A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

 SpaceX

 

 

Em órbita:

Cápsula privada será lançada à Estação Espacial

Confirmado o primeiro voo privado à Estação Espacial Internacional

 

Por Pepe Chaves*

De Belo Horizonte-MG

Para ASTROVIA

BH-27/04/2012

 

Reconstituição do braço mecânico canadense se preparando para acoplar a cápsula Dragon.

Leia também:

 Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial

  Estação Espacial: Roskosmos reclama de parcerias da Nasa

 Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento

Vídeo de reconstituição do voo da Dragon à ISS

VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico

 

O polêmico primeiro voo espacial privado à estação espacial está perto de ocorrer. A Nasa, em parceria com a empresa SpaceX anunciou para o dia 07/05, o lançamento do primeiro voo privado da cápsula Dragon (não tripulada) à Estação Espacial Internacional (ISS).

 

A informação foi confirmada nessa semana pela assessora da SpaceX, Kirstin Grantham à agência de notícias AFP. De acordo com ela, “A Nasa e a base do Cabo Canaveral, na Flórida, aprovaram o requerimento da SpaceX para agendar o lançamento da sua cápsula Dragon no dia 07/05”.

 

A cápsula espacial reutilizável Dragon será lançada com o objetivo de levar meia tonelada de carga à Estação Espacial. Além disso, Michael Suffredini, um dos diretores do programa da ISS, anunciou que o veículo pressurizado deverá trazer de volta à Terra cerca de 600kg de materiais não mais utilizáveis na estação.

 

Um foguete Falcon 9, de propriedade da empresa SpaceX, lançará ao espaço a Dragon, que deverá orbitar a Estação Espacial, até que a sua tripulação, com o recurso do braço mecânico canadense, promova a devida acoplagem.

 

A empresa SpaceX, que iniciou o projeto de produção da cápsula Dragon em 2005, sob supervisão da Nasa, pertence a um dos fundadores do popular sistema de pagamentos via Internet, o Paypal. Sua companhia entrou para história espacial ao se tornar, em dezembro de 2010, a primeira empresa privada a colocar em órbita uma nave espacial e fazê-la regressar à Terra.

 

A SpaceX já declarou que suas intenções a médio e longo prazo é investir em viagens tripuladas, a princípio, no transporte de astronautas e visitantes à Estação Espacial Internacional, situada na órbita da Terra à uma altitude média de 350 quilômetros.

 

Estação Espacial Internacional

 

A Estação Espacial Internacional (International Space Station', ou ISS) é um laboratório espacial atualmente em construção, mantido por um consórcio internacional para fins científicos que reúne governos nacionais de 15 países em diferentes continentes. A montagem da imensa estrutura em órbita baixa (entre 340 km e 353 km) teve início em 1998 e ainda continua na atualidade. Devido à sua altitude e dependendo de sua localização, a estação pode ser avistada a olho nu a partir da superfície terrestre.

 

Contornando o nosso planeta a uma velocidade média de 27.700 km/h, a Estação completa 15,77 órbitas a cada 24 horas. Na continuidade das operações das antigas estações espaciais, como a Mir da União Soviética e a Skylab dos Estados Unidos, além da planejada Columbus europeia, a Estação Espacial Internacional testa a permanência humana no espaço e tem sido mantida com tripulações acima de dois elementos desde o dia 02/11/2000.

 

O projeto da ISS envolve diversos programas espaciais governamentais e multinacionais. A iniciativa se firma em projeto conjunto da Agência Espacial Canadense (CSA/ASC), Agência Espacial Europeia (ESA), Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), Agência Espacial Federal Russa (ROSKOSMOS) e Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos EUA.

 

Negativa russa

 

As viagens privadas ou comerciais à Estação Espacial Internacional, a princípio, não têm sido bem vistas pela Rússia. Faz cerca de dois anos, quando os fatos do presente ainda figuravam planos espaciais, Alexéi Krasnov, diretor da seção para voos espaciais tripulados da agência espacial russa Roskosmos afirmou publicamente que as novas naves comerciais norte-americanas Dragon e Cygnus não receberão a autorização por parte da Rússia para se acoplarem à estação espacial internacional (ISS) a não ser que demonstrem antes que são veículos seguros e fiáveis.

 

Na ocasião, o diretor russo chegou a despertar a ira da Nasa e dos seus empreendedores/parceiros ao afirmar, contextualmente que, "naves comerciais não vão se atracar na minha estação espacial".

 

Na atualidade, detendo o monopólio das viagens tripuladas à Estação Espacial, através de suas cápsulas Soyuz (após a aposentadoria dos ônibus espaciais pela Nasa), é natural que a Rússia - país pioneiro em viagens espaciais tripuladas - não deseje fomentar concorrentes à essa categoria exclusiva de transporte espacial, até então, restrita somente aos meios militares.

 

Por sua vez, a expectativa da Nasa é contrária, pois busca claramente ampliar as suas parcerias com centros tecnológicos da iniciativa privada, para assim, manter seus projetos orbitais (dentre outros) em atividade, já que o governo de Barack Obama, a partir de sua posse, vetou  à sua agência espacial de todos recursos próprios para a execução de viagens tripuladas durante os próximos anos.

 

* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e Rede VF (Brasil).

- Com informações da Nasa, SpaceX e Wikipedia, e tradução do autor.

 

- Foto: SpaceX.

 

- Colaborou: Vitório Peret (RJ).

 

- Tópicos relacionados:

  Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial

  Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa

 Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento

  VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico

  Nasa busca alternativas para voos espaciais

  Informações da Estação Espacial Internacional

  Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta

  Fim das viagens tripuladas NASA - Relatório Augustine

  Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis

  A história dos ônibus espaciais - artigo exclusivo

  O último lançamento de um ônibus espacial

 Nasa promove tributo aos 30 anos do ônibus espacial

  Robonauta e outras missões dos ônibus espaciais

  Virgin: VSS Enterprise tem sucesso em voo histórico

  Morre Lenoir, um dos pais do ônibus espacial

   Faz 50 anos Gagarin ganhou o espaço

  Gagarin: Vídeo do pronunciamento da Tripulação 27 da ISS

   Estação Espacial comemorou a ‘Yuri’s Night’

   Página do professor Márcio R. Mendes

  

- Extras:

Vídeo de reconstituição do voo da Dragon à ISS

Portal oficial da SpaceX

Vídeo demonstrativo Spacex Comercial Crew

Spacex - Updates

Informações para a imprensa – SpaceX (PDF)

Página do COTS no portal da Nasa

 

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2004-2012, Pepe Arte Viva Ltda. 

 

Leia outras matérias na

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter