SpaceX
Washington: Cápsula privada Dragon decola rumo à Estação Internacional* No terceiro dia da missão, a Dragon acenderá esses foguetes para passar 2,5 quilômetros abaixo da ISS.
Momento do lançamento em imagem disponibilizada pela SpaceX.
Leia também: Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama de parcerias da Nasa Vídeo de reconstituição do voo da Dragon à ISS VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico
Um foguete Falcon 9 decolou na madrugada desta terça-feira, 22/05, de Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), com a cápsula não tripulada Dragon, a primeira pertencente a uma empresa privada que abastecerá a Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês).
A missão começou às 4h44 de Brasília, quando a ISS orbitava cerca de 400 quilômetros sobre o Atlântico Norte, informou a Nasa.
Três minutos depois do lançamento, o segmento com os motores se separou e foram ligados os propulsores da segunda parte.
Com nove minutos de voo, a cápsula Dragon se separou do segundo segmento do foguete Falcon 9 e ficou em sua própria órbita, onde desdobrará suas telas de captação de energia solar, e a navegação dependerá de seus próprios foguetes de direção.
No terceiro dia da missão, a Dragon acenderá esses foguetes para passar 2,5 quilômetros abaixo da ISS, o que dará a oportunidade aos seis atuais ocupantes da estação orbital de observar a nave visitante.
No quarto dia, a cápsula voltará a acender seus motores de direção e começará a aproximar-se da ISS, à qual se acoplará.
Um dia depois, os residentes da ISS abrirão a escotilha da Dragon e começarão a desembarcar a carga, que inclui 460 quilos de alimentos.
A cápsula Dragon deverá passar 18 dias acoplada à ISS.
* Informações da EFE. 22/05/2012
- Imagem: SpaceX.
- Tópicos relacionados: Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico Nasa busca alternativas para voos espaciais Informações da Estação Espacial Internacional Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta Fim das viagens tripuladas NASA - Relatório Augustine Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis Virgin: VSS Enterprise tem sucesso em voo histórico
- Extras: Vídeo de reconstituição do voo da Dragon à ISS Vídeo demonstrativo Spacex Comercial Crew Informações para a imprensa – SpaceX (PDF) Página do COTS no portal da Nasa
* * *
Cabo Canaveral/EUA: Lançamento da cápsula privada é Dragon abortado Primeiro voo privado à Estação Espacial Internacional é postergado mais uma vez.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROVIA 19/05/2012
A cápsula espacial Dragon, em um hangar do Cabo Canaveral, antes de ser acoplada ao foguete Falcon 9.
Leia também: Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama de parcerias da Nasa Vídeo de reconstituição do voo da Dragon à ISS VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico
Lançamento abortado
Após ser postergada em datas anteriores, a primeira tentativa de lançamento da nave espacial comercial à Estação Espacial Internacional (ISS) terminou abortada automaticamente neste sábado, 19/05.
A agência espacial e a empresa Space Exploration Technologies (SpaceX), proprietária da cápsula não tripulada Dragon, concederão uma entrevista coletiva ainda neste sábado para dar mais detalhes sobre a missão frustrada.
A Nasa indicou que uma primeira revisão dos sistemas mostrava uma pressão muito alta na câmara do motor central do foguete, o Merlin número 5.
O lançamento, inicialmente marcado para o dia 07/05, do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos EUA, já fora postergado por duas vezes no último mês, foi novamente reprogramado para o próximo 22/05.
A cápsula deverá partir de Cabo Canaveral, no sul da Flórida, para acoplar-se quatro dias depois à Estação Espacial Internacional, a situada a 385 quilômetros de altitude.
O fundador e designer-chefe da SpaceX, Elon Musk, discutiu os resultados de um teste de motor, realizado na segunda-feira e sobre o estado geral do processamento de lançamento com gerentes seniores da NASA. Ele falou em teleconferência, juntamente com Bill Gerstenmaier, diretor de operações espaciais da NASA, e Mike Suffredini, gerente da estação no programa do Centro Espacial Johnson, em Houston.
Segundo o Space Flight Now, múltiplas fontes da NASA afirmaram que o inicialmente lançamento marcado para o dia 07/05 havia sido descartado, embora a NASA não tenha feito nenhuma declaração oficial sobre a data de lançamento. Contudo, a agência espacial americana faz a ressalva de que, sendo o voo da SpaceX, anunciado como uma operação comercial “cabe a SpaceX fazer qualquer anúncio a respeito”. Kirstin Brost Grantham, porta-voz da SpaceX, não fez nenhum comentário imediato.
Devido aos requisitos de teste e da natureza da órbita da estação espacial, a SpaceX não pode realizar tentativas de lançamento em dias sucessivos. Para esta modalidade de voo demonstrativo, as tentativas só podem ser feitas a cada três dias.
Segundo a nossa fonte, os gestores da estação espacial para a NASA preferem atrasar o voo até depois da acoplagem da Soyuz, porque não haveria oportunidade de backup, caso ocorra um problema técnico, como o que impediu a decolagem em 10/05.
Empreendimentos privados
A cápsula Dragon da SpaceX é a primeira nave espacial de carga com fins comerciais a ter liberado o seu lançamento com destino à estação espacial. Este equipamento de propriedade privada se torna um elemento chave na estratégia da NASA para uso do setor privado em suas missões tripuladas, após a aposentadoria dos ônibus espaciais.
A SpaceX de Hawthorne, Califórnia, possui um contrato de US$ 1,6 bilhão para lançar 12 missões de reabastecimento enquanto a Orbital Sciences de MacLean, Va., possui um contrato avaliado em US $ 1,9 bilhão para a realização de oito missões.
Ambas as empresas detêm contratos separados para voos de teste e a SpaceX será a primeira a realizar o lançamento de sua cápsula espacial 9/Dragon Falcon.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e Rede VF (Brasil). - Com informações da Nasa, SpaceX e Wikipedia, e tradução do autor.
- Fotos: NASA / SpaceX.
- Colaboraram: J. Ildefonso P. de Souza e Márcio R. Mendes (RJ).
- Tópicos relacionados: Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico Nasa busca alternativas para voos espaciais Informações da Estação Espacial Internacional Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta Fim das viagens tripuladas NASA - Relatório Augustine Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis Virgin: VSS Enterprise tem sucesso em voo histórico Morre Lenoir, um dos pais do ônibus espacial Faz 50 anos Gagarin ganhou o espaço Gagarin: Vídeo do pronunciamento da Tripulação 27 da ISS Página do professor Márcio R. Mendes
- Extras: Vídeo de reconstituição do voo da Dragon à ISS Vídeo demonstrativo Spacex Comercial Crew Informações para a imprensa – SpaceX (PDF) Página do COTS no portal da Nasa
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2012, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|