Oliveira:
Monomotor faz pouso forçado e deixa dois
feridos*
Havia o risco de explosão, pois um galão
de 20 litros de combustível foi encontrado
dentro da aeronave. Vítimas foram
encaminhadas para o hospital da cidade
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A
cabine da aeronave ficou completamente destruída.
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Duas pessoas ficaram feridas em um acidente com um
monomotor na tarde desta segunda-feira na Zona Rural de Oliveira, na
Região Centro-Oeste de Minas Gerais. De acordo com a Polícia Militar, a
aeronave, prefixo PRIG, sofreu uma pane e o piloto fez um pouso forçado
em uma plantação de milho. As vítimas chegaram a ficar presas às
ferragens.
O piloto do monomotor Roque Lacerdino Teixeira, de 55 anos,
afirmou aos militares que a aeronave apresentou problemas técnicos e por
isso teve de fazer o pouso forçado. O passageiro que estava com ele,
Júlio César Fernandes, de 29, também se feriu. “A situação mais grave é
do piloto que reclamava de dores nas pernas, coluna e ferimentos no
rosto”, afirma o sargento Vinício dos Santos.
Ocupantes ficaram
presos às ferragens
Os dois foram socorridos por enfermeiros de uma ambulância
da cidade e pelos próprios militares. “A frente do avião ficou
completamente destruída. Tivemos dificuldade no resgate, pois os dois
chegaram a ficar presos às fuselagens”, explicou o sargento. As vítimas
foram encaminhadas para o Pronto Socorro do Hospital Municipal da
cidade. O estado de saúde delas ainda não foi informado.
Havia o risco de explosão no local, mas a situação foi
controlada pela PM. “No avião havia um galão de 20 litros com
combustível que seria usado para o reabastecimento. Isso poderia causar
explosão. Mas tudo foi normalizado”, explica o sargento.
As vítimas não conseguiram dizer aos militares o destino
delas. O local do acidente foi totalmente isolado e a Agência Nacional
de Aviação Civil (Anac) foi acionada para fazer a perícia.
Esse foi o segundo acidente aéreo em Minas Gerais em menos
de três dias. No sábado um ultraleve anfíbio prefixo PU IMG-U4166 caiu
em São José do Buriti, no distrito de Felixlândia. Duas pessoas morreram
neste acidente.
O piloto Mauro dos Santos Ribeiro, de 30, que possuía brevê
e era devidamente credenciado para realizar voos, e o amigo Edmilson
Emiliano dos Reis, de 45. Nesta segunda-feira, o delegado de Três Marias,
Geraldo Neto, afirmou que foram feitos alguns levantamentos preliminares
na cidade.
Ele espera concluir as investigações durante a semana para
enviar o inquérito para o Centro de Investigação e Prevenção de
Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
*
Informações de João Henrique do Vale/Uai-EM (BH).
10/12/2012
- Imagem: Uai-EM/Reprodução.
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* * *
Jacarta:
Avião com 46 passageiros desaparece na
Indonésia*
Os passageiros haviam sido convidados a
participar no voo de demonstração,
durante o qual o avião deveria dar várias
voltas na região antes de pousar.
Um avião Sukhoi
Superjet 100 de fabricação russa com 46 pessoas a bordo desapareceu
nesta quarta-feira durante um voo de demonstração nos arredores de
Jacarta, informaram os serviços de resgate indonésios.
"A aeronave
desapareceu de nossos radares na região de Bogor (sul de Jacarta).
Iniciamos os trabalhos de busca e ainda não sabemos se caiu", declarou à
AFP Gagah Prakoso, porta-voz da agência nacional de operações de
resgate.
O avião estava em um
voo justamente para demonstrar as virtudes do Superjet 100 (SSJ100), um
modelo para uso civil que acaba de obter o certificado europeu.
Os passageiros haviam
sido convidados a participar no voo de demonstração, durante o qual o
avião deveria dar várias voltas na região antes de pousar, explicou
Herry Bakti, funcionário do setor de transporte aéreo do ministério dos
Transportes.
O voo era parte de
uma campanha de publicidade que o fabricante Sukhoi realiza em vários
países, clientes potenciais, como Paquistão, Mianmar, Laos ou Vietnã.
*
Informações da AFP.
09/05/2012
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Avião com 46 passageiros desaparece na
Indonésia
Resgatado corpo de helicóptero que caiu no interior
Embraer entra novamente no páreo nos EUA
Cinegrafista amador filma queda de aeronave em SP
Aeronave da UFMG voa em busca de medalha
* * *
São Paulo:
Helicóptero e três
corpos são encontrados*
Corpos de ocupantes de helicóptero são encontrados no
litoral norte.
Os corpos dos três ocupantes do helicóptero do empresário André Bicego
Martins foram encontrados por volta das 10h desta quinta-feira (1º) em
Maresias, São Sebatião. De acordo com a Defesa Civil, os corpos estão
carbonizados e devem ser encaminhados para a perícia para identificação.
As vítimas foram encontradas por buscas por terra.
A aeronave modelo Robinson 44 foi encontrada dentro de uma mata de
difícil acesso, entre Maresias e Paúba, em São Sebastião. Pelas
condições da aeronave e dos corpos, a Defesa Civil acha "improvável" que
haja sobreviventes.
Apesar de não ter sido possível identificar o prefixo da aeronave, os
responsáveis pela busca afirmam que os destroços são do helicóptero que
saiu de Campinas em direção ao Rio de Janeiro já que não tinham notícia
de nenhuma outra aeronave desaparecida.
A FAB (Força Aérea Brasileira) havia retomado nesta quinta-feira as
buscas pelo terceiro dia seguido na região da Serra do Mar pelo
helicóptero do empresário campineiro, que estava desaparecido desde a
manhã de terça-feira (30). A Defesa Civil de São Sebastião havia
informado que moradores de Maresias teriam visto uma aeronave bater em
um morro. Ainda segundo o órgão, no período em que o helicóptero passou
pelo litoral paulista, por volta das 10h de terça, o vento atingia a
velocidade de 70 km/h. Assim, as condições não eram favoráveis para o
voo.
Buscas
As famílias dos desaparecidos entraram em contato com a operadora dos
celulares das vítimas. A informação era de que os aparelhos estariam
funcionando dentro da área 2, que corresponde à região de Maresias,
próximo ao ponto em que a aeronave deveria ter pousado.
André Martins (foto) era proprietário da loja de carros André Veículos,
que fica na Avenida Norte-Sul, em Campinas. Ele pilotava a aeronave,
onde estavam outros dois amigos dele, identificados apenas como Edison e
Luciano. O grupo saiu do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, às 8h de
terça e deveriam fazer uma parada no Guarujá, antes de seguirem para o
destino final, em Angra dos Reis (RJ). O último contato foi feito entre
10h e 10h15, quando o helicóptero sobrevoava a cidade de Mauá.
Espera por notícias
O pai do piloto, João Batista Martins de Sá Júnior, havia dito na tarde
de quarta-feira (31) que achava difícil a essa altura encontrar o filho
vivo. "Ele era um piloto cuidadoso. Tinha brevê há quase sete anos e
comprou essa aeronave há um mês. O helicóptero saiu da revisão um dia
antes de fazerem a viagem", disse o pai.
Nas redes sociais, amigos do piloto publicaram mensagens de apoio a
André e a família. "Estamos em Oração!!!!", diz um dos recados. "Com
certeza no final tudo acabara bem !!!", diz outra publicação. "Estamos
esperando uma boa notícia!!!Fica em paz!!!", diz ainda outro amigo.
Plano de voo
Ainda não foi esclarecido onde foi registrado o documento com a rota e
as informações da aeronave. A família diz que o plano de voo foi
registrado em Viracopos, mas a assessoria de imprensa do aeroporto
afirma que nenhum plano foi repassado e que também não houve comunicação
com a torre, até porque o helicóptero não saiu de lá. Assim, o aeroporto
diz que desconhece o paradeiro da aeronave.
De acordo com a FAB, o helicóptero saiu do aeroporto dos Amarais, em
Campinas, por volta das 8h desta terça-feira (30) e tinha previsão de
chegar no fim da manhã em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, após uma
parada em Guarujá, no litoral paulista.
* Informações de VNews, com EPTV.com (SP).
1º/09/2011
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FAB
procura helicóptero desaparecido em SP
* * *
Marrocos:
Avião cai e pelo menos 78 morrem
Sobe para 78 os mortos na queda de avião
militar no Marrocos.*
Já são 78 os mortos confirmados na queda de um avião
militar marroquino nesta terça-feira nas proximidades do aeroporto de
Guelmim, no sul do Marrocos, perto do Saara Ocidental, informaram fontes
militares.
Além dos mortos, as autoridades contabilizam três feridos.
Todos são membros das Forças Armadas e seus familiares, acrescentaram
fontes locais da província de Guelmim.
*
Informações de EFE.
* * *
Kinshasa
Avião cai na República Democrática do
Congo e 127 morrem*
Das 178 pessoas a
bordo, 51 conseguiram sobreviver.
ATUALIZADO
Um avião Boeing 727 caiu nesta sexta-feira, 08/07 ao tentar
aterrissar em meio ao mau tempo no aeroporto internacional de Kisangani,
na República Democrática do Congo, deixando 127 pessoas mortas. Segundo
o Ministério do Transporte, 51 sobreviventes conseguiram deixar o avião
após a tragédia.
Um porta-voz da pasta explicou que a companhia aérea
congolesa Hewa Bora subestimou o número de pessoas a bordo. O presidente
da empresa, Stavros Papaioannou, disse mais cedo que havia 110 pessoas
no avião, das quais 53 tinham morrido e 57 sobrevivido [veja abaixo].
O diretor da Autoridade Congolesa de Aviação, Sabiti Mwamba,
também afirmou que o mau tempo pode ter sido a principal causa do
acidente. O avião da Hewa Bora tinha decolado da capital Kinshasa e caiu
durante o pouso no aeroporto de Kisangani, no nordeste do país, quando
já estava em baixa altitude.
- O piloto tentou pousar, mas aparentemente não tocou a
pista - disse Stavros Papaioannou.
A exemplo das demais companhias aéreas registradas no
Congo, a Hewa Bora está proibida de voar na União Europeia por questões
de segurança. É o segundo acidente fatal envolvendo a empresa em três
anos -- em 2008, um DC-9 da companhia caiu na periferia da cidade de
Goma, matando 44 pessoas.
O Congo, um dos maiores países da África, tem um dos piores
índices mundiais em termos de segurança aérea.
*
Informações da Reuters.
08/07/2011
* * *
Congo:
Mais de 60 morrem
em acidente de avião
Acidente com avião
no Congo tem pelo menos 53 sobreviventes*
Pelo menos 53 pessoas sobreviveram das 110 que estavam a
bordo de um avião que sofreu um acidente na República Democrática do
Congo nesta sexta-feira, informou a companhia aérea.
O acidente ocorreu pouco depois da aterrissagem do avião da
companhia Hewa Bora, no aeroporto de Kisangani, nordeste do país.
"Não sabemos quantas pessoas estão mortas, mas há pelo
menos 53 sobreviventes de um total de 112 passageiros e tripulantes",
disse à AFP o diretor da Hewa Bora, Stavros Papaioannou.
O acidente foi provocado por uma violenta tempestade,
indicou à AFP Lambert Mende, porta-voz do governo.
"Um avião de passageiros da linha Kinshasa-Kisangani-Goma
teve que enfrentar a 250 metros do aeroporto uma tempestade que segue
assolando Kisangani", capital da província, disse Mende.
Quando "eles chegaram a Kisangani, o tempo estava ruim.
Eles tentaram aterrissar sem conseguir chegar à pista", indicou o
diretor da Hewa Bora, afirmando que o socorro às vítimas foi prejudicado
pela forte chuva.
Uma coluna de fumaça negra podia ser vista no final da
pista, constatou um jornalista da AFP.
Segundo o jornalista, o tráfego aéreo, que tinha sido
suspenso, foi retomado pouco depois do acidente.
No início de abril, 32 pessoas morreram em um acidente com
um avião das Nações Unidas quando a aeronave aterrissava em Kinshasa. O
avião fazia o trajeto Goma/Kisangani/Kinshasa. Apenas uma pessoa
sobreviveu.
Os acidentes de avião são frequentes na República
Democrática do Congo, e todas as companhias aéreas congolesas - cerca de
cinquenta identificadas - estão incluídas na lista negra da União
Europeia, que proibiu as operações destas em seu espaço aéreo.
O mau estado de manutenção das aeronaves, em grande parte
antigas, a sobrecarga, a ausência de fiscalização, o desrespeito às
regras de segurança e também as más condições meteorológicas são
frequentemente as causas desses acidentes.
*
Informações da AFP.
* * *
Voo 447:
BEA
divulga minutos finais da queda
Relatório do BEA indica que tripulação
estava em conformidade
com os procedimentos e motores não
falharam.*
O Escritório de Investigação e Análise (BEA, na sigla em
francês), responsável pela análise dos dados das caixas-pretas do voo AF
447, que caiu no Oceano Atlântico em 2009 quando seguia do Rio para
Paris, divulgou nesta sexta-feira uma análise preliminar das
circunstâncias do acidente que matou 228 pessoas. Em nota, o BEA afirmou
que a tripulação estava em conformidade com os procedimentos e que a
massa e o centro de gravidade estavam dentro dos limites operacionais.
De acordo com o BEA, os motores estavam em funcionamento e sempre
responderam aos comandos da tripulação.
O BEA confirmou que no momento em que o avião começou a
enfrentar dificuldades operacionais, os dois copilotos estavam na cabine
e o comandante de bordo estava em repouso. O comandante voltou para a
cabine cerca de 1 minuto e 30 segundos após a retirada do piloto
automático. Ainda segundo o relatório do órgão, houve uma inconsistência
entre a velocidade indicada no lado esquerdo e a indicada no instrumento
de resgate (ISIS). Essa diferença durou pouco menos de um minuto.
Os investigadores constataram que após o desligamento do
piloto automático, a aeronave subiu para 38 mil pés. Depois, o alarme de
perda soou, e o avião entrou em perda. O piloto ordenou que se elevasse
o nariz da aeronave. A descida durou 3 minutos e 30 segundos. Embora
tivesse informado anteriormente que não divulgaria a transcrição das
conversas dos pilotos, o BEA revelou trechos das falas.
A Airbus afirmou nesta sexta-feira que as informações
preliminares divulgadas pelas autoridades francesas sobre o acidente no
voo Rio-Paris são um "passo significante" para entender as causas da
queda do avião A330 no oceano Atlântico, matando 228 pessoas.
"O trabalho do BEA constitui um passo significante para a
identificação completa da cadeia de eventos que levou ao trágico
acidente do voo 447 da Air France em 2009", disse a Airbus em
comunicado.
A divulgação dos dados foi antecipada devido a publicação
de informações contraditórias publicadas pela imprensa. Na semana
passada, um dos responsáveis do BEA disse à imprensa que uma primeira
leitura das gravações não havia revelado "disfunções importantes" no
avião, um A330 da Airbus . O secretário dos Transportes da França,
Thierry Mariani, anunciou ainda que as causas e responsabilidades pelo
acidente seriam conhecidas no fim de junho.
Na quinta-feira, um grupo de advogados franceses e
brasileiros das famílias das vítimas do voo 447 anunciou que intimou a
Air France e a Airbus para comparecer com urgência diante da Justiça
francesa. Eles questionam o próprio projeto do avião. Um procedimento
semelhante, visando investigar a verdade sobre as causas do acidente que
deixou 228 mortos e obter depósitos para indenizações, será encaminhado
no futuro próximo junto à Justiça brasileira, declarou à Reuters um dos
porta-vozes do grupo.
O grupo de advogados declara que se baseia em uma tese
proposta por especialistas independentes, "que tende a demonstrar que o
design do avião teria exercido um papel não desprezível na ocorrência da
catástrofe". Para financiar sua ação, as famílias e seus advogados
mandaram analisar por um organismo privado os dados transmitidos à Air
France pelo sistema de mensagens automáticas Acars nos quatro últimos
minutos que antecederam a tragédia.
Segundo o grupo, a ação movida em Toulouse e no Brasil visa
"o reconhecimento da responsabilidade da Air France, enquanto
transportadora, e da Airbus, com relação ao papel não desprezível do
projeto e funcionamento do avião na ocorrência da catástrofe." A
intimação na França foi registrada em 13 de maio, junto ao tribunal de
grandes instâncias de Toulouse.
A Air France e a Airbus foram indiciadas em março por
homicídio culposo pela morte de 228 pessoas que estavam a bordo da
aeronave. Há duas semanas, uma reportagem do jornal francês 'Le Figaro'
afirmava ainda que eles tinham tido acesso ao conteúdo das caixas-pretas
, e que os dados livrariam os fabricantes da Airbus de qualquer culpa.
Resgate de corpos continua
Pelo menos 29 corpos das vítimas do voo 447já teriam sido
resgatados desde o reinício das operações, em 21 de maio. A informação
foi passada às famílias das vítimas por autoridades francesas. No início
de maio, outros dois corpos já haviam sido retirados do oceano. Ao todo,
82 corpos foram resgatados desde 2009 , e 146 permanecem desaparecidos.
*
Informações de Fernanda Baldioti, com informações de agências
internacionais/O Globo (RJ).
27/05/2011.
- Tópico associado:
Dossiê de notícias e
arquivos sobre o Voo 447
- Extra:
- Nota do editor VF:
O BEA disponibilizou também o relatório traduzido em português, que pode
ser
acessado em PDF aqui.
- Colaborou: Vitório Peret (RJ).
* * *
Voo AF 447:
Caixas-pretas indicam erro de piloto em
acidente*
Tripulação não
seguiu procedimentos padrão para manter a velocidade e manter o nível do
nariz
da aeronave após o
Airbus A330 encontrar alguma turbulência e congelamento inesperado.
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Descobertas preliminares dos gravadores do avião da Air
France que caiu no oceano Atlântico quando fazia a rota Rio de
Janeiro-Paris em 2009 apontaram que os pilotos da aeronave se distraíram
com o mal funcionamento dos indicadores de velocidade e falharam em
gerenciar corretamente outros sistemas críticos, disse o Wall Street
Journal nesta terça-feira, citando fontes familiarizadas com o tema.
A tripulação não seguiu procedimentos padrão para manter a
velocidade e manter o nível do nariz da aeronave após o Airbus A330
encontrar alguma turbulência e congelamento inesperado a uma altitude de
35 mil pés, afirmou a publicação.
Representantes da Airbus e da Air France não estavam
disponíveis para comentar a notícia fora do horário comercial.
O Wall Street Journal afirmou que os gravadores do cockpit
mostraram que os pilotos aparentemente ficaram confusos pelos alarmes
que apareciam em seus instrumentos e, apesar de tentar responder
sistematicamente a cada um dos avisos, não conseguiram controlar o caos
e manter um curso constante.
As descobertas obtidas com os gravadores, que devem ser
divulgadas na sexta-feira, devem mostrar que o avião desacelerou
perigosamente após o desligamento do sistema de piloto automático.
O acidente matou todas as 228 pessoas a bordo do voo 447.
*
Informações de Abhiram Nandakumar/Reuters.
* * *
Atlântico:
Encontrada parte de caixa-preta da Air
France
Robô encontra chassi da caixa-preta do
voo 447 da Air France.*
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Imagem mostra uma parte
da caixa-preta no fundo do oceano.
O robô Remora 6000, que realizou sua primeira missão de
mergulho nos destroços do avião Air France, que caiu quando fazia o voo
447 do Rio de Janeiro para Paris há quase dois anos, encontrou o chassi
da caixa-preta. De acordo com informações do Escritório de Análises e
Investigações da França (BEA, na sigla em francês), no entanto, o
aparelho foi encontrado sem a memória, que guarda os dados e gravações
de voz que podem ajudar a determinar as causas do acidente que matou
todos os 228 passageiros da aeronave.
O chassi foi encontrado perto de outros destroços do avião.
Ainda segundo o BEA, o robô realiza um novo mergulho nesta quarta-feira,
com o objetivo de recuperar a memória da caixa-preta, na parte traseira
do avião, prioridade desta quinta fase de buscas. Para o BEA, com as
coordenadas geográficas precisas dos destroços, , obtidas através da
análise das fotos tiradas por outros robôs submarinos que localizaram a
fuselagem no início de abril, será possível uma intervenção mais rápida
do Remora 6000.
A missão francesa tenta ainda resgatar os corpos que também
estariam junto com os destroços. Na segunda-feira, no entanto, a
Associação dos Familiares de Vítimas do Voo 447 enviou uma carta à
presidente Dilma Rousseff solicitando uma audiência da chefe de Estado
com mulheres que perderam parentes no acidente. Segundo Nelson Faria
Marinho, presidente da associação, há uma série de reivindicações a
serem feitas, entre elas a de que os corpos não sejam levados para a
França, como o governo francês pretende fazer.
*
informações e imagem da Agência O Globo.
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Mais informações sobre o Voo
AF 5447
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