souza* De Taubaté-SP Para ASTROvia
O jipe lunar e outros vestígios da missão Apollo 16 são mostrados por imagens da sonda lunar LROC. Clique aqui para ver a imagem do LROC ampliada.
Neste mês de julho de 2010, 1 sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) voltou a fotografar - não é a primeira vez - o local de alunissagem da missão Apollo 16, situado nas terras altas de Descartes.
Lá, o módulo lunar Orión alunissou em 21 de abril de 1972, pilotado por John Young e Charlie Duke, com o objetivo de estudar o que se supunha uma antiga zona vulcânica lunar. Com o tempo, os dados e rochas da missão demonstraram que as terras altas lunares estavam formadas principalmente por breccias, rochas formadas como resultado dos impactos de meteoritos.
O módulo de descenso da missão Apollo 16 é mostrado por imagens da sonda lunar LROC. Clique aqui para ver a imagem do LROC ampliada.
Devemos recordar que na época das missões Apollo ainda se pensava que aproximadamente a metade das crateras lunares era de origem vulcânica. Hoje sabemos que praticamente a totalidade delas se formou por impactos externos. Na imagem da câmera LROC NAC podemos visualizar a zona de alunissagem em detalhe.
O módulo de descenso da missão Apollo 16 é mostrado por imagens da sonda lunar LROC. Clique aqui para ver a imagem do LROC ampliada.
Na imagem acima, o módulo de descenso utilizado pelo módulo lunar (LM) pode ser visualizado na região escura ao centro, bem como as impressões (trilhas) deixadas pelos astronautas em torno do mesmo. O jipe lunar rover (LRV) está posicionado à direita do LM e pode ser visto claramente. O veículo ficou nessa posição para poder filmar a decolagem da etapa superior do LM, já que possuía uma câmera de televisão controlada na Terra.
À esquerda, se encontra o ALSEP (Apollo Lunar Surface Experiments Package), um conjunto de experimentos instalado pelos astronautas durante os quase três dias de estância lunar. Destaca na imagem o gerador de radioisótopos (RTG) SNAP-27 e a base de plutônio-238 que alimentava ao resto de experimentos.
* José Ildefonso Pinto de Souza é físico e colaborador de ASTROvia. Seu blog é http://entrononentro.haaan.com/. - Informações da Nasa com tradução do autor.
- Imagens: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University.
- Tópicos associados: Grail: lançamento é adiado/Sondas são lançadas Nasa lançará sondas gêmeas para a Lua Os 40 anos da Apollo 11: Do Vale do Antílope ao solo lunar NASA lança missão robótica em solo lunar
LRO: Sonda LRO mostra vestígios do homem na Lua LROC mostra fotos do jipe lunar da Apollo 16 LRO mostra imagens de jipes lunares soviéticos Sonda LRO revela detalhes da Apollo 14 na Lua Sonda LRO revela detalhes da Apollo 12 na Lua LRO mostra uma ponte natural na Lua LRO entrará em órbita de serviço
- Leia também: LRO Release - Página oficial da sonda lunar LRO: http://lroc.sese.asu.edu/
- Leia também: LRO Release
- Página oficial da sonda lunar LRO: http://lroc.sese.asu.edu/
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2010, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|