Ônibus espacial
Endeavour - STS 134: Endeavour pousa na Flórida após última missão* O Endeavour encerra assim uma viagem de 16 dias ao espaço, dos quais passou quase 11 acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS), e sua 25ª e última missão orbital.
O ônibus espacial americano Endeavour, com seis astronautas a bordo, pousou pela última vez, como previsto e sem problemas, na madrugada desta quarta-feira na Flórida.
A Endeavour pousou no Centro Espacial Kennedy às 2H35 locais (3H35 de Brasília) a uma velocidade de 360 km/h, após uma descida de 65 minutos da órbita terrestre.
Depois da descida em piloto automático, o comandante Mark Kelly assumiu o controle manual do ônibus espacial para o pouso, que exigiu uma manobra de 245 graus.
Pouco depois do pouso, um paraquedas abriu na parte traseira da nave para frear o ônibus espacial.
O Endeavour encerra assim uma viagem de 16 dias ao espaço, dos quais passou quase 11 acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS), e sua 25ª e última missão orbital.
* Informações da AFP. 1º/06/2011
- Links relacionados: Nasa promove tributo aos 30 anos do ônibus espacial Flórida Nasa autoriza lançamento do Endeavour para 16/05 Programa Discovery NASA escolhe novo projeto Mercúrio Nasa comemora sucesso da sonda Messenger Faz 50 anos Gagarin ganhou o espaço Gagarin: Vídeo do pronunciamento da Tripulação 27 da ISS
- Extra: Vídeo mostra o derradeiro pouso do Endeavour
* * *
Endeavour - STS 134: Endeavour é lançado com sucesso Na segunda-feira, 16/05, o ônibus espacial Endeavour seguiu para a sua última missão.
O Endeavour partiu para a Estação Espacial Internacional na manhã da segunda-feira, 16/05.
Após adiamentos por motivos técnicos, a missão STS-134 teve boas condições meteorológicas para o lançamento, ocorrido na manhã de 16/05, às 8h56 do horário local (9h56 do horário de Brasília).
A tripulação da nave é liderada pelo comandante Mark Kelly. A congressista Gabrielle Giffords, esposa de Kelly e que se recupera do ferimento na cabeça sofrido em um tiroteio em Tucson (Arizona) em janeiro também esteve presente no lançamento.
Esta será a penúltima missão de um ônibus espacial e a última do Endeavour. O último lançamento ficou por conta do Atlantis, marcado para junho, quando encerrará a era nas viagens espaciais tripuladas promovidas exclusivamente pelo governo norte americano.
O Endeavour teve que cancelar a primeira data de lançamento por um problema com dois aquecedores da unidade de potência auxiliar (APU) no dia 29 de abril.
Posteriormente, no dia 2 maio, a data anunciada pela Nasa para a nova decolagem, foi adiada outra vez por problemas técnicos.
Os seis tripulantes da nave Endeavour são o comandante, Mark Kelly; o piloto da missão, Greg Johnson; os especialistas de missão Mike Fincke, Andrew Feustel, Greg Chamitoff; e o astronauta da Agência Espacial Europeia, Roberto Vittori.
O Endeavour viajará à Estação Espacial Internacional (ISS) onde realizarão diversos experimentos científicos, enquanto levará um detector para o estudo da física das partículas nos raios cósmicos.
Além disso, os astronautas preencherão os radiadores com amoníaco, instalarão ganchos e plataformas de suporte no braço robótico da nave, entre outras operações.
Durante os 16 dias da missão, os astronautas também devem realizar quatro excursões de trabalhos exteriores que serão as últimas "caminhadas espaciais" programadas para astronautas das naves.
Esta será a missão número 25 e a última do Endeavour, que até o momento completou 4.429 órbitas e esteve no espaço por mais de 280 dias.
* Informações da EFE.
- Tópicos associados: Nasa promove tributo aos 30 anos do ônibus espacial Flórida Nasa autoriza lançamento do Endeavour para 16/05 Programa Discovery NASA escolhe novo projeto Mercúrio Nasa comemora sucesso da sonda Messenger
* * *
Endeavour - STS 134: Nasa adia mais uma vez voo final do Endeavour* Lançamento não ocorre antes de 16 de maio. Problemas elétricos adiam missão da nave.
O último voo do ônibus espacial Endeavour não deve ocorrer antes de 16 de maio, segundo comunicado enviado pela agência espacial americana (Nasa) nesta sexta-feira (08/05). Este é o quarto adiamento da missão STS-134 -- a última da nave antes da aposentadoria. O lançamento estava previsto para 29 de abril.
De acordo a agência, defeitos no sistema elétrico de aquecimento da nave, causados por uma caixa que controla o fornecimento de energia conhecida como LCA-2, são a causa das dificuldades.
A falha foi detectada poucas horas antes da primeira tentativa de decolagem. A peça defeituosa já foi retirada da nave e os engenheiros da Nasa devem passar o final de semana tentando consertar o problema.
Endeavour
A última tarefa do ônibus espacial vai levar seis astronautas e um detector de partículas físicas chamado AMS (Espectrômetro Alfa Magnético-2, em tradução livre) à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Segundo a Nasa, o Endeavour já participou de 24 missões e girou 4.423 vezes ao redor da Terra. Chegou a ser acoplado uma vez ao extinto posto orbital soviético Mir e visitou 11 vezes a Estação Espacial Internacional.
Até agora, 167 pessoas já foram levadas ao espaço pelo veículo, que será aposentado e levado à exposição no Centro de Ciências da Califórnia, em Los Angeles.
Será a segunda nave a ser aposentada no programa de ônibus espaciais da Nasa. Em março, o Discovery realizou seu última voo, levando o primeiro robo humanoide à ISS. Já o Atlantis deverá participar da missão STS-135 da Nasa, prevista para junho, marcando o fim da era dos ônibus espaciais para a agência norte-americana.
* Informações do G1 (SP). - Foto: Joe Skipper/Reuters.
* * *
Flórida: Falha técnica adia última missão do Endeavour Uma falha descoberta no dia marcado para o lançamento do ônibus espacial adiou a missão STS-134 por pelo menos 10 dias.
Por Pepe Chaves* Para ASTROvia
No Centro Espacial Kennedy, um técnico percorre através da plataforma Launch Pad 39A do ônibus espacial, substitui o equipamento danificado.
A última missão do ônibus espacial Endeavour foi cancelada por problemas técnicos no dia 29/04. A missão STS-134, que seguiria rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) não deverá ser lançada antes do dia 08/05. As informações são da Nasa, que confirmou, posteriormente, o lançamento para o dia 16/05.
Técnicos e engenheiros da Nasa, no Kennedy Space Center, na Flórida, identificaram a fonte mais provável da causa do aquecimento numa linha de combustível para a unidade de alimentação auxiliar-1 (APU-1) do ônibus espacial Endeavour.
A falha foi detectada na sexta-feira, adiando o lançamento programado à missão STS-134 para o mesmo dia 29/04. A falha parece estar ligada a um problema de ignição ocorrido dentro do conjunto de controle de carga (ALCA-2).
Os técnicos da Nasa devem remover e substituir a caixa de controle, mas de acordo com eles, será necessário muito trabalho e testes durante vários dias para contornar o problema. Uma vez que a nova caixa estiver instalada, a equipe deve verificar se ela está funcionando corretamente - num processo de pelo menos dois dias - e depois realizar perícia na caixa substituída.
“Podemos dizer, basicamente, que isso não ocorrerá antes de 08/05", disse Moisés. "Nós realmente não temos sequer a definição do calendário de hoje. Há ainda um lote inteiro de trabalho, a curto prazo, que necessita ser feito antes”, declarou no site da Nasa, Mike Moses técnico do Programa de Integração do ônibus espacial.
Para Mike Leinbach, diretor de lançamento do ônibus espacial, “A resposta aos problemas é uma das coisas que fazemos de melhor por aqui, e a equipe sempre gosta de um bom desafio”, afirmou. “Tenho certeza que vamos estar realmente felizes quando Endeavour finalmente entrar em órbita, mas agora, a equipe está otimista e pronto para executar o seu trabalho”.
Missão STS-134
A Nasa já havia alterado a data de lançamento do ônibus espacial Endeavour do dia 19 para o dia 29 de abril. A decisão foi por conta de uma viagem russa para entrega de suprimentos programada para o dia 27/04, que deveria chegar à ISS no dia 29/04.
Os membros da tripulação do ônibus espacial Endeavour na missão STS-134 são o comandante Mark Kelly, o piloto Gregory H. Johnson e os especialistas da missão Michael Fincke, Greg Chamitoff, Andrew Feustel, além do astronauta Roberto Vittori da ESA (Agência Espacial Europeia).
Após o adiamento, os seis astronautas retornaram ao Johnson Space Center da Nasa, em Houston, onde devem permanecer nos próximos dias, executando treinamentos adicionais antes de retornarem ao centro para a próxima tentativa de lançamento.
Durante a missão que terá 14 dias de duração, o Endeavour e a sua tripulação vai entregar à Estação Especial, o Espectrômetro Magnético Alfa (AMS), além de outras peças, incluindo antenas de comunicação, um tanque de gás de alta pressão e peças de reposição para o módulo Dextre.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine (Brasil). - Com informações de Space Fligh Now e tradução do autor. - Foto: NASA. - Colaborou: Márcio R. Mendes (SP) e J. Ildefonso P. de Souza (SP).
- Tópicos relacionados: Clique aqui para ver mais imagens dos astronautas em treinamento Nasa adia lançamento do ônibus espacial Endeavour Astronautas capturam ‘vácuo sideral’ Dois robôs estarão na Estação Espacial Da 'Era Galileu' ao telescópio espacial J. Webb Roskosmos festeja 50 anos do voo de Gagarin Histórico voo da primeira nave para fins comerciais Confira outros destaques da ASTROvia Histórico de algumas missões espaciais recentes
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
* * *
Endeavour - STS 134: Ônibus espacial Endeavour fará sua última viagem* Último lançamento do Endeavour terá convidados especiais: presidente Barack Obama e sua família e a congressista Gabrielle Giffords prestigiarão a partida do penúltimo ônibus espacial.
Tudo pronto para a última viagem do Endeavour.
O último lançamento do ônibus espacial Endeavour vai receber muitos convidados especiais nesta sexta-feira, 29. Mark Kelly, comandante da missão e marido da congressista Gabrielle Giffords, gravemente ferida em um tiroteio em janeiro, estará no centro das atenções.
O presidente Barack Obama e sua família prestigiarão a partida do penúltimo ônibus espacial às 17h47 (horário de Brasília) após 30 anos do programa da Nasa, que está sendo finalizado este ano. A expectativa é de que mais um ônibus espacial, o Atlantis, se despeça do espaço em junho ou pouco depois, fazendo deste um ano de aposentadorias, uma vez que a Discovery realizou sua última missão no mês de março.
A congressista Gabrielle Giffords também estará presente, em sua primeira saída prolongada do hospital desde que levou um tiro em um atentado em janeiro. Ela estará se despedindo de Kelly e dos outros cinco companheiros de viagem de seu marido. Eles passarão duas semanas em uma missão de manutenção da Estação Espacial Internacional (ISS).
"É empolgante ter convidados especiais", disse Jeremy Graeber, da Nasa, que acrescentou que isso não será uma distração para a 134ª missão dos ônibus espaciais. "Temos plena consciência de que temos um trabalho a fazer."
A nave deve chegar à ISS dois dias depois do lançamento para uma estadia que deve durar de 10 a 12 dias. Dezesseis nações são parceiras no projeto da Estação Espacial de US$ 100 bilhões.
O plano da Nasa depois do fim do programa de ônibus espaciais é fazer com que os astronautas americanos sejam transportados até a Estação Espacial Internacional por meio da nave Soyuz, da Rússia, talvez até a metade da atual década (o serviço prestado pela Rússia custa US$ 51 milhões por astronauta para os Estados Unidos). Eventualmente eles pretendem contar com naves europeias e japonesas também. Depois, a Nasa deve começar a usar os serviços de companhias privadas nas suas viagens para o espaço. Atualmente as empresas particulares cobram US$ 63 milhões por passagens para 2014.
Além disso tudo, a Endeavour ainda leva para a ISS um aparelho de US$ 2 bilhões que os cientistas esperam que esclareça parte dos mistérios envolvidos na chamada matéria escura. O aparelho é chamado Espectrômetro Alfa Magnético (AMS) e deverá analisar raios cósmicos de alta energia, sendo o primeiro a olhar detalhadamente para esse tipo de matéria no espaço.
Além de instalar o AMS do lado de fora da ISS usando braços robóticos, a equipe da Endeavour tem quatro caminhadas espaciais planejadas para ajudar a Estação Espacial a se preparar para o fim do programa de ônibus espaciais.
O ônibus também entrega uma plataforma carregada com grandes peças de reposição, na esperança de manter a estação em funcionamento por mais 10 anos. O carregamento inclui duas antenas de comunicações de banda-S, um tanque de gás de alta pressão, o sistema robótico canadense Dextre e escudos para proteger a ISS de micrometeoritos.
Após o retorno do Endeavour, as atenções da Nasa se voltarão para o lançamento do Atlantis. Esse será o 135º e último lançamento de ônibus espacial da agência espacial norte-americana e sua data de lançamento está agendada para o dia 29 de junho.
* Informações da Agência Estado. - Foto: Joe Skipper/Reuters.
* * *
Endeavour - STS 134: Tripulação treina para o derradeiro voo Os treinamentos utilizam uma aeronave a jato Gulfstream, modificada para imitar as características de voo do ônibus espacial.
Por Pepe Chaves* Para ASTROvia
Astronautas se preparam para o mais histórico dos voos do ônibus espacial Endeavour.
Os cinco astronautas que participarão da próxima e última missão do ônibus espacial Endeavour, a STS-134, estiveram essa semana participando de treinamento num veículo tanque blindado no Complexo 39 do Kennedy Space Center, na Flórida, EUA. Eles percorreram vários quilômetros no veículo e executaram exercícios de emergência num teste demonstrativo.
O veículo militar utilizado é o famoso M 113, utilizado para o treinamento do "Emergency Egress System" (Sistema de Saída de Emergência. Esse veículo permite que os astronautas afastassem da plataforma de lançamento em caso de algum problemas sério quando do lançamento.
Em caso de uma emergência, primeiro os astronautas têm que descer da plataforma sentados em um tipo de teleférico especial que os afasta a uns 350 m da plataforma. Uma vez em terra, os astronautas sobem nos M 113 que os afasta rápido da plataforma com segurança.
A oportunidade de quarta-feira para se familiarizar com o veículo ocorreu nas áreas adjacentes ao local de lançamento.
A tripulação principal é formada pelos astronautas, Gregory H. Johnson, piloto, Michael Fincke, Greg Chamitoff, Mark Kelly, o comandante, Andrew Feustel e o astronauta europeo Roberto Vittori.
O comandante Mark Kelly e o piloto Greg Johnson também têm algum tempo de voo juntos no simulador do ônibus espacial. Eles treinaram na pista de três quilômetros de extensão do Centro Espacial Kennedy para aprimorar suas habilidades.
Os treinamentos utilizam uma aeronave a jato Gulfstream, modificada para imitar as características de voo do ônibus espacial.
Este voo (STS-134) será o penúltimo de um ônibus espacial, a data do lançamento está prevista para o lançamento é 19 de abril. O principal objetivo da missão é instalar o Alpha Magnetic Spectrometer (AMS_02) na Estação Espacial.
O derradeiro voo de um 'shuttle'
O último voo de um ônibus espacial será do Atlantis, com a tripulação formada pelos astronautas Doug Hurley, piloto; Chris Ferguson, comandante; Rex Walheim e Sandy Magnus.
A missão STS-135 terá como objetivo principal, o transporte do Multi-Purpose Logistics Module (MPLM) Raffaello com abastecimento para a ISS. O lançamento do último voo de um ônibus espacial está previsto para o Atlantis, no dia 28 de junho de 2011.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine (Brasil). - Com informações de Space Fligh Now e tradução do autor. - Foto: NASA. - Colaborou: Márcio R. Mendes (SP) e J. Ildefonso P. de Souza (SP).
- Tópicos relacionados: Clique aqui para ver mais imagens dos astronautas em treinamento Nasa adia lançamento do ônibus espacial Endeavour Astronautas capturam ‘vácuo sideral’ Dois robôs estarão na Estação Espacial Da 'Era Galileu' ao telescópio espacial J. Webb Roskosmos festeja 50 anos do voo de Gagarin Histórico voo da primeira nave para fins comerciais Confira outros destaques da ASTROvia Histórico de algumas missões espaciais recentes
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
* * *
Washington: Ônibus espacial Atlantis realiza sua última missão* Atlantis segue para a estação espacial com importante missão.
Atlantis: aposentadoria está próxima.
O ônibus espacial Atlantis iniciou na sexta-feira (14/05) sua última viagem à Estação Espacial Internacional (ISS) durante a qual levará novos equipamentos ao complexo que orbita a quase 400 quilômetros da Terra.
A Nasa programou a partida da nave às 15h20 (pelo horário de Brasília) da plataforma de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral (no estado da Flórida).
Em relatório, a Nasa informou que os preparativos correram como esperado, e a contagem regressiva continua foi realizada sem qualquer interrupção.
Além disso, segundo o serviço meteorológico da agência espacial americana, previu bom tempo para as próximas 24 horas na região do lançamento. O lançamento teve sucesso e se deu conforme o programa.
Durante a missão, que incluirá três caminhadas espaciais, os seis tripulantes do "Atlantis" instalarão na ISS um compartimento integrado de carga e um módulo de pesquisas científicas construído pela agência espacial russa.
Esse módulo proporcionará um novo ponto de acoplamento para as naves russas "Soyuz" e "Progress", que assumirão a maior parte das tarefas atribuídas até agora aos ônibus espaciais dos EUA.
Além de víveres para os ocupantes da ISS, o "Atlantis" também leva um conjunto de seis baterias para a parte central do complexo, uma antena, peças para o braço robótico da estação e outros equipamentos.
A tripulação do "Atlantis" é integrada pelo comandante Ken Ham, o piloto Tony Antonelli e os especialistas Michael Good, Garrett Reisman, Piers Sellers e Steve Bowen.
As naves dos EUA serão aposentadas no final deste ano e as últimas duas missões corresponderão à "Discovery", em setembro, e à "Endeavour", em novembro.
* Informações da EFE. - Foto: Nasa. - Lançamento ao vivo (TV Nasa): http://www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html
* * *
Jacksonville/Flórida: Homem acredita que encontrou parte do Challenger Dono de uma loja de automóveis acredita que encontrou nas Bahamas, uma parte do ônibus espacial Challenger, acidentado quando de seu lançamento, em 1986.
Por Pepe Chaves* Para ASTROvia
Jim Tull considera que esta seja uma parte do ônibus espacial Challenger, que explodiu em 1986.
Em meio aos pedaços de carros velhos, há uma parte de um antigo veículo que tende a se destacar na Jim's Automotive, empresa de Jim Tull em Jacksonville/Flórida.
Trata-se de uma peça antiga e envelhecida por cerca de 23 anos. Jim Tull acredita que a peça fazia parte do ônibus espacial Challenger, que explodiu e matou toda sua tripulação quando foi lançado em 1986. Sob os olhos incrédulos do público e das emissoras de tevê, a explosão do Challenger se deu sobre o mar do Cabo Canaveral, na Flórida. Pedaços da aeronave foram espalhados por muitas milhas de distância.
Tull disse que encontrou a peça enquanto viajava em seu barco nas Bahamas. Há outras peças semelhantes a dele em um museu local. "Eu acho que a peça caiu perto da ilha, porque não parece ter ficado por muito tempo em água salgada", disse Tull.
Para Tull, a peça provém da parte inferior do nariz da espaçonave do governo dos Estados Unidos. Mas, um porta-voz da Nasa afirmou que civis não podem manter partes de um ônibus espacial e isso se constitui crime. O mesmo porta-voz disse que vai processar quem mantiver peças de ônibus espaciais, incluindo também, as do Columbia, que explodiu sobre o Texas em 2003. Neste caso, apenas cerca de 40 por cento dos destroços dessa espaçonave foram recuperados.
Mas Tull espera que a Nasa - já comunicada sobre a peça -, permita que ele fique com a mesma em seu poder. "As pessoas gostam de ver algo como isso fora do ônibus espacial", afirmou Tull.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine (Brasil). - Com informações do site www.news4jax.com (EUA) e tradução do autor. - Foto: www.news4jax.com. - Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP). - Clique aqui para assistir vídeo sobre este caso.
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2009, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|