Voos privados
Estados Unidos: Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA O mês de outubro se inicia agitado para as empresas espaciais parceiras da NASA. A SpaceX e a Orbital preparam as suas próximas missões para breve.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROVIA BH-02/10/2012
A empresa SpaceX realizou testes para o seu primeiro lançamento de cargas à Estação Espacial. LEIA TAMBÉM: Voo comercial: imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da NASA
Alternativas privadas
Depois que os projetos para viagem tripuladas foram cancelados pelo presidente Barack Obama e substituídos por missões de explorações robóticas não tripuladas, a NASA, definitivamente, embarcou em uma nova era astronáutica.
Ainda que os russos torçam o nariz, a agência espacial americana vem caminhando a passos largos no tocante às suas parcerias com a iniciativa privada, para prosseguir alguns dos seus mais expressivos projetos espaciais de caráter comercial.
Na atualidade, somente a Roscosmos, agência espacial russa, detém tecnologia para manter voos periódicos tripulados e remessas de cargas à Estação Espacial Internacional (ISS), através de suas cápsulas Soyuz. O alto custo cobrado para estes voos faz com que a NASA busque alternativas, inclusive, para não depender exclusivamente da tecnologia russa, o que seria até desonroso agora, décadas depois da guerra fria.
E e a reação da Roscosmos faz sentido, pois o fato de a NASA estar desenvolvendo parcerias com empresas privadas para o transporte de materiais e, posteriormente, de pessoas ao espaço, pode ser uma ameaça a um filão bilionário, atualmente centrado em mãos russas.
SpaceX fará primeira entrega de carga
Contudo, os testes e experiências executados pelas empresas privadas seguem se sucedendo positivamente e a passos largos. No primeiro dia de outubro, a NASA informou sobre o teste bem sucedido realizado pela empresa parceira SpaceX, para os motores do seu foguete Falcon 9.
O teste de queima para motores do primeiro estágio do foguete Falcon 9 foi realizado no sábado, 29/09. O chamado "fogo-estático" consiste em um teste que permite aos engenheiros provar se os sistemas estão condicionados para o lançamento ao espaço.
No domingo, 30/09, técnicos da NASA e da SpaceX estiveram conectando a cápsula Dragon ao foguete Falcon 9, dando início à preparação destes equipamentos para a continuidade da missão.
O foguete está programado para decolar no próximo domingo, 07/10, às 8h35 (pm EDT), da Estação da Força Aérea, no Cabo Canaveral, Flórida, nos EUA. Lançada pelo foguete Falcon 9, a cápsula Dragon, não tripulada, estará transportando uma remessa de cargas à Estação Espacial Internacional.
Este será considerado um histórico voo programado, pois será a primeira missão oficial de reabastecimento comercial prestada pela parceria Nasa/SpaceX à Estação Espacial Internacional. Vale lembrar que, anteriormente, a SpaceX realizou um bem sucedido teste de envio e acoplamento da cápsula reutilizável Dragon à Estação Espacial [veja links no final desse artigo].
O foguete Antares, da empresa Orbital Sciences Corporation, subirá pela primeira vez em breve. LEIA TAMBÉM: Voo comercial: imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa
Antares prepara seu foguete
Ainda nesse vácuo deixado pelos ônibus espaciais, outra empresa privada se prepara para faturar alto com as viagens espaciais comerciais, ao prestar serviços na órbita terrestre. Trata-se da Orbital Sciences Corporation, outra empresa privada que se emparceirou com a NASA para a exploração dos voos comerciais e atualmente desenvolve o foguete Antares.
E, realmente, o mês de outubro começou quente para os voos comerciais. Além das referidas atividades da SpaceX para este mês, a NASA informou que na manhã da segunda-feira, 1º/10, o foguete Antares foi encaminhado pela Orbital à plataforma de lançamento da NASA.
O foguete começa a ser preparado para o seu primeiro teste. Segundo as informações, ao longo dos próximos meses, a Orbital planeja um teste para o primeiro estágio do foguete Antares. Este seria também, o primeiro voo de um foguete Antares. O aparato espacial terá que cumprir como demonstração, uma missão para entrega de cargas à Estação Espacial Internacional.
Os testes fazem parte do tratado de uma parceria público-privada firmada entre a NASA e a Antares Orbital Sciences Corporation, dentro do seu Programa de Serviços para Transporte Orbital.
Pelo visto, tais atividades público-privadas no campo espacial continuarão de vento em popa nos EUA, sobretudo, após o seu governo "fechar as torneiras" das verbas para as viagens tripuladas por conta própria e reduzir drasticamente os investimentos em pesquisas e exploração espacial robótica.
Não resta dúvida que a solução encontrada foi uma alternativa, altamente positiva para o governo americano, como também, para a indústria nacional norte-americana. E, com certeza, "pelo andar da foguetagem", esta iniciativa que alia toda a experiência e know how da NASA ao talento de brilhantes engenheiros das principais empresas privadas do campo aeroespacial nos Estados Unidos, deverá gerar promissores frutos dentro de futuro muito breve.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e Rede VF (Brasil). - Com informações da NASA e tradução do autor.
- Imagem: NASA / SpaceX / Orbital Sciences Corporation.
- Tópicos relacionados: Voo comercial: imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da NASA Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico NASA busca alternativas para voos espaciais Informações da Estação Espacial Internacional Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta Fim das viagens tripuladas NASA - Relatório Augustine Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis Virgin: VSS Enterprise tem sucesso em voo histórico
- Extras: Vídeo mostra acoplamento da Dragon à ISS Vídeo de reconstituição do voo da Dragon à ISS Vídeo demonstrativo Spacex Comercial Crew Informações para a imprensa – SpaceX (PDF) Página do COTS no portal da NASA
- Extras: Vídeo demonstrativo Spacex Comercial Crew Informações para a imprensa – SpaceX (PDF) Página do COTS no portal da NASA
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2012, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|