LRO
Órbita lunar: Finalmente LRO mostra vestígios da Apollo 12 Sonda lunar mostra imagens de instrumentos e rastros dos astronautas. Por Pepe Chaves* Para ASTROvia
Recente foto da LRO mostra detalhes da missão Apollo 12: a estação cientifica (ALSEP), o módulo de descida Intrepid e sonda Surveyor 3, enviada à Lua pela Nasa em 1967. Clique aqui para ver imagem ampliada.
Finalmente a sonda lunar LRO, da Nasa, enviou imagens do único sítio de pouso que ainda não havia divulgado, o da missão Apollo 12. A imagem divulgada pelo site da LRO mostra o estágio de descida do Módulo Lunar Intrepid, a sonda lunar Surveyor 3, ALSEP (estão de pesquisas científicas) e trilhas feitas pelos rastros dos astronautas.
Estas últimas imagens divulgadas pela LRO trazem detalhes únicos, que a diferem das demais que integram esta série recentemente divulgada. É que além de mostrar – como as demais -, o módulo de descida da missão, que ficou em solo lunar quando de sua decolagem, além de instrumentos que puderam ser localizadas, a imagem mostra a sonda Surveyor 3.
Surveyor 3
Esta sonda foi enviada pela Nasa e pousou na Lua em 20/04/1967, cerca de dois anos antes do primeiro pouso da Apollo 11, que levaria o homem àquele ambiente. O objetivo da Surveyor 3 era fotografar, pela primeira vez, a partir do solo lunar, bem como realizar outros levantamentos preparatórios para a chegada do homem à Lua.
Guardadas às particularidades, o Surveyor 3 pode ser comparado aos robôs rover Spirit e Opportunity, da Nasa. Eles chegaram em Marte em 2004 e já rodaram vários quilômetros, sondando e pesquisando o ambiente marciano para um futuro pouso tripulado.
A escolha do local de pouso do Surveyor tinha relação com interesses geológicos daquele ponto. O pouso foi bem sucedido e houve transmissão do Surveyor para a Terra, mas algo não foi bem e a sonda deixou de funcionar. Houve outras Surveyors descendo na Lua, no entanto, nem todas tiveram pousos suaves. Muitas delas foram perdidas ao se espatifaram na alunissagem.
Foto tomada pelos astronautas da Apollo 12 mostra a sonda Surveyor 3, enviada à Lua pela Nasa em 1967 e o módulo de descida ao fundo.
Apollo 12
Já a escolha do ponto de pouso da Apollo 12 foi uma espécie de "conclusão" da missão anterior do Surveyour 3, que não pôde ser levada à cabo na ocasião. O pouso do módulo de descida Intrepid da Apollo 12 se deu numa região plana, ao lado de uma cratera, próxima região do local de pouso da Surveyor 3. A sonda pôde ser tocada e fotografada pelos astronautas dessa missão e a imagem da LRO mostra a exata distância (quase 200 metros) que os astronautas tiveram que percorrer do módulo Intrepid até a Surveyor 3.
A missão Apollo 12 levava o homem pela segunda vez à Lua e teve lançamento no dia 14/11/1969. A tripulação foi composta pelo comandante Charles Conrad (veterano em seu 3° voo); o piloto do Módulo Lunar Intrepid, Alan F. Bean (em seu 1° voo) e o piloto do Módulo de Comando Yankee Clipper, Richard F. Gordon (veterano em seu 2° voo).
O Módulo Lunar Intrepid desceu no dia 19/11/1969 no local denominado Oceanus Procellarum (Mar das Tormentas), a 183 metros de distância da sonda não tripulada Surveyor-3, que lá tinha pousado em 20/04/1967. A missão se caracterizou por concluir o objetivo de pousar em um local preciso.
Os tripulantes da missão Apollo 2: Charles Conrad, Alan F. Bean e Richard F. Gordon.
Passeio lunar
Enquanto Richard F. Gordon mantinha o módulo de comando em órbita, os astronautas Conrad e Bean realizaram duas caminhadas lunares, num total de três horas e 56 minutos e três horas e 49 minutos, nas quais recolheram 34 quilos de amostras de solo e rochas lunares. Eles também realizaram diversas experiências científicas e recolheram partes do Surveyor 3. Deixaram na superfície lunar a estação científica ALSEP 12.
Após 31 horas e 31 minutos em solo lunar, os astronautas retornaram à órbita lunar. Foi realizado novo acoplamento com o módulo de comando da Apollo 12, e a nave trouxe os 3 astronautas de volta à Terra. A duração total da missão foi de 10 dias e 4 horas. Foram realizadas 45 órbitas lunares.
Uma curiosidade da missão Apollo 12, foi que um dos astronautas quebrou a câmera que transmitiria as imagens diretamente da Lua para a central da Nasa. Por isso, as imagens dessa missão só foram conhecidas somente após o retorno dos astronautas, graças ao tape gravado por eles. Novas imagens lunares viriam somente na missão Apollo 14, já que a seguinte, Apollo 13, por causa de problemas técnicos, não conseguiu realizar o pouso na Lua.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine.
- Imagens: NASA.
- Colaboraram: Márcio Rodrigues Mendes (SP) e J. Ildefonso P. de Souza (SP).
- Tópicos associados: Grail: lançamento é adiado/Sondas são lançadas Nasa lançará sondas gêmeas para a Lua Os 40 anos da Apollo 11: Do Vale do Antílope ao solo lunar NASA lança missão robótica em solo lunar
LRO: Sonda LRO mostra vestígios do homem na Lua LROC mostra fotos do jipe lunar da Apollo 16 LRO mostra imagens de jipes lunares soviéticos Sonda LRO revela detalhes da Apollo 14 na Lua Sonda LRO revela detalhes da Apollo 12 na Lua LRO mostra uma ponte natural na Lua LRO entrará em órbita de serviço
- Leia também: LRO Release - Página oficial da sonda lunar LRO: http://lroc.sese.asu.edu/
-Extras: Clique aqui para ver imagem ampliada do sítio de pouso da Apollo 12. Sonda LRO mostra vestígios do homem na Lua Sonda LRO revela detalhes da Apollo 14 na Lua
- Leia também: LRO Release
- Página oficial da sonda lunar LRO: http://lroc.sese.asu.edu/
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2009, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|