Voos privados
São Paulo: Viagem espacial é oferecida por operadora Operadora brasileira de turismo lança pacote de viagens ao espaço.*
Para fazer a viagem o turista espacial deverá demonstrar com um exame médico que está em perfeitas condições de saúde. Leia também: Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico Nasa busca alternativas para voos espaciais
Uma operadora brasileira de turismo começou a oferecer nesta semana viagens ao espaço em parceria com a holandesa Space Expedition Curaçao (SXC), que já vende este pacote em países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Reino Unido.
"Destinos Especiais e Espaciais" é o nome do pacote que a agência de viagens Sanchat Tour, com sede em São Paulo, começou a oferecer pela internet a um preço de US$ 107 mil por uma viagem de 60 minutos a bordo da nave espacial Lynx.
A primeira decolagem comercial da Liynx, projetada pela empresa americana XCor Aerospace e com capacidade para duas pessoas, o piloto e o turista, está prevista para março de 2014.
Fontes da Sanchat Tour disseram nesta quarta-feira à Agência Efe que o pacote foi lançado oficialmente ontem e que já há alguns turistas interessados. Segundo algumas versões, cinco brasileiros já compraram sua passagem para o espaço.
O presidente da SXC, Reinhard Spronk, explicou na apresentação em São Paulo que o Lynx decola como um avião convencional de qualquer aeroporto e que, já no ar, se posiciona com uma inclinação a 90 graus para alcançar sua velocidade máxima e sair da atmosfera terrestre.
Uma vez no espaço, a aeronave flutuará em gravidade zero durante cinco minutos a uma altura de 100 quilômetros e depois planará em círculos até retornar a seu ponto de partida, que inicialmente é a base aérea da ilha caribenha de Curaçao.
A empresa holandesa planeja realizar quatro voos diários para atender a demanda de turistas espaciais no mundo todo.
Segundo a Sanchat Tour, para fazer a viagem o turista espacial deverá demonstrar com um exame médico que está em perfeitas condições de saúde e realizar um treinamento prévio.
"Esperamos ter muitos clientes brasileiros porque sabemos que são muito aventureiros e gostam de velocidade", declarou Ben Droste, um dos fundadores da SXC na apresentação do projeto em São Paulo.
Os pacotes oferecidos pela agência brasileira incluem a aventura no espaço, o treinamento, a viagem e a hospedagem em Curaçao. A empresa americana Virgin Galactic também oferece viagens espaciais, neste caso a bordo da cápsula SpaceShipTwo, mas até agora nenhum turista viajou.
* Informações da EFE. 22/11/2012
- Imagem: SXC.
- Tópicos relacionados: Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial Cápsula Dragon decola rumo à Estação Internacional Voo espacial comercial é adiado Cápsula privada será lançada à Estação Espacial Nasa autoriza voo privado à Estação Espacial Estação Espacial: Roskosmos reclama da Nasa Nave de carga russa cai na Sibéria após lançamento VSS Enterprise tem sucesso em voo privado histórico Nasa busca alternativas para voos espaciais Informações da Estação Espacial Internacional Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta Fim das viagens tripuladas NASA - Relatório Augustine Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis Virgin: VSS Enterprise tem sucesso em voo histórico
- Extras: Vídeo mostra acoplamento da Dragon à ISS Vídeo de reconstituição do voo da Dragon à ISS Vídeo demonstrativo Spacex Comercial Crew Informações para a imprensa – SpaceX (PDF) Página do COTS no portal da Nasa
- Extras: Vídeo demonstrativo Spacex Comercial Crew Informações para a imprensa – SpaceX (PDF) Página do COTS no portal da Nasa
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|