Astronáutica
Moscou: Rússia avalia retirar astronautas da Estação espacial* Cancelamento de vários voos até a Estação Espacial Internacional faz com que transporte de astronautas fique ainda mais raro.
A nave espacial Soyuz TMA-21 voltará para a Terra com três astronautas da Estação Espacial Internacional em 16 de setembro, informou nesta quarta-feira o porta-voz do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia. Porém, a decolagem da próxima expedição à ISS, prevista para 22 de setembro, foi adiada por várias semanas e será realizada no final de outubro ou início de novembro.
A Agência espacial russa Roskosmos considerou nesta quarta-feira (31/08) que a presença permanente de astronautas no espaço não será algo indispensável no futuro. O anúncio foi feito no momento em que se planeja a retirada, sem precedentes, de astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS).
Na semana passada, o cargueiro Progress explodiu. Ele transportava 2,9 toneladas de suprimentos para a ISS. Depois do acidente, a Roskosmos anunciou que vai adiar várias de suas missões no espaço. A agência espacial russa analisa uma evacuação da ISS, algo que não ocorre desde o ano 2000, caso os voos das naves especiais russas não sejam retomados até o fim de novembro.
A tripulação é da ISS é composta por normalmente por seis membros e é renovada a cada seis meses. Atualmente, há três russos, dois americanos e um japonês.
"No futuro, talvez não necessitemos de uma presença permanente de 'cosmonautas' em uma órbita próxima à da Terra", declarou o diretor-adjunto da Roskosmos, Vitaly Davydov, em uma coletiva de imprensa em Moscou. No entanto, Davydov também afirmou que não excluí a possibilidade de “voltar ao plano B”, referindo-se a uma estação espacial na época soviética do programa Saliut, que previa missões de longa duração e ao invés de uma presença permanente.
A agência espacial americana, afirmou ontem (30/08), no entanto, que teme que o adiamento indefinido do lançamento da nave tripulada russa Soyuz. "Há um risco maior de perdermos a ISS se não ficar um astronauta a bordo e o aumento desse risco não é insignificante", disse Mike Suffredini, diretor do programa da ISS na Nasa.
"Vamos fazer o que for mais seguro para a tripulação e a estação, que representa um enorme investimento para nossos respectivos governos", disse na segunda-feira, durante coletiva por telefone, após o anúncio da agência estatal russa.
Por enquanto, a Nasa mostra-se otimista sobre as possibilidades de que os russos identifiquem as causas da falha e prevejam o novo lançamento de uma nave espacial Soyuz com três tripulantes justo a tempo de evitar a evacuação da ISS.
A data limite para o retorno de uma nave Soyuz às estepes do Cazaquistão seria em meados de novembro.
Por outro lado, a Nasa e a agência espacial russa, Roskosmos, não desejam correr o risco de manter os astronautas a bordo da estação além dos seis meses regulamentares, devido aos riscos inerentes da exposição prolongada à radiação espacial.
Além disso, as duas Soyuz de três lugares cada não podem permanecer acopladas ao complexo espacial mais de 200 dias, porque depois deste tempo, o peróxido de hidrogênio, o combustível de seus motores orbitais, começa a se deteriorar.
O abastecimento da ISS não é um problema, assegurou Suffredini, uma vez que há provisões e insumos suficientes para durar um ano.
* Informações de iG, com EFE e AFP. 31/08/2011
- Imagem: Roscosmos.
- Tópicos relacionados: Nave com cargas para Estação Espacial cai na Sibéria Atlantis se atraca com sucesso à Estação Espacial Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta - Especial Última missão: Atlantis é lançado com sucesso Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis Nasa promove tributo aos 30 anos do ônibus espacial Robonauta e outras missões dos ônibus espaciais Endeavour pousa na Flórida após última missão Flórida Nasa autoriza lançamento do Endeavour para 16/05 Programa Discovery NASA escolhe novo projeto Mercúrio Nasa comemora sucesso da sonda Messenger Faz 50 anos Gagarin ganhou o espaço Gagarin: Vídeo do pronunciamento da Tripulação 27 da ISS Estação Espacial comemorou a ‘Yuri’s Night’ Página do professor Márcio R. Mendes
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|