Missões espaciais
Clique aqui para ler mais sobre missões espaciais
STS-135: Atlantis deixa a estação e segue rumo à Terra* Os controladores de voo da Central de Controle da Missão da Nasa ficaram em silêncio quando viram pela última vez o ônibus espacial se afastando da ISS.
O ônibus espacial Atlantis se desaclopou da Estação Espacial Internacional (ISS) nesta terça-feira pela última vez rumo à Terra, encerrando um programa de 12 anos para construir e reparar o posto avançado orbital.
O Atlantis se separou da ISS às 3h28m a cerca de 400 quilômetros sobre o Oceano Pacífico.
- Obrigado por nos hospedar - disse o comandante da Atlantis, Chris Fergusson pelo rádio à tripulação da ISS.
- Foi um prazer. Sentiremos a falta de vocês. Nos veremos na Terra - respondeu o engenheiro de voo da ISS, Ron Garan.
Os controladores de voo da Central de Controle da Missão da Nasa ficaram em silêncio quando viram pela última vez o ônibus espacial se afastando da ISS.
O retorno da Atlantis à Terra está previsto para acontecer na quinta-feira, quando serão comemorados os 30 anos de programas espaciais americanos.
A Nasa contratou duas empresas privadas, a Space Exploration Technologies e a Orbital Sciences, para reabastecer a Estação Espacial Internacional no início do ano que vem. A Atlantis decolou no dia 8 de julho para o voo final do programa de ônibus espaciais, em uma missão de 12 dias à ISS.
O ônibus transportou uma tripulação de quatro pessoas e o Raffaello, um módulo de logística com suprimentos e peças de reposição para a estação espacial.
* Informações da Agência O Globo.
* * *
Centro Espacial Kennedy: Atlantis é lançado com sucesso A última missão de um ônibus espacial seguiu com sucesso para o seu destino.
Por Pepe Chaves * Para ASTROvia 08/07/2011
Atlantis foi lançado com sucesso em sua derradeira missão. Clique aqui para acessar imagens do último lançamento do Atlantis. Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis
A sexta-feira, 08/07/2011, entra para a história das ciências astronáuticas. Nessa data, o ônibus espacial Atlantis partiu com a missão STS-135 do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 12h30 (horário de Brasília), tumo à Estação Espacial Internacional.
O lançamento previsto teve sucesso e foi transmitido ao pela TV NASA e via internet, sendo acompanhado somente na rede por quase cinco milhões de pessoas em todo o mundo.
Este derradeiro voo do space shuttle é dirigido pelo diretor de programa, Kathy Winters, levando a bordom, quatro astronautas americanos: o comandante Chris Ferguson, o piloto Doug Hurley e os especialistas de missão Sandy Magnus e Rex Walheim.
A missão que leva suprimentos à Estação Espacial Internacional, está prevista para durar 12 dias.
* Com informações da Nasa e tradução do autor.
- Imagem: TV NASA/reprodução.
- Tópicos relacionados: Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis A história dos ônibus espaciais - artigo exclusivo Flórida Nasa autoriza lançamento do Endeavour para 16/05 Programa Discovery NASA escolhe novo projeto Mercúrio Nasa comemora sucesso da sonda Messenger Faz 50 anos Gagarin ganhou o espaço Gagarin: Vídeo do pronunciamento da Tripulação 27 da ISS Página do professor Márcio R. Mendes
- Extras: Vídeo mostra o derradeiro pouso do Endeavour
Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
* * *
STS-135: O último lançamento de um ônibus espacial Missão STS-135 do ônibus espacial Atlantis marca o fim da de uma era dessas naves espaciais. Meteorologia é preocupação para o derradeiro lançamento nessa sexta-feira.
Por Pepe Chaves * Para ASTROvia 06/07/2011
Tripulantes da missão STS-135 chegam ao Landing Kennedy Space Center da NASA e finalizam os seus preparativos para o lançamento final. Da esquerda para a direita: comandante Chris Ferguson, o piloto Doug Hurley e os especialistas de missão Sandy Magnus (única mulher) e Rex Walheim.
O mundo da Astronáutica está prestes a viver mais um de seus muitos momentos históricos e a Nasa novamente é o centro das atenções. O último lançamento de um ônibus espacial em missão está marcado para a sexta-feira, 08/07/2011 e as expectativas são muitas.
O ônibus espacial Atlantis, o último a se aposentar pela Nasa, deverá partir na missão STS-135, a partir do Centros Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, Flórida, EUA. Contudo, em recente atualização do lançamento, a Nasa afirmou que a possibilidade de este ocorrer na data prevista é então de apenas 30%, devido a fatores meteorológicos. A preocupação é com temporais, trovoadas e nuvens cumulus na região do Cabo Canaveral.
O diretor de programa dos ônibus espaciais, Kathy Winters, discutirá as previsões atualizadas durante a conferência nessa quarta-feira, 06/07, transmitida ao vivo pela NASA TV e online em www.nasa.gov/NTV.
A contagem regressiva para o último lançamento de um ônibus espacial à Estação Espacial Internacional já se iniciou e os astronautas do Atlantis finalizam agora os preparativos para a derradeira missão desse modelo de nave espacial.
A missão STS-135, do ônibus espacial Atlantis, tem sua decolagem prevista para 08/07 e finaliza a participação dos shuttles (ônibus espaciais) na história das viagens espaciais tripuladas.
Esta missão à Estação Espacial Internacional tem duração de 12 dias e levará uma tripulação de quatro astronautas que ltransportam o Multipurpose Logistics Module, ou módulo Raffaello, contendo suprimentos e peças de reposição para a estação espacial.
Ônibus espaciais
Dos cinco ônibus espaciais concebidos pela Nasa, restaram três: o Atlântis que finaliza agora as missões desses veículos; o Endeavour e o Discovery, já aposentados anteriormente; e os acidentados que explodiram, o Challenger, quando reentrava em 1986, e Columbia, após ser lançado em 2003.
Estes históricos acidentes vitimaram fatalmente as suas respectivas tripulações e vieram desencadear novas medidas de segurança às missões tripuladas da Nasa.
* Com informações da Nasa e tradução do autor.
- Imagem: NASA/Kim Shiflett.
- Tópicos relacionados: Astronautas capturam ‘vácuo sideral’ Dois robôs estarão na Estação Espacial Da 'Era Galileu' ao telescópio espacial J. Webb Roskosmos festeja 50 anos do voo de Gagarin Histórico voo da primeira nave para fins comerciais Confira outros destaques da ASTROvia Histórico de algumas missões espaciais recentes
- Produção: pepe Chaves. ©Copyright, 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
* * *
STS-134: Nasa adia lançamento do ônibus espacial Endeavour Lançamento foi adiado do dia 19 para 29 de abril.
Da Redação*
Emblema da missão TS-134 - Endeavour.
A Agência Espacial Americana (Nasa) mudou a data de lançamento do ônibus espacial Endeavour para o dia 29 de abril. O Endeavour estava programado para seguir em viagem para a Estação Espacial Internacional (ISS) no dia 19/04.
A Nasa decidiu adiar a missão por conta de uma viagem russa para entrega de suprimentos programada para o dia 27/04, que deverá chegar à ISS no dia 29/04.
No entanto esta não é a data definitiva. Os operários da Nasa realizarão uma revisão do plano de voo na terça-feira, 19/04, para avaliar a preparação do equipamento para o lançamento.
Este será o último voo do ônibus espacial Endeavour. O Discovery já foi aposentado na missão anterior [veja abaixo]. Restará o Atlantis, que fará o último e histórico voo de ônibus espacial, previsto para o dia 28 de junho de 2011.
* Com informações e imagem da Nasa. - Colaborou e traduziu: J. Ildefonso P. de Souza.
- Tópicos relacionados: Tripulação treina para o derradeiro voo Astronautas capturam ‘vácuo sideral’ Dois robôs estarão na Estação Espacial Da 'Era Galileu' ao telescópio espacial J. Webb Roskosmos festeja 50 anos do voo de Gagarin Histórico voo da primeira nave para fins comerciais Confira outros destaques da ASTROvia Histórico de algumas missões espaciais recentes
- Extras: Clique aqui para assistir vídeo do lançamento (STS-135 Atlantis) Clique aqui para assistir vídeo desse lançamento Clique aqui para assistir vídeo com som original Clique aqui para ver treinamento dos astronautas da STS-134
* * *
Missão STS-133: A última revoada do Discovery Após sucessivos atrasos e imprevistos, nave que serviu por 27 anos é lançada com sucesso e cumpre sua última missão.
Por Pepe Chaves * Para ASTROvia 09/10/2010
"Reflexivo", o Robonauta seguiu com a tripulação da STS-133 para a Estação Espacial.
Após inúmeros atrasos e imprevistos, além de problemas graves envolvendo a vida pessoal de um dos tripulantes, foi lançada na quinta-feira (24/02), a última missão do ônibus espacial Discovery, da Nasa, de número STS-133.
A velha nave decolou com sucesso às 21h53 (UTC) da rampa 39A do Centro Espacial Kennedy em sua 39ª e última missão, a STS-133 (ULF-5), rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).
O Discovery deveria ter decolado em setembro de 2010, mas sucessivos problemas e reagendamentos atrasaram a missão para fevereiro de 2011. O incidente mais grave ocorreu em 05/11, quando o lançamento foi cancelado a apenas seis horas da decolagem. A causa foi um escapamento de hidrogênio do tanque externo de combustível. Posteriormente, encontraram-se várias frestas em algumas estruturas que tiveram que passar por apuradas análises.
Discovery sai de cena
Durante a missão que terá 11 dias de duração, o Discovery estará permanentemente acoplado à Estação Espacial e ao módulo MPLM Leonardo, agora rebatizado como PMM (Permanent Multipurpose Module), que se encontram em órbita terrestre. Na sua missão anterior (STS-131) o Discovery entrou para a história espacial ao levar quatro mulheres a bordo, um recorde feminino que ainda não foi quebrado.
Ao lado dos seus "irmãos" Atlantis e Endeavour, o Discovery é um dos três que ainda restam, dos cinco ônibus espaciais produzidos e utilizados pela Nasa em suas missões tripuladas durante os últimos 30 anos.
Outros veículos da família se acidentaram em voo e se consumiram após explosões: o Challenger, quando deixava a atmosfera em 1986; e o Columbia quando reentrava na atmosfera em 2002. Acidentes esses que vitimaram suas tripulações, causando fortes impactos técnicos e de planejamento nas posteriores missões da Nasa.
Robô em órbita
O androide R2 [foto acima], da Nasa, que ficou conhecido popularmente como Robonauta (Robonaut, em inglês), seguiu juntamente com a tripulação da STS-133 e não deverá retornar mais à Terra. A máquina, que deverá desempenhar diversas funções permanentes na estação, também provou que é boa de marketing, pois foi notícia em diversos meios de comunicação em todo o mundo.
Mas, o Robonauta caiu na graça popular após abrir uma conta pessoal no Twitter. Em breve ele deverá ter companhia da 'espécie", pois um segundo robô, de produção japonesa, já foi anunciado pela JAXA e deverá também aportar na Estação Espacial nos próximos anos.
Tripulação e o emblema da missão STS-133.
Tripulação
A tripulação da STS-133/Discovery é composta por:
Steven W. Lindsey: comandante, 50 anos, quinto voo espacial. Eric A. Boe: piloto, 46 anos, segundo voo espacial. Benjamin Alvin Drew: especialista de missão 1, engenheiro de vôo 1 e EV2, 48 anos, egundo voo espacial. Stephen G. Bowen: especialista de missão 2, EV1, 47 anos, terceiro voo espacial. Substitui a Tim Kopra, lesionado durante um acidente de bicicleta. Michael R. Barratt: especialista de missão 3, 51 anos, segundo voo espacial. Nicole P. Stott: especialista de missão 3, engenheiro de voo 2, 48 anos, segundo voo espacial.
* Com informações da NASA e de Eureka. - Fotos: Nasa. - Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP).
- Tópicos associados: Robonauta não será um “androide sem par” R2 - Androide vai permanecer na Estação Espacial Nasa Confirma lançamento de Discovery
- Produção: pepe Chaves. ©Copyright, 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
* * *
Washington: Nasa adia lançamento do Discovery para 17/12* A missão de 11 dias, a última da Discovery, estava inicialmente prevista para 5 de novembro.
Discovery posicionado para a sua derradeira missão.
A agência espacial americana postergou nesta quarta-feira, 24, o lançamento da nave Discovery do dia 3 para 7 de dezembro, porque precisa de mais tempo para reparar fendas no tanque de combustível externo.
"Não estamos prontos para 3 de dezembro. Vamos voltar a tentar no dia 17", disse o diretor do programa de naves da Nasa, John Shannon, em entrevista coletiva ao lado do administrador adjunto para Operações Espaciais, Bill Gerstenmaier.
A missão de 11 dias, a última da Discovery, estava inicialmente prevista para 5 de novembro, mas foi adiada após um perigoso vazamento de hidrogênio ser detectado enquanto a espaçonave era abastecida.
Em seguida, a Nasa também descobriu uma grande fissura na espuma que isola o tanque. Em 2003, a espuma que caiu do tanque de combustível do Columbia e colidiu com o ônibus espacial durante o lançamento provocou um acidente que matou sete astronautas. A agência, então, remodelou os tanques para minimizar a perda de espuma.
* Informações das agências EFE e Reuters. - Foto: Nasa.
- Tópico relacionado: O último voo do ônibus espacial Discovery
* * *
Cazaquistão: Soyuz é lançada sob presença ilustre Nave russa decola e empresária acusada de espionagem nos EUA assiste ao espetáculo.
Por Pepe Chaves * Para ASTROvia 09/10/2010
Tripulação da Soyuz: um americano e dois russos.
No dia 07/10 a Rússia lançou um foguete Soyuz-FG da rampa nº 5, da Área 1 (Gagarinski Start) do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. O foguete elevou a nave Soyuz TMA-M, que seguiu seu destino rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), levando três tripulantes.
Este foi o primeiro voo da nova "Soyuz digital", a TMA-M. A princípio, a missão denominou-se Soyuz TMA-01M, mas ao final decidiu-se chamá-la simplesmente TMA-M. A bordo viajam dois russos e um estadunidense que farão parte da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS). São eles, Aleksandr Yuryevich Kaleri (54 anos, comandante da Soyuz), Oleg Ivánovich Skrípochka (40 anos, engenheiro de voo da Soyuz TMA-M) e Scott Joseph Kelly (46 anos, engenheiro de voo da Soyuz TMA-M).
Anna Chapman esteve prestigiando o lançamento.
Espiando o lançamento
A presença de Anna Chapman entre os convidados para o lançamento da Soyuz chamou a atenção de muita gente. A jovem empresária de origem russa que vivia na cidade de Nova York (EUA), se tornou conhecida em todo o mundo, quando foi presa com outras nove pessoas, em 27 de junho de 2010.
Chapman foi detida sob suspeita de trabalhar em programas clandestinos de espionagem para a Agência de Inteligência da Federação Russa, a SVR (Sluzhba Vneshney Razvedki).
Após assumir que trabalhava de maneira clandestina nos EUA e entendimentos diplomáticos mantidos entre as duas nações, Anna Chapman foi deportada ao seu país, em 8 de julho de 2010, pelo tratado para intercâmbio de prisioneiros, mantido entre EUA e Rússia.
Dependência para ascensão
A partir de 2011, os EUA não contarão mais com os seus ônibus espaciais para o transporte de pessoal para a Estação Espacial, já que serão aposentados pela Nasa.
Com isso, curiosamente, o país que travou uma Guerra Fria com Rússia e a venceu tecnologicamente, passará a depender dos veículos espaciais desta, para dar continuidade aos seus programas de viagens tripuladas nos próximos anos.
- Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP). - Fotos: divulgação.
- Produção: pepe Chaves. ©Copyright, 2004-2010, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
Clique aqui para ler mais sobre missões espaciais
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|