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Yuri Leveratto

 

Amazônia:

O mistério dos petroglifos peruanos de Pusharo

Conjunto de petroglifos está entre os mais importantes da Amazônia.

 

Por Yuri Leveratto*

De Bogotá/Colômbia

Para Via Fanzine

10/01/2013

 

Detalhes dos petroglifos de Pusharo, gravados em rochas da Amazônia peruana.

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Minha viagem para os petroglifos de Pusharo foi realizada em 2008. O principal objetivo foi analisar de perto uma das mais importantes pinturas rupestres do mundo, tanto pela complexidade como pela grandeza e, ainda, desta forma, o estudo de grupos étnicos da Amazônia que visitaram a área em tempos que remontam ao Mesolítico, quando o tempo na Amazônia era diferente ao de tempo presente.

 

A jornada começou na pequena aldeia de Atalaya, às margens do rio Madre de Dios, onde, na companhia do meu amigo Fernando Rivera Huanca, eu embarquei em um barco a motor com destino a Lactapampa. No dia seguinte remontamos o Palotoa e pernoitamos na aldeia indiana de Palotoa-Teparo.

 

Na aldeia de Matsiguenkas (nativos etnia Arawak), conheci o Guillermo, que no dia seguinte nos levou às gravações excepcionais, junto com meu amigo Saul Robles Condori.

 

Em cerca de quatro horas chegamos ao Rio Shinkibeni, onde estão os petroglifos, um dos sítios arqueológicos mais importantes nas Américas, porém pouco conhecido.

 

O sítio foi descoberto em 1921, pelo Padre Vicente de Cenitagoya, que o interpretou como um conjunto de letras góticas.

 

Em nossa opinião, a maioria dos sinais incisos na parede principal de Pusharo, com cerca de 25 metros de comprimento e 4 metros de altura (no total, existem três paredes de petroglifos separados um do outro), são de origem amazônica e feitos com o uso de pedras duras, talvez, sob a influência de alucinógenos como o ayahuasca. Existem alguns símbolos de origem inca, mas eu creio que sejam de tempos mais recentes, dos ancestrais dos Matsinguenkas, influenciados por alguns incas que passaram através do vale (talvez, a mítica expedição do Inca Pachacutec).

 

Alguns símbolos merecem uma análise específica. A chamada "cara Pusharo" ou cabeça em forma de figura tipo "máscara" (repetido pelo menos seis vezes) é o mais enigmático de toda a parede, que eu considero, representa apenas a tribo à qual pertenciam os autores do magistral registro, como que se tratasse de uma demarcação territorial. (Há uma cara mais "áspera" também na segunda parede).

 

Em minha opinião, os petroglifos de Quiaca, que estudei e cataloguei em minha recente viagem ao departamento de Puno, devem estar relacionados com Pusharo, já que eles também têm "rostos" muito semelhantes, embora mais estilizados (dois).

 

Em Pusharo também há muitos sinais abstratos, círculos concêntricos ou espirais, as que podem ter sido feitas sob a influência da ayahuasca. Há círculos simples, duplos ou concêntricos. Há uma estrutura semicircular subdividida em rombos como diamantes pontilhados, o que poderia simbolizar um calendário. Depois, há alguns símbolos astronômicos como o sol, com raios retilíneos ou triangulares.

 

Os símbolos zoomórficos não são muitos: há um conjunto de pontos que sugerem a pegada de um gato, algumas linhas em forma de cobras e sinais de três dígitos de números, como pegadas de aves. O fato de que os símbolos zoomorfos não são muito numerosos pode sugerir que os autores dos petroglifos estavam apenas no começo de um longo processo que conduziria mais tarde a desenvolver verdadeiros cultos totêmicos - culto ao felino, cobra e condor, típico de civilizações Andinas.

 

O autor Yuri Leveratto e seus guias em Pusharo.

 

Eu visitei Pusharo faz mais de um ano e queria esperar para tirar conclusões, especialmente, porque eu queria primeiro analisar e interpretar os petroglifos de Quiaca. Creio que sejam trabalho da mesma etnia amazônica que vinha da selva para as montanhas ao redor do sexto milênio a.C. A floresta amazônica, durante o Mesolítico, não era tão espessa e intrincada como é hoje e as pessoas que moravam lá podiam mover-se mais facilmente do que hoje.

 

Provavelmente viajaram para as montanhas, atravessando os vales do Alto Madre de Dios e Inabari (Huari Huari e depois Quiaca) para trocar produtos típicos florestais (coca, ouro, penas, plantas alucinógenas e medicinais) por produtos andinos (grãos como quinoa ou quiwicha, maca e camelídeos, além de lhamas, alpacas, guanacos e vicunhas).

 

Mesmo o nome Pusharo, que no vale de Quiaca se tornou em Poquera e, portanto, na civilização andina Pukara (antecessor da Tiahuanaco) que, talvez, signifique "fortaleza", pode indicar que o grupo étnico da Amazonia que percorreu os vales para as montanhas "exportou" este termo.

 

Segundo alguns linguistas, os índios Uros, que vivem no lago Titicaca, têm uma distante origem Arawak, portanto, Amazônica. São eles os descendentes da etnia Pusharo que passou pelos vales da Mãe de Deus para subir a serra há vários milênios?

 

A análise genética do DNA dos Uros, comparada, por exemplo, com os Matsiguenkas pode fornecer resultados surpreendentes. Por enquanto, somente a pesquisa em campo, tentando analisar os vários elementos à nossa disposição, pode aproximar-nos da verdade, revelando os mistérios da pré-história da Amazônia, que ainda é pouco conhecida e estudada na perspectiva arqueologia.

 

* Yuri Leveratto é italiano e atualmente reside na Colômbia. É pesquisador arqueológico e de antigas culturas. Seu portal oficial é http://www.yurileveratto.com/po/.

 

- Imagens: Arquivo Y. Leveratto©.

 

- Tradução: Alvaro Bautista (Bogotá, Colômbia).

 

- Revisão e adaptação: Pepe Chaves (Belo Horizonte, Brasil).

 

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