o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

Manifestos

 

 

Reajuste de passagens:

Militantes do Psol protestam contra aumento

Eles panfletaram um ponto de ônibus na rua Silva Jardim.

 

Da Redação

Via Fanzine

 

Júnior Capanema, Jorge Antônio, Andrea Mendes e Múcio de Castro,

militantes do Psol, distribuíram panfletos em ponto de ônibus de Itaúna.

 

As passagens de coletivos urbanos foram majoradas em Itaúna a partir do dia 1º/03. A passagem em Itaúna sofreu um reajuste de quase 7,5% no último ano. Ao contrário dos reajustes anteriores, quando os usuários foram surpreendidos com o aumento no valor da passagem, desta vez o público foi comunicado com antecedência de cinco dias, já que o Executivo local teria sido acusado de tentar praticar um reajuste ainda superior ao decretado.

 

Temendo ser surpreendidos com um aumento "da noite para o dia", sem os trâmites exigidos pela Lei, alguns cidadãos alertaram via ofício à Promotoria do Ministério Público e a presidência do Legislativo, de que as passagens estavam para sofrer reajuste, sem que as planilhas de custo da empresa concessionária fossem devidamente enviadas com antecedência à Câmara, conforme determina artigo da Lei Orgânica.

 

Entendendo que o prefeito municipal Eugênio Pinto decretou o reajuste sem cumprir as determinações legais, os militantes do Psol de Itaúna, Júnior Capanema, Andrea Mendes, Jorge Antônio e Múcio de Castro, integrantes do Psol em Itaúna, se manifestaram contra a administração municipal promovendo panfletagem [Clique aqui para ver o panfleto] no centro da cidade, um dia após o reajuste, na quarta-feira, 02/03.

 

Panfleto antipintista

 

O panfleto distribuído traz como título: "O Psol é contra o aumento da passaginha", ilustrado com uma caricatura do prefeito Eugênio Pinto dentro de um ônibus com uma arma em punho, falando para um passageiro "R$ 2,25". Traz também uma relação de esclarecimentos públicos e perguntas voltadas às autoridades municipais, que são cobradas. Clique aqui para ler o texto do panfleto na íntegra.

 

De acordo com um comunicado enviado à imprensa, o grupo expressa que se manifesta “contra o aumento abusivo do valor do transporte público em Itaúna, para R$2,25. Foram entregues média de 2 (dois) mil panfletos, nas mediações do ponto de ônibus da Rua Silva Jardim, na tarde desta Quarta- feira dia 2 de Março de 2011”.

 

O Legislativo local e o Ministério Público, que receberam as denúncias protocoladas, ainda não se manifestaram sobre a questão.

 

- Clique aqui para ler na íntegra o comunicado do militantes do Psol.

 

- Foto: divulgação.

 

- Tópicos relacionados:

  Clique aqui para ver o panfleto na íntegra

  Capanema alerta à Promotoria e Legislativo sobre trâmites

 

*  *  *

 

Itaúna:

Músicos se manifestam por seus direitos

Manifestação dos músicos contra a proibição de música ao vivo nos bares foi realizada com sucesso.

 

Por Pepe Chaves*

Via Fanzine

 

Flashes da manifestação de músicos itaunenses contra o "desgoverno" municipal.

 

Manifestação

 

O evento promovidos por músicos itaunenses contra a tentativa de proibição da execução de música ao vivo em bares da cidade reuniu um bom número de pessoas. Muitos que trafegavam pela praça da matriz, pararam para apreciar o show apresentado pelos músicos Ratinho, Joe e Vinicius.

 

Nos intervalos das canções, os organizadores proferiram discursos contra a atual administração, denunciando à sociedade os desmandos do prefeito Eugênio Pinto contra o setor cultural.

 

Estiveram presentes, Márcia (escritora), Palmira Feliciano, Júnior Capanema, Thiago Joel, Maurício Paulino, Danilo Lopes, alguns filiados do diretório municipal do PT de Itaúna, ex-candidato a deputado federal Gustavo Mitre, Ratinho, Joel, Vinícius Regal, DJ Juliano, Jorge do Sindicato dos Metalúrgicos, entre outros.

 

Cartazes com o escrito “cassação já” estavam afixados nos tapumes que cercam a praça em reforma.

 

Contudo, quanto à questão da música em bares da cidade, fomos informados que uma liminar da Justiça local, tornada pública dias antes do manifesto e que contraria as pretensões do prefeito Pinto, garante aos músicos o direito desempenhar sua profissão, dentro dos limites de decibéis estabelecidos pela Lei.

 

Ratinho ironiza pintistas

 

O músico Ratinho, comentou a presença do Procurador Geral do Município, Frederico Santiago e os servidores público Itamar e Emerson Vilaça (cargos comissionados da Defesa Civil), além de alguns outros servidores municipais que ficavam “o tempo todo apontado o dedo em direção aos manifestantes” e dando risadinhas.

 

O músico questionou a atitude dos mesmos e denunciou também, a tentativa de se esvaziar a manifestação, com uma fracassada reunião proposta pelo prefeito um dia antes para conversar com músicos e donos de bares.

 

Via Fanzine obteve informação que a reunião foi um fracasso e nem chegou a ser realizada, já que nenhum músico esteve presente e apenas um proprietário de bar atendeu à convocação do prefeito.

 

Petista critica Procurador do Município

 

O cidadão José Valdemar, advogado e membro do Conselho de Ética do diretório do PT de Itaúna fez uso da palavra e teceu duras críticas em relação a uma possível postura autoritária do Procurador do Município, Frederico Santiago e do Secretário Cristiano Carneiro.

 

José Valdemar também criticou a tentativa de fazer uma reunião anterior àquela manifestação pacífica. Afirmou que não foi o Prefeito que autorizou os músicos tocarem nos bares, mas sim, um direito adquirido, graças a uma liminar da Justiça, que a Constituição Federal garante aos músicos, aos artistas bem como a população, manifestar sua opinião e realizar atividade de cunho cultural.

 

Sobrinho do Neider manifesta

 

Guilherme Antunes, sobrinho do deputado estadual Neider Moreira fez uso da palavra para convidar os presentes a comparecerem na manifestação do dia 18, através da qual, os manifestantes vão pedir o impeachment de Eugênio Pinto. Populares gritavam “fora Eugenio”.

 

Procurador Santiago registra BO contra manifestantes

 

Um fato que chamou a atenção das pessoas que por ali passavam, era sem dúvida, a presença do Procurador Santiago. Ele esteve a contornar os  manifestantes no local, “farejando” qualquer possibilidade mínima de irregularidade. Com olhar repreensivo e, após o início do evento, Santiago e seus subordinados: Emerson Kennede Vilaça, Itamar Carneiro da Silva Fabrício “Baru” (filho do médico e político Dr. Baru) por ali ficaram visualizando os manifestantes.

 

Curioso é notar que, Fabrício Baru, agora “escontando” o Procurador, até poucos meses era um dos mais ferrenhos críticos à administração, Pinto no jornal 'ItaúnaAcontece', no qual tem uma coluna. No entanto, fomos informados que ele foi contratado pela administração Pinto, evidentemente, se calando e curvando diante o pintismo.

 

O assédio dessas pessoas em torno dos manifestantes gerou tensão e causou ainda mais antipatia por parte dos populares que por ali permaneceram assistindo ao show.

 

O mais inusitado ficou mesmo por conta do irrequieto Frederico Santiago, que chegou ao despautério de fazer um Boletim de Ocorrência contra os manifestantes (B.O. nr. M 2589-2010-0016151), no qual, sem apresentar qualquer comprovação, acusa Ratinho, Júnior Capanema e o Professor Thiago de expressar palavras injuriosas contra o Prefeito de Itaúna [veja abaixo].

 

Reprodução de partes do B.O. registrado por Frederico Dutra Santiago contra os manifestantes.

 

'Restituição dos danos sofridos'

 

Os professores Thiago e Júnior Capanema alegam que o B.O. “registra um absurdo que iremos comprovar e cobrar à restituição dos danos sofridos”. Eles alegam que sequer se manifestaram no loca, tampouco fizeram uso da palavra. Sendo eles, estiveram no local somente para “prestar apoio moral àquele importante movimento cultural”.

 

Eles dizem que já estão em contato com seus advogados e vão responsabilizar o Procurador pelas falsas acusações “dentro de todo o rigor que a Lei nos concede”, declararam ambos.

 

De acordo com Capanema, o Procurador também se equivoca ao afirmar que os músicos manifestantes teriam distribuído panfletos no local – ainda que isso não seja crime ou contravenção. Na verdade, os organizadores da manifestação do dia 18 (uma outra...), a qual se destina a pedir o Impeachment de Eugênio Pinto é que teriam distribuído no local um convite para tal evento.

 

O encerramento se deu por volta das 12h, ao som do Hino de Itaúna e aplausos dos populares.

 

* Pepe Chaves é editor dos diários digitais Via Fanzine e Itaúna Fanzine.

 

- Fotos: divulgação.

 

- Clique aqui para assistir o vídeo “Pelo Renascimento de Itaúna”.

 

- Tópicos relacionados:

   Procurador Santiago responde à réplica de VF

 Cidadãos cobram afastamento de prefeito

  Os Pintoléia  De erro de português às queixas da Praça

 Abaixo-assinado pede que prefeito vá à Câmara

 'Primeira dama' minimiza operação da PF

 Sujeira à vista: falhas no recolhimento de lixo

 'Chegou a hora de Eugênio se explicar à população?'

 'Praça da Matriz: mais uma obra inacabada?'

'Nossa praça, uma vergonha'

Prefeito avisa que não comparece à Câmara

'Carta aberta a Eugênio Pinto, prefeito de Itaúna'

Prefeito proíbe música ao vivo em bares

 
 
VOLTAR AO TOPO
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2008, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter