Voos privados
Destino atingido: Dragon se atracou à Estação Espacial Durante os próximos 22 dias, os astronautas irão descarregar a cápsula, incluindo materiais para apoiar experiências científicas críticas.
Da Redação* BH-04/03/2013
A cápsula Dragon agarrada pelo braço robótico da Estação Espacial Internacional. - Leia também: ESPECIAL Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa A cápsula espacial Dragon da SpaceX atracou na Estação Espacial Internacional aproximadamente às 08:56 (EST) deste domingo, 03/03, e foi instalada no módulo Harmony. A nave espacial não tripulada comercial construída pela SpaceX em parceria com a NASA para realizar voos comerciais até a órbita terrestre foi lançada na sexta-feira (1º/03) e, após ter apresentado algum tipo de avaria depois que se separou de seu foguete, seguiu viagem plenamente [saiba mais abaixo].
Às 1:14 pm (EST), os astronautas a bordo da ISS abriram a escotilha da Dragon e começaram a descarregar a remessa de suprimentos recebida. De acordo com a SpaceX, a Dragon chegou a estação com mais de 2,3 mil quilos de carga pressurizada e não pressurizado em embalagens para garantir uma viagem segura.
A atracação da cápsula espacial Dragon à Estação Espacial Internacional ocorreu sob a orientação do braço robótico da estação. A atracação é feita após o braço robótico da estação capturar a nave espacial e orientá-la para se anexar à Estação Espacial Internacional.
Durante os próximos 22 dias, os astronautas irão descarregar a cápsula, incluindo materiais para apoiar experiências científicas críticas. A Dragon vai retornar à Terra com mais de 3 mil quilos de cargas devendo descer no Oceano Pacífico, ao largo da costa de Baja Califórnia, em 25/03. Atualmente, a Dragon é a única espaçonave no mundo capaz de devolver quantidades significativas de carga para a Terra.
Em declaração deixada em seu portal, Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, afirma que “tem orgulho de executar este importante trabalho para a NASA”, e acrescenta, “estamos entusiasmados para trazer esse recurso de volta para os Estados Unidos”, disse.
Para atualizações em tempo real sobre o progresso da missão, visite www.spacex.com / webcast.
* Com informações e imagem de SpaceX e tradução de Pepe Chaves. 04/03/2013
- Leia também: ESPECIAL Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa
* * *
Segunda missão oficial: Dragon sofre avaria, mas segue viagem Cápsula segue normalmente o seu voo em destino a Estação Espacial Internacional, onde deverá entregar uma carga de suprimentos. Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROVIA BH-1º/03/2013
A nave espacial Dragon em órbita, logo após o seu lançamento. - Leia também: ESPECIAL Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa
A nave espacial não tripulada comercial construída pela SpaceX em parceria com a NASA para realizar voos comerciais até a órbita terrestre sofreu uma explosão nesta sexta-feira (1º/03), após ter apresentado algum tipo de avaria depois que se separou de seu foguete, informou a empresa privada.
No entanto, a cápsula segue normalmente o seu voo em destino a Estação Espacial Internacional, onde deverá entregar uma carga de suprimentos.
A cápsula espacial robótica Dragon foi lançada por um foguete Falcon 9, realizando uma decolagem suave na Estação da Força Aérea, no Cabo Canaveral, Flórida, às 10:10 ET (1510 GMT). Embora tempestades tenham ameaçado o lançamento, no centro espacial da Flórida, o céu esteve limpo e o foguete realizou uma perfeita decolagem.
Entretanto, ao entrar em órbita, funcionários da SpaceX relataram um problema após a separação da nave espacial, quando a cápsula Dragon se preparava para implantar seus painéis solares.
Este é o foguete Falcon 9, da SpaceX, que lançou a cápsula de carga Dragon para a Estação Espacial Internacional em 1º de março de 2013, a partir de Cabo Canaveral.
“Parece que, embora tenha alcançado a órbita da Terra, a Dragon esteve enfrentando algum tipo de problema”, afirmou John Insprucker, funcionário da SpaceX, durante uma videoconferência da empresa após o lançamento.
A falha parece estar relacionada com os propulsores da Dragon, que permitem a cápsula manobrar em órbita.
Falcões e dragões
Esta missão é a de Hawthorne, a segunda prevista para a SpaceX, de uma série de 12 voos contratados para transportar suprimentos até a estação espacial. A missão é parte de um acordo no valor de US$ 1,6 bilhões firmado pela NASA com a empresa privada, dentro do seu Programa Comercial de Serviços para Reabastecimento.
A empresa SpaceX foi fundada em 2002 por Musk, um empresário bilionário que fundou também o sistema de pagamento virtual PayPal. A empresa nomeou seus foguetes de Falcon 9 em menção a espaçonave do filme Guerra nas Estrela (Star Wars), enquanto as cápsulas Dragon ganharam esse nome por conta da música "Puff the Magic Dragon", segundo Musk.
A cápsula Dragon deverá entregar 544 quilogramas de experimentos científicos e suprimentos para a estação espacial após o acoplamento previsto para às 06:30 ET, (11:00 GMT) nesse sábado. Dentre a carga que será entregue, estão alimentos para os astronautas, incluindo frutos colhidos da horta do pai de um funcionário da SpaceX.
A cápsula também está participando de uma versão da música "Up in the Air" com a American rock band Thirty Minutes to Mars, com o astronauta da NASA Thomas Marshburn, engenheiro de voo da estação.
A Estação Espacial Internacional atualmente abriga seis tripulantes, que integram a Expedição 34, comandada por Kevin Ford, astronauta da NASA. Segundo a agência espacial americana, Ford e Marshburn usarão o braço robótico da estação espacial para capturar a cápsula Dragon e acoplá-la.
Considerando o primeiro voo experimental realizado em maio de 2012 e outro em outubro do mesmo ano, esta será a terceira visita da Dragon a estação espacial e sua segunda entrega oficial de cargas.
Lançamento do foguete Falcon 9 levando a cápsula Dragon pela terceira vez a Estação Espacial.
Astronautas esperam
Os moradores da estação espacial estão se preparando para o acoplamento da Dragon, disse Mike Suffredini, gerente do escritório do programa Internacional Space Station no Centro Espacial Johnson, em Houston.
De acordo com Suffredini, engenheiros do comando ajudaram os astronautas atualizar os computadores da estação espacial, incluindo novas atualizações para o software que controla o braço robótico que deve agarrar a cápsula.
Funcionários da agência americana afirmaram que, se tudo correr conforme o planejado, a cápsula Dragon deve ficar atracada até 25/03 na estação que tem o tamanho de um campo de futebol. Nesta data a Dragon retornará a Terra, descendo sobre o Oceano Pacífico, no largo da costa de Baja California, levando no seu interior lixo e cargas para devolução a Terra.
Nave espacial americana
Com 4,4 metros de altura por 3,6 de largura, a cápsula reutilizável Dragon é a primeira nave espacial americana movida por energia solar a acoplar-se na Estação Espacial Internacional. Também é a primeira dessa categoria que pode ser reutilizada e várias missões, enquanto as demais naves de carga, produzidas pelos EUA, Japão e União Europeia eram descartadas após o uso em apenas uma missão.
A agência espacial americana ainda utiliza a espaçonave russa Soyuz para conduzir os seus astronautas a estação espacial, mas, eventualmente, isso pode mudar. Funcionários da NASA esperam que uma empresa comercial, talvez SpaceX ou a Orbital Sciences, adquiram capacidade para enviar uma missão tripulada à baixa órbita da Terra até 2017.
Embora tenham ocorrido cortes radicais no orçamento federal dos Estados Unidos, para Shotwell estes problemas não devem afetar a parceria firmada entre a SpaceX e a NASA ou o programa da estação espacial, pelo menos, a curto prazo.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e Rede VF (Brasil). - Com informações da SpaceX / NASA e tradução do autor.
- Imagens: SpaceX / divulgação.
- Tópicos relacionados: ESPECIAL Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico Nasa busca alternativas para voos espaciais Informações da Estação Espacial Internacional Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta Fim das viagens tripuladas NASA - Relatório Augustine Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis Virgin: VSS Enterprise tem sucesso em voo histórico
- Extras: Vídeo mostra acoplamento DE DEMONSTRAÇÃO da Dragon à ISS Vídeo de reconstituição do voo da Dragon à ISS Vídeo demonstrativo Spacex Comercial Crew Informações para a imprensa – SpaceX (PDF) Página do COTS no portal da Nasa
- Extras: Vídeo demonstrativo Spacex Comercial Crew Informações para a imprensa – SpaceX (PDF) Página do COTS no portal da Nasa
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2012, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|