o portal dos itaunenses de todo o mundo...
Cartas & e-mails
Leia outras cartas & e-mails recebidos
Mensagem recebida - assunto: Na Câmara Municipal de Itaúna uns são mais cidadãos que outros?
Sem entrar no mérito do debate dos animais enterrados em certos loteamentos, assunto abordado pelo cidadão Agnaldo, o qual discursou na ultima reunião plenária da Câmara de 13 de Março, achei um tanto curioso, quando o referido jovem, afirma dentre outros, que o Presidente Edinho de Santanense disponibilizou a ele, com a maior boa vontade e rapidez, o arquivo em áudio da penúltima reunião plenária. Edinho ainda confirma que o referido cidadão foi ao seu gabinete, naquela mesma data, com ofício de solicitação, sendo respondido no mesmo dia. Por outro lado, há meses os meus pedidos de informação são ignorados e nenhum vereador, de plenário, foi homem o suficiente para levantar a voz contra estas injustiças que estamos sofrendo!
O cidadão Agnaldo, bem como qualquer outro merece ser bem tratado e receber informações públicas sim, mas acontece que o Presidente Edinho, o qual proibiu a mim e ao professor Thiago de falarmos na Tribuna da Câmara, bem como afixar cartazes naquela desgovernada Casa de Leis, NUNCA respondeu aos meus pedidos de informação, se esquivando de tornar público, aquilo é público e custeado com o dinheiro do povo.
Então quer dizer que uns são mais cidadãos do que outros? Ou será que é melhor, aos olhos do Presidente Edinho, alguém usar a Tribuna para metralhar o líder do governo na Câmara, que é da turma do “mal”, como aconteceu naquela reunião (de faz-de-conta)? Deixo claro que eu respeito o direito do cidadão Agnaldo de manifestar a opinião dele, quando e onde ele quiser, pois as minhas criticas são tão somente em relação ao desgoverno Edinho Pinto, apoiado pelos demais vereadores.
Concordo com o vereador Toinzinho, quando o referido afirma que a reunião é pública e o correto é fornecer cópia do áudio. Mas Toinzinho sabe muito bem que eu não tenho mais acesso aos documentos públicos da Câmara e até hoje, desconheço qualquer ação dele, bem como dos demais da turma do “bem”, para combater, de plenário, as censuras que estamos sofrendo. Já sei! Eu acho que para colocar cartazes ou fazermos criticas diretas aos vereadores Delmo, Marcinho, Lucinho e Édson do Varejão ai pode, mas pra questionar a turma do “bem” e o Deputado Neider Moreira não? Cadê a democracia? Isto é democracia?
Outra evidencia do despreparo de Edinho de Santanense, no “comando” daquela Câmara é o fato de o Vereador Delmo Barbosa, novamente, tê-lo colocado contra a parede ao questionar por qual motivo, os pedidos de informação formulados por ele, em 29 de junho de 2009 e 02 de Agosto de 2011, sobre o suposto uso politiqueiro dos carros oficiais da Câmara ainda não terem sido respondidos. Delmo questiona de plenário e mais uma vez Edinho de Santanense gagueja e se esquiva. Mas o que é isso!? Como é possível um Chefe de Poder tremer pra responder a um vereador e ignorar pedido de informação de cidadão?
Vergonha, vergonha, vergonha!!!
Júnior Capanema Cidadão Itaunense 15/03/2012
* * *
Mensagem recebida - assunto: Rebatendo os “esclarecimento” do desgoverno
Rebatendo os “esclarecimento” sobre as obras de “revitalização” da Praça Dr. Augusto Gonçalves, da lavra do desgoverno.
Será que os itaunenses querem mesmo uma praça mais “bonita”, “acessível” e “moderna” ou a prioridade dos munícipes é uma saúde de qualidade, um hospital e postos de saúde funcionando bem, uma taxa de lixo menos cara, ruas sem buracos, a guarda municipal em pleno vapor, o não-aumento do IPTU e do transporte coletivo Municipal, etc.?
Curioso a afirmação do desgoverno, de que o projeto inicial de reforma foi modificado para atender a algumas solicitações da população. Até onde me consta, foi a justiça quem determinou, por exemplo, a demolição do banheiro. E cá pra nós, como seria este “cumprir do prazo estipulado” para finalização dos serviços? Um ano já se passou, quantos mais serão necessários? Pelo andar da carruagem, a edificação dos estádios da Copa do Mundo para 2014, bem como a reconstrução do Japão e Haiti serão possivelmente concluídas, antes da reforma da extinta praça da matriz de Itaúna.
Soa como cômica, a declaração do ilustre secretário de Urbanismo, pessoa a qual eu respeito, ao falar sobre “(...)os contra-tempos causados pela empreiteira responsável pela execução dos serviços e outros(...)”. Por qual motivo não averiguaram a qualidade dos serviços prestados da empreiteira antes de colocarem o primeiro tapume, ao redor da praça? Será a empreiteira tão ruim assim? Melhor mesmo é que nem tivessem iniciado uma reforma tão desnecessária e impopular. Alguém ai se lembra da “reforma” do Teatro Sílvio de Matos? Primeiro arrancaram as cadeiras, depois avacalharam com o Conselho Municipal de Cultura, enquanto os Vereadores eugenistas Edinho de Santanense, Delmo Barbosa e Marcio Bernardes, da pseudo-comissão de educação, cultura e assistência social da Câmara, nada fizeram pra investigarem os reais motivos do naufrágio da cultura. Sobre CPI da praça nem falo nada, vez que inúmeras vezes que eu pedi aos vereadores, CPI do IPTU, do transporte coletivo, etc., nem um único ato de apoio recebemos.
Reaja Povo Itaunense! Venha “comemorar” o 1º aniversário da reforma da praça, junto aos pouquíssimos bravos cidadãos itaunenses, os quais não se curvam diante dos poderes do Prefeito, neste sábado dia 23, por volta das 9h, nas mediações da desativada fonte luminosa. Inclusive o senhor Prefeito, o Procurador Geral do Município, Srta. 1ª Dama e o Presidente da Câmara estão convidados também, a comerem um pedacinho de bolo conosco, pois nossa manifestação é pacífica e sabemos respeitar e conviver educadamente com quem pensa diferente de nós.
Junior Capanema Militante Cultural 15/07/2011
* * *
Mensagem recebida - assunto: Comunicado da Biblioteca Comunitária - M. Gonçalves
A Biblioteca comunitária de Itaúna situada no Bairro Murilo Gonçalves vai neste ano celebrar o seu 5º aniversario. Metade de uma década de suor, lágrimas e risos. Meio a tantas turbulências, eu, como sua idealizadora e dirigente, posso dizer que seus objetivos tem atingido patamares inesperados.
Contando hoje com quase 1.000 leitores entre inscritos e não-inscritos, convoco leitores para o 1º recadastramento, objetivando organizar o próximo "Quem lê, pedala", que está previsto para o dia 08 de Maio, com novos critérios. Uma vez que o trabalho também começa a ser desenvolvido na cidade vizinha: Divinópolis.
E você, cidadão itaunense, que é adepto da leitura, está convidado desde já a fazer parte desse processo. Dê a sua opinião!
Palmira Feliciano da Silva. 99825760
* * *
Mensagem recebida - assunto: Natal versus Guerra
Itaúna vive hoje a inédita comemoração "Natal x guerra”.
Manhã de sábado, 18/12/2010, véspera do Natal, o povo infeliz manifesta sua insatisfação contra o senhor Prefeito.
Muito triste o que está sendo presenciado aqui na praça (ex) crianças sem entender o que ocorre, brinquedos, manifestação... Uma grupinho falando do trabalho da administração, quase nada, e o povo em massa pedindo, implorando por uma cidade melhor, por que realmente nossa cidade acabou.
Muito triste esta mistura, o fracasso e a reivindicação por mudanças em pleno Natal.
Sabe o que eu diria agora? SAUDADES DA ADMINISTRAÇÃO OSMANDO, RAMALHO, éramos felizes e não sabíamos.
Pois, tínhamos uma Itaúna reconhecida e querida por todos.
O novo nos faz medo... Terror... Pois é inédita em Itaúna, uma manifestação para afastar um prefeito.
Mas como dizem, "O POVO TEM O QUE MERECE" e foram infelizes na escolha.
Que a paz volte a reinar nesta cidade.
Que Jesus neste Natal olhe com carinho o sofrimento do povo sem recursos e volte a iluminar a escuridão que aqui habita.
Feliz Natal.
Lúcia Amaral Escritora e artista plástica Itaúna-MG
* * *
Mensagem recebida - assunto: Desabafo
Meu nome é Rosimere tenho 29 anos, e gostaria de falar da minha indignação com minha cidade que infelizmente não da oportunidade das pessoas trabalharem sem a “bendita” experiência, eu tenho curso técnico de enfermagem, fiz estágio de 400 horas, e simplesmente não consigo arrumar emprego na minha área, eu me pergunto o que será das outras pessoas que fazem esse curso e não conseguem nada!
O estágio devia contar como experiência, coisa que na nossa cidade não é válida eu não consigo entender isso. Eu trabalho desde meus 18 anos, minha tia me deu esse curso e eu gostaria de poder colocar meus conhecimentos em prática mas por causa do famoso “Q.I” não só eu mas outras pessoas não conseguem.
Tudo que eu peço é uma oportunidade!
Nada mais.
Obrigada a todos por lerem esse humilde desabafo.
Rosimere Itaúna-MG
* * *
Mensagem recebida - assunto: Nossa praça, uma vergonha
Sou frequentador da Praça da Matriz a mais ou menos 35 anos e vejo com tristeza a situação da mesma hoje.
Tudo bem fazer uma reforma na praça, mas não entendo porque se quebrar os bancos que são patrocinados por pessoas e empresas idôneas da cidade e os blocos de pedra do calçamento que foram jogados no caminhão junto com a terra retirada e ninguém sabe onde jogaram.
Nossa praça sempre foi muito bonita e bastava uma manutenção que ficaria mais barato e rápido e o mais importante, com a participação e opinião dos habitantes da cidade.
Porque em nossa cidade tem que ser diferente das outras?
Será que nossa praça será mais uma obra inacabada como o trevo da Silva Jardim e outros?
Abra os olhos, povo itaunense, pois é o dinheiro de nossos impostos que estão indo para o ralo.
Temos outras prioridades em nossa cidade.
Marcus Elísio Silva Itaúna-MG
* * *
Mensagem recebida - assunto: Dissimulação brasileira
Nunca na história política do Brasil, com todos os governantes desonestos ao longo do tempo, tivemos um Presidente tão mentiroso, dissimulado que leva a inverdade para todo País, com tanta arrogância e criação de inimigos inexistentes e apoio sorrateiro à violência. Que gastou tanto dinheiro público como estamos vendo, sendo o Presidente um cabo eleitoral, deixando suas responsabilidades em segundo plano. Mente de forma desastrosa, juntamente com a candidata Dilma sobre vários assuntos.
Minha colega economista Dilma, usa de falácias econômicas para influenciar o povo. O pagamento ao FMI, cujos valores foram mínimos comparados ao crescimento mundial e que o Brasil não acompanhou, nada tem a ver com a divida externa que é uma bola de neve. Os juros da divida está consumindo a economia interna e poderá se tornar impagável. É evidente que muitas coisas positivas foram executadas, porque em todos os governos aconteceram. Todavia, a banda podre do PT, da qual pertence o Presidente Lula e Dilma e seus comparsas, permitiram o maior assalto aos cofres públicos de toda historia do Brasil. Não só na área federal, mas em quase todos os governos petistas Brasil afora, sem que ninguém fizesse nada, haja vista que a cúpula do PT sempre usou um escudo de proteção.
A democracia brasileira é uma democracia com sérios riscos de retrocesso, porque o pensamento e atitudes do governo dão claras evidencias tendenciosas ao autoritarismo, só evitados pela garra da imprensa livre e independente que ainda existe, mas como sabemos parte dela já está corrompida, seja nas áreas federais, estaduais e principalmente municipais. Não se admite que numa democracia plena, um integrante do STF, que nunca conseguiu aprovação na magistratura, consiga por via obliqua se tornar Ministro da Suprema Corte por indicação do Presidente da Republica e aprovação dos parlamentares.
Fica evidente a nivelação por baixo, a serviço político em detrimento daqueles competentes sem chances de ocupar tal cargo e, deixa duvidas sobre as decisões ali proferidas. O Brasil não acompanhou o crescimento mundial, até porque não houve graves crises econômicas, exceção a do ano passado que não foi muito expressiva e, só não foi pior aqui porque o povo está acostumado com a miséria sem reclamações. Em outros países decentes os governos tiveram mais problemas porque dão assistência adequada aos seus povos. O Brasil pelas riquezas naturais que possui, não deveria esperar mais um século, que é a previsão para ficar perto de um país de primeiro mundo.
Não discuto qual partido deverá governar o Brasil para que avance e produza com valores agregados e tecnologia, deixando de ser produtor primário. Discuto a necessidade de governantes, honestos, competentes, não dissimulados, que promovam avanços na educação, saúde, tecnologia, infra-estrutura, justiça igual para cidadãos e políticos, equilíbrio ambiental e produtividade, entre outras coisas de suma importância, para dar qualidade de vida ao povo, senão de nada adianta uma evolução se esta não beneficia o ser humano.
A banda podre do PT ou de qualquer outro partido precisa ser banida do cenário político, e o Judiciário, como instituição independente, tem o dever de ser desvinculado ao processo e, tomar decisões para acelerar o desenvolvimento, via punição severa e com celeridade, seqüestrando os bens adquiridos ilicitamente por estes políticos, com o Ministério Publico melhor aparelhado para investigar rapidamente, inclusive bens transferidos para terceiros.
Não dá para continuar vendo um partido político como o PT sendo dono do Brasil, basta ver o Conselho de Administração da Petrobras, onde estão Dilma, Jacques Wagner, Eduardo Dutra entre outros, todos do PT, tendo ou não qualificação para tal cargo. Hoje juntos PT-PMDB, somam os maiores nomes de corruptos deste país em todas as esferas, isso não pode continuar, poucos ficando milionários e o povo pagando, como nas antigas monarquias, trabalhando para seus súditos. O povo está sendo enganado, pela falta de conhecimento, educação.
A Justiça Eleitoral precisa de mudanças urgentes para evitar que espertos enganem tão facilmente essa gente, porque a maioria dos eleitos está no poder de direito, mas de fato não, haja vista que contabilizam votos de quem não sabe o que faz ou é corrompido. Ou tomem providencias urgentes, ou veremos situações sociais graves acontecendo em médio prazo.
Odair de Assis Rodrigues Itaúna 23/10/2010
* * *
Mensagem recebida - assunto: Neurologistas em Itaúna
“Incrível como as coisas são... Li num semanário recente e me solidarizei com a dor da perda de um ente querido do vereador Sr. Anselmo Fabiano, por doença neurológica, no pronto-socorro da cidade, supostamente por não haver neurologistas no quadro de médicos.
Ocorre que venho denunciando isso há meses, anos a fio, nas páginas deste e de outros jornais da cidade, mas parece que os Srs. vereadores não lêem jornais e só agora, com esse episódio triste, vão recorrer ao Ministério Público para pedir providências, na hora em que a dor é na própria carne.
A solução é simples: neurologistas, Itaúna tem e de excelente qualidade. É preciso apenas pagá-los pelo atendimento de plantão no pronto-socorro que eles estarão lá, assim como os Srs. vereadores só comparecem às sessões da Câmara porque são pagos para isso. Médicos também pagam conta de água, energia, condomínio, escola dos filhos, etc.
Itaúna gastaria muito melhor o nosso dinheiro pagando neurologistas para ficar de plantão no hospital do que os milhões para trocar o piso da praça da matriz e outras extravagâncias que estão por aí.
Os vereadores já poderiam ter mudado isso. É só querer!”
Dr. Alessandro Bao Travizani Cardiologista de Itaúna 11/10/2010
* * *
Mensagem recebida - assunto: Vítima de perseguição
Estou sendo vítima perseguição por ter tomado a posição de ficar na minha e não trabalhar para qualquer candidatura que for.
Mas alguns desocupados estão tentando me estressar , estão vindo de carros de som para a porta de minha casa e fazendo algazarra gritando , esbravejando, fazendo mais barulho que uma carroça vazia.
Acredito que está lhes falta trabalho ou inteligência pois agora deram para colocarem cartazes “OFENCIVOS” a minha pessoa .Na noite de terça para quarta , amanheceram caricaturas do tiririca de Itaúna.
Gostei da idéia e resolve então entrar na brincadeira, já que sou o tiririca de Itaúna e me lançaram candidata a deputada aceito o desafio.
“Vote tiririca de Itaúna Palmira” e pelo menos terá garantido gratuitamente o elixir da juventude. O riso ra-ra-ra-ra”
Não vou retirar os cartazes, a campanha foi lançada pelos perdedores.
Agradeço a iniciativa e por favor caso tenham mas alguma idéia tão inteligente, quanto essa, favor não me deixe sem ser informada.
Tudo pela “cultura”
Atenciosamente,
Palmira - Itaúna 25/08/2010
* * *
Mensagem recebida - assunto: Sobre a reforma na Praça Prezado Amigo (a)
Muitos itaunenses estão preocupados com a reforma da Praça da Matriz. Nossa praça já é linda por si só! Entendemos por revitalizar apenas manter os passeios em bom estado,o asfalto sem crateras, os jardins floridos e dar acessibilidade para as pessoas que necessitam. Porém, o que parece é que vai haver uma descaracterização com mais uma construção de alvenaria: o banheiro. E queremos saber, A Prefeitura manterá um funcionário 24 horas responsável pela limpeza? Ou o tão cantado banheiro público será terceirizado e teremos que pagar taxa para usar. Bom, se for assim também não é tão público! Porque não construir estes banheiros no fundo da prefeitura,tem espaço, é mais discreto e com certeza se feder terá alguém para limpar. E o corte das árvores , a retirada da fonte... E o que a gente não conhece do projeto? E o milhão que será investido,este está escrito bem grande na placa afixada na praça. Enquanto isto, tanta coisa para se cuidar primeiro nesta cidade: ruas esburacadas ou mal –arrumadas, lotes centrais verdadeiros matagais, depósitos de lixos nos passeios públicos (os catadores de papel precisam urgente de um galpão), Igreja do Rosário inacabada, passagem de nível do início da Jove Soares um buraco só, e tem mais, tem a saúde precária , o desemprego por falta de investimentos na cidade, e tantos outros problemas...
A população quer conhecer o projeto da Praça ,quer opinar! Afinal “a praça é do povo” e o Governo do PT é participativo! Não é ? As pessoas responsáveis pela revitalização da praça não podem esquecer que a nossa praça tem inestimável valor histórico, patrimonial e sentimental para os nós os itaunenses , os itaunenses que verdadeiramente amamos esta cidade!
Bel de Abreu - Gestora Cultural
* * *
Mensagem recebida - assunto: Solidariedade ao Capitão Fredericci
Itaúna, 21 de Julho de 2010.
Indignado com o possível desrespeito do Prefeito para com nosso estimado Capitão Renato Fredericci, protocolizei junto ao quartel da Polícia Militar de Itaúna, na tarde desta Quarta Feira dia 21, um ofício em solidariedade ao mesmo, bem como aos nossos estimados policiais militares.
Seguem em anexo [abaixo] a cópia escaneada e outra em arquivo Word, para quem desejar publicar ou divulgar.
Respeitosamente Professor Thiago Joel
Capitão da 108ª CIA de Polícia Militar de Itaúna – MG
Em cordial visita, venho manifestar toda a minha admiração, carinho e satisfação em relação aos inigualáveis serviços que o senhor vem prestando a nossa cidade de Itaúna, no comando deste glorioso Ilustríssimo Sr. Capitão, é com muita tristeza que eu abri os Jornais este final de semana passado e me deparei com reportagem narrando o suposto desrespeito do Sr. Prefeito e da namorada dele, para com o Senhor, Capitão.
Não se preocupe, pois as pessoas honestas, trabalhadoras, os cidadãos de bem gostam do trabalho da Policia Militar, já o nosso Prefeito cada dia coleciona mais e mais opositores, enfrenta uma manifestação pacífica atrás da outra e está até sofrendo mais um novo processo de cassação.
Não se deixe abalar por aquele incidente ocorrido durante reunião do Consepi, pois sem o comando, a supervisão ou orientação de um líder brilhante como o senhor, nenhuma Guarda Municipal terá sucesso. Itaúna precisa do Sr. firme e forte na luta contra a Pobre Senhor Prefeito, daqui a dois anos, o mesmo não será mais uma autoridade e o pior, sem o apoio daqueles que o elegeram.
Mas por outro lado, a polícia vai continuar gloriosa hoje e sempre. Longa Vida aos Policiais Militares de Itaúna!
Thiago Joel Estevam Damázio
* * *
Mensagem recebida - assunto: Comunicado à sociedade itaunense
Caros cidadãos, após o arquivamento da CPI, como eu nunca fui de ficar de braços cruzados esperando um milagre cair dos céus, eu resolvi consultar alguns Juristas na Capital mineira, para me informar melhor a respeito do que podia ser feito, quando foi então que eu fui orientado e assessorado na montagem de um pedido de cassação. Protocolizei a referida denuncia na Câmara e eis que o mesmo foi acatado pela maioria dos Vereadores.
Senhores e senhoras munícipes de Itaúna, tudo que este humilde cidadão podia fazer em relação a este pedido de cassação do Prefeito já foi feito quando eu entreguei a referida denuncia nas mãos dos Vereadores. Daqui para a frente, cabe única e exclusivamente aos nossos Vereadores tomarem as providencias legais cabíveis e a ninguém mais.
Para concluir, afirmo que eu não cairei no ridículo de me prestar a debater ou promover bate-bocas sobre rito com nossas autoridades, mesmo porque eu não sou Advogado, sou apenas um humilde cidadão que já faço muito em defender nossa cidade, sem ao menos ganhar um único tostão sequer. Absolutamente tudo que eu tinha pra dizer sobre o tema, está muito bem enumerado na minha denuncia escrita (cópia em anexo) e só me resta agora desejar do fundo do meu coração, que justiça seja feita hoje e sempre. E nada mais a declarar.
Júnior Capanema Cidadão apaixonado por Itaúna
Nota do editor: Via Fanzine teve acesso às páginas da denúncia protocolada por Capanema à Câmara Municipal de Itaúna. A mesma foi aprovada na reunião da terça-feira, 29/06. Em síntese, a mesma consiste em questionamentos do cidadão Capanema em relação ao prefeito Eugênio Pinto, acerca do “conturbado” contrato entre a Prefeitura de Itaúna e a Prescon Informática. De acordo com o denunciante, houve ausência de orçamento prévio com planilha de valores unitários; cobrança ilegal de taxa para retirar edital; falta de parecer técnico; inexistência de dotação orçamentária para a aquisição dos computadores e softwares; nenhuma pessoa fora designada para fiscalizar o recebimento dos equipamentos pelo município; prorrogação de maneira irregular do dito contrato. No final da denúncia, há demonstrativos de que preços praticados por outras prefeituras em programas similares são consideravelmente inferiores. Capanema afirma que, apesar do elevadíssimo custo, os serviços não trouxeram nenhum benefício comprovado ao município, além de diversas irregularidades constatadas através de diligências investigativas executadas pela CPI da Informática.
- Leia também: Câmara acata denúncia e CP é instalada
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Nota ao Povo Itaunense
Venho por meio desta, informa que de fato fui agredido pelos funcionários Joaquim e Cláudio, vulgo Diabo loiro, no dia 28/05/2010, quando compareci no Teatro Sílvio de Matos para conhecer as novas instalações e para participar do evento ligado a Cidadania e Juventude.
Ao verificar o uso indevido no linólio (revestimento de borracha exclusivo para dança), liguei para a bailarina Heloísa Corradi (bailarina de renome estadual, participou da inauguração do Teatro Sílvio de Matos, com mais de 30 anos de experiência e ativista cultural itaunense. Ela disse que de fato deveriam retirar o linólio. Diante de tal aconselhamento, perguntei para A Sra. Vanusa, responsável pelo evento para que eu pudesse retirar o linólio novo e, inclusive, me dispus a colocar o linólio antigo, este de fato já poderia ser usado para qualquer evento devido ao seu estado de conservação.
Após o funcionário Tuca concordar com a retirada, fique no Hall do teatro para participar do evento. Quando fui verificar com o Tuca sobre a instalação do linólio antigo, eis que chega a Sra Íris Leia que me empurrando e gritando disse que eu não acabaria com seu evento. Disse-lhe apenas que já estava de saída uma vez que o linólio já havia sido retirado. Dissimuladamente Íris Leia deu 2 a 3 pulos para trás gritando “Socorro, me ajudem, estou sendo agredida”. Foi a melhor cena de teatro (no estilo comédia) que já vi, pena que não havia plateia para conferir a performance.
Não satisfeitos com a representação solo de sua companheira, o Prefeito Municipal Sr. Eugênio Pinto, fez parceria nos desacatos e começou a me chamar de “Palhaço do Santa Mônica”, tendo em vista que de fato fui convidado e me doei como palhaço no evento de encerramento do ano letivo do Instituo Santa Mônica. Quando já estava indo embora, no Hall do teatro, Joaquim, funcionário da prefeitura terceirizado, começou a me chamar de veado, me explicou que se sou um bailarino de rabo amarrado, que eu de fato era um VEADO.
Não satisfeito com a agressão moral, começou a me enforcar e disse que eu não o conhecia e que sabia que eu era um dos que queria cassar o prefeito. Disse também que eu ira conhecê-lo daquele dia para frente e que era para eu tomar cuidado. Respondi dizendo que não tinha medo de ameaças vindas dos funcionários da prefeitura. Neste momento, surge o então conhecido Diabo Loiro, que começou juntamente com o Joaquim a me arrastar para fora do teatro e me jogaram no chão para começar a pancadaria.
Sorte foi a minha que havia diversos adolescentes que estavam ali para assistir uma palestra – pasmem - sobre cidadania. Em seguida, chegou a Polícia, solicitada pela senhora Íris Leia, que logo veio me dando ordem de prisão. Não entendendo o porquê de tal atitude dos policiais, afinal eu era a vítima. Os mesmos questionaram o que de fato havia acontecido e pediram para que apontasse testemunhas que confirmassem minhas alegações.
Ao entrar no Hall, perguntei aos presentes (todos funcionários contratados) se alguém poderia confirmar minhas alegações, afinal de contas todos estavam ali desde às 18:15h, momento que cheguei no teatro. Ninguém, mas ninguém se pronunciou em meu favor, exceto uma funcionária da administração cujo nome desconheço, que se apresentou ao policial dizendo que era Cristã, que não poderia faltar com a verdade e confirmou minhas alegações. No entanto, ela disse que não queria ser testemunha em processo judicial e pediu para que eu encontrasse outra pessoa para confirmação da verdade.
O policiais, muito bem preparados diga-se de passagem, me concedeu mais alguns minutos para que eu encontrasse uma nova testemunha. Como em Deus podemos confiar cegamente, venho até os policiais com o adolescente Natanael (“Dom de Deus”, “seguidor de Cristo”) que pôs fim a iniciativa da prisão, confirmando a verdade dos fatos assim como o próprio Sr. Itamar (que estava do lado do Prefeito) e que de fato informou aos policiais que não vira agressão alguma da minha parte, mas que simplesmente teria visto eu fazer um sinal obsceno para o Prefeito.
Encerrada a sessão teatral, fui para a delegacia, onde o Sr. Pedro de Vargas (Presidente da OAB-Itaúna) já estava me aguardando para conclusão do BO. Vale ressaltar que a própria Íris Leia não compareceu na delegacia e o agressor Joaquim, ao ver a polícia saiu correndo, ao afirmar, “chegô polícia, vou vazar”.
Fica aqui o meu protesto e espanto para tudo o que vem ocorrendo em nossa cidade principalmente com relação à Sra Vanusa, que mesmo estando do lado de fora do teatro, local onde a Sra. Íris Leia disse ter sido agredida, confirmou as palavras da primeira dama, conflitando com o testemunho de seu marido (Itamar) que de fato estava dentro do teatro e disse com certeza que não tentei e nem agredi ninguém.
Na última terça feira (1º/06/2010), protocolei denúncia na Câmara Municipal de Itaúna referente às infrações político-administrativas que o Prefeito cometeu, estas de fato, possibilitam um julgamento que poderá em tese, cassá-lo, e pus fim em qualquer atitude isolada para defender o patrimônio público que vem sendo desrespeitado.
Cabe agora à sociedade se organizar para que novas arbitrariedades não continuem. Uma medida prática e eficiente da sociedade é a criação de uma ONG que tenha como associados, pessoas que não tenham fins eleitoreiros e que estejam afim de defender nossa tal estimada cidade. Fica aqui meu abraço a todos itaunenses que de alguma forma contribuíram para esta tão árdua missão cidadã.
Lincoln Guimarães Melo Itaúna-MG, 1º/06/2010.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Bairro de Lourdes, descaso e abandono
Itaúna, 14 de maio de 2010.
No dia 25 de dezembro de 2009 fiz uma matéria e enviei a imprensa, denunciando o descaso com a recém construída Praça Antonio Italiano e com dois campos de futebol pertencentes à praça de esportes municipal LTC, localizadas no Bairro de Lourdes onde resido em Itaúna-MG no centro Oeste mineiro. A matéria foi divulgada pelos jornais Magazine (Divinópolis) Via Fanzine e Jornal Brexó( Itaúna) e depois pelo JORNAL ESTADO DE MINAS (na edição de10/01/ 2010 ,domingo) na página Gerais.
Veja novamente a matéria:
Itaúna, 25 de dezembro de 2009 Bairro de Lourdes, descaso e abandono
Recentemente, foi construída uma nova praça no bairro, com material de péssima qualidade, (Duzentos mil reais jogados no lixo) que já foi parcialmente destruída por vândalos e encontra-se em péssimo estado de conservação e ninguém toma providências, apesar das incansáveis cobranças na prefeitura. Tenho a poucos metros da minha casa um problema que considero gravíssimo. Trata-se do “campão de futebol” situado ao lado da Praça de Esportes LTC, melhor dizendo dois campos, lado a lado. Foram usados há um ano, altos recursos públicos para murar, colocar portões, construir um vestiário, arquibancadas, e uma gigantesca grade de proteção com uma altura absurda que até hoje fico tentando decifrar porque o exagero e sua finalidade. Fiz várias fotos do local e fiquei indignado com tanto descaso. Abandono, pichações com palavras de baixo calão, apologia as drogas, sem portões, muros quebrados, vestiário destruído, padrão de energia exposto, padrão do SAAE sem proteção, mato alto, animais pastando, muito lixo, água parada. Pior ainda o local está sendo ponto de prostituição, uso de drogas, abrigo para mendigos etc. Os vizinhos do “campão” dizem não agüentar mais o perigo oferecido e a falta de respeito no local principalmente à noite. Com isto os pais não levam seus filhos para divertirem no local, pois as pichações com letras gigantes contêm palavras impróprias para menores e digo até para adultos. Neste mesmo local funcionava uma escolinha de futebol da prefeitura para crianças, se funciona ainda peço urgentemente que suspenda até que providências sejam tomadas, pois o local em minha opinião deve ser interditado. Vide fotos. Trata-se de uma grande área nobre pública do bairro, bem localizada, praticamente no centro, que poderia ser construída uma grande escola nos padrões modernos, que atenderia os Bairros de Lourdes, Morro do Engenho, Nova Vila Mozart e outros da região. Com esta iniciativa desafogaria os já superlotados, sucateados e ultrapassados prédios onde funciona a Escola Celuta das Neves, Gilka Drumond e Dr. Lincoln Nogueira Machado. E sendo vizinhos ao LTC, os alunos poderiam usufruir das benfeitorias do clube, pois pelo que percebo a Praça de Esportes tem pouquíssimo movimento.
Pergunto de novo: onde estão as autoridades? Senhores vereadores quando dizem que não trabalham e ganham nossos dinheiros no bem bom, vejam os por quês. E os edis ainda reclamam dos cidadãos que os cobram. Peço também que representantes do Ministério Público visite o local. Isto é a Cidade Educativa do Mundo, sendo tomada pelo abandono, desrespeito e virando cidade fantasma e terra de ninguém. E você eleitor, ainda pensa em colocar seu político sentado lá de novo? Pense, vote consciente. “NÃO REELEJA SEU POLÍTICO” e ninguém ligado a ele, porque ele não está nem ai pro cidadão e para campo de futebol abandonado.
Veja a resposta do prefeito de Itaúna somente para o JORNAL ESTADO DE MINAS: 10/01/2010
PREFEITURA DE ITAÚNA RESPONDE: Em relação às denúncias realizadas pelo leitor João Batista de Oliveira referentes a Praça Vereador Antonio Italiano e ao campão de futebol, a Prefeitura de Itaúna informa que os locais foram atacados por vândalos logo depois da inauguração e reforma. Infelizmente os espaços públicos de esporte e lazer sofreram depredações e foram alvo de atos de barbárie e selvageria, com pichações e destruição parcial das obras realizadas em ambos os locais. Segundo o prefeito de Itaúna, Eugênio Pinto, a Policia Militar foi acionada para intensificar o patrulhamento, investigar os casos, apurar e punir todos os envolvidos. Ele informa que a praça e o campo serão reformados em breve e que a administração aguarda apenas o fim do período chuvoso para iniciar as obras. “ A prefeitura esta fazendo sua parte construindo uma cidade com mais qualidade de vida, mas a sociedade também precisa contribuir”, ressalta o prefeito. Ele lembra que toda comunidade é responsável pela conservação das praças e prédios públicos.
CONCLUSÃO: A Praça Vereador Antonio Italiano foi feita uma péssima reforma e ainda com inauguração, com festa e tudo depois de um ano de inaugurada. Temos um prefeito que não constrói e ainda tem a audácia de subir em palanque para inaugurar reformas de obras em prédios ultrapassados, muito mal reformadas por sinal. Um absurdo.
O dois campos de futebol a situação continua a mesma ou pior. Solicito novamente providencias das autoridades municipais, Ministério Publico, pois a situação é calamitosa. E solicitar a administração de Itaúna que cumpra pelo menos as promessas que faz publicamente mesmo que seja somente com reformas. Quero saber também por que nosso funcionário prefeito de Itaúna, respondeu só a um jornal?
João Batista de Oliveira – Morador do bairro de Lourdes.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Petistas e antieugenistas se reúnem em Divinópolis
João Bicudo e Mariângela (antieugenistas do PT de Itaúna), Patrus Ananias e Júnior Capanema.
Na noite desta Terça-feira, dia 20 de abril de 2010, no Colégio CEFET, da cidade de Divinópolis, o pré-candidato ao governo de Minas pelo PT, Patrus Ananias, se reuniu com petistas do Centro-oeste mineiro, para buscar apoio à sua pré-candidatura.
Eu estive presente no encontro, como sempre vou a quase todos os partidos que me convidam, uma vez que não sou filiado a nenhum partido e simpatizante de todos os bons políticos brasileiros.
Aproveitei a ocasião para denunciar às autoridades petistas do Estado, sobre o caos que se instalou sobre as diversas áreas administrativas da cidade de Itaúna, sob a égide desgoverno de Eugenio Pinto.
Fiz questão de conversar com alguns coordenadores do Partido dos Trabalhadores em nossa região, solicitando apoio para que o nosso Prefeito responda diante à Comissão de Ética do PT local, pelas acusações irregularidades e supostas infrações político-administrativas, objetos de investigações por parte da Câmara Municipal de Itaúna e Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
Cordialmente,
Júnior Capanema Cidadão Itaunense
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Minha renuncia do Conselho Municipal de Cultura
Eu, José Alves Capanema Júnior, vulgo Júnior Capanema, ex-secretário do Conselho Municipal de Cultura, venho por meio desta, tornar pública a minha renúncia junto ao referido Conselho pelos motivos, a saber:
Desde meados de 2007 tenho manifestado pacificamente em prol da Cultura e por este motivo, venho sofrendo vários tipos de perseguições políticas. Eu, pessoalmente, solicitei ao Ministério Público e à Câmara, entre outros, a ativação do Conselho Municipal de Cultura. No entanto o que eu presenciei dentro do mesmo foi muitos artistas descompromissados com a Cultura; algumas pessoas medrosas e incapazes de manifestar pacificamente contra a atual Administração que, comprovadamente, desmantelou o nosso cenário cultural; pessoas que nem mesmo têm caráter para justificar a sua ausência, faltando assim, com o respeito perante os artistas que saíam de suas casas para debater Cultura (um bem de todos) nas reuniões do Conselho.
Inúmeros foram os nossos pedidos de informação junto ao Poder Executivo Municipal e, cada um, quando fora respondido, havia a clara intenção de “enrolar” os membros do Conselho.
Como a nossa legislação, no que tange à cultura está desatualizada, entendeu o Conselho que deveríamos debater e elaborar propostas de mudança à nossa Lei Orgânica, entre outras. O fizemos, protocolamos na Câmara e no Executivo, tentamos de todas as maneiras debater junto aos Vereadores Marcinho da Prefeitura, Paulinho Morada Nova, Lucinho de Santanense, Delmo Barbosa e Prefeito Eugênio Pinto, mas os mesmos se negaram veementemente.
Confesso que fiquei surpreso com o vereador Lucinho de Santanense, o qual eu agradeço de antemão, por ter corrigido seu erro do passado, uma vez que o mesmo reconheceu e votou a favor do nosso Projeto da Cultura, na ultima reunião de terça-feira, dia 23 de Março. Houve rumores que o vereador Lucinho votou a favor por mero engano, mas prefiro acreditar que o Vereador Lucinho é um homem consciente e culto, que se preocupa com o desenvolvimento da nossa Cultura. Expresso meu desejo de ir a público, através de vários meios de comunicação, agradecer, em particular, a este vereador, caso no segundo turno de votação da referida proposta de Lei, Lucinho comprove sua consciência e vote a favor da Cultura. Um lembrete: na Terça feira, dia 06 de Abril de 2010, o mesmo projeto será posto em votação definitiva. Desta forma, fica aqui o meu apelo ao nobre Vereador Lucinho de Santanense, para que o mesmo vote novamente a favor do nosso projeto, mostrando assim que está engajado em prol dos avanços da Cultura e do nosso povo.
O Teatro Sílvio de Matos está sendo reformado, registro aqui o empenho do diretor João José de Oliveira, que anunciou a reinauguração do teatro para o mês de abril/2010 e reconhecer que veio dar o melhor de si, enquanto bom construtor que se mostra. Mas, o Conselho pediu informações ao governo, sobre tais reformas que já estão na fase final, no entanto, o pedido ainda não foi respondido. E creio, nem vai ser, pois esta se trata de uma administração pífia, haja vista aos inúmeros pedidos de informação e questionamentos que respeitosamente fiz a este governo, que já remota um ano e até hoje não foram respondidos. E, cadê o princípio da publicidade dos atos administrativos? Mas, em uma administração pífia, o referido princípio constitucional não vale.
Pasmem, mas no dia 15 de março de 2010, houve a audiência referente ao Plano Plurianual de Governo, o Sr. Prefeito afirmou que se o Ministério da Cultura mandar dinheiro, que o mesmo vai construir um bondinho ligando o morro do Bonfim ao morro do Rosário. Fala sério! Com tantos grupos de teatro, dança, música, entre outros, além de hospital em caos, educação decadente e tudo isso sem apoio do poder público, o Prefeito pensa em "bondinho"?
Encerrando minhas manifestações pacíficas, enquanto membro do Conselho, eu reli todos os ofícios no Espaço Popular da Câmara, através dos quais eu e outros artistas cobramos providências do Vereador Delmo Barbosa, Presidente da pífia Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social. E, ao final de minha fala, mais uma vez o Vereador Delmo não respondeu por que não tomou nenhuma providência em relação à Cultura. Eu respeito o fato de o nobre Vereador Delmo ser amigo pessoal, defensor e fã número um do Sr. Eugênio Pinto, mas, por favor, Vereador Delmo, os artistas, desde 20 de Janeiro de 2009, através do número de protocolo 3589 esperam uma providência de Vossa Excelência em relação ao caos da Cultura.
Caro Vereador, dizer que é um parlamentar independente é muito fácil, agora quero vê-lo agir como tal e realizar as auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial inerentes à Secretaria de Educação e Cultura, entre outras, para descobrirmos por qual motivo nossa Cultura se encontra em completo abandono.
Despeço-me aqui do Conselho Municipal de Cultura e rogo à população de Itaúna que continue cobrando da Câmara uma atitude mais firme em relação a todos os absurdos que estamos vivendo. Que os futuros membros do Conselho tenham a honestidade, o desprendimento necessário e a vergonha na cara de manifestar pacificamente, quando se fizer necessário, sempre, em defesa do bem público.
Júnior Capanema Cidadão Itaunense
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Não se encontra emprego em Itaúna
Eu gostaria de deixar aqui o meu desabafo, as empresas de hoje em dia só estão contratando quem tem o famoso Q.I. (Quem Indica), na minha humilde opinião as mesmas deixam de contratar pessoas que possam ser ótimos funcionários.
Onde já se viu precisar ter curso superior para trabalhar de Secretária(o), ou então determinada empresa não contrata porque o candidato não está dentro do seu perfil (de Beleza)? Esses dias eu fui numa loja de informática e perguntei a vendedora, que era muito bonita por sinal, qual era a configuração da máquina e a mesma não soube me responder.
Ora, se para contratar um funcionário ele tem que ser bonito(a) é uma discriminação imensa! Ou então a empresa não contrata porque o candidato é gordo(a).
Eu mesmo tenho curso de informática, Auxiliar Administrativo, Secretariado, vendas e etc e não consigo emprego. Talvez deva ser por causa dos "padrões" exigidos pela sociedade atual, mas que um dia vão acabar. Então se uma mulher bonita estiver trabalhando de secretária e se a mesma ganhar uns quilinhos a mais ela vai ser demitida? O que mais vale para uma empresa? A beleza ou os resultados pelo qual a mesma depende?
Bom, essa é minha humilde opinião e eu espero que as empresas de nossa querida cidade preste mais atenção nos seus candidatos.
Não quer dizer que só porque alguma pessoa não atenda a determinado padrão, não significa que ela não possa ser uma boa funcionária. Não concordam? E esse é meu desabafo.
Não aguento mais ficar sem emprego!
Alessandro Silva Itaúna-MG
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: A calçada não pertence mais aos pedestres – Parte II
Entende-se por “passeios públicos” as áreas nas regiões urbanas destinadas ao trânsito de pedestres, mais comumente chamadas de calçadas. Estabelecer regras e padrões para garantir que tais passeios estejam em condições suficientes para que possam atender ao tráfego de pedestres, sejam estes sadios ou deficientes físicos, é função da lei. Porém, a implantação e manutenção de calçadas em bom estado de conservação e dentro dos critérios exigidos pela lei também é um ato de exercício de cidadania.
No que se refere ao trabalho da Câmara Municipal há um conjunto de artigos de leis que padronizam e regulamentam a construção e manutenção dos passeios públicos. No caso de Itaúna entende-se que não existe fiscalização e as leis não estão sendo respeitadas. Todavia, apesar da legislação existir, são inúmeras as irregularidades observadas no município. Isto se deve, provavelmente, à falta de informações dos proprietários dos imóveis e também ao descaso, decorrente da falta de fiscalização e aplicação das penalidades propostas em Lei. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a atual situação das calçadas e cobrar providências urgentes.
Nesta matéria a área pesquisada se restringiu a Av Jove Soares, onde foram observados vários casos do desrespeito.
Foram observadas várias irregularidades nas calçadas da Cidade Educativa do Mundo, que comprometem sua funcionalidade e a segurança dos transeuntes. A classificação de tais infrações foi baseada nos aspectos observados, em que o passeio público não serve direito sua função, como obstrução do caminho e más condições de pavimentação.
Foram verificadas muitas irregularidades. Vide fotos. Primeiro um puxadinho. Depois uma rampinha. Depois, colocam banquinhos, mesas, cadeiras, vasos de flores, enfeites, para os clientes ficarem confortáveis. E a calçada, área pública de passeio, é tomada aos poucos pelos donos de bares, restaurantes, banca da praça do José Flávio e outros, principalmente à noite, obrigando o pedestre a andar no meio da via entre os carros. Nada contra os comércios e comerciantes, que trabalham honestamente, gerando empregos, pagando injustos e altíssimos impostos para o município, estado e federação. Sou contra o desrespeito com verdadeiro dono do passeio, o pedestre. O maior responsável? O poder público que não cumpre seu papel de fiscalizar e fazer cumprir as leis. Caso o proprietário do logradouro e fiscais responsáveis queira saber mais sobre as normas e leis a respeito dos passeios, deve consultar a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura. Relembrando aos que fingem não saber: é assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos. As irregularidades são tantas e antigas em nossa cidade, que talvez a prefeitura terá que começar a fazer acordos e indenizar os comerciantes para liberar o passeio. Pois alguns, talvez, já podem até entrar com “usucapião”.
Esta é uma denúncia a respeito das condições dos passeios públicos da Cidade Educativa do Mundo. Passeios interditados, poluição visual, guarita de ônibus sucateada, parece avenidas de um certo pais, só falta as vacas e elefantes circular pelas mesmas. Foram observadas situações críticas (vide fotos), que causam transtornos de locomoção para os pedestres e passam despercebidas na maioria das vezes, ou por desconhecimento da lei ou pela grande freqüência com que ocorrem, tornando-se assim fatos rotineiros. Busquei explicitar tais problemas para que providências sejam tomadas pelos nossos “governantes incompetentes” executivo e legislativo, para melhorar a vida dos pedestres, principalmente portadores de necessidades especiais que utilizam destes meios para sua segurança e comodidade no trânsito. O trabalho também destaca que manter as calçadas transitáveis é um exercício de cidadania. As eleições estão próximas e você ainda pretende votar nestes parasitas ineficientes ou alguém ligado a eles, que não cuidam da cidade? Pense bem, seja consciente, “NÃO REELEJA SEU POLITICO”.
João Batista de Oliveira - Pelo direito do pedestre - Obs.: Em anexo foram enviadas fotos comprovando as denúncias expostas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: A calçada não pertence mais ao pedestre
Muito prazeroso ver o progresso da construção civil (imóveis) em Itaúna ultimamente, um verdadeiro canteiro de obras. Parabéns aos proprietários que colaboram com o progresso e o comércio da cidade, gerando empregos e não preocupam apenas em adquirir lotes e construções velhas para investir seu precioso dinheiro e causar mais danos a sociedade em conseqüência do abandono.
Nada contra estas novas construções e seus donos se não fosse o enorme desrespeito com o pedestre. Existem leis que obrigam que os passeios fiquem livres, para circulação de pessoas as quais não estão sendo cumpridas e o prefeito, fiscalização, legisladores parece estar conivente com este absurdo, pois no centro em poucos minutos registrei vários casos (vide fotos) do desrespeito em ruas diferentes poucos metros uma da outra nas barbas do chefe do executivo, autoridades e dos vereadores.
Não respeitam nem a frente das escolas como o caso de uma obra na Rua Professor Francisco Santiago, em frente à Escola Estadual de Itaúna, onde nem a faixa de pedestre para alunos e funcionários escapa. Na Gonçalves da Guia tem que caminhar entre os carros, pois quando não é obra, é passeio irregular ou cheio de mato. O ponto mais critico da Av. Jove Soares e da Getulio Vargas, vizinho a câmara municipal, os passeios estão impedidos.
O drama diário de quem caminha pela cidade mostra que as falhas nas calçadas, que tanto prejudicam os pedestres, se espalham por toda a cidade, há calçadas sem pavimentação, passeios desnivelados, com o piso quebrado ou tomados por obstáculos. Será esta reclamação também uma banalização há problemas normais de qualquer cidade, como também o descaso com os presos, saúde, educação, trevos, transporte, cratera da Silva Jardim etc etc?
Aliás, uma amiga publicou uma matéria quase perfeita em um jornal, pena que ela acoberta, protege um político pouco competente, e cobra do outro muito incompetente sem piedade nenhuma. Imparcialidade é bom e faz bem para nossa imagem. Como você sugeriu em matéria no imparcial e respeitado JORNAL BREXÓ, comece um trabalho voluntário pelos passeios da cidade, ajuda os políticos, eles estão precisando, coitados! Eu não sou trouxa. Será que esta denúcia de um cidadão cumpridor de seus deveres e que cobra seus direitos também ficou um “lixo” meu amigo? Um lixo está a cidade e as obras que não saem do papel.
Não posso calar diante de tantas coisas erradas, não tenho o “rabo” preso. “Não esqueçam leitores e eleitores ‘NÃO REELEJA SEU POLITICO”, porque eles não estão nem ai pra você, calçada é para depositar materiais de construção.
João Batista de Oliveira – Pelo direito do pedestre.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Trânsito! Que trânsito?
Em um diálogo com um conceituado delegado que já trabalhou em Itaúna, por sinal um dos melhores que por aqui passou, chegamos a comentar sobre o calamitoso trânsito em nossa cidade e chegamos às mesmas conclusões em alguns pontos. Primeiramente, nosso município tem o acesso mais complicado da região talvez do estado, quando o destino é o centro, e o mais fácil do Brasil quando é para deixar a cidade, o que deveria ser o contrário, facilitar a entrada e complicar a saída, por vários motivos que os entendidos no assunto sabem por quê.
É um verdadeiro quebra cabeças, um labirinto, quando o visitante entra na cidade com destino ao centro. Para sair uma facilidade. Para os bandidos um paraíso, pois eles cometem os delitos e se não tiver um trem para impedi-los... beijinho beijinho, tchau tchau seu trouxas. Se eu fosse um comerciante da região central, por exemplo, já teria reivindicado estas mudanças há muito tempo. Pois o visitante tem que sair admirando e conhecendo nosso comércio contornando mais vias por mais tempo.
Outro ponto negativo apontado pelo delegado, que também concordei, nunca se viu tanto ponto de CARGA E DESCARGA como aqui, um absurdo. Jamais podemos chamar o motorista e pedestre itaunense de sem educação em uma cidade que praticamente não existe sinalização e trabalho de educação no trânsito com os mesmos. No meu bairro de Lourdes, as ruas Dorinato Lima e Mozart machado jamais pode ser mão dupla, o perigo é altíssimo. E o trevo onde encontram as duas avenidas, parece trevo de louco, tiraram a velocidade de quem sobe e aumentaram a velocidade de quem desce. Coisa de maluco mesmo. Semáforos onde não precisa e falta deles onde há extrema necessidade, e ainda tem “farol” como dizem nossos amigos paulistas, que estão desativados, inutéis. Deprimente.
Colégio conceituado dando um baita mau exemplo do que é falta de educação, fazendo da via publica estacionamento para pais de seus alunos impedindo a rua varias vezes por dia. Coisa feia, para quem trabalha com educação. Faixa do pedestre só é respeitada na frente da delegacia na praça ou debaixo das barbas dos policiais. Estacionar na área central está inviável. Gasto mais combustível e tempo procurando estacionamento no centro do que no percurso onde moro até o mesmo.
Além de gastar tudo isso ainda tinha que pagar aquela porcaria de faixa azul, que nunca funcionou e nos atrasava mais ainda. Neste caso prefeito, vai uma sugestão, o senhor entregou de mão beijada o estacionamento do espaço cultural, para empresários, onde eram realizados eventos, e está destruindo a Praça da Matriz para realizar as porcarias que o Sr. e seus parceiros promovem. Então já que é para bagunçar e destruir libera o interior da praça para estacionamento, ou a praça toda, pois ela perdeu sua função principal a de espaço de beleza, descanso e paz.
Outra sugestão, criar uma LEI QUE OBRIGUE prefeitura, delegacia, fórum, todos os bancos a terem seus próprios estacionamentos. Pois o povão que procura estes serviços a maioria não possui veículos. Sinalização nas ruas não existe, será que a quebradeira chegou ao ponto de não poder comprar tintas para pintar faixas? Devido aos fatos, concordei com quase tudo que um respeitado delegado e cidadão escreveu, e foi divulgado pelo conceituadíssimo JORNAL BREXÒ, para ter uma sinalização precária, colocando vidas em risco, é melhor não tê-las.
Outra barra que enfrentamos, é quando precisamos deslocar da região da Praça da Lagoinha, para o outro lado, ou seja, pra Av. Getulio Vargas, Jove Soares, como é doloroso, e com isso a maioria dos motoristas é obrigada a dar um giro na praça, tumultuando mais ainda o local, já caótico. Aquele trechinho em frente ao Colégio Santana tem que ser mão dupla. O colégio que se vire com estacionamento, espaço de sobra e recursos para isto eles tem. E as multas, ah minha paciência, ainda trouxeram mais vinte policiais para a cidade e ainda falam em Guarda Municipal.
Será que estes policiais foram bem instruídos da real situação da cidade? Que não é uma cidade normal? Que hoje temos a pior administração de todos os tempos? Que a sinalização e o transito está o verdadeiro caos? Estacionar na área central é impossível! Que com isso os policiais têm que ser mais conscientes e tolerantes? Então amigos policiais, apesar de vocês não serem os culpados e estarem cumprindo o seu papel, pega leve com a caneta, pois já tem cidadãos reclamando de vocês.
Enfim para começar a melhorar, o prefeito tem que agir com eficiência, colocar pessoal mais competente na área, cobrar providências do Colégio Santana, etc etc etc. Pois na atual conjuntura eu jamais me atreveria falar que o motorista e o pedestre itaunense sejam mal educados, pois quem deve dar o exemplo não está nem ai.
E as conseqüências todos estão vendo, os constantes acidentes, com mortos e feridos. Em tempo, quase esqueço, a ruas da cidade estão um verdadeiro queijo suíço, outro problema crônico que atrapalha bastante. Isto amigos leitores e eleitores é a chamada “Cidade Educativa do Mundo”. Por quê? Não sei! Imagina se não fosse. E vocês ainda vão votar nesta corja de incompetentes? “NÃO REELEJA SEU POLÍTICO”, ele não está nem ai para você.
João Batista de Oliveira – Somente por ti Itaúna. 25/11/2009
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Luta contra a AIDS 1º de Dezembro é o Dia Internacional de Luta Contra a AIDS. A Câmara Municipal de Itaúna se mobiliza em defesa da saúde humana. Participe você também!
Nessa 1ª terça-feira de dezembro (01/12), às 8 horas da manhã, vamos realizar na área externa no Legislativo Itaunense, a cerimônia de Hasteamento de Bandeiras. Logo após será realizado no Plenário da Câmara, um momento de conscientização e divulgação sobre a Campanha 2009, de Combate às DST/AIDS.
Estarão presentes servidores do Legislativo, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e também alunos e educadores da Escola Estadual de Itaúna. Além de outros convidados.
Faça parte! Esteja presente!
Gilberto Vilela - Assessor de Imprensa. Câmara Municipal de Itaúna - 37 3249 2050
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Vereadores desequilibrados
Já completam 24 anos do fim da ditadura no Brasil e algumas pessoas ainda agem como se vivessem no regime autoritário. Pensei que estava livre da censura e das ameaças que tanto causaram mal à nossa sociedade, mas não, hoje em pleno século XXI, na época da informática e robótica, fui testemunha de agressões verbais, quase físicas, por parte de vereadores despreparados contra indefesos cidadãos.
Momentos de tensão e baixaria estão virando rotina por parte de legisladores contra populares nas seções da Câmara Municipal de Itaúna. Alguns vereadores principalmente os que apóiam o prefeito estão sendo protagonistas de cenas deprimentes que não condiz com o verdadeiro papel de representante do povo. Poucas pessoas já participam das reuniões, (gatos pingados) inclusive na Tribuna Livre e Espaço Popular, porque mais se fala para as paredes e retorno dos edis que é bom, nada. Sempre defendi que para ser vereador deve existir exame seletivo. Agora vendo o que está acontecendo em nossa Câmara, sugiro também que candidatos ao legislativo municipal passem também por exames psicológicos e psiquiátricos.
Nada justifica o baixo nível e a truculência de uma minoria de vereadores itaunenses que, justamente por ocupar posições de evidência e destaque na política deveriam dar o exemplo de conduta correta. Mas não, cidadãos adultos agindo como moleques, brigando em um plenário legislativo como se fosse em uma mesa de bar, entre garrafas de cerveja. Outros vereadores tiveram de intervir e segurar os parlamentares que foram separados até se acalmarem. Aproveitam também da maldita imunidade parlamentar.
Imaginem o exemplo que esses senhores barbados passam para a população que os elegeram. Foi a constatação de que o baixo nível das relações humanas, sobretudo na esfera política, continua a imperar em nosso município. Que os vergonhosos episódios sirvam de lição para todos aqueles que se julgam acima do bem e do mal, acima da Lei, acima da postura correta e dos bons costumes. Esperamos que a sociedade também repudiasse o ato desequilibrado desses senhores. Lamentável. Outro fato interessante é que os vereadores transtornados são também experientes, com curso superior, líder do governo na casa. Vereadores se não estão preparados deixem a cadeira e vão procurar ajuda, fazer uma terapia.
Nossos olhos e ouvidos têm muito valor para ficar ouvindo palavras de baixo nível e vendo cenas de selvageria. Mais um vexame da “cidade educativa do mundo” entre muitos, sendo protagonizados pelos representantes do POVO. Onde está a ética. Pergunto ao presidente da câmara, como punir estes vereadores? Deve existir um meio, isso não pode continuar. Chega de palhaçada. Mais uma vez imploro para você eleitor, NÃO REELEJA SEU POLITICO, para não presenciarmos essas cenas de terror. Em tempo, falta de cultura e educação QUATRO, cultura itaunense ZERO, meus pêsames “curtura de taúna”.
João Batista de Oliveira. – Decepcionado com a “câimbra” 06/11/2009
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Destruição legalizada do coração de Itaúna
Todo cidadão tem direito ao lazer, crianças, jovens, adultos, idosos, até os animais. Mas tem que ser uma coisa saudável e principalmente em lugar apropriado. Quero deixar claro que apoio o lazer principalmente em Itaúna onde a carência é total. Mas muito triste fiquei em ver a linda Praça Dr. Augusto Gonçalves, que era um dos cartões postais da cidade e um lugar freqüentado por todos até a atual administração tomar o poder. A praça já quase sem vida, agonizando, pelo segundo ano consecutivo, torna-se território para um evento que pode muito bem ser feito em outro lugar, sem danos ao meio ambiente e ao patrimônio público.
A praça central era a menina dos meus olhos desde que aqui cheguei há vinte e quatro anos, fiquei apaixonado, como ficavam todos meus amigos e parentes que visitam Itaúna. Mas o que vi foi muita destruição, sujeira e desrespeito para com a natureza. Hoje só resta grama pelada que nem cabrito suporta e arvores velhas. É lamentável a prefeitura autorizar uma coisa dessas. E seus colaboradores (patrocinadores) serem coniventes com a destruição criminosa como esta. Nossa linda praça pede socorro. Curioso que as empresas que deviam dar o bom exemplo estavam juntas lideradas pela prefeitura e uma emissora de TV.
Mais curioso ainda foi quando reclamei com um vereador presente no local que diz ser oposição ferrenha ao prefeito “você não está vendo que estão destruindo o restinho da praça?”, a resposta dele foi irônica, “você queria que fizesse o evento no meio do mato, pode deixar o ano que vem vamos fazer a festa no mato”. Sua cruel resposta está bem gravadinha na minha mente Sr vereador, me aguarde. Inclusive citei alguns possíveis lugares para realização da festa. Fiz várias fotos mesmo com o celular, para comprovar o que estou dizendo. Quanto ao evento eu classifico como péssimo. Pois o que vi foram cidadãos em filas enormes, sobre o sol forte, para brincar em brinquedos mixurucas, que em qualquer outra cidade “normal” fica a disposição das crianças. Coisa deprimente.
Estou de luto pela minha querida praça. È mais um motivo para reforçar a campanha “NÃO REELEJA SEU POLITICO” nem esposa, namorada, parentes e amigos deles, para não termos nossa cidade destruída.
João Batista de Oliveira – Triste por ti, Itaúna.
- Leia também: Desrespeito e vandalismo na Praça da Matriz
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Falha da Educação e Cultura
A última Exposição que aconteceu em Itaúna (aliás, Exposição de quê?) serviu de alerta para mais um descaso da administração municipal da “cidade educativa do mundo” com os estudantes. O anúncio da venda de ingressos estava escrito “Estudante com Carteirinha” paga meia entrada. Tenho quatro estudantes na família, poderia ter economizado, porém nenhum portando tal documento escolar. Fiquei surpreso. Pois sempre soube, desde minha infância que a Carteirinha Oficial dá direito a descontos em cinema, shows, eventos esportivos, espetáculos teatrais, exposições, etc etc.
A justificativa para o desconto, segundo informações “está baseado na idéia de que a formação do jovem é mais ampla do que sua simples ida à escola, incluindo também sua participação em atividades que o coloquem em contato com diversos tipos de produções culturais.”
Então fiz contato com as escolas para saber como conseguir o documento. Obtive apenas respostas vazias, os estabelecimentos de ensino sabem tanto quanto eu sobre o assunto. Nada. A falta de informação e desmotivação talvez se deva ao fato de que em Itaúna desde 1985 não tem um sala de cinema, há seis anos não temos teatros, falta shows etc. Mas as escolas têm a obrigação de instruir os alunos sobre a existência e os benefícios desta carteirinha.
Por que em outras cidades normais, existem estes tipos de atrativos que os jovens itaunenses podem conhecer e usufruir do documento para ter descontos. Isto é reflexo de como nossa terra é pobre culturalmente. Enfim espero que a Secretaria de Educação e Cultura tome providências a respeito, e confeccione o documento, quem sabe na própria Secretaria, sem burocracias. E não esqueçam tem eleições ano que vem e lembre-se da campanha “NÃO REELEJA SEU POLITICO” por uma boa educação e cultura.
João Batista de Oliveira – Itaunense de Coração
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Mais vereadores? Ninguém aguenta!
Aumentar o número de vereadores servirá somente para: aumentar o número de puxa saco de prefeitos, aumentar o número de cabos eleitorais dos próprios deputados e como o projeto prevê aumento de vereadores e diminuição de recursos servirá também para aumentar o domínio do executivo sobre o legislativo, ou seja aumentar a submissão das autoridades que fazem as leis e fiscalizam a aplicação dos recursos públicos.
Penso que o número de vereadores não deve aumentar enquanto o povo não aprender a votar. Para vereador deveria ter teste seletivo antes da eleição. Ser vereador é o jeito mais fácil de ganhar um salário polpudo, ter status social, empregar os parentes e fazer assistencialismo, mas, como alguém que não tem o mínimo de instrução vai criar e discutir leis, projetos e fiscalizar o poder público que faz uso de uma comunicação mais culta e cheia de termos técnicos?
Devemos ser mais criteriosos, exigentes, bairristas e esses dez já consomem uma boa quantia para ficar nomeando rua, fiscalizando buracos e concedendo titulo de cidadão honorário. Eu considero isso um absurdo, muitas obras e investimento não saem do papel por falta de verbas, e de onde irão tirar esse dinheiro? Aumentando mais os impostos? Se acaso estiver sobrando dinheiro da arrecadação, deviam diminuir os impostos, aí sim fariam uma coisa pelo povo, e caindo a carga tributária, aumentaria o poder de compra.
Enfim acho que não tem que aumentar numero de vereadores. O que deveria ser feito é reduzir para um terço o salário dos atuais, pois não justifica tão alto pagamento para fazer tão pouco. Alem de que ser político devido aos altos salários virou um ótimo investimento com retorno rápido. E será que ganhando menos ou nada, vão aparecer dezenas, centenas e milhares de candidatos? Duvido. Já está em Brasília uma lei para ser "votada" permitindo remuneração somente para vereadores de municípios com mais de 200 mil eleitores. Em Minas Gerais existem apenas sete cidades deste porte. Já pensou se essa lei for aprovada, que bom seria? Vamos sonhando... Afinal para sonhar ainda somos livres. Não se esqueça da campanha “NÃO REELEJA SEU POLITICO” para o bem de nossa família.
João Batista de Oliveira – Itaunense de coração
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Campanha “NÃO REELEJA SEU POLÍTICO”
- "Os políticos e as fraldas devem ser mudados freqüentemente pela mesma razão" (Eça de Queiroz).
A nossa geração está sendo gravada na história como “Aqueles que nada fizeram”. Vivemos a dizer que tempos passados eram melhores. O tempo presente pertence a nós, e juntos podemos moldá-lo.
Precisamos de novos líderes. Com grandes idéias e um propósito revolucionário. Não deixaremos que os “donos do poder” coloquem números em nossos sonhos. A liberdade não tem preço! Não ao comodismo! Não ao conformismo! Não a esse sistema cruel controlado por um capitalismo canibal! Sejamos firmes e corajosos!
Muitas pessoas não gostam de falar sobre política, mas isso é uma atitude nada inteligente. Afinal se você não escolhe acertadamente seus candidatos, alguém sempre escolherá por você. E isso é o que vem acontecendo no nosso país. É difícil acreditar que muitos destes políticos que aí vemos tenham sido reeleitos.
Outro erro crasso é a campanha para o voto nulo ou em branco já que é quase impossível que consigamos anular uma eleição. O certo mesmo é escolher um candidato, nem que o critério de escolha seja o do "menos pior".
A campanha "NÃO REELEJA SEU POLÍTICO" conclama os eleitores a não reeleger nenhum dos políticos atualmente no poder, afirmo ser esta uma das formas mais democráticas de dar dignidade ao Brasil. É uma das saídas para moralizar o meio. Sempre fui contra reeleição, mesmo para vereador.
Se deixarmos, o sujeito se perpetua no poder. Cria raízes e só sai depois de morto. Vide ACM.
Uma vez instalado o político trata rapidamente de se arrumar. Contrata um monte de assessores, pagos com nosso dinheiro, que são na verdade cabos eleitorais do “nobre” parlamentar. E ainda tem gente que defende financiamento público de campanha, como se já não houvesse…
Uma vez criado o feudo, é como um câncer que não mata, mas não sara. Afinal, o que o parasita menos deseja é a morte do hospedeiro.
Acho a não reeleição uma ótima idéia. Vamos espalhá-la. Se esses políticos que nos sugam se sentirem ameaçados, talvez trabalhem um pouco e a corrupção diminua. Seria até ideal lançar uma lista de quem está no poder na época de eleição para irmos por eliminação. Amigo eleitor pense muito sobre esta campanha. O Brasil precisa de mudanças URGENTE. "Alguns decidem cair e se entregar, outros se corromper... nós? Nós decidimos resistir!" (Mato Seco).
João Batista de Oliveira – Cidadão do bem
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Pombos e piolhos dominam escola Dr. Lincoln
João Batista de Oliveira Amigos de Itaúna
Mais um vexame para a “cidade educativa do mundo”, as crianças da escola Dr. Lincoln que já estão sofrendo por causa das obras no velho prédio, que está devagar quase parando, agora sofre com outro problema. Há meses sei que a administração da escola pede providências à prefeitura para dar um destino para as aves que viraram pragas no local e está infestando os alunos de piolho.
A resposta da prefeitura, segundo informações foi para ver quem era dono dos pombos e responsabilizá-los. Se não fosse trágico seria cômico. Imagina você procurar os donos de milhares de pombinhos! Outra resposta foi que não pode matar as aves o que eu até concordo. Mas diante de tantas respostas imbecis da prefeitura, as aves continuam lá, se multiplicando e conseqüentemente os piolhos também. Outras doenças podem até serem transmitidas pelos bichos. Tive informações e confirmei, os pombos defecam sobre as cabeças dos estudantes, faz ninho dentro das salas de aula, enfim o Dr. Lincoln está dominado pelas aves e piolhos. Presenciamos o cuidado para evitar a gripe suína na escola e temos um perigo maior morando no prédio.
Ontem (29/08) minha filha e quase todas as crianças de sua sala, inclusive a professora estavam infestados de piolhos. Agora pergunto aos senhores vereadores, pelos menos vocês sabem que isto está acontecendo? Vocês costumam visitar escolas, especialmente as que estão em reforma? Vocês edis aliados do prefeito o que tem a dizer? Estou ficando sem palavras para denunciar tantas irregularidades nesta cidade. Os legisladores foram eleitos para fazer este tipo de trabalho, e são muito bem pagos com nosso dinheiro e tudo indica que não estão cumprindo com suas obrigações, que é fiscalizar o executivo e denunciar irregularidades.
A grande preocupação dos vereadores da situação é procurar erros em nossas falas inclusive em pontos e vírgulas para nos intimidar. Quanto à obra no velho prédio da escola nós, a maioria dos pais concordou, pois não foi encontrado outro lugar para acomodar as crianças, apesar da procura. Agora em momento algum concordamos que nossos filhos estudem com milhares de pombos, servindo de privadas dos mesmos, depósitos de piolhos e até ser contaminados por doenças de aves. Peço por favor, senhores vereadores tomem providencias, trabalhem para o povo. Isto é uma questão de saúde pública. Até quando vamos suportar tanta humilhação, injustiça e descaso por parte das autoridades municipais itaunenses?
Participem da campanha “Não reeleja seu político”, por amor aos seus filhos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Caixa Itaúna: o caos continua
João Batista de Oliveira Amigos de Itaúna
Retornando a CEF dia 15/08, sábado, no auto-atendimento, testemunhei mais uma vez os péssimos serviços prestados, o descaso, o cliente totalmente abandonado, inclusive idosos aposentados e gestantes, nos finais de semana quando não existem funcionários trabalhando para ajudar.
Um cidadão humilde que estava na minha fila foi sacar uma quantia de R$30,00 (Trinta reais) em um terminal, quando o dinheiro ia ser liberado o equipamento travou naquela mensagem "aguarde um momento que o dinheiro será liberado em seguida".
Vendo o desespero do rapaz tentei ajudá-lo. Liguei para um advogado relatei o caso e o mesmo pediu que ligasse para a Policia Militar para fazer um BO. Ligamos três vezes para a PM e a resposta foi que tal problema não seria deles e sim da Caixa, e não compareceram. Então liguei para outra autoridade itaunense que prontamente me atendeu e entrou em contato com o gerente da Caixa.
Através desta autoridade, o gerente envia um recado que o cidadão poderia ficar tranqüilo pois o mesmo não seria prejudicado e na segunda feira solucionava o caso. Só que o rapaz estava ali fazia duas horas contando com o seu dinheiro para encontrar a esposa e os filhos perto do campo do Zé Flávio para pagar o ônibus de volta para seu bairro e ao mesmo tempo usar o dinheiro no parque com a família.
O desespero tomou conta do humilde ser humano que queria quebrar os terminais, porque segundo ele assim a Policia aparecia e o problema seria solucionado. Eu e outros no recinto aconselhamos o mesmo a não praticar tal ato, pois ai a policia aparecia e o prenderia por vandalismo. Graças a Deus ele nos ouviu.
Outro ser humano mostrando muita solidariedade emprestou uma quantia ao mesmo para que fosse encontrar a família. Este não foi um caso isolado no dia, vários outros surgiram. Conclusão, onde estão os órgãos de defesa do consumidor que não fiscalizam este e outros bancos? E as autoridades itaunenses? A Policia Militar agiu corretamente nesta situação? Até onde o ser humano pode agüentar tanta humilhação e tanta injustiça?
Principalmente vindo de um banco público que saqueiam nossos bolsos com taxas abusivas e tem lucros anuais faraônicos. Agiotas legalizados pelo governo federal peço mais uma vez providências e respeito, principalmente com os mais humildes e necessitados. Particularmente acredito que os direitos dos pequenos correntistas, que são os que mais necessitam desses serviços, não estão sendo respeitados. Uma vergonha.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: “Cuspindo no prato que comeu”
Por João Batista de Oliveira Cidadão itaunense
Uma noticia bastante curiosa em quase todos os jornais itaunenses, chamou minha atenção, quando o prefeito de Itaúna chama o deputado estadual itaunense de “mentiroso”. Com isso vai se confirmando que o alcaide esta realmente desfazendo daqueles que o ajudaram na reeleição. Pois a população de Itaúna, a torcida do galo e da raposa sabe que o deputado foi peça fundamental na ultima vitória do candidato do PT.
O chefe do executivo não reconhece mesmo as ajudas que teve. Ele e o deputado devem colocar um ponto final nessa coisa infantil “foi eu que fiz” não senhor “ foi eu que fiz tudo”. Não interessa quem fez, o autor cumpriu apenas a obrigação de quem esta no poder, apenas isto. Se os dois ainda têm pretensões políticas, terão que mostrar muito serviço até as próximas eleições, pois o verdadeiro autor dos serviços em discussão, em minha opinião não fez nada, devido o tempo que estão no poder. Portanto chefe do executivo e legislador estadual, procure trabalhar muito, mas não só em fazer projetos, tem que executá-los, pois a popularidade de ambos está em igualdade perante a opinião pública.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Nova eleição seria solução racional
A exemplo de outros municípios e de vários Prefeitos cassados, Itaúna deveria ter nova eleição. Parece insensato de minha parte, mas comprovado que houve irregularidades na eleição da chapa vencedora, mesmo não tendo a Justiça Eleitoral encontrado agasalho suficiente nas provas apresentadas, posteriormente novas provas foram descobertas e são suficientes para cassação. Apesar de intempestivas que é uma absurda falha do Código Eleitoral, isto porque o prazo deveria ser no mínimo de vinte anos, tanto para denuncia quanto para punibilidade, porque são profissionais envolvidos no sistema de maracutaias.
A Justiça Eleitoral é enganada por um candidato que claramente usa pessoas ingênuas para fazer caixa dois, outro para dispensar atiradores via ofícios. Não me conformo com a distribuição de padrões elétricos (bem publico) provado, não ser prova suficiente para cassação, não interessa quantos a Lei é clara. Realmente no Brasil tudo acaba em pizza. O Tribunal de Contas que faz de conta, só age anos após o termino dos mandatos e dos corruptos ficarem com patrimônio em nome de laranjas e levar vida de marajá com o suado dinheiro do povo.
A Constituição Federal é uma piada quando promove a desigualdade, com foro privilegiado para bandidos políticos, como estamos vendo há anos e hoje no Senado Federal. Não assassinam a mão armada, mas com canetadas comparsadas. Fico a imaginar o desperdício de verbas publicas nas Prefeituras dos milhares de Municípios, com silencio das Câmaras Municipais que não passam de extensão dos gabinetes dos Prefeitos como acontece em Itaúna. Na falta de educação política e intelectual, acho que o Judiciário deveria ser o fiel da balança, porque democracia com desigualdade social em todos os sentidos como no Brasil é utopia e, poucos aproveitam a fragilidade da maioria para levar vantagens e transformar a democracia em ditadura democrática, não militar, mas política.
Nessa esteira Judiciário e Ministério Publico com exceções, não fazem sua parte ao perder oportunidade de agarrar a ponta do fio da meada e, punir tanta gente desonesta que usurpa o dinheiro publico direta ou indiretamente pela falta de planejamento, super faturamento, abusos políticos e pessoais e, por aí vai. Por outro lado não tenham esperança que o Tribunal Regional Eleitoral, não confirme a sentença de primeira instancia sonho da maioria dos itaunenses. A cultura lá é de confirmar em quase todas as decisões, exceto as gritantes e, quando há pequena válvula de escape optam pelo lado político, mesmo contrariando várias decisões do TSE, que tem sido mais coerente e justo com relação a crimes e abusos eleitorais. Políticos sabem e tem seus lobbies, para agirem em beneficio próprio e de seus parentes, esposas e demais comparsas. Fico desanimado quanto vejo o Pres.
Lula defender Sarney que é defendido por Renan Calheiros e outros usurpadores dos cofres públicos e politiqueiros profissionais. PT e aliados tentam de todas as formas dificultar a CPI da Petrobras porque sabem que lá é literalmente uma bomba que pode explodir, face às trapaças existentes. Foi publicado por um jornal e está em sites que a Petrobras tem nove conselheiros financeiros com salários de quase oitenta mil reais mensais, sendo quatro do PT incluindo dois ministros e a despesa anual é exorbitante paga nas bombas de combustíveis por todos que usam veículos ou na produção de alimentos. Mais grave que não são formados em economia, cargo que exige formação. Até quando esse País viverá de discursos populistas e de injustiças, onde os honestos são punidos e desonestos prosperam impunemente?
Tão logo o TER ratifique a decisão de primeira instancia, vou entregar documentos que tenho para a Câmara Municipal e se os Vereadores cumprirem suas promessas de campanha cassará Prefeito e Vice. Vamos ver se não acabara tudo em pizza e o povo aprenda a votar e não deixe voltar ninguém que não tenha honrado seus mandatos, porque tudo que fazem é obrigação sem nenhum favor. O Brasil é uma vergonha.
Odair de Assis Rodrigues – brasileiro - Itaúna, 25 de julho de 2009.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Covardia e omissão
Lendo uma matéria em um conceituado jornal da cidade, quero apoiar e reforçar a indiguinação de um cidadão que se diz político itaunense. Ele cita na matéria “a falta de atuação das lideranças da cidade” se é que existiu ou existe liderança, pois aquelas pessoas em que ele depositou a confiança abandonou o barco e evaporou. Realmente o povo itaunense ficou órfão e jogado as traças. Tivemos nas ultimas eleições os tão bravos pretendentes ao cargo de prefeito prometendo o impossível, tipo lotes na lua, fazendo uma oposição ferrenha contra o atual prefeito.
E depois das eleições para onde foram nossos bravos? Uns viraram a “casaca” e estão coniventes com a atual administração. Mas e os outros mudaram de Itaúna? Acho que sim. Para retornarem nas vésperas das eleições procurando de novo uma “boquinha”. Será que irão ter coragem de bater em nossas portas nos iludindo novamente? Quero informar a esta parte podre de políticos que a mente do povo mudou e hoje temos um grupo de pessoas de olho em vocês vinte e quatro horas por dia, inclusive naquele que era dono de uma chapa para prefeito. Em minha opinião esta safra atual que se diz “político” em nossa terra, não vejo em nenhum a capacidade para governar nada, nem condomínio.
Temos que rogar a DEUS que surja no meio da multidão rostos novos, éticos e comprometidos com o trabalho e a verdade, que nos mostre um fio de esperança. Alguns oportunistas já estão em vôos rasantes igual a porcos famintos tentando se arrumar para as próximas. A sociedade deve ficar atentas a todos estes detalhes e não apoiar jamais estes canalhas. Fiquem atentos também na turma do vira-vira aqueles que vão com o vento. Vai chegar o momento certo de apontar todos àqueles traidores do povo e da própria terra natal, visando somente cargos e salários, doa a quem doer.
Enfim prometo ser uma pedra no sapato da turma de covardes, omissos, oportunistas que aparecem somente na hora do bem bom. Se não somos capazes de moralizar um pais, temos a obrigação de moralizar uma cidade, depende da vontade de cada um, saber escolher, cobrar e fiscalizar. Vamos enterrar de vez esta safra podre que se dizem “politicos itaunenses” que cruzaram os braços vendo a destruição da tão próspera terra de Sant’Ana.
João Batista de Oliveira – Amigos de Itaúna
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Votação do Conselho Municipal de Cultura
Amigos, estaremos elegendo o nosso CONSELHEIRO MUNICIPAL DE CULTURA no próximo dia 27 de julho as 18h30 no Espaço Cultural e pra tanto foi criada uma comissão para cuidar das eleições. Em nome dessa comissão e de todos os artistas de Itaúna, venho solicitar a divulgação da convocação que segue em anexo. Saibam que será de suma importância a sua costumeira colaboração para o sucesso desse evento
Desde já, meus sinceros agradecimentos e quero deixar o convite para que possam estar conosco nesse dia tão importante pra nossas artes
Abraço fraterno Vilmar de Souza (Pituca) Artista drt 3895
Convocação
Artista, itaunense, vem ai a eleição do Conselho Municipal de Cultura de Itaúna. participe!
Caros colegas artistas, no dia 27 de julho uma segunda feira ás 18.30 horas no espaço cultural, vai ser realizado a ELEIÇÃO PARA CONSELHEIROS (AS) A COMPOREM O CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Para organizar e realizar a eleição do Conselho foi criado uma comissão com um representante de cada uma das 07 áreas que compõem o conselho Municipal de Cultura.
Todo artista que desejar ser um candidato em sua área de atuação, deve apenas fazer contato com o (a) representante de seu segmento e dar o nome até o dia 22 de julho e comparecer na data da eleição pra votar e ser votado Podem ser candidatos maiores de 21 anos e podem votar maiores de 16 anos e estarem cadastrados no Departamento de Cultura O artista cadastrado em mais de uma área de atuação, pode tanto ser votado e votar nas mesmas.
Todo artista é convidado e vamos mostrar nossa força comparecendo em massa para ser eleito ou elegendo o seu representante no nosso CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA
Abaixo o nome do representante de cada área e seus telefones de contato:
ARTES CÊNICAS: Vilmar Pituca 88310364/32414451 MUSICA INTRUMENTAL: Cristiano Vieira 3242 7234 MUSICA VOCAL: Andréia Ribeiro 32410402 e 88163256 LITERATURA: Palmira Feliciano 99453804 FOLCLORE/ARTESANATO: Bia Vargas32413040 e 88317773 Afonso Silva: 32429762 e 88011046 DANÇA: Lidiane Karla Oliveira 32422132 ARTES PLASTICAS: Diogo 99 517461/ 32422759
Informações adicionais no Espaço Cultural com Talita no fone 3243 6395.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Não somos iguais perante à lei
Justiça e igualdade na CF/88 são letras quase mortas. Na pratica é utopia. Vivemos na era anterior ao Código de Napoleão de 1804. Nesse Código acabaram privilégios devido ao sangue ou ao nascimento nobre. Os franceses eram iguais aos olhos da lei, todos os cidadãos teriam os mesmos direitos, como diz nossa Constituição Federal. Será que é verdade? Políticos são julgados como os demais cidadãos? Utopia!!! Nós, o povo, é subordinado das elites políticas, dos poderes, cuja separação em parte também já ficou para trás. A união aristocrática é mais conveniente, que a separação legalista, porque não traz problemas para nenhum deles e, conseqüentes prejuízos por atos impróprios dos seus membros.
Exceção para alguns desgarrados do sistema azeitado, indecoroso, imposto ao povo sem instrução e, alguns instruídos comprometidos. Não acho salutar para nossa utopia democrática, insultos e piadas jornalísticas sobre decisões Judiciais para um ou outro lado. Isto porque sou alado, como deveria ser toda imprensa e todos os poderes. Tanto é verdade que já denunciei o Prefeito Osmando que não teve problemas judiciais face às deficientes investigações do MPE na época e, estes nem de longe foram como os que vemos hoje, nessa administração pífia. Diferente da ultima eleição, onde o MPE foi ativo, competente, mas sem o tempo necessário para acompanhar de perto os acontecimentos abusivos eleitoreiros, face ao acumulo de trabalho do qual fui testemunho.
Para o povo, os efeitos são drásticos mesmo com causas diferentes, culpa do Estado sem interesse em aparelhar esse órgão, para que atue como se dispõe seus membros. De sorte que a improcedência da (AIME) Ação de Impugnação de Mandato Eletivo poderia também ser procedente, porque há fatos cuja interpretação é exclusiva do Magistrado, que eu respeito e admiro muito e, o Dr. Paulo Antonio de Carvalho bem sabe. Nestas decisões o Direito mostra como é dualista. Como cidadão, jejuno em direito perto desse Mestre e sua respeitável decisão sentencial, no meu minguado entendimento, com base nos fatos, jurisprudências, legislação, doutrinas e outros julgados, o direito nesse caso tinha duas estradas. Uma bifurcação que se julgada por vários Magistrados, procedência e improcedência seriam sentenças diferentes e discutidas. É lamentável que nesse País, esteja fincado o continuísmo tradicional da permanência nos cargos quando o candidato eleito pelo povo, vira realeza.
Ora, retirar do cargo quem o alcançou de forma “oportunista”, não está se descumprindo a Constituição Federal, ou muito menos trabalhando um ato antidemocrático. Muito pelo contrario, retirar-lhes o direito político e se necessário do sucessor, do novo sucessor, até que encontre políticos competentes e compromissados com o dinheiro publico, é fazer que o direito cumpra seu papel na função social, porque o interesse público é mais importante que a permanência desses eleitos em seus cargos. Qualquer político eleito pela minoria dos votantes, certamente não tem aprovação do povo que administra, mas da minoria desinformada. Diante desse desiderato foi a sabedoria popular que elegeu? “Até quando nosso país enxergará com olhos de tolerância essa espécie de ilícito. O que me parece é que, infelizmente, a maior parte dos cidadãos não vislumbra, nesse tipo de crime e ilícito eleitoral, prejuízo à verdadeira escolha do candidato pelo eleitor e, o que é pior, muitas vezes passa a ver aquele candidato corrupto como uma pessoa de bom coração e imensa benevolência, que "ajuda" as pessoas com cestas básicas e outras regalias”. (Prof.Thales Tácito).
No nosso caso com padrões elétricos, inclusive em uma casa que visitei, pessoas não necessitadas receberam, o que demonstra que outros interesses escusos foram aproveitados. Documentos apócrifos não têm valor, mas suas informações passam a ser confirmadas, daí a necessidade de se investigar como, numa sentença de cassação, onde a partir de uma DENÚNCIA ANÔNIMA AO CARTÓRIO ELEITORAL, A JUÍZA ELEITORAL DO ESTADO DO MATO GROSSO, Aline Luciane Ribeiro Viana, julgou procedente a ação em 30/10/2008 e no relatório assevera: "Como é notório, muito raramente o próprio candidato será o autor direto e pessoal do ilícito eleitoral. Quase nunca ‘suja as mãos’. Assim quase sempre haverá um intermediário - um cabo eleitoral, um secretário, um ministro, um parente, um aliado do mesmo partido ou coligação, etc. Evidente que o candidato sempre negará conduta ilícita, dizendo que não teve participação direta, não tinha conhecimento da prática ilícita e que não tem controle sobre as ações de seu partido ou coligação, e muito menos sobre cabos eleitorais ‘apaixonados’. Portanto, para configuração da captação de sufrágio, não há necessidade de prática direta e pessoal pelo candidato (...)." (p. 750).
Nesta sentença há semelhança com o acontecido em Itaúna, (depoimentos conclusivos na Depol), invenção de divida para justificar crime eleitoral. Andando em outra direção, atos de improbidade administrativa no período eleitoral, é incompatível com a discricionariedade do poder que dá ao administrador a liberdade de agir. Ora, porque não o fez precocemente, antes do período que influencia o votante despreparado? A democracia será fortalecida quando esses políticos forem punidos e ficarem inelegíveis, não prejudicando uma cidade, um país. Por outro lado, a apuração em curso na Depol, está comprovando quanto se omite, se mente, nesse país, mesmo sob compromisso da lei, mas se enrolam, porque não combinaram corretamente as mentiras.
Meu depoimento para Justiça Militar (exercito) foi isento, transparente, verdadeiro e, percebi quanto estava apreensivo o Tenente (bacharel em direito) encarregado das investigações. Diante dos depoimentos não tenho duvidas da Justiça lá, como também aqui no Judiciário de Itaúna. Se estes depoimentos tivessem acostados na inicial, face sua robustez, somados aos outros, hoje na Depol, a ilustre Promotora e o MM. Juiz Eleitoral teriam dado outra direção nas suas avaliações e sentença. Lamento ainda que as condenações de primeira instância sejam reformadas pelos Tribunais, porque o Juiz que ouve as testemunhas e instrui o processo é relevante, como afirma a MM. Juíza Aline Luciane, que proferiu a sentença aqui referenciada: “O princípio da identidade física do juiz, ou seja, acerca da importância de ser o julgador do processo o mesmo magistrado que presidiu a produção da prova oral, permitindo que retire suas impressões, como in casu.
Nessa situação, deparei-me com um testemunho sereno e seguro do eleitor aliciado, o qual é corroborado pelos igualmente coerentes depoimentos de seus filhos, todos compromissados, de modo que se mostra referida prova suficiente para a aferição da veracidade dos fatos narrados na exordial”...! “EXIGIR O IMPOSSÍVEL É NEGAR A APLICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO ELEITORAL” (Min. Carlos Veloso). “Neste diapasão, é importante ressaltar que o Poder Judiciário em sendo uma das três esferas do Poder Estatal, igualmente deve atender às finalidades sociais, não se admitindo que seja um ente amorfo, preocupado tão somente com o cumprimento da Lei ainda que seja esta injusta quando abordado seu conteúdo sob uma perspectiva meramente literal. Deve o Poder Judiciário através daquele que estiver a exercer a atividade judicante preocupar-se com os problemas sociais que se lhe apresentam, ou seja, de nada adianta a emissão de uma decisão judicial tecnicamente perfeita, mas inadequada às exigências para a promoção da solução dos problemas apresentados, pois se assim o for, tal decisão certamente será ineficaz, vela dizer, inútil”. “Este desmantelamento dos ideais de justiça através da aplicação engajada do direito, presente nas decisões estritamente técnicas dos magistrados, é feito ainda nos bancos de universidade”. “O operador do Direito tem sido induzido a tal posição por meio de aulas onde é idealizado o positivismo jurídico e ignorado o Direito Natural, relegado à utopia”.
A maioria dos alunos, em um primeiro momento, decepciona-se profundamente e repensam suas convicções, uns poucos apenas confirmam o que já esperavam, mas se sentem, constrangedoramente, aliviados, afinal, não terão de preocupar-se com a justiça em sua conduta profissional. No Brasil, atualmente, o Direito existe e tem razão de ser quando se projeta na proteção dos mais fracos. Os mais fortes já têm seus lobbies, suas seguranças e seu poder econômico. O poder econômico já compra opiniões, induz decisões e até faz leis. Logo, não precisa do Poder Judiciário.
Os pobre-fracos sim estão precisando da justiça estatal para viver com um mínimo de dignidade. Confesso que minha decepção não está na decisão proferida, até porque o MM. Juiz Dr. Paulo não carece dessa visão social que me refiro, basta conhecer a APAC. Minha decepção está na continuidade da impunidade dos políticos em razão dos entraves e interpretações das Leis do Código Eleitoral, dependente do moroso Código de Processo Civil. Nesta esteira continuo acreditando sempre na Justiça e aguardando os desfechos que estão por vir nas investigações em curso. Desestimulado estou, a honestidade mancha a honra dos corretos, desonestos desfilam na passarela da impunidade, a verdade é submissa da mentira, o conhecimento sucumbido pela ignorância, a teia de aranha pega todos os mosquitos, vem o elefante leva tudo e, os políticos rindo de tudo e de todos.
Odair de Assis Rodrigues – brasileiro – Itaúna-07/6/09 – odair@nwnet.com.br
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Festa junina na escola Dr. Lincoln Nogueira Machado
Aline Ramos Oliveira filha de João Batista de Oliveira.
Participei da festa junina na escola Dr. Lincoln do Bairro de Lourdes (06/06) e não poderia deixar de comentar o evento. Itaúna é uma cidade que não oferece lazer para seus cidadãos, mas felizmente temos nas escolas profissionais muito competentes, dedicados, carinhosos e crianças muito inteligentes e cheia de vontade que ainda nos proporciona muitas alegrias, apesar das dificuldades na educação em nossa cidade.
Foi um sucesso, muita organização, com quadrilhas, barraquinhas, desfiles. Os alunos deram um show, mostraram que quando se tem vontade e se trabalha em conjunto tudo se realiza perfeitamente. Parabéns para a direção da escola, funcionários e todos os organizadores e as crianças podem se orgulhar porque deram um show que encheram os olhos e o s corações do público presente. Valeu.
João Batista de Oliveira – Morador do Bairro de Lourdes.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Pedido de colocação de semáforo
No dia 28/05/09 me dirigi até a Ouvidoria Pública da Prefeitura de Itaúna e protocolei um pedido para instalação de um semáforo na Rua Mozart Machado em frente ao Centro Social Urbano e semáforos para o trevo no Bairro de Lourdes onde se encontram as duas avenidas, Dorinato Lima e Mozart Machado e também solicitei passeios nas laterais da Av. Dorinato Lima no trecho que liga o Morro do Engenho ao Bairro de Lourdes.
Esses mesmos pedidos são reivindicações antigas da população devido aos vários acidentes ocorridos nos locais com muitas vitimas, e podendo ainda ocasionar uma grande tragédia. Tenho um CD gravado de uma sessão na Câmara de Vereadores em dezembro de 2007, onde a Ex-vereadora Vanda, hoje na Assistência Social, prometeu levar os problemas ao prefeito e solucioná-los até Março de 2008, reconhecendo que se tratava de um fato grave a ser resolvido. Portanto até hoje a situação é a mesma.
Tenho os números do protocolo deste pedido atual 28/05/09,( 24711 e 24710). Mais um fato CURIOSO me chamou a atenção, registraram minha reivindicação e me deram um minúsculo papel com os números do referido protocolo, alegando que a impressora da ouvidoria não tinha cartucho para impressão oficial do documento e mandaram que eu voltasse outro dia (sem previsão) para apanhar o comprovante. Essa foi de doer. Que cada leitor desta matéria tire suas conclusões a respeito...
João Batista – Morador do Bairro de Lourdes
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: A Entrega do Abaixo-assinado pela cassação
Na reunião ordinária da Câmara Municipal de Itaúna, de Terça Feira dia 19 de Maio de 2009, ao fazermos uso da palavra na Tribuna Livre, nós entregamos os abaixo-assinados pela cassação dos senhores Prefeito e Vice-Prefeito, com assinaturas de 2330 cidadãos Itaunenses. Junto à mesma cobramos dos Vereadores a apuração em relação às denuncias envolvendo a PRESCON Informática e a Prefeitura Municipal de Itaúna e para tanto solicitamos a instauração de uma Comissão Especial.
Só a título de esclarecimento a sociedade Itaunense, eu, Júnior Capanema foi quem redigiu o texto do mesmo abaixo assinado e iniciei o movimento, posteriormente contei com o apoio e ajuda de alguns outros cidadãos. Na atualidade, até onde me consta, existem outros grupos e pessoas colhendo assinaturas, os quais eu afirmo de público, que NÃO possuem o menor vinculo com minha pessoa, no entanto qualquer cidadão é livre para continuar colhendo assinaturas do referido abaixo-assinado quando e como quiser e que o faça desde que não seja com suposto interesse de se eleger para Vereador, pois toda manifestação pacífica é bom para a democracia.
Outra coisa que eu gostaria de deixar claro, que não há número mínimo ou máximo de assinaturas para se cassar o Prefeito. Quem afirmar tal absurdo, eu sugiro que leia o decreto de lei nº 201, de 27 de Fevereiro de 1967, o qual trata da responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores e dá outras providências. Muito se tem falado sobre o abaixo assinado, de fato o mesmo tem apenas um peso moral, pois traduz o desejo daqueles que o assinaram, de ver a apuração de tantas denuncias as quais tomamos conhecimento, através dos órgãos de imprensa de Itaúna e nada mais.
Eu não sou dono do abaixo assinado, apesar do mesmo ter sido minha idéia, eu não posso fazer outra coisa a não ser desejar boa sorte a quem quiser continuar nesta luta. Esta nossa missão já se encerou com a entrega dos mesmos na Câmara dos Vereadores, agora é aguardar que os nossos Nobres Vereadores tomem providências.
Em anexo segue cópia escaneada do documento através do qual encaminhamos ao Sr. Antônio de Miranda – Chefe do Legislativo Municipal, os abaixo-assinados.
Cordialmente Júnior Capanema
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Campanha pelo voto nulo em Itaúna 2010
Oi amigos, me deixa explicar melhor, estamos falando da política itaunense, onde temos um deputado ESTADUAL que é apontado como um dos maiores responsáveis pela atual situação da cidade, quem participou das ultimas eleições sabe disso, e este mesmo deputado não esta fazendo NADA para ajudar acabar com a baderna, e temos um deputado FEDERAL itaunense que não dá a mínima para Itaúna, mais tenho certeza que em 2010 eles e outros políticos itaunenses que estão assistindo a destruição da cidade de camarote irão aparecer a procura dos votos do tão sofrido povo itaunense. Sou contra o voto nulo também, mais no caso de Itaúna em 2010, deveríamos anular os votos para os candidatos itaunenses, se não reagirem.
Inclusive o Deputado Estadual Alencar da Silveira, mineiro, está colhendo assinaturas com o povo mineiro, pedindo a unificação das eleições, ou melhor, que as eleições aconteçam de 4 em 4 anos, porque ninguém agüenta mais eleições de 2 em 2 anos. Se gasta aproximadamente 704 milhões de reais a cada dois anos com eleições, fora o caixa dois e a paralisação do país. Portanto parabéns ao Deputado Alencar e a todos que estão na luta pela unificação das eleições, já passou da hora.
Com R$ 704 milhões, o Governo Federal poderia construir 32 mil casas populares. O Valor é maior do que o Governo de Minas mantém no Fundo Estadual de Habitação, do Programa Lares de Habitação Popular, que está usando R$ 418 milhões na construção de 20 mil moradias até 2011.
Seria possível construir, ainda, cerca de 2.350 postos de saúde ou 3.520 quadras poliesportivas cobertas.
Em tempos de crise financeira, esse dinheiro daria para pagar o salário de um mês de um 1.514.000 trabalhadores com o atual salário mínimo de 465 reais.
João Batista – Amigos de Itaúna.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: A desmoralização do exercito brasileiro em itaúna
Sou Luciana Silva Franco, itaunense, trabalhei como Secretária do Tiro de Guerra de Itaúna por 9 anos e 9 meses, tenho a consciência tranqüila de que cuidei com honestidade e dedicação de toda a documentação sobre minha responsabilidade, dando minha humilde contribuição, para que o Exercito Brasileiro em Itaúna, fosse sempre uma instituição respeitada e eficiente.
Semanas anteriores, vimos o cidadão Odair Assis vincular na mídia, inúmeras denuncias sobre a possível manipulação do Tiro de Guerra por parte do Senhor Prefeito. Vi também o cidadão Júnior Capanema usar a Tribuna da Câmara, de maneira corajosa, para questionar os Vereadores o porquê dos mesmos não pegarem aquelas provas, as quais eles podem facilmente adquirir junto à Justiça Eleitoral, Ministério Publico e do Patrimônio, ou com o Odair Assis e assim iniciarem um processo de cassação do Prefeito e Vice Prefeito, o qual o nosso povo itaunense tanto espera. Confesso que estou cada vez mais revoltada como a inatividade de nossas autoridades, as quais cruzam os braços e digamos de passagem, eita Câmara de Vereadores ruim de serviço, viu. A lama patrocinada pela inatividade de nosso legislativo Municipal, nunca fizeram uma auditoria por eles mesmos nas contas da Prefeitura, será porque não sabem, não podem, não querem, ou por imposição do Prefeito?
Faz-me crer que eles só sabem mesmo é bajular Prefeitos, Deputados e outros. Que a política de Itaúna ta mesmo uma baderna, todos nós já sabemos, mas chegarem ao ponto de enlamear até mesmo o Exército Brasileiro e o pior, não vimos uma única autoridade Militar vir a público, para dizer quais providencias foram ou serão tomadas, pra mim é demais. Por isso resolvi tornar público minha humilde opinião, a de uma funcionária a qual conviveu nos bastidores das forças armadas em Itaúna, por quase uma década.
É público e notório que políticos ao invés de trabalhar em prol do povo, são muito hábeis, por exemplo, ao pedirem a dispensa de um ou outro jovem alistado para não fazer o Tiro de Guerra. O que eu questiono e deixo claro é minha revolta contra o abuso, a manipulação e a lama atirada no Exercito Brasileiro, instituição a qual eu tenho o maior amor e respeito, principalmente porque o Prefeito Eugênio Pinto supostamente o usou para fins eleitoreiros. Toda essa baderna aconteceu nos períodos pré-eleitoral e eleitoral, uma vez que o Prefeito teve a coragem de assinar 4 ofícios ao Comandante do Tiro de Guerra, pedindo ao mesmo, a dispensa de 47 alistados e com certezas esses mesmos jovens geraram vários votos para Eugênio Pinto. Será justo o Prefeito supostamente usar o cargo, para obter mais votos? Acho isso questionável. É pra isso que existe o Exercito Brasileiro, para ser cabo eleitoral de políticos ou é para defender nossa nação?
Eu gostaria muito de questionar pessoalmente o Chefe da STG/4, o Major João Gurgel Sales, sobre mais este absurdo. No entanto estou desempregada, com mãe recém operada e sem condições de ir pessoalmente ao gabinete do mesmo, em Belo Horizonte. Infelizmente nenhum dos nossos 10 Vereadores, os quais ganham muito bem, seriam incapazes de ir ao encontro do mesmo e se o fizessem, iriam apenas para tirar fotografias e colocar nos jornais, de forma a enrolar a população, mantendo tudo como sempre esteve ou até mesmo pior. Mas como eu conheço de perto a honra e honestidade, as quais são marcas registradas da personalidade do Militar e por isso rogo a Deus que ilumine algum cidadão corajoso desta cidade, como o Capanema ou o Odair, para que possam levar essas provas ao conhecimento Comandante da STG/4, ao Sr. Ministro da Defesa ou a demais autoridades do Exercito Brasileiro, para que o Sr. Eugênio Pinto e seus cabos eleitorais, caso forem culpados, possam ser punidos na forma da lei.
Justiça hoje e sempre!
Luciana Silva Franco Cidadã Itaunense
Celular (037) 9928 1483
Leia outras cartas & e-mails recebidos
Clique aqui para ler mais notícias de Itaúna
|
VOLTAR AO TOPO