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 Notícias

São Paulo:

FAB procura helicóptero desaparecido em SP*

A FAB fez buscas pelo helicóptero durante a tarde, mas nada foi encontrado.

 

Aeronave decolou às 8h desta terça (30) de Campinas rumo ao Guarujá. Buscas serão retomadas na manhã desta quarta-feira (31).

 

Um helicóptero desapareceu em São Paulo nesta terça-feira (30). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), ainda não há informações oficiais sobre o número de pessoas que estavam a bordo.

 

A aeronave de prefixo PP-CLE decolou do aeroporto Campo dos Amarais, na região de Campinas, no interior do estado, às 8h, com destino ao Guarujá, na Baixada Santista. A previsão era que o avião chegasse na cidade no fim da manhã.

 

A FAB fez buscas pelo helicóptero durante a tarde, mas nada foi encontrado. O trabalho será retomado na manhã desta quarta-feira (31).

 

* Informações de VNews.

   30/08/2011

 

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São Paulo:

Aviões da Vasp serão desmontados na próxima semana*

A Vasp teve a falência decretada em 2008, mas os aviões já estavam

parados e sem peças há pelo menos três anos antes disso.

 

Nove aviões-sucata parados há seis anos vão ser finalmente desmontados do aeroporto de Congonhas, onde ocupam um espaço de 170 mil metros quadrados, e posteriormente leiloados. O primeiro jato será desmontado na próxima terça-feira (23/08), às 14h30, em Congonhas, com a presença da ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, que concederá uma coletiva à imprensa no local. A imprensa poderá acompanhar o início dos trabalhos no pátio em que as aeronaves da Vasp estão estacionadas. No prazo de 20 dias o restante dos aviões da Vasp em Congonhas será desmontado e, em cerca de 60 dias, haverá o primeiro leilão.

 

A ação é resultado do programa Espaço Livre, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem como parceiros a Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Ministério Público de São Paulo, Tribunal de Contas da União (TCU), Procuradoria- Geral da República e Secretaria Especial de Aviação Civil - ligada à Presidência da República. A Vasp teve a falência decretada em 2008, mas os aviões já estavam parados e sem peças há pelo menos três anos antes disso. Ao todo, existem 27 aeronaves da companhia paradas em aeroportos brasileiros.

 

Destinação - Em Congonhas, são nove aviões–sucata,  sete Boeings 737-200 e dois Airbus A-300. O montante obtido com o leilão das aeronaves será destinado à massa falida da Vasp, ou seja, aos credores da companhia habilitados no processo judicial de falência. Outra possibilidade de destinação de aeronaves são museus, que poderão adquiri-las a preços simbólicos, como o Museu Asas de um Sonho, situado na cidade de São Carlos/São Paulo.

 

O procedimento para a retirada dos aviões ocorreu da seguinte forma: a Anac fez vistorias de aeronavegabilidade – possibilidade de voar - e deu laudos de completa deterioração dos aviões, que passaram oficialmente a ser considerados sucatas. Estes laudos da Anac, inéditos no Brasil, serviram para diagnosticar que as aeronaves em questão, já sem turbinas, peças, e até sem trens de pouso, jamais poderiam voltar a voar. Com base nos laudos, o avaliador judicial deu novo preço às aeronaves-sucata, estimados entre R$ 30 e 50 mil.

 

“A Justiça, que existe para solucionar problemas e não para criar mais, precisou coordenar esforços de vários órgãos, pela complexidade do problema, e, agora, de forma patriótica, vai devolver ao Brasil 10% de todo o espaço do mais movimentado aeroporto do País. Este é o papel do CNJ.  Propusemo-nos a algo grande, não só com vistas à Copa de 2014 ou Olimpíadas, mas pelo próprio crescimento da aviação doméstica em quase 25% no ano passado”, diz o Juiz Auxiliar da Corregedoria Nacional, Marlos Augusto Melek.

 

* Informações de Luiza de Carvalho/Agência CNJ de Notícias.

   17/08/2011

 

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Voo 447:

BEA rebate informações do ‘Le Figaro’

Escritório de Investigações e Análises diz que informações do 'Le Figaro' são 'tributo ao sensacionalismo'.*

 

O Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, na sigla em francês) se manifestou, através de nota, na manhã desta terça-feira, sobre a matéria do jornal francês "Le Figaro", que disse que as causas do acidente com o avião da Airfrance que caiu em 2009 no Oceano Atlântico não teriam sido falhas no Airbus.

 

O BEA classificou a matéria como "tributo ao sensacionalismo", já que as informações publicadas não foram confirmadas. O órgão disse ainda que a divulgação de dados da análise das caixas-pretas que acabou de começar é uma afronta aos passageiros e tripulantes que morreram e geram ainda mais sofrimento às famílias das vítimas.

O BEA ressaltou ainda que, como parte de sua missão como a autoridade de investigação de segurança, só ele pode se comunicar sobre o andamento do inquérito. Assim, qualquer informação sobre a investigação de outra fonte é nula se não foi confirmada pelo órgão.

 

Os investigadores voltaram a dizer que a análise é um longo e meticuloso processo e que não será emitido um relatório parcial antes do verão europeu. Nesta fase do inquérito, nenhuma conclusão pode ser tirada.

 

* Informações da Agência O Globo (RJ).

 

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França:

Caixas-pretas do voo 447 teriam sido encontradas

Air France já teria localizado caixas-pretas do voo 447, diz presidente da Associação das Famílias e Vítimas.

Por temerem omissão, parentes pedem que governo acompanhe resgate de corpos do voo da Air France.*

 

As caixas-pretas do voo 447 da Air France, que fazia o trajeto Rio-Paris e desapareceu dos radares em 31 de maio de 2009 com 228 pessoas a bordo, já teriam sido localizadas pelas equipes de busca, segundo informou o presidente da Associação das Famílias e Vítimas do Voo 447 da Air France, Nelson Faria Marinho ao UOL Notícias.

 

Marinho participou de uma reunião com diretores da Air France, autoridades do governo francês e outros familiares dos passageiros – pessoas de 32 nacionalidades estavam a bordo do avião –, em Paris, e disse que as caixas-pretas estariam na cauda da aeronave, já localizada pela equipe de buscas.

 

Assim que as caixas-pretas forem retiradas, começa uma nova batalha entre familiares, a Air France e o governo francês: o local onde as caixas-pretas serão analisadas. Nelson defende que elas sejam levadas para os Estados Unidos, por ser um território neutro, mas enfrenta forte resistência do governo francês e da própria companhia estatal.

 

O presidente da Associação das Famílias e Vítimas do Voo 447 solicitou por meio da Secretaria Nacional de Articulação Social uma audiência com a presidente Dilma Rousseff para pedir que o Brasil se pronuncie oficialmente sobre o assunto.

 

“O governo brasileiro está nos apoiando, mas ainda não fez nenhuma declaração oficial sobre isso [a análise das caixas-pretas], o que é usado como justificativa pelo governo francês para levar as caixas-pretas para a França”, disse Nelson.

 

Ao comentar o assunto, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que o Brasil vai cumprir um acordo internacional que, nesse caso, delega a análise das caixas-pretas à França.

 

"Tem um acordo internacional que determina que, nos casos de acidentes em águas internacionais, o país que faz o estudo é o organismo de prevenção de acidentes do país respectivo, no caso a França, com a participação de países intervenientes e consultivos que o Brasil participa. Quem tem que fazer isso (análise da caixa preta)  é a França. Vamos cumprir o acordo internacional", disse Jobim durante a abertura da 8ª "Latin America Aero & Defense" (LAAD), feira de defesa e segurança que acontece no Rio de Janeiro.

 

No último dia 3, corpos de passageiros que estavam no avião foram encontrados dentro de fuselagem achada no oceano Atlântico. Segundo Marinho, a operação para retirar os corpos e os destroços encontrados no mar deve começar em até três semanas e se estenderá até junho.

 

Marinho, que perdeu o filho Nelson no acidente, reclama que o governo francês “está fechado” e limitando a participação dos familiares e as informações divulgadas. “Foi negado ver até as fotos dos corpos resgatados”, diz ele.

 

“O governo francês negou a presença de um observador da associação -- solicitação feita pelas famílias brasileiras e garantida pelo ministro Jobim -- para acompanhar as buscas e o resgate dos destroços, justificando que a justiça francesa não permite isso, e também negou um pedido do governo brasileiro para que um diplomata do país na França me acompanhasse na reunião”, disse Nelson.

 

Segundo ele, há uma forte resistência do BEA [sigla em francês do Escritório de Investigações e Análises sobre Aviação Civil] para liberar a participação de um “observador” nos resgates dos corpos e dos destroços do avião.

 

“Esperava uma consideração maior, afinal, Brasil e França são países amigos e de boas relações”, disse.

 

O UOL Notícias entrou em contato com a assessoria de imprensa da Air France para comentar o caso mas ainda não obteve resposta.

 

* Informações de Andréia Martins/UOL Notícias (SP).

 

 

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Paralisação:

Aeroviários anunciam greve para o dia 23*

Representantes das companhias aéreas se reuniram com os aeroviários e aeronautas nesta tarde, mas não houve acordo.

 

Após reunião com representantes de companhias aéreas, os aeroviários decidiram nesta quarta-feira, 15/12, que realizarão uma paralisação no próximo dia 23 diante do fracasso nas negociações de reajuste salarial.

 

Representantes das companhias aéreas se reuniram com os aeroviários e aeronautas nesta tarde, mas não houve acordo. As companhias mantiveram proposta de reajuste de 6 por cento, informou o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea).

 

De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, o salário de dezembro e o 13o já serão pagos com o reajuste.

 

Apesar do anúncio de greve, o Snea não acredita que a paralisação dos aeroviários irá ocorrer. Os aeronautas não se manifestaram. Não foi agendada outra reunião para discutir o tema.

 

Os aeroviários, que são aqueles funcionários que atuam em terra, exigem aumento salarial de 13 por cento e alta de 30 por cento no piso. Já os aeronautas cobram índice de reajuste de 15 por cento, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Fentac), filiada à CUT.

 

* Por Alberto Alerigi Jr. e Hugo Bachega, para Reuters.

 

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Informe:

Alterações no CBA prejudicam aeronautas

As modificações do CBA apresentadas precisam ainda ser aprovadas pelo plenário da Câmara antes de seguir para o Senado,

visto que foram inseridos no projeto original do Senado artigos e assuntos que não faziam parte do projeto original.

 

 

Diretoria

Sindicato Nacional dos Aeronautas

SNA/RJ *

 

Deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB/PR) cujo texto altera a Lei 7.565/86

conforme informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

 

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 23 de junho, mudanças na Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA). O texto aprovado altera diversos dispositivos do atual código com proposições apresentadas nos últimos 15 anos por parlamentares, além de sugestões recebidas de diversas entidades da sociedade civil e dos órgãos competentes do Poder Executivo. O principal deles se refere à ampliação da participação do capital estrangeiro no capital das empresas aéreas autorizadas a prestar serviços regulares de transporte público aéreo, que passaria de 20% para 49%. Também foi aprovado o reconhecimento da prevalência do Código de Defesa do Consumidor na regulação da relação entre passageiros e empresas, ampliando assim os direitos dos passageiros nos casos de atrasos, desistência da viagem, e cancelamentos de voos e overbooking.

 

As modificações do CBA apresentadas precisam ainda ser aprovadas pelo plenário da Câmara antes de seguir para o Senado, visto que foram inseridos no projeto original do Senado artigos e assuntos que não faziam parte do projeto original. Mas a votação na Câmara dos Deputados só deve ocorrer depois das eleições de outubro.

 

Outro ponto alterado foi o Art.158, de autoria do relator Deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB/PR), segundo o qual, será admitida a contratação de mão de obra estrangeira para exercerem suas funções no Brasil, como tripulantes ou instrutores, em caráter provisório, na falta de tripulantes ou instrutores brasileiros. O prazo do contrato de instrutores estrangeiros não poderá exceder a seis meses e, para tripulantes, sessenta meses. A proposta é extremamente maléfica aos aeronautas brasileiros e temos de combatê-la de forma veemente!

 

O SNA, ao ser convocado para a audiência pública sobre o CBA, manifestou sua posição radicalmente contrária ao projeto de libertação do capital estrangeiro. Em nenhum momento da audiência foi mencionada qualquer alteração no Art.158. O Sindicato deixa claro que jamais aprovaria ou permitiria essas modificações no Código Brasileiro Aeronáutico.

 

Convocamos todos os aeronautas brasileiros a mostrarem sua indignação através de emails, cartas e fax aos Deputados da Câmara Federal, Anac (acessando o link http://www.anac.gov.br/arus/focus/faleconosco/validarUsuario.asp), Secretaria de Aviação Civil, Conac e Ministério da Defesa (pelo email faleconosco@defesa.gov.br ou no site https://www.defesa.gov.br/index.php?page=fale_conosco).

 

Para acessar a íntegra da Proposta do Deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB/PR), relator do projeto de lei 6716/09, clique aqui.

 

* Fonte e imagem: Boletim Eletrônico do Sindicato Nacional dos Aeronautas.

 

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Rússia:

Dirigíveis ganham a aparência de ‘discos voadores’*

O mecanismo de propulsão da nave é dotado de motores elétricos.

 

O Lokomoskyner tem velocidade de até 110km/h.

 

O Governo da província de Uliánovsk, circunscrição do Volga, na Rússia, confirmou o programa de cinco anos de duração para a construção do 'Aparelho Voador Termobalástico', batizado como o 'disco voador’, devido a sua forma discoidal. O dirigível redondo estava sendo elaborado desde os anos oitenta. O projeto poderá contribuir muito à economia local e restabelecer a produção dos dirigíveis.

 

De fato, a nave aérea será um dirigível de nova geração. Equipada com tanques de hélio, o aparelho estará dotado de uma câmera que se encherá de ar quente. As peculiaridades técnicas do veículo lhe permitirão aterrissar, enquanto os dirigíveis convencionais só podem ser amarrados a gigantescas torres. A nave aérea poderá aterrissar e decolar verticalmente, virar e manter-se voando.

 

O mecanismo de propulsão da nave é dotado de motores elétricos. Ademais, o dirigível estará dotado de asas, também capazes de gerar sustentação, enquanto a forma em disco, segundo os projetistas, proporcionará ao aparelho estabilidade em condições de vento uma vez suspenso sobre ponto, por exemplo, para recolher uma carga.

 

O dirigível, que percebeu o nome “Lokomoskyner”, será insubstituível para os serviços de emergência, já que não demanda nenhuma infraestrutura para funcionar. Ele poderá levar cargas de até 600 toneladas às regiões pouco acessíveis, por exemplo, da Sibéria e ao Oriente Médio. Também está sendo elaborado um modelo de dirigível para transportar passageiros.

 

O Lokomoskyner tem velocidade de até 110km/h e tem autonomia para viagens de até três mil quilômetros de distância. Está previsto que os investimentos no projeto, que deverão ser aplicados durante cinco anos, poderão ultrapassar US$ 90 milhões. A produção destes aparelhos permitirá deverá criar cerca de 800 empregos e atrair maiores recursos ao orçamento regional. O desenvolvimento do programa o levará a cargo da companhia Locomoscay.

 

O contrato de criação da empresa que se dedicará ao desenvolvimento destas aeronaves foi subscrito em agosto de 2009 no salão aeroespacial 'MAKS-2009', promovido na cidade de Zhukovski, na região de Moscou. Os pesquisadores do projeto afirmam que o ‘disco voador’ passará a ser produzido em série a partir de 2012.

 

* Informações de http://atualidade.rt.com.

- Tradução: Pepe Chaves (MG).

- Foto: divulgação.

- Clique aqui para assistir vídeo do dirigível

- Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP).

 

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Rio de Janeiro

Paim é homenageado no Rio

Senador que luta em prol dos aposentados da Aerus recebeu honrarias na ALERJ.

Solenidade contou com presença de filiados e da presidente do SNA, Graziela Baggio.

 

Por Vitório Peret

Do Rio de Janeiro

Para AEROVIA

 

Senado Paim e filiados do SNA na porta da ALERJ.

 

No dia 12/09, o senador Paulo Paim foi homenageado pela Assembléia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (ALERJ). Ele manifestou o desejo de receber a homenagem com a presença dos aposentados e pensionistas da Varig/Aerus, que compareceram à solenidade.

 

Em ato solene, Paulo Paim recebeu a Medalha Tiradentes, representando o reconhecimento à sua luta e ao mesmo tempo como um incentivo de continuidade de seus projetos futuros como: Acabar com o Voto Secreto, A Reposição do Valor das Aposentadorias e Pensões, o Fator Previdenciário, O Estatuto da Igualdade Racial, O Pré-Sal destinado à Previdência, à Saúde e ao Fundeb etc.

 

Na solenidade estavam presentes diversos representantes de classes, deputados, associações sindicais e como convidada especial a Sra. Graziela Baggio (Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas - SNA).

 

Graziela Baggio e Vitório Peret.

 

Aproveitando o gancho, tive a oportunidade de conversar com o Senador Paim e com a senhora Graziela a quem entreguei cópias digitalizadas de várias páginas do jornal Via Fanzine, e em especial da AEROVIA.

 

Ao entregar-lhes o material, deixei claro que o principal objetivo dessa empresa jornalística é o de veicular suas notícias com imparcialidade. Graziela se mostrou-se muito interessada na abordagem publicada, chegando a comentar alguns trechos posteriormente.

 

O senador Paim tem se mostrado totalmente a favor da causa dos cerca de 50 mil ex-funcionários da Varig, que tentam, através de um acordo na Justiça, receber o que lhes é devido do fundo de pensão Aerus.

 

* Vitório Peret é aeronauta aposentado e colaborador de Via Fanzine.

 

- Fotos: Uyranê Hollanda.

 

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Acre:

Explosão e clarão são mistérios em Boca do Acre*

Populares avistaram avião que supostamente teria caído na região.

 

A população do município de Boca do Acre anda intrigada com um acontecimento inusitado na cidade: uma forte explosão, seguida de um clarão que durou cerca de uma hora, justamente no momento em que toda a cidade estava às escuras por conta de um apagão.

 

Segundo Manoel Barbosa, representante do Governo do Amazonas no município, informou ao jornal A Tribuna, por telefone, o clarão foi visto pelos moradores por volta das 20h30 (horário local) desta terça-feira (18/08), e desencadeou um trabalho de buscas a possíveis destroços de uma aeronave.

 

Ele informou ainda que o governador do Estado, Eduardo Braga, foi informado do fato, e que a Polícia Militar recebeu várias ligações sobre o rastro deixado por uma aeronave no céu da cidade amazonense, seguida de uma explosão e um clarão.

 

A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Salvaero de Manaus não registrou sinistro, perda e nem atraso de vôos na região. De qualquer forma, a corporação está de sobreaviso e, em caso de confirmação de alguma ocorrência aérea no local, enviará o esquadrão de buscas de Campo Grande para o Amazonas. Até o momento, não há aviões da FAB na região.

 

Manoel Barbosa disse ainda ao jornal A TRIBUNA que tanto o sentido da explosão, como o prolongado clarão veio de um lugar onde existem três comunidades tradicionais da região: Santa, São Paulo e Capoxi. Grupos já fizeram buscas nas proximidades dessas localidades.

 

O comando da Polícia Militar na cidade seguiu ao local, na manhã desta quarta-feira (19/08), em um barco, pelas águas dos rios Acre e Purus, na tentativa de descobrir o que teria provocado o clarão. O acesso ao local é bastante restrito por conta da vegetação fechada. De barco, são cerca de três a quatro horas de viagem.

 

Segundo a PM, moradores disseram que viram luzes e barulho de motor semelhante aos de uma aeronave. Uma equipe da Defesa Civil da Prefeitura Municipal de Boca do Acre sobrevoa a região na tentativa de esclarecer o ocorrido. A Polícia Federal (PF) não recebeu informações sobre o caso. A Infraero também não tem registros de vôo regular que estivesse naquela região no momento do clarão. Moradores, contudo, confirmam ter visto um avião e explosão, e as buscas continuam, e devem se intensificar, a partir de hoje.

 

Segundo Cássia Mercedes, chefe de gabinete da Prefeitura de Boca do Acre, o aeroporto da cidade só funciona durante o dia, por não ter equipamentos para receber pousos e decolagens noturnas. “Ainda assim, só recebemos aeronaves de pequeno porte. Se for confirmado que se trata de um acidente aéreo, deve ser uma aeronave pequena e clandestina.”

 

Cássia informou ainda que estava ao volante de seu carro, quando o clarão teria surgido no céu da cidade. “Parecia um grande incêndio. O clarão durou cerca de uma hora e mobilizou a cidade inteira. As ruas ficaram cheias de pessoas que queriam saber o que tinha acontecido, e o que era aquilo que tinha passado no céu.”

 

HELICÓPTERO - Um helicóptero do Ibama fez um sobrevôo de 35 minutos na região apontada pelas pessoas como provável queda do objeto, mas não encontrou qualquer vestígio que levasse aos destroços de aeronave. O próprio coordenador liderou um grupo de voluntários que percorreu a floresta desde as 21 horas de terça-feira, até duas horas de quarta-feira, sem, no entanto, localizar qualquer coisa que pudesse indicar para queda de uma aeronave.

 

RESERVA INDÍGENA - A cidade de Boca do Acre está localizada a 200 quilômetros de Rio Branco e o suposto choque do objeto com o solo teria ocorrido a pelo menos quatro horas de ‘voadeira’ subindo pelo rio Purus. Desde a sede do município, e próximo às comunidades de São Paulo, Capoxi e Santana, onde há uma reserva indígena.

 

AERONAVE - Uma aeronave com garimpeiros a bordo, e plano de vôo não declarado, teria deixado a cidade de Boa Vista, Roraima, e desaparecido no espaço aéreo amazônico, no final da tarde desta terça-feira, 18/08. A aeronave dos garimpeiros teria sido observada pela última vez sobrevoando uma área indígena ainda dentro de Roraima, pelos radares do Sistema de Vigilância da Amazônia. Mas segundo especialistas, isso é pouco provável. De acordo com a ferramenta Google Earth, Boa Vista está a cerca de 1,4 mil quilômetros de Boca do Acre, muito distante para um possível voo direto.

 

EQUIPE DE BUSCAS - Uma equipe composta por policiais militares, voluntários e dois vereadores está na fazenda Europa, às margens do rio Purus, a quatro horas de ‘voadeira’ de Boca do Acre. A proprietária da fazenda foi a primeira a informar ter visto um avião sobrevoando o local e, em seguida, ouvido um estrondo forte. O vereador Allisson Lima disse moradores da fazenda avistaram uma forte fumaça saindo do meio da mata fechada.

 

Cindacta não registra qualquer anomalia no tráfego aéreo**

       

O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo de Manaus, (Cindacta-4), informou à Agência Agazeta.net que  não há registro de qualquer incidente envolvendo aeronaves comerciais, nas últimas 12 horas, na região Norte.

 

O Centro de Controle Amazônico (CCA), responsável pelo monitoramento do tráfego aéreo no espaço aéreo da Amazônia brasileira, também não registrou nenhuma anomalia desde o início da noite desta terça-feira, 18/08.

 

A informação foi prestada pelo tenente Oscar, do Cindacta 4. “Nossos controladores não notificaram nenhum incidente no tráfego aéreo, nas últimas horas”, afirmou o militar.

 

“Também, nenhuma empresa ou familiar de passageiros vieram reclamar o sumiço de pessoas ou de aeronave”, completou ele.

 

O espaço aéreo na região Amazônica é monitorado 24 horas por controladores do CCA.

 

* Informações do jornal A Tribuna (www.jornalatribuna.com.br).

** Informações do jornal A Gazeta (www.agazeta.net).

- Colaborou: Vitório Peret (RJ).

 

- Leia  também sobre outros casos semelhantes:

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Paris:

Fogo em Airbus antes de decolagem deixa 8 feridos

A empresa não especificou se os feridos eram passageiros ou tripulantes.

 

Incidente com Airbus na França: aeronave espanhola estacionada na França.

 

Conforme informações da Reuters, oito pessoas a bordo de um jato Airbus operado pela companhia espanhola Vueling ficaram feridas nesta quarta-feira (05/08), quando um dos motores da aeronave pegou fogo pouco antes da decolagem prevista no aeroporto de Orly, em Paris, informou a empresa.

 

O avião foi esvaziado após o início do incêndio no motor direito do modelo A320 da Airbus às 10h36 (5h36 de Brasília). O fogo começou quando a aeronave taxiava, informou a Vueling em comunicado.

 

Em um comunicado enviado a Madri, a empresa disse que o incêndio começou quando a aeronave estava em fase "pushback", a distância de volta a partir de terminal do aeroporto.

 

A empresa não especificou se os feridos eram passageiros ou tripulantes. Um avião substituto continuaria o voo para Alicante, na Espanha.

 

* Informações da Reuters.

- Foto: AFP.

 

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Capelinha-MG:

Avião que levava banda Skank faz pouso forçado

Porta de jatinho se arranca em pleno voo e piloto faz pouso em fazenda.

 

Da Redação*

Via Fanzine

 

 

O jatinho da Líder Táxi Aéreo que transportava a banda Skank fez um pouso forçado no Norte de Minas. A porta a aeronave teve a porta arrancada em pleno voo.

O incidente se deu na manhã desse domingo (19/07), quando a bana retornava da cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha.

 

A aeronave que decolou de Capelinha seguia para Belo Horizonte quando a porta se soltou, causando despressurização. A alternativa foi fazer um pouso forçado numa fazenda, localizada a 150 km de Capelinha. De lá, os integrantes do Skank seguiram de carro até Diamantina, de onde voaram até a capital.

 

O Skank se apresentou no último sábado em Capelinha. A Líder Táxi Aéreo informou que ocorreu uma pane e que o jato passa está passando por manutenção.

 

* Com informações da Rede Minas (BH).

 

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