São Paulo:
FAB
procura helicóptero desaparecido em SP*
A FAB fez buscas pelo helicóptero durante
a tarde, mas nada foi encontrado.
Aeronave decolou às
8h desta terça (30) de Campinas rumo ao Guarujá. Buscas serão retomadas
na manhã desta quarta-feira (31).
Um helicóptero
desapareceu em São Paulo nesta terça-feira (30). Segundo a Força Aérea
Brasileira (FAB), ainda não há informações oficiais sobre o número de
pessoas que estavam a bordo.
A aeronave de prefixo
PP-CLE decolou do aeroporto Campo dos Amarais, na região de Campinas, no
interior do estado, às 8h, com destino ao Guarujá, na Baixada Santista.
A previsão era que o avião chegasse na cidade no fim da manhã.
A FAB fez buscas pelo
helicóptero durante a tarde, mas nada foi encontrado. O trabalho será
retomado na manhã desta quarta-feira (31).
*
Informações de VNews.
30/08/2011
* * *
São Paulo:
Aviões da Vasp serão desmontados na
próxima semana*
A Vasp teve a
falência decretada em 2008, mas os aviões já estavam
parados e sem peças
há pelo menos três anos antes disso.
Nove aviões-sucata parados há seis anos vão ser finalmente
desmontados do aeroporto de Congonhas, onde ocupam um espaço de 170 mil
metros quadrados, e posteriormente leiloados. O primeiro jato será
desmontado na próxima terça-feira (23/08), às 14h30, em Congonhas, com a
presença da ministra Eliana Calmon, Corregedora Nacional de Justiça, que
concederá uma coletiva à imprensa no local. A imprensa poderá acompanhar
o início dos trabalhos no pátio em que as aeronaves da Vasp estão
estacionadas. No prazo de 20 dias o restante dos aviões da Vasp em
Congonhas será desmontado e, em cerca de 60 dias, haverá o primeiro
leilão.
A ação é resultado do programa Espaço Livre, coordenado
pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que tem como parceiros a
Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tribunal de Justiça
de São Paulo (TJSP), Ministério Público de São Paulo, Tribunal de Contas
da União (TCU), Procuradoria- Geral da República e Secretaria Especial
de Aviação Civil - ligada à Presidência da República. A Vasp teve a
falência decretada em 2008, mas os aviões já estavam parados e sem peças
há pelo menos três anos antes disso. Ao todo, existem 27 aeronaves da
companhia paradas em aeroportos brasileiros.
Destinação - Em Congonhas, são nove aviões–sucata, sete
Boeings 737-200 e dois Airbus A-300. O montante obtido com o leilão das
aeronaves será destinado à massa falida da Vasp, ou seja, aos credores
da companhia habilitados no processo judicial de falência. Outra
possibilidade de destinação de aeronaves são museus, que poderão
adquiri-las a preços simbólicos, como o Museu Asas de um Sonho, situado
na cidade de São Carlos/São Paulo.
O procedimento para a retirada dos aviões ocorreu da
seguinte forma: a Anac fez vistorias de aeronavegabilidade –
possibilidade de voar - e deu laudos de completa deterioração dos
aviões, que passaram oficialmente a ser considerados sucatas. Estes
laudos da Anac, inéditos no Brasil, serviram para diagnosticar que as
aeronaves em questão, já sem turbinas, peças, e até sem trens de pouso,
jamais poderiam voltar a voar. Com base nos laudos, o avaliador judicial
deu novo preço às aeronaves-sucata, estimados entre R$ 30 e 50 mil.
“A Justiça, que existe para solucionar problemas e não para
criar mais, precisou coordenar esforços de vários órgãos, pela
complexidade do problema, e, agora, de forma patriótica, vai devolver ao
Brasil 10% de todo o espaço do mais movimentado aeroporto do País. Este
é o papel do CNJ. Propusemo-nos a algo grande, não só com vistas à Copa
de 2014 ou Olimpíadas, mas pelo próprio crescimento da aviação doméstica
em quase 25% no ano passado”, diz o Juiz Auxiliar da Corregedoria
Nacional, Marlos Augusto Melek.
*
Informações de Luiza de Carvalho/Agência CNJ de Notícias.
17/08/2011
* * *
Voo 447:
BEA
rebate informações do ‘Le Figaro’
Escritório de Investigações e Análises
diz que informações do 'Le Figaro' são 'tributo ao sensacionalismo'.*
O Escritório de Investigações e Análises da França (BEA, na
sigla em francês) se manifestou, através de nota, na manhã desta
terça-feira, sobre a matéria do jornal francês "Le Figaro", que disse
que as causas do acidente com o avião da Airfrance que caiu em 2009 no
Oceano Atlântico não teriam sido falhas no Airbus.
O BEA classificou a matéria como "tributo ao
sensacionalismo", já que as informações publicadas não foram
confirmadas. O órgão disse ainda que a divulgação de dados da análise
das caixas-pretas que acabou de começar é uma afronta aos passageiros e
tripulantes que morreram e geram ainda mais sofrimento às famílias das
vítimas.
O BEA ressaltou ainda que, como parte de sua missão como a
autoridade de investigação de segurança, só ele pode se comunicar sobre
o andamento do inquérito. Assim, qualquer informação sobre a
investigação de outra fonte é nula se não foi confirmada pelo órgão.
Os investigadores voltaram a dizer que a análise é um longo
e meticuloso processo e que não será emitido um relatório parcial antes
do verão europeu. Nesta fase do inquérito, nenhuma conclusão pode ser
tirada.
*
Informações da Agência O Globo (RJ).
* * *
França:
Caixas-pretas do voo 447 teriam sido
encontradas
Air France já teria localizado
caixas-pretas do voo 447, diz presidente da Associação das Famílias e
Vítimas.
Por temerem omissão, parentes pedem que
governo acompanhe resgate de corpos do voo da Air France.*
As caixas-pretas do voo 447 da Air France, que fazia o
trajeto Rio-Paris e desapareceu dos radares em 31 de maio de 2009 com
228 pessoas a bordo, já teriam sido localizadas pelas equipes de busca,
segundo informou o presidente da Associação das Famílias e Vítimas do
Voo 447 da Air France, Nelson Faria Marinho ao UOL Notícias.
Marinho participou de uma reunião com diretores da Air
France, autoridades do governo francês e outros familiares dos
passageiros – pessoas de 32 nacionalidades estavam a bordo do avião –,
em Paris, e disse que as caixas-pretas estariam na cauda da aeronave, já
localizada pela equipe de buscas.
Assim que as caixas-pretas forem retiradas, começa uma nova
batalha entre familiares, a Air France e o governo francês: o local onde
as caixas-pretas serão analisadas. Nelson defende que elas sejam levadas
para os Estados Unidos, por ser um território neutro, mas enfrenta forte
resistência do governo francês e da própria companhia estatal.
O presidente da Associação das Famílias e Vítimas do Voo
447 solicitou por meio da Secretaria Nacional de Articulação Social uma
audiência com a presidente Dilma Rousseff para pedir que o Brasil se
pronuncie oficialmente sobre o assunto.
“O governo brasileiro está nos apoiando, mas ainda não fez
nenhuma declaração oficial sobre isso [a análise das caixas-pretas], o
que é usado como justificativa pelo governo francês para levar as
caixas-pretas para a França”, disse Nelson.
Ao comentar o assunto, o ministro da Defesa, Nelson Jobim,
disse que o Brasil vai cumprir um acordo internacional que, nesse caso,
delega a análise das caixas-pretas à França.
"Tem um acordo internacional que determina que, nos casos
de acidentes em águas internacionais, o país que faz o estudo é o
organismo de prevenção de acidentes do país respectivo, no caso a
França, com a participação de países intervenientes e consultivos que o
Brasil participa. Quem tem que fazer isso (análise da caixa preta) é a
França. Vamos cumprir o acordo internacional", disse Jobim durante a
abertura da 8ª "Latin America Aero & Defense" (LAAD), feira de defesa e
segurança que acontece no Rio de Janeiro.
No último dia 3, corpos de passageiros que estavam no avião
foram encontrados dentro de fuselagem achada no oceano Atlântico.
Segundo Marinho, a operação para retirar os corpos e os destroços
encontrados no mar deve começar em até três semanas e se estenderá até
junho.
Marinho, que perdeu o filho Nelson no acidente, reclama que
o governo francês “está fechado” e limitando a participação dos
familiares e as informações divulgadas. “Foi negado ver até as fotos dos
corpos resgatados”, diz ele.
“O governo francês negou a presença de um observador da
associação -- solicitação feita pelas famílias brasileiras e garantida
pelo ministro Jobim -- para acompanhar as buscas e o resgate dos
destroços, justificando que a justiça francesa não permite isso, e
também negou um pedido do governo brasileiro para que um diplomata do
país na França me acompanhasse na reunião”, disse Nelson.
Segundo ele, há uma forte resistência do BEA [sigla em
francês do Escritório de Investigações e Análises sobre Aviação Civil]
para liberar a participação de um “observador” nos resgates dos corpos e
dos destroços do avião.
“Esperava uma consideração maior, afinal, Brasil e França
são países amigos e de boas relações”, disse.
O UOL Notícias entrou em contato com a assessoria de
imprensa da Air France para comentar o caso mas ainda não obteve
resposta.
*
Informações de Andréia Martins/UOL Notícias (SP).
* * *
Paralisação:
Aeroviários anunciam greve para o dia 23*
Representantes das companhias aéreas se
reuniram com os aeroviários e aeronautas nesta tarde, mas não houve
acordo.
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Após reunião com representantes de companhias aéreas, os
aeroviários decidiram nesta quarta-feira, 15/12, que realizarão uma
paralisação no próximo dia 23 diante do fracasso nas negociações de
reajuste salarial.
Representantes das companhias aéreas se reuniram com os
aeroviários e aeronautas nesta tarde, mas não houve acordo. As
companhias mantiveram proposta de reajuste de 6 por cento, informou o
Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea).
De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato, o
salário de dezembro e o 13o já serão pagos com o reajuste.
Apesar do anúncio de greve, o Snea não acredita que a
paralisação dos aeroviários irá ocorrer. Os aeronautas não se
manifestaram. Não foi agendada outra reunião para discutir o tema.
Os aeroviários, que são aqueles funcionários que atuam em
terra, exigem aumento salarial de 13 por cento e alta de 30 por cento no
piso. Já os aeronautas cobram índice de reajuste de 15 por cento,
segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (Fentac),
filiada à CUT.
*
Por Alberto Alerigi Jr. e Hugo Bachega, para Reuters.
* * *
Informe:
Alterações no CBA prejudicam aeronautas
As modificações do CBA apresentadas
precisam ainda ser aprovadas pelo plenário da Câmara antes de seguir
para o Senado,
visto que foram inseridos no projeto
original do Senado artigos e assuntos que não faziam parte do projeto
original.
Diretoria
Sindicato Nacional dos Aeronautas
SNA/RJ
*
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Deputado Rodrigo Rocha
Loures (PMDB/PR) cujo texto altera a Lei 7.565/86
conforme informações do
Sindicato Nacional dos Aeronautas.
A Comissão Especial
da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 23 de junho, mudanças na Lei nº
7.565, de 19 de dezembro de 1986, o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA).
O texto aprovado altera diversos dispositivos do atual código com
proposições apresentadas nos últimos 15 anos por parlamentares, além de
sugestões recebidas de diversas entidades da sociedade civil e dos
órgãos competentes do Poder Executivo. O principal deles se refere à
ampliação da participação do capital estrangeiro no capital das empresas
aéreas autorizadas a prestar serviços regulares de transporte público
aéreo, que passaria de 20% para 49%. Também foi aprovado o
reconhecimento da prevalência do Código de Defesa do Consumidor na
regulação da relação entre passageiros e empresas, ampliando assim os
direitos dos passageiros nos casos de atrasos, desistência da viagem, e
cancelamentos de voos e overbooking.
As modificações do
CBA apresentadas precisam ainda ser aprovadas pelo plenário da Câmara
antes de seguir para o Senado, visto que foram inseridos no projeto
original do Senado artigos e assuntos que não faziam parte do projeto
original. Mas a votação na Câmara dos Deputados só deve ocorrer depois
das eleições de outubro.
Outro ponto alterado
foi o Art.158, de autoria do relator Deputado Rodrigo Rocha Loures
(PMDB/PR), segundo o qual, será admitida a contratação de mão de obra
estrangeira para exercerem suas funções no Brasil, como tripulantes ou
instrutores, em caráter provisório, na falta de tripulantes ou
instrutores brasileiros. O prazo do contrato de instrutores estrangeiros
não poderá exceder a seis meses e, para tripulantes, sessenta meses. A
proposta é extremamente maléfica aos aeronautas brasileiros e temos de
combatê-la de forma veemente!
O SNA, ao ser
convocado para a audiência pública sobre o CBA, manifestou sua posição
radicalmente contrária ao projeto de libertação do capital estrangeiro.
Em nenhum momento da audiência foi mencionada qualquer alteração no
Art.158. O Sindicato deixa claro que jamais aprovaria ou permitiria
essas modificações no Código Brasileiro Aeronáutico.
Convocamos todos os
aeronautas brasileiros a mostrarem sua indignação através de emails,
cartas e fax aos Deputados da Câmara Federal, Anac (acessando o link
http://www.anac.gov.br/arus/focus/faleconosco/validarUsuario.asp),
Secretaria de Aviação Civil, Conac e Ministério da Defesa (pelo email
faleconosco@defesa.gov.br ou no site
https://www.defesa.gov.br/index.php?page=fale_conosco).
Para acessar a
íntegra da Proposta do Deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB/PR), relator
do projeto de lei 6716/09, clique aqui.
*
Fonte e imagem: Boletim Eletrônico do Sindicato Nacional dos Aeronautas.
* * *
Rússia:
Dirigíveis ganham a aparência de ‘discos
voadores’*
O mecanismo de propulsão da nave é dotado
de motores elétricos.
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O Lokomoskyner tem velocidade de até
110km/h.
O Governo da província de Uliánovsk, circunscrição do Volga,
na Rússia, confirmou o programa de cinco anos de duração para a
construção do 'Aparelho Voador Termobalástico', batizado como o 'disco
voador’, devido a sua forma discoidal. O dirigível redondo estava sendo
elaborado desde os anos oitenta. O projeto poderá contribuir muito à
economia local e restabelecer a produção dos dirigíveis.
De fato, a nave aérea será um dirigível de nova geração.
Equipada com tanques de hélio, o aparelho estará dotado de uma câmera
que se encherá de ar quente. As peculiaridades técnicas do veículo lhe
permitirão aterrissar, enquanto os dirigíveis convencionais só podem ser
amarrados a gigantescas torres. A nave aérea poderá aterrissar e decolar
verticalmente, virar e manter-se voando.
O mecanismo de propulsão da nave é dotado de motores
elétricos. Ademais, o dirigível estará dotado de asas, também capazes de
gerar sustentação, enquanto a forma em disco, segundo os projetistas,
proporcionará ao aparelho estabilidade em condições de vento uma vez
suspenso sobre ponto, por exemplo, para recolher uma carga.
O dirigível, que percebeu o nome “Lokomoskyner”, será
insubstituível para os serviços de emergência, já que não demanda
nenhuma infraestrutura para funcionar. Ele poderá levar cargas de até
600 toneladas às regiões pouco acessíveis, por exemplo, da Sibéria e ao
Oriente Médio. Também está sendo elaborado um modelo de dirigível para
transportar passageiros.
O Lokomoskyner tem velocidade de até 110km/h e tem
autonomia para viagens de até três mil quilômetros de distância. Está
previsto que os investimentos no projeto, que deverão ser aplicados
durante cinco anos, poderão ultrapassar US$ 90 milhões. A produção
destes aparelhos permitirá deverá criar cerca de 800 empregos e atrair
maiores recursos ao orçamento regional. O desenvolvimento do programa o
levará a cargo da companhia Locomoscay.
O contrato de criação da empresa que se dedicará ao
desenvolvimento destas aeronaves foi subscrito em agosto de 2009 no
salão aeroespacial 'MAKS-2009', promovido na cidade de Zhukovski, na
região de Moscou. Os pesquisadores do projeto afirmam que o ‘disco
voador’ passará a ser produzido em série a partir de 2012.
*
Informações de
http://atualidade.rt.com.
-
Tradução: Pepe Chaves (MG).
-
Foto: divulgação.
- Clique aqui
para assistir vídeo do dirigível
-
Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP).
* * *
Rio de Janeiro
Paim é homenageado
no Rio
Senador que luta em
prol dos aposentados da Aerus recebeu honrarias na ALERJ.
Solenidade contou
com presença de filiados e da presidente do SNA, Graziela Baggio.
Por Vitório Peret
Do Rio de Janeiro
Para
AEROVIA
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Senado Paim e
filiados do SNA na porta da ALERJ.
No dia 12/09, o senador Paulo Paim foi homenageado pela
Assembléia Legislativa do Estado Rio de Janeiro (ALERJ). Ele manifestou
o desejo de receber a homenagem com a presença dos aposentados e
pensionistas da Varig/Aerus, que compareceram à solenidade.
Em ato solene, Paulo Paim recebeu a Medalha Tiradentes,
representando o reconhecimento à sua luta e ao mesmo tempo como um
incentivo de continuidade de seus projetos futuros como: Acabar com o
Voto Secreto, A Reposição do Valor das Aposentadorias e Pensões, o Fator
Previdenciário, O Estatuto da Igualdade Racial, O Pré-Sal destinado à
Previdência, à Saúde e ao Fundeb etc.
Na solenidade estavam presentes diversos representantes de
classes, deputados, associações sindicais e como convidada especial a
Sra. Graziela Baggio (Presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas -
SNA).
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Graziela Baggio e
Vitório Peret.
Aproveitando o gancho, tive a oportunidade de conversar com
o Senador Paim e com a senhora Graziela a quem entreguei cópias
digitalizadas de várias páginas do jornal
Via Fanzine, e em especial da
AEROVIA.
Ao entregar-lhes o material, deixei claro que o principal
objetivo dessa empresa jornalística é o de veicular suas notícias com
imparcialidade. Graziela se mostrou-se muito interessada na abordagem
publicada, chegando a comentar alguns trechos posteriormente.
O senador Paim tem se mostrado totalmente a favor da causa
dos cerca de 50 mil ex-funcionários da Varig, que tentam, através de um
acordo na Justiça, receber o que lhes é devido do fundo de pensão Aerus.
* Vitório Peret é aeronauta aposentado
e colaborador de
Via Fanzine.
- Fotos: Uyranê Hollanda.
* * *
Acre:
Explosão e clarão são mistérios em Boca do
Acre*
Populares avistaram
avião que supostamente teria caído na região.
A população do município de Boca do Acre anda intrigada com
um acontecimento inusitado na cidade: uma forte explosão, seguida de um
clarão que durou cerca de uma hora, justamente no momento em que toda a
cidade estava às escuras por conta de um apagão.
Segundo Manoel Barbosa, representante do Governo do
Amazonas no município, informou ao jornal A Tribuna, por telefone, o
clarão foi visto pelos moradores por volta das 20h30 (horário local)
desta terça-feira (18/08), e desencadeou um trabalho de buscas a
possíveis destroços de uma aeronave.
Ele informou ainda que o governador do Estado, Eduardo
Braga, foi informado do fato, e que a Polícia Militar recebeu várias
ligações sobre o rastro deixado por uma aeronave no céu da cidade
amazonense, seguida de uma explosão e um clarão.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o Salvaero de
Manaus não registrou sinistro, perda e nem atraso de vôos na região. De
qualquer forma, a corporação está de sobreaviso e, em caso de
confirmação de alguma ocorrência aérea no local, enviará o esquadrão de
buscas de Campo Grande para o Amazonas. Até o momento, não há aviões da
FAB na região.
Manoel Barbosa disse ainda ao jornal A TRIBUNA que tanto o
sentido da explosão, como o prolongado clarão veio de um lugar onde
existem três comunidades tradicionais da região: Santa, São Paulo e
Capoxi. Grupos já fizeram buscas nas proximidades dessas localidades.
O comando da Polícia Militar na cidade seguiu ao local, na
manhã desta quarta-feira (19/08), em um barco, pelas águas dos rios Acre
e Purus, na tentativa de descobrir o que teria provocado o clarão. O
acesso ao local é bastante restrito por conta da vegetação fechada. De
barco, são cerca de três a quatro horas de viagem.
Segundo a PM, moradores disseram que viram luzes e barulho
de motor semelhante aos de uma aeronave. Uma equipe da Defesa Civil da
Prefeitura Municipal de Boca do Acre sobrevoa a região na tentativa de
esclarecer o ocorrido. A Polícia Federal (PF) não recebeu informações
sobre o caso. A Infraero também não tem registros de vôo regular que
estivesse naquela região no momento do clarão. Moradores, contudo,
confirmam ter visto um avião e explosão, e as buscas continuam, e devem
se intensificar, a partir de hoje.
Segundo Cássia Mercedes, chefe de gabinete da Prefeitura de
Boca do Acre, o aeroporto da cidade só funciona durante o dia, por não
ter equipamentos para receber pousos e decolagens noturnas. “Ainda
assim, só recebemos aeronaves de pequeno porte. Se for confirmado que se
trata de um acidente aéreo, deve ser uma aeronave pequena e
clandestina.”
Cássia informou ainda que estava ao volante de seu carro,
quando o clarão teria surgido no céu da cidade. “Parecia um grande
incêndio. O clarão durou cerca de uma hora e mobilizou a cidade inteira.
As ruas ficaram cheias de pessoas que queriam saber o que tinha
acontecido, e o que era aquilo que tinha passado no céu.”
HELICÓPTERO - Um helicóptero do Ibama fez um sobrevôo de 35
minutos na região apontada pelas pessoas como provável queda do objeto,
mas não encontrou qualquer vestígio que levasse aos destroços de
aeronave. O próprio coordenador liderou um grupo de voluntários que
percorreu a floresta desde as 21 horas de terça-feira, até duas horas de
quarta-feira, sem, no entanto, localizar qualquer coisa que pudesse
indicar para queda de uma aeronave.
RESERVA INDÍGENA - A cidade de Boca do Acre está localizada
a 200 quilômetros de Rio Branco e o suposto choque do objeto com o solo
teria ocorrido a pelo menos quatro horas de ‘voadeira’ subindo pelo rio
Purus. Desde a sede do município, e próximo às comunidades de São Paulo,
Capoxi e Santana, onde há uma reserva indígena.
AERONAVE - Uma aeronave com garimpeiros a bordo, e plano de
vôo não declarado, teria deixado a cidade de Boa Vista, Roraima, e
desaparecido no espaço aéreo amazônico, no final da tarde desta
terça-feira, 18/08. A aeronave dos garimpeiros teria sido observada pela
última vez sobrevoando uma área indígena ainda dentro de Roraima, pelos
radares do Sistema de Vigilância da Amazônia. Mas segundo especialistas,
isso é pouco provável. De acordo com a ferramenta Google Earth, Boa
Vista está a cerca de 1,4 mil quilômetros de Boca do Acre, muito
distante para um possível voo direto.
EQUIPE DE BUSCAS - Uma equipe composta por policiais
militares, voluntários e dois vereadores está na fazenda Europa, às
margens do rio Purus, a quatro horas de ‘voadeira’ de Boca do Acre. A
proprietária da fazenda foi a primeira a informar ter visto um avião
sobrevoando o local e, em seguida, ouvido um estrondo forte. O vereador
Allisson Lima disse moradores da fazenda avistaram uma forte fumaça
saindo do meio da mata fechada.
Cindacta não registra qualquer anomalia no tráfego aéreo**
O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego
Aéreo de Manaus, (Cindacta-4), informou à Agência Agazeta.net que não
há registro de qualquer incidente envolvendo aeronaves comerciais, nas
últimas 12 horas, na região Norte.
O Centro de Controle Amazônico (CCA), responsável pelo
monitoramento do tráfego aéreo no espaço aéreo da Amazônia brasileira,
também não registrou nenhuma anomalia desde o início da noite desta
terça-feira, 18/08.
A informação foi prestada pelo tenente Oscar, do Cindacta
4. “Nossos controladores não notificaram nenhum incidente no tráfego
aéreo, nas últimas horas”, afirmou o militar.
“Também, nenhuma empresa ou familiar de passageiros vieram
reclamar o sumiço de pessoas ou de aeronave”, completou ele.
O espaço aéreo na região Amazônica é monitorado 24 horas
por controladores do CCA.
*
Informações do jornal A Tribuna (www.jornalatribuna.com.br).
**
Informações do jornal A Gazeta (www.agazeta.net).
-
Colaborou: Vitório Peret (RJ).
- Leia também sobre outros casos
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Autoridades militares investigam 'bola de fogo' em Rondônia
Guajará-Mirim: FAB,
PF e PM investigam bola de fogo que caiu do céu
* * *
Paris:
Fogo em Airbus
antes de decolagem deixa 8 feridos
A empresa não
especificou se os feridos eram passageiros ou tripulantes.
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Incidente com
Airbus na França: aeronave espanhola estacionada na França.
Conforme
informações da Reuters, oito pessoas a bordo de um jato Airbus operado
pela companhia espanhola Vueling ficaram feridas nesta quarta-feira
(05/08), quando um dos motores da aeronave pegou fogo pouco antes da
decolagem prevista no aeroporto de Orly, em Paris, informou a empresa.
O avião foi
esvaziado após o início do incêndio no motor direito do modelo A320 da
Airbus às 10h36 (5h36 de Brasília). O fogo começou quando a aeronave
taxiava, informou a Vueling em comunicado.
Em um comunicado
enviado a Madri, a empresa disse que o incêndio começou quando a
aeronave estava em fase "pushback", a distância de volta a partir de
terminal do aeroporto.
A empresa não
especificou se os feridos eram passageiros ou tripulantes. Um avião
substituto continuaria o voo para Alicante, na Espanha.
* Informações da
Reuters.
- Foto: AFP.
* * *
Capelinha-MG:
Avião que levava banda Skank faz pouso
forçado
Porta de jatinho se arranca em pleno voo
e piloto faz pouso em fazenda.
Da Redação*
Via Fanzine
O jatinho da Líder Táxi Aéreo que transportava a banda
Skank fez um pouso forçado no Norte de Minas. A porta a aeronave teve a
porta arrancada em pleno voo.
O incidente se deu na manhã desse domingo (19/07), quando a
bana retornava da cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha.
A aeronave que decolou de Capelinha seguia para Belo
Horizonte quando a porta se soltou, causando despressurização. A
alternativa foi fazer um pouso forçado numa fazenda, localizada a 150 km
de Capelinha. De lá, os integrantes do Skank seguiram de carro até
Diamantina, de onde voaram até a capital.
O Skank se apresentou no último sábado em Capelinha. A
Líder Táxi Aéreo informou que ocorreu uma pane e que o jato passa está
passando por manutenção.
* Com informações da Rede Minas (BH).
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