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 Acidentes

Monte Dourado:

Queda de avião deixa 10 mortos no Pará*

O avião Carajá, do modelo PAT4, foi encontrado por volta das

7h40 desta quarta, e bombeiros estavam atuando no local.

 

A queda de um avião, da empresa Fretax Táxi Aéreo, deixou dez mortos na cidade de Monte Dourado, no Pará, informou nesta quarta-feira a companhia proprietária da aeronave.

 

Anteriormente, a Força Aérea Brasileira (FAB) havia informado que havia nove vítimas no acidente.

 

O avião Carajá, do modelo PAT4, foi encontrado por volta das 7h40 desta quarta, e bombeiros estavam atuando no local, segundo a assessoria da Força Aérea Brasileira.

 

Segundo a Fretax, 10 pessoas estavam a bordo do avião, um tripulante e nove passageiros, no acidente que ocorreu por volta das 20h30 de terça-feira, na cabeceira da pista do aeroporto da cidade de Monte Dourado, no norte do Pará. Não houve sobreviventes.

 

"No momento, a empresa está prestando total assistência aos envolvidos no sinistro, bem como vem tomando todas as providências junto aos seus familiares, que receberão todo suporte e informações necessárias", informou a Fretax, em um comunicado. A nota diz ainda que a aeronave estava "plenamente aeronavegável e com todas as revisões atualizadas, e o tripulante com habilitação e exame médico válidos."

 

A empresa informou que já estava em contato com a FAB e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para apurar as causas do acidente.

 

* Informações de Daniela Ades/Reuters.

   13/03/2013

 

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Iporá-GO:

Resgatado corpo de helicóptero que caiu em Goiás*

Corpo de Vinicius da Silva estava fora da aeronave.

Vítimas participavam da reconstituição da chacina em Doverlândia, em abril

 

Na foto, o helicóptero acidentado, nele entra o suspeito e agentes da Justiça. Todos morreram no acidente.

 

O corpo de Vinicius Batista da Silva, de 33 anos, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quarta-feira. O delegado era titular em Iporá (GO) e fazia parte do grupo de oito passageiros do helicóptero da Policia Civil que caiu ontem, por volta das 16h, em uma fazenda em Piranhas, município distante 325 quilômetros de Goiânia (GO). O grupo participava da reconstituição da chacina que ocorreu em Doverlândia, no final de abril.

  

De acordo com os Bombeiros, o resgate do corpo do delegado foi possível porque estava fora da aeronave. Os outros sete corpos estão no interior do helicóptero e serão resgatados após liberação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Vinicius Batista presidia o inquérito policial que investiga a chacina de Doverlândia.

 

Além dele estavam no helicóptero Antônio Gonçalves Pereira dos Santos, superintendente da Polícia Judiciária; Bruno Rosa Carneiro, delegado e chefe-adjunto do Grupo Aeropolicial; Osvalmir Carrasco Melati Júnior, piloto da aeronave; Jorge Moreira da Silva, delegado Estadual de Repressão a Roubos de Cargas; Marcelo de Paula Oliveira, perito criminal; Fabiano de Paula Silva, perito criminal; e Aparecido de Souza Alves, acusado de matar sete pessoas na fazenda em Doverlândia.

 

O caso

 

O suspeito Aparecido Souza Alves durante reconstituição do crime em Doverlândia (arquivo)

Sete pessoas foram degoladas na cidade de Doverlândia, a 340 km de Goiânia. A chacina ocorreu no sábado (28) à noite em uma fazenda da região.

 

As vítimas foram o proprietário da fazenda, de 57 anos, seu filho, de 22 anos, um empregado da propriedade rural, de 34 anos, e quatro vizinhos que tinham ido ao local para entregar um presente de casamento.

 

Os corpos do fazendeiro e de seu filho foram encontrados dentro de um banheiro da propriedade por outros vizinhos que passaram pelo local e estranharam o silêncio, a porta fechada e a ausência dos proprietários.

 

Os restos mortais das outras cinco vítimas foram encontrados horas depois nas proximidades. Aparentemente, os vizinhos - o proprietário de outra fazenda, sua esposa, seu filho e sua nora - chegaram quando o crime já tinha sido consumado, mas enquanto os criminosos ainda estavam na residência.

 

* Informações da Agêncai Estado (SP).

- Foto: Benedito Braga/Jornal Hoje/Agência Estado

 

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São Paulo:

Choque de aeronaves da FAB mata quatro

Acidente ocorreu durante treinamento na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP.

 

Da Redação*

Via Fanzine

 

Aeronave modelo T-25 usado pela Força Aérea Brasileira.

 

A FAB informou sobre o terceiro acidente em poucos meses, vitimando tripulantes de duas aeronaves T-25 Universal da Força Aérea Brasileira (FAB). Nessa quarta-feira, 06/07, o Comando da Aeronáutica publicou uma nota sobre o acidente ocorrido com as aeronaves T-25.

 

De acordo com informações do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), ambas aeronaves se chocaram durante treinamento na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP, às 15h30, da quarta-feira, 06/07.

 

O choque vitimou os quatro tripulantes envolvidos, os militares Tibério César Corvello Vitola, Alex Araújo Affonso Rego, André Luiz Franchi Grigoletto e Jamil Nazif Rasul Neto. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas e estão sendo apuradas pelo Comando da Aeronáutica.

 

Outros acidentes

 

Recentemente, uma onda de acidentes tem ocorrido com aeronaves e pilotos da Força Aérea Brasileira. Em maio de 2011, um avião modelo A-29 (Super Tucano/Embraer) da FAB caiu na comunidade rural do Manibu, localizada entre as cidades de Pureza e Maxaranguape, a cerca de 50km de Natal, Rio Grande do Norte. O piloto morreu no acidente.

 

Em fevereiro passado, uma mesma aeronave  Super Tucano modelo A-29 apresentou problemas em voo, obrigando o piloto a usar o mecanismo de ejeção para abandonar o equipamento. A aeronave caiu próximo à pista de pouso do aeroporto de Porto Velho (RO) e o piloto, 1º tenente-aviador Marcelino Aparecido Feitosa, que se ejetou, foi resgatado por posteriormente por um helicóptero H-60 (Black Hawk) da FAB..

 

A seguir, publicamos na íntegra a nota do comando aeronáutico sobre o acidente ocorrido em Pirassununga, em 06/07.

 

Nota Oficial – Acidente com aviões da FAB em Pirassununga (SP)

 

O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, nesta quarta-feira (06/07), às 15h30, ocorreu um acidente entre duas aeronaves T-25 Universal da Força Aérea Brasileira (FAB) na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). No acidente faleceram os quatro tripulantes: Capitães-Aviadores Tibério César Corvello Vitola e Alex Araújo Affonso Rego e os Tenentes-Aviadores André Luiz Franchi Grigoletto e Jamil Nazif Rasul Neto.

 

O acidente ocorreu durante uma missão de treinamento na área de instrução da AFA.

 

O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

 

Brasília, 06 de julho de 2011.

 

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno

Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

 

* Com informações do CECOMSAER.

- Foto: divulgação.

 

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São Paulo:

Marrone estaria comandando helicóptero, diz piloto

Piloto diz que Marrone comandou helicóptero antes do acidente.*

 

Helicóptero de Marrone ficou destruído após cair no recinto de exposições de São José do Rio Preto.

 

O cantor Marrone pilotou o helicóptero que caiu na tarde de segunda-feira (2) em São José do Rio Preto (SP) em alguns trechos do trajeto, segundo o piloto Almir Carlos Bezerra, 49, que recebeu alta do hospital Santa Casa ontem (7). O depoimento de Bezerra à polícia foi revelado em reportagem do "Fantástico", da Rede Globo, veiculada neste domingo.

 

Recuperado de um quadro anêmico em razão da perda excessiva de sangue após o acidente, o piloto passou por uma cirurgia corretiva no braço esquerdo. Ele perdeu o pé esquerdo e a perna foi amputada dez centímetros abaixo do joelho.

 

Marrone teria pilotado a aeronave em trechos do trajeto entre Curitiba (PR) e São José do Rio Preto (SP), onde foi feita uma parada para abastecimento.

 

O piloto se justifica afirmando que Marrone está aprendendo a pilotar. Ainda de acordo com a reportagem, o cantor fez exames de saúde e provas teóricas, mas ainda não concluiu o curso, logo só poderia pilotar em um voo de instrução. Nesse caso, o professor fica do lado esquerdo e o aluno no direito, como estavam posicionados Bezerra e Marrone, mas não poderia haver passageiros.

 

O terceiro ocupante da aeronave, Jardel Alves Borges, 33, secretário particular e primo de Marrone, continua internado em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Base. Ele sofreu traumatismo crânio-encefálico, fratura nos dois braços e no quadril e perfuração do abdômen.

 

A Polícia Civil investiga se Marrone, que faz dupla com Bruno, estava pilotando o helicóptero. O delegado José Luiz Chain, do 2º DP do município, abriu inquérito na sexta-feira (6).

 

"Vamos apurar as lesões e quem realmente estava pilotando o helicóptero. Marrone já tem uma certificação de capacidade física, mas ainda não tirou a licença. A aeronave pode ser comandada dos dois lados, e o piloto explicou que é permitido que os alunos fiquem do lado direito quando estão acompanhados do instrutor", afirmou Chain.

 

Marrone deixa Hospital de Base de São José do Rio Preto após acidente

Uma carta precatória deve ser expedida nesta segunda-feira (9) para que Marrone seja ouvido pela polícia em São Paulo, onde mora. Além do piloto, a polícia já ouviu três testemunhas, entre elas duas pessoas que estavam no aeroporto no momento do acidente e que também disseram que Marrone estava do lado direito da aeronave.

 

O cantor teve alta na quarta-feira (4) do Hospital de Base de São José do Rio Preto, onde ficou internado por dois dias, com ferimentos leves.

 

ACIDENTE

 

O helicóptero caiu pouco antes de 15h de segunda-feira (2), depois de abastecer em São José do Rio Preto. O funcionário do posto Shell que abasteceu o helicóptero horas antes do acidente confirmou à polícia que Marrone estava sentado do lado direito da aeronave.

 

O piloto afirmou ao delegado que a aeronave perdeu potência assim que decolou. "Ele disse que o giro começou a diminuir e que acionou o comando para que o giro voltasse ao normal, mas mesmo assim o helicóptero continuou perdendo velocidade", afirmou o delegado.

 

Chain vai pedir à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) cópia do laudo do acidente e da análise do combustível como parte do inquérito, que tem prazo de 30 dias para conclusão. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) também investiga o acidente.

 

* Informações e imagem da Folha.Com.

- Imagem: Paulo Henrique Magri/Futura Press.

 

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Rondônia:

Caça Super Tucano da FAB cai em Porto Velho

A Aeronáutica também informou que iniciou as investigações para

apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

 

Da Redação*

Via Fanzine

 

Os caças Super Tucano são utilizados pela FAB.

 

Em nota oficial divulgada em seu site, o  Comando da Aeronáutica informa que nesta sexta-feira (25/02), por volta das 19h (horário de Brasília), uma aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo A-29 (Super Tucano), produzido pela Embraer.

 

A aeronave teria apresentado problemas em voo, obrigando o piloto a usar o mecanismo de ejeção para abandonar o equipamento. A aeronave caiu próximo à pista de pouso do aeroporto de Porto Velho (RO).

 

De acordo com o comunicado, o piloto, 1º tenente-aviador Marcelino Aparecido Feitosa foi resgatado por um helicóptero H-60 (Black Hawk) da FAB e encaminhado ao Hospital da Guarnição do Exército em Porto Velho, onde permanece em observação. No momento do resgate, o militar estava consciente.

 

A Aeronáutica também informou que iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.

 

Embraer EMB-314 Super Tucano

 

O Embraer EMB-314 Super Tucano é uma aeronave turboélice leve de ataque e treinamento avançado, que incorpora grandes avanços em aviônicos e armamentos.

 

Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia brasileira em proveito do projeto SIPAM / SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça.

 

Partindo de seu modelo de treinamento EMB-312G1, inicialmente projetado para a Real Força Aérea britânica (RAF), que conta com uma série de modificações para com o Tucano básico, a Embraer começou a estudar uma nova aeronave turboélice, que atendesse ao interesse crescente de um mercado de treinadores de alto desempenho, no qual veio a culminar no modelo EMB-312H ou Tucano H (H de Helicopter Killer ou caça-helicópteros, denominado assim por poder operar a baixa altura, caçando helicópteros).

 

A partir do começo dos anos 90, esse trabalho ganhou um novo impulso quando os norte-americanos lançam o programa JPATS (Joint Primary Aircraft Training System), um requerimento conjunto da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e Marinha dos Estados Unidos (US Navy), visando substituir seus treinadores em uso. Para isso, a Embraer se associou à empresa Northrop Grumman, sendo desenvolvido um protótipo demonstrador de conceito, o Tucano POC (Proof Of Concept), mas este veio a ser superado pelo Raytheon T-6 Texan II, versão fabricada sob licença do Pilatus PC-9.

 

Na mesma época, outro programa do qual participou foi o canadense NFTC (NATO Flight Training in Canada), um programa que buscava selecionar uma aeronave turboélice, e uma a jato, para a formação dos novos pilotos da OTAN. Novamente confrontado com o T-6 Texan II, foi desclassificado no final, sendo declarados vencedores o Raytheon T-6 Texan II e o jato BAe Hawk.

 

Apesar dos reveses sofridos nos programas do qual participou, a Embraer continuou desenvolvendo sua aeronave - até então, essencialmente, um treinador - para a aeronave de ataque da qual se tornaria mais tarde.

 

* Com informações do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica e Embraer.

 

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São José dos Campos:

Em nota, Embraer confirma acidente na China

Empresa brasileira informa que já enviou uma equipe técnica ao local.

 

 

Uma aeronave Embraer 190 se acidentou no noroeste da China com 96 pessoas a bordo na terça-feira (24/08), e vitimou 42 pessoas, conforme foi veiculado pelas agências internacionais.

 

A aeronave é pertencente à empresa Henan Airlines se acidentou na aterrissagem, quando não parou e se incendiou rapidamente. A rede estatal CCTV da China informou que 53 pessoas teriam sido resgatas com vida e que pelo menos 42 teriam perdido a vida no acidente.

 

De São José dos Campos, sede da empresa, a Embraer divulgou uma nota no dia 24/08 em seu site, afirmando sobre o acidente na China.

 

Diz anota, “A Embraer expressa profundas condolências e desejo de pronta recuperação a familiares e amigos de pessoas que perderam a vida ou resultaram feridas no acidente de uma aeronave EMBRAER 190, no vôo 8387, da Henan Airlines, quando do pouso no aeroporto de Yichun, na China, hoje, aproximadamente às 22h00 locais”.

 

A Embraer também informou que já disponibilizou uma equipe de técnicos enviada ao local, com o intuito de apoiar as autoridades aeronáuticas chinesas na investigação do acidente.

 

Pelo fato de a empresa Henan Airlines não ter divulgado informações sobre o acidente, chegou-se a comentar que a aeronave não seria de fabricação da empresa brasileira Embraer. No entanto, informação é confirmada pelo site da empresa.

 

* Com informações da Embraer e agências internacionais.

- Foto: Embraer.

 

- Leia também: Avião da Embraer se acidenta e mais de 40 morrem

 

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Bogotá:

Raio derruba avião com 121 a bordo*

Ao menos 4 brasileiros estavam em avião atingido por raio na Colômbia.

 

Aeronave da Aires se partiu em três partes.

 

Uma mulher morreu, cinco pessoas ficaram gravemente feridas e mais de cem permanecem hospitalizadas com lesões leves depois de um avião ter sido atingido por um raio durante o pouso, no aeroporto da ilha caribenha de San Andrés, no norte da Colômbia.

 

Além disso, segundo a Assessoria de Imprensa do Itamaraty, quatro cidadãos brasileiros - dois homens e duas mulheres - estavam no avião e foram levados para a Clínica Villarreal, na ilha de San Andrés. Três deles já receberam alta e um continua internado, mas também está fora de perigo.

 

O acidente aconteceu à 01h50 local (03h50, no horário de Brasília), do dia 16/08, quando um Boeing 737-700 da companhia aérea Aires, que fazia a rota entre Bogotá e San Andrés, com 121 pessoas a bordo, foi atingido por um raio quando estava pousando, o que partiu o avião em três partes.

 

Amar Fernández morreu no acidente, aparentemente por causa de uma parada cardíaca quando era levada a um centro médico. Outras cinco pessoas tiveram ferimentos graves, enquanto mais de cem estão sendo atendidas em dois hospitais da ilha, confirmou à Agência Efe o diretor de segurança cidadã da Polícia Nacional, general Orlando Páez Barón.

 

"A aeronave que cobria o trajeto entre Bogotá e San Andrés aterrissava no meio de uma intensa tempestade elétrica, quando um potente raio teria ocasionado seu descontrole na cabeceira da pista", informou à "Caracol Radio" o coronel Gustavo Barrero, comandante do Grupo Aéreo do Caribe da Força Aérea Colombiana.

 

As atividades no aeroporto Gustavo Rojas Pinilla, em San Andrés, ficarão paralisadas durante todo o dia de hoje, já que as partes do avião continuam na pista, informou à Efe o diretor de segurança cidadã da Polícia.

 

Fontes do aeroporto de El Dorado, de Bogotá, disseram à Efe que o mais provável é que os voos não sejam retomados até a terça-feira.

 

Barón informou que "foram habilitados como aeroportos alternativos o do Panamá e o de Manágua (Nicarágua)", que são países vizinhos, mas que ficam mais perto da ilha do que a Colômbia.

 

"Há cinco pessoas (em estado) muito grave que estão sendo operadas, uma delas com um trauma severo de crânio", disse o general.

 

De acordo com um comunicado da Armada, "a Força Aérea disponibilizou um avião King 350 para o transporte de duas mulheres, uma de 27 e a outra de 56 anos, que serão operadas no Hospital Naval de Cartagena devido à gravidade de seus ferimentos".

 

No entanto, uma menor que segue em estado grave não será transferida "por recomendação medica" e continuará sendo atendida em um hospital da ilha, acrescentou o comunicado.

 

Um total de 89 feridos foram levados ao Hospital Amor de Pátria e outros 35 para a Clínica Villarreal.

 

O diretor do Hospital Amor de Pátria, doutor Robert Sánchez, disse à emissora "RCN" que "os pacientes que precisavam de cirurgia já saíram bem", mas fez referência aos problemas de saúde de uma menina de 11 anos, que passou por "uma cirurgia no crânio".

 

Por sua parte, o diretor da Clínica Villarreal, Rafael Dau, confirmou que a maioria dos pacientes atendidos no centro não apresenta um estado grave e estão fora de perigo.

 

O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, lamentou a morte de uma mulher no acidente e se comunicou pelo telefone com Luis Carlos Barreto, marido da vítima.

 

Além disso, "ofereceu o apoio do Governo para enfrentar esta tragédia familiar" e pediu que as autoridades "prestem o atendimento oportuno e necessário aos feridos no acidente aéreo".

 

O ministro de Transporte do país, Germán Cardona, viajou à ilha e confirmou que o avião da Aires era novo e antes de sair ontem à noite do aeroporto El Dorado cumpriu com todos os protocolos de segurança.

 

"Havia uma situação meteorológica bastante difícil ao chegar à ilha (...), infelizmente uma pessoa morreu, mas não por causa do acidente propriamente, mas no transporte para um dos centros assistenciais" depois de sofrer um ataque cardíaco, afirmou.

 

Uma comissão da Aeronáutica Civil e da Força Aérea Colombiana iniciaram imediatamente a investigação do acidente.

 

* Informações e imagem da EFE.

 

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Smolensk/Rússia:

Presidente polonês morre em acidente aéreo*

Total de mortos foi de 96 e inclui primeira dama e autoridades polonesas.

 

Trágico acidente de avião polonês na Rússia.

 

O presidente da Polônia, Lech Kaczynski, o presidente do banco central e o comandante militar do país morreram neste sábado, quando o avião em que estavam caiu em meio a uma densa neblina quando se aproximava de um aeroporto na Rússia.

 

O acidente vitimou, ao todo, 96 pessoas. Não há sobreviventes.

 

A morte de Kaczynski, que ao lado de seu irmão era uma força dominante da política polonesa, traz incerteza política. A eleição presidencial, marcada para outubro, agora precisa ser feita dentro de dois meses, segundo a Constituição.

 

A primeira-dama e muitos outros funcionários de alto escalão do governo também estavam a bordo do antigo Tupolev Tu-154 que caiu em uma floresta a cerca de dois quilômetros do aeroporto da cidade russa de Smolensk.

 

É possível que o acidente tenha sido causado por erro do piloto, disse Andrei Yevseyenkov, porta-voz do governo local de Smolensk. Oficiais locais disseram que o avião atingiu o topo de árvores durante a queda.

 

"As consequências políticas serão duradouras, e isso possivelmente vai mudar todo o cenário futuro da política polonesa", disse Jacek Wasilewski, professor da Escola Superior de Psicologia Social, em Varsóvia.

 

Kaczynski, de 59 anos, foi aliado do líder do partido Solidariedade, Lech Walesa, e junto com seu irmão fundou o partido Lei e Justiça, de direita. Ele deixou o partido quando se tornou presidente em 2005, mas continuou a apoiá-lo.

 

Uma fonte do partido disse que o irmão gêmeo do presidente, Jaroslaw Kaczynski, não estava a bordo do avião.

 

Embora o cargo do presidente seja fundamentalmente simbólico, ele pode vetar leis. Lech Kaczynski enfureceu o governo do primeiro-ministro Donald Tusk muitas vezes ao bloquear projetos de leis, como o que reformava o sistema de saúde do país.

 

O presidente da câmara baixa do Parlamento, Bronislaw Komorowski, foi nomeado presidente em exercício, como prevê a Constituição. Komorowski também é o candidato presidencial de Tusk pelo partido Plataforma Cívica, de centro.

 

No avião, que pertencia ao governo polonês e tinha cerca de 20 anos, estava uma delegação de 88 pessoas que viajava para um evento em memória dos assassinatos em massa na cidade de Katyn, sob as ordens do líder soviético Josef Stálin, em 1940.

 

Entre as vítimas da queda estavam a primeira-dama Maria, o presidente do banco central, Slawomir Skrzypek, no cargo desde 2007, o comandante militar Franciszek Gagor, e o vice-ministro do Exterior, Andrzej Kremer.

 

Lech Kaczynski

 

Tusk classifica acidente aéreo como "drama nunca visto no mundo"

 

Em Varsóvia, o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, se referiu ao acidente aéreo ocorrido hoje na Rússia, no qual morreu o presidente do país, Lech Kaczynski, como uma tragédia jamais vista no mundo, na qual morreram os responsáveis pelas mais importantes instituições polonesas.

 

"Um drama como este nunca se viu no mundo moderno", lamentou Tusk, quem anunciou seu deslocamento imediato para Smolensk (Rússia), local do acidente, onde deve se encontrar com o colega russo, Vladimir Putin.

 

"Morreram os chefes das instituições estatais mais importantes, parlamentares, membros da tripulação, sacerdotes, comandantes das Forças Armadas, o vice-presidente do Parlamento e líderes de partidos políticos", acrescentou.

 

Tusk também transmitiu seus pêsames às famílias dos mortos, "nossos amigos e conhecidos", disse.

 

Desde que a notícia começou a ser divulgada no país, centenas de poloneses chegam a todo instante ao palácio presidencial para depositar flores, acender velas e assinar o livro de condolências.

 

A morte de Kaczynski, com a queda do avião presidencial nesta manhã no aeroporto russo de Smolensk, sacudiu à Polônia.

 

Em seguida ao acidente, o primeiro-ministro Tusk convocava urgentemente o Governo e decretava uma semana de luto oficial.

 

Kaczynski, de 60 anos e presidente polonês desde 2005, faleceu como os demais ocupantes do avião presidencial que caiu ao se aproximar do aeroporto russo.

 

O presidente viajava acompanhado da mulher, Maria, e de uma delegação formada por altos representantes, que seguiam para assistir aos atos em memória dos soldados poloneses assassinados, por ordem de Stalin, pelos serviços secretos soviéticos, em Katyn, em 1940.

 

* Informações e imagens: agências Reuters e EFE.

 

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Voo 447:

Airbus é acionada por parentes de vítimas

Parentes de vítimas do voo da Air France entram com ação nos EUA.*

 

Parentes dos passageiros mortos no acidente do ano passado com um avião da Air France na costa do Brasil entraram com cerca de duas dezenas de ações judiciais por morte acidental em Miami contra a Airbus, alegando que a fabricante da aeronave A330 caiu devido a falhas no avião e de componentes fabricados nos Estados Unidos.

 

A Airbus, unidade da Companhia Europeia de Defesa Aeronáutica e Espacial, classificou as ações como sem fundamento.

 

"Não acreditamos que elas estejam bem fundamentadas", disse o porta-voz da Airbus Americas, Clay McConnell. "Agiremos para que elas sejam indeferidas."

 

Os processos foram abertos numa corte distrital dos Estados Unidos pelas famílias dos passageiros a bordo do voo 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 1 de junho de 2009, cerca de 3 horas e meia depois de decolar do Rio de Janeiro.

 

A aeronave que iria para Paris, na França, caiu no mar a 1.088 quilômetros da costa brasileira durante uma tempestade, matando todas as 228 pessoas a bordo.

 

A agência de investigação de acidentes aéreos da França (BEA, na sigla em francês) conduz um inquérito sobre o acidente, mas ainda não esclareceu qual foi a causa do desastre.

 

Na semana passada, a agência retomou as buscas pelas caixas-pretas do avião, que se acredita que estejam a uma profundidade de 4 mil metros no Atlântico perto da costa do nordeste brasileiro.

 

Um escritório de advocacia de Miami chamado Podhurst Orseck abriu 23 ações judiciais por morte acidental na Flórida em nome das famílias dos passageiros e espera abrir outros 10 nas próximas semanas, disse o advogado do escritório Steve Marks.

 

As ações idênticas alegam que o avião caiu porque defeitos de design e fabricação teriam deixado os pilotos sem dados precisos para manter altitude e velocidade de voo.

 

As especulações sobre a causa do acidente durante a tempestade concentram-se no possível congelamento dos sensores de velocidade da aeronave, que aparentemente deram leituras inconsistentes e podem ter afetado outros sistemas.

 

As ações afirmam que o radar meteorológico, o detector de gelo e o anemômetro forneceram informações erradas, enquanto outro equipamento apresentou falha e os motores não tiveram força o suficiente para fazer a aeronave se recuperar de uma perda na velocidade.

 

Entre os acusados estão a Airbus e o Thales Group, da França, e suas subsidiárias norte-americanas. Também estão citadas as companhias norte-americanas Honeywell International Inc, Motorola Inc, Intel Corp, Rockwell Collins, Hamilton Sundstrand Corp, General Electric, Goodrich Corp, Rosemount Aerospace, Dupont Co, Judd Wire Co e Raychem Co.

 

Marks, o advogado dos reclamantes em Miami, afirmou que as ações são da alçada das cortes norte-americanas porque as companhias ou têm sede ou operam nos Estados Unidos.

 

"Como muitas empresas norte-americanas são fabricantes de componentes, o sistema jurídico dos Estados Unidos tem um interesse singular em garantir que os céus estejam seguros", afirmou Marks.

 

O desastre foi o primeiro acidente fatal envolvendo um A330 em operação, que voou pela primeira vez em 1992, afirmou o porta-voz da Airbus McConnell, acrescentando que 667 aeronaves desse modelo estão atualmente em atividade.

 

Sete pessoas morreram durante um voo de teste de 1994 em Toulouse, na França, num acidente atribuído a erro do piloto.

 

A Air France não é citada nos processos, porque leis e tratados diferentes governam a imputabilidade da companhia aérea, afirmou Marks.

 

O governo brasileiro formou um comitê de compensação com as seguradoras da Air France e as famílias das vítimas para determinar o valor do pagamento às famílias.

 

Neste mês, uma seguradora da Air France, a Axa, anunciou que iria recorrer da decisão de um tribunal brasileiro para que a companhia aérea pagasse 1,16 milhão de dólares de indenização para uma família de vítima. A seguradora disse então que não aceitava a decisão como precedente, porque a indenização deveria ser decidida pelo comitê.

 

* Reportagem de Jane Sutton, para a Reuters.

 

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Belo Horizonte:

Bimotor cai na Serra do Curral

Um vizinho do local contou que escutou o barulho de uma

aeronave voando em baixa altitude, seguido de um estrondo.

 

Da Redação*

Via Fanzine

 

Um avião bimotor caiu na Serra do Curral, na Zona Sul de Belo Horizonte. A aeronave caiu numa área de difícil acesso num terreno de uma mineradora em Nova Lima.

 

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros e várias viaturas da PM fizeram busca no local e encontraram a aeronave. Trata-se de um bimotor Cesna 310, que decolou do Aeroporto da Pampulha às 6h30 com destino a Leopoldina, na Zona da Mata mineira.

 

A queda ocorreu por volta das 8h30 quando regressava a Belo Horizonte. O Cesna estava sendo guiado por instrumentos devido a baixa visibilidade por causa da neblina.

Um vizinho do local contou que escutou o barulho de uma aeronave voando em baixa altitude, seguido de um estrondo.

 

Foram encontrados dois corpos no local, um deles, de Rafael Pascoal Sales, de 27anos, que era piloto do presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella e seu pai, Tanus Sales. A imprensa não teve acesso ao local.

 

* Com informações da Rede Minas (BH).

 

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França:

Encontrado corpo de piloto do Rafale acidentado

A França informa que encontrou o corpo de piloto desaparecido após acidente com Rafale.*

 

O corpo do capitão-de-fragata Francois Duflot, piloto de um dos dois caças Rafale desaparecidos em 24 de setembro após uma colisão das duas aeronaves sobre o Mar Mediterrâneo, foi localizado na madrugada desta quinta-feira, anunciou a Marinha francesa.

 

"O corpo de Duflot foi encontrado a bordo do aparelho, 35 km ao leste do Cabo Bear, na costa de Perpiñán" (sudoeste da França), afirma uma nota da Marinha.

 

"O avião, localizado pela Célula de Mergulho Humano e de Intervenção Submarina (CEPHISMER) da Marinha, está a 700 metros de profundidade sobre um terreno frágil", completa o comunicado.

 

Duflot desapareceu em 24 de setembro depois que o Rafale em que voava colidiu no ar com outro caça similar, quando retornavam para o porta-aviões "Charles de Gaulle" ao fim de um treinamento.

 

O acidente, que segundo o ministro francês da Defesa, Hervé Morin, a princípio não tem relação com o caça, aconteceu no momento em que Brasil e França negociam a venda de 36 Rafale à Brasília por sete bilhões de dólares.

 

O Comando da Aeronáutica brasileira pediu à autoridades francesas acesso às investigações.

 

O outro piloto envolvido, Yann Beaufils, conseguiu se ejetar e foi rapidamente localizado.

 

* Informações da AFP.

 

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Acidente:

Caças franceses Rafale caem no Mar Mediterrâneo*

Construído pela Dassault Aviation, o Rafale, que custa 50 milhões de euros, começou a ser produzido em 1998.

 

O Rafale é o caça multifuncional que está sendo contado para aquisição pela FAB.

 

Dois caças franceses de combate Rafale caíram no Mar Mediterrâneo perto da costa da França e um piloto foi resgatado, informou a Marinha francesa. O acidente acontece no momento em que a França negocia a venda de 36 caças Rafale ao Brasil.

 

"Grandes recursos de terra e mar foram deslocados imediatamente ao local para encontrar os pilotos e um foi resgatado", disse um comunicado da Marinha, acrescentando que as buscas pelo segundo piloto continuam.

 

A causa do acidente é desconhecida. "Quando dois aviões caem no mar ao mesmo tempo, podemos supor que eles se tocaram", declarou uma fonte militar francesa ao jornal "Le Monde", que destaca a notícia na manchete do seu website.

 

O acidente aconteceu às 18h locais (13 horas de Brasília) a cerca de 30 quilômetros ao leste de Perpignan, durante um voo de testes no qual, ambos os aviões tomavam parte, disse o comunicado. Os aviões decolaram do porta-aviões Charles de Gaulle.

 

Construído pela Dassault Aviation, o Rafale, que custa 50 milhões de euros, começou a ser produzido em 1998. A França planeja ter uma frota de 294 Rafale, incluídos 60 na marinha. Atualmente, foram entregues 80 à Força Aérea e à Marinha. O Brasil, se comprar os 36 Rafale, num contrato estimado em vários bilhões de dólares, se tornará o primeiro cliente estrangeiro do caça.

 

O Rafale é capaz de atingir a velocidade Mach 1.8 - dois mil quilômetros por hora, ou quase duas vezes a velocidade do som - e foi desenhado para combates aéreos, voos de reconhecimento e missões de bombardeio nuclear.

 

A Força Aérea da França usa o Rafale em missões regulares no Afeganistão, onde o avião realiza bombardeios com bombas americanas guiadas a laser de 250 quilos, em apoio a missões terrestres da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

 

* As informações são da Agência Estado/Dow Jones.

- Foto: Divulgação.

 

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Teerã:

Avião iraniano cai com 168 pessoas a bordo*

O avião pertencia à companhia iraniana Caspian Airlines e seguia de Teerã para a capital da Armênia, Yerevan.

 

 

Um avião comercial da companhia iraniana Caspian Airlines, com 168 pessoas a bordo, caiu nesta quarta-feira (15/07) na região norte do Irã e ao que tudo indica não há sobreviventes, informa a imprensa de Teerã.

 

A aeronave, um modelo Tupolev de fabricação russa, caiu às 11h33 locais (4h03 de Brasília). Segundo a agência oficial IRNA, o avião decolou do aeroporto internacional Imã Khomeiny de Teerã e caiu 16 minutos depois, perto de Janat Abad, na província de Qazvin.

 

O avião pertencia à companhia iraniana Caspian Airlines e seguia de Teerã para a capital da Armênia, Yerevan. "O avião ficou completamente destruído e em pedaços", declarou o coronel Massud Jafari Nassab, chefe de polícia da província de Qazvin. "Todas as pessoas que estavam a bordo provavelmente morreram", completou.

 

Segundo o site do canal de TV estatal iraniano, 168 pessoas estavam a bordo da aeronave. Mais cedo o canal em inglês Press TV informara 150 pessoas a bordo.

 

Nos últimos 10 anos, o Irã registrou várias tragédias aéreas.

 

* Informações da AFP.

- Imagem: Press TV

 

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