o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

 Cartas & e-mails

Leia outras cartas & e-mails recebidos

 

 

Mensagem recebida - assunto:

É Vereador língua grande, é conversa fiada...

 

O Vereador Lequinho afirmou na ultima reunião dos vereadores que o Prefeito é mentiroso; que a semana da mulher é campanha eleitoral extemporânea; que a questão das Casas Populares está sendo possivelmente usada pra compra de votos, etc. Agora eu pergunto de maneira bem objetiva, quais atitudes concretas o Vereador Lequinho já tomou pra apurar estes assuntos ou ele é daquele tipo de político que acha que o leitor de jornal é tão bobo que vai acreditar que pelo simples fato dele supostamente falar (demais), sem tomar atitude concreta nenhuma, sem apresentar nada de objetivo ao plenário da Câmara, em termos de pedido de investigação, que vai mudar alguma coisa?

 

O Vereador Lequinho, antes de pegar o salário dele de vereador, ao final do mês, não pode se esquecer que nada ou quase nada fez para merecê-lo, pois a função do vereador é fiscalizar, propor CPIs, dentre outros processos investigatórios e isso ele deixa demais a desejar mesmo.

 

O falatório nas reuniões da Câmara continua o mesmo. Mas é só falação. O Delmo apresentou um projeto muito bom, que visa dar transparência ao uso que os vereadores têm dado aos carros da Câmara. Duvido que o bloco comandado pelo Edinho vai deixar este projeto ser aprovado. Se o Delmo faz uma coisa boa, eles votam contra, se o Delmo defende o governo, ai é permitido criticá-lo. Eita democracia de...!

 

Uma vez um religioso me disse que enquanto houver políticos burros que vão conversar com Diretora de escola, a portas fechadas, acompanhados de assessor de Deputado, para armar armadilha para professor que não se curva para político, existirá por outro lado, a justiça divina para lhes cobrir de desgraças e as urnas pra cassá-los.

 

Eu tenho rezado muito e pedido a Deus que castigue todos os políticos que fazem mal ao nosso povo, permitindo aumento de passagem, buracos nas ruas, pronto – socorro esculhambado, escolas destruídas e mal cuidadas, lotadas etc.

  

Thiago Joel

Professor da Escola Estadual Doutor José Gonçalves

Censurado pelo Presidente do legislativo Edio Gonçalves

14/03/2012

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Rotaract Itaúna - Dia do Abraço

 

O Rotaract Clube de Itaúna - Cidade Universitaria promove o “Dia do Abraço”, a ser realizado no dia 21 de maio de 2011 no centro de Itaúna. O projeto tem o objetivo geral de promover a prática do abraço num âmbito coletivo.

 

Norteados por uma inquietação mediante a significante diminuição da afetividade no âmbito familiar e social, cientes da preocupante escassez do contato afetivo entre as pessoas e estimulados pela idéia de movimentar a população para resgatar ou incentivar a prática do abraço em todos os âmbitos nos reuniremos no próximo sábado (véspera do dia Internacional do abraço) para distribuir e incentivar "abraços grátis".

 

Atenciosamente,

 

Sarah Júlia Freitas

Diretora de Comunicação

Rotaract Clube de Itaúna - Cidade Universitária

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Comunicado à classe artística de Itaúna

 

Caros artistas, chegou a hora daqueles que sempre lutaram quase que sozinhos, em prol da Cultura, bem como aqueles que se mantiveram afastados dos debates acerca do naufrágio cultural de Itaúna, de arregaçarmos nossas mangas e debatermos sobre a Lei de incentivo à Cultura, bem como a regulamentação do Conselho Municipal de Cultura de Itaúna (CMC), na reunião que se realizará Domingo, dia 17 de Abril de 2011, às 9 horas, no teatro Sesi-Vânia Campos de nossa cidade.

 

Foram inúmeras as vezes que cobramos, na Tribuna da Câmara, a regulamentação do CMC, dentre outras melhorias para o setor cultural. Infelizmente, o atual Presidente da Câmara, o eugenista Edinho de Santanense, não nos permite mais ter acesso a documentos que são públicos, não autorizou o atual Presidente do CMC de usar aquela Tribuna para debater o assunto, como se a Câmara fosse uma propriedade particular dele.

 

Em um momento tão critico de nossa história, quando a situação se tornou ainda pior com a eleição de Edinho de Santanense para Presidente da Câmara, não podemos continuar com nossos braços cruzados esperando um milagre cair dos céus. Inclusive, em ofício expedido a um cidadão, o presidente da Câmara simplesmente se nega a tratar o assunto naquela Casa de Leis.

 

Deixo claro que eu não sou organizador do evento, pois apenas participarei como qualquer outro cidadão e as opiniões expressas acima são unicamente de minha responsabilidade e não automaticamente daqueles que vierem a participar de tal discussão.

 

Júnior Capanema

Militante cultural de Itaúna

12/04/2011

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

PTC Itaúna tem nova Diretoria

 

O Partido Trabalhista Cristão (PTC), possui uma nova diretoria municipal que foi acertada nesta ultima semana com o Deputado Estadual Anselmo José Domingos (PTC) e o seu grupo itaunense. O novo Presidente do PTC em Itaúna ficou com o Deputado Estadual Anselmo José Domingos(PTC) que também é Presidente do Partido a nível Estadual. O Vice-Presidente do PTC ficou com o político e ex-vereador Julio César Alves. O novo Secretario Geral do PTC é o Sr. José Aparecido (Conhecido por Zé Frentista). Alexandre Campos ficou como tesoureiro do Partido. (Alexandre Campos é filho do conhecido político itaunense Saulo Campos e sobrinho do Dep. Anselmo José Domingos). Também participa da chapa do PTC Itaúna o jovem Fagner Nogueira que ocupa o cargo de Secretario.

 

O Deputado Anselmo José Domingos falou a reportagem do jornal que é um desejo pessoal dele ficar na presidência do partido em Itaúna, pois desta forma ele atuará com mais freqüência em nosso município, ainda declara o deputado: “o nosso grupo irá participar das eleições em 2012 com candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores”.

 

Texto enviado por João Batista de Oliveira.

 

*    *   *

 

 

Mensagem recebida - assunto:

Carta aberta ao Vereador Delmo Barbosa – defensor do Prefeito

 

Sr. Vereador, com todo respeito que tenho por V.Exª,  eu não poderia deixar de manifestar minha indignação diante de suas críticas contra o merecido "puxão de orelhas" que eu dei nos vereadores, na penúltima  reunião ordinária da Câmara. Justo eu que nunca ganhei um único tostão dos cofres públicos, para defender a cidade, ser criticado por vereador que bajula o Prefeito, não é mesmo? Vídeo com meu polêmico discurso, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=sMfhzMblRAo.

 

Quando eu fui àquela tribuna da Câmara, em 1º de Fevereiro dar aquele merecido puxão de orelha nos senhores, devido à inatividade desta nossa Câmara, justo V.Exª que tem se mostrado no meu entender de cidadão como o mais inativo vereador itaunense, conjuntamente com o vereador Paulinho Morada Nova. Nunca vi atitude alguma em nenhum dos dois, no sentido de fiscalizar os atos do Prefeito, mas somente de abrirem a boca para criticar um cidadão que exige apenas o CUMPRIMENTO DAS LEIS. Se as criticas ao meu discurso, tivessem partido, por exemplo, do brilhante e atuante vereador Gleissinho, o qual é considerado um dos políticos mais atuantes de nossa história, eu poderia até entender.

 

Se o Sr. não se lembra, ainda em 21 de Janeiro de 2009, vários artistas que assinaram aquele abaixo-assinado empoeirado em sua gaveta, contendo uma série de reivindicações, acreditaram que V.Exª fosse capaz de cumprir sua função, que é a de fiscalizar. Como estávamos enganados, senhor Delmo! Por inúmeras vezes, cobrei respeitosamente uma resposta de V.Exª, seja através de ofício, seja usando a Tribuna da Câmara, pela imprensa e V.Exª vereador Delmo, não teve a “gentileza” de se dirigir a classe artística e nos responder claramente, como esperávamos de um homem público. E agora vem dizer, depois de dois anos e alguns dias, que nosso abaixo assinado estava errado? Além de o Sr. estar sempre ao lado do Prefeito, apoiando Eugênio Pinto nas ações do mesmo, além de ser acusado de possivelmente participar de reuniões  suspeitas, onde mais o Sr. esteve nos últimos dois anos, em que não analisou o nosso pedido? Onde está o seu compromisso com aqueles cidadãos que o procura, sobretudo, quando assume uma comissão legislativa? Que representante do povo é esse que ignora quem o procura e se cala, como senhor tem feito por mais de dois anos com relação a esta questão?

 

Vossa Excelência, sem apresentar provas, falseou a verdade ao dizer, na primeira reunião deste mandato, ao insinuar que eu deveria ter um X-9 (um espião) dentro da Câmara. Eu não trabalho com espionagem, minhas atividades são às claras e lícitas, diferentemente de uma turma de anônimos que defende esta "desadministração pública" da qual o senhor faz parte da base de sustentação na Câmara.

 

Vossa Excelência possivelmente falseou a verdade ao tecer criticas infundadas ao ex-Procurador Geraldo Gatão e ex-assessores da Procuradoria, referente à CPI da Prescon. Venha a público então, senhor vereador, justificar onde foi gasto cada tostão dos quase R$ 7 milhões de reais de tal contrato. Nos mostre que o mesmo foi válido e que a sua defesa à uma administração pífia como esta é mesmo legítima e se justifica. A liminar que paralisou a CPI foi derrubada e suas previsões caíram por terra, há muito tempo. Aquela correta CPI, a qual o Sr. tanto critica até hoje (mas não critica o Prefeito que fez gastos no mínimo "suspeitos"), gerou uma ação civil pública, como acontece com todas as CPIs bem sucedidas.

 

Vossa Excelência votou contra o recebimento da minha denúncia pela cassação do Prefeito, supostamente falseando a verdade ao dizer que poderia perder seu diploma de Advogado, pois o caso, até então, estava sendo julgado pela Justiça. Senhor experiente vereador, não somos tão idiotas quanto o senhor possivelmente desejaria! Como Advogado, o Sr. sabe muito bem que de acordo com nossa Constituição, artigo 29 VIII, os vereadores são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos. Mesmo assim o Sr. possivelmente falseou a verdade ao dizer que não ia votar pelo recebimento da denúncia de cassação, com medo de punições. Por que o senhor jamais assumiu uma posição absolutamente clara contra os supostos absurdos proporcionados por nosso prefeito? Afinal, o senhor foi eleito para defender os interesses do povo ou do prefeito? Não precisa nem responder, sua conduta já mostrou a todos a que realmente veio!

 

Dizer que eu não tenho competência para dar puxão de orelha nos vereadores, é no mínimo uma falta de respeito não somente contra a minha pessoa e militância, bem como contra todos os cidadãos da cidade que sofrem com o caos que é o nosso desgoverno, qual o senhor e o vereador Paulinho tanto apóiam. O que os senhores têm ganhado para prestar apóio aos maiores absurdos da nossa história política municipal? Nós, o Povo, é quem pagamos o gordo salário que os senhores recebem para nunca terem feito nada no sentido de fiscalizar os possíveis: gastos abusivos, desperdícios e as inúmeras denúncias contra este desgoverno já conhecido nacionalmente. Que baixaria, Sr. Delmo, V.Exª  que fez dois cursos superiores, que tem Mestrado, que é vereador por mais de um mandato, supostamente insinuar ao vereador Antônio de Miranda, que resolverá problemas político "no braço", possivelmente chamando-o para uma briga na porta pra fora. Sem ter grau elevado de estudo, Antônio de Miranda demonstrou ter uma classe muito grande ao responder àquela sua insinuação com a maior cordialidade possível. V.Exª também afirmou que o futuro do ex-presidente da Câmara é na APAC. Agora cá pra nós, por outro lado, por qual motivo o Senhor nunca tomou atitudes para fiscalizar as contas do atual desgoverno? Não estou dizendo que o Prefeito deva ir para a APAC. Com mais esse, de seus tantos excessos, o senhor possivelmente protagonizou um ato de explícita apologia á violência e de despreparo total, ignorando o mínimo de educação e bom senso exigidos de homens públicos.

 

Seu fiel escudeiro, o "agradecedor" Paulinho Morada Nova disse que eu falo demais e que mereço um puxão de orelha. Provem que estou errado nas minhas inúmeras cobranças, decerto, se tivesse os senhores mesmo já teriam me processado. Mas sabem que sou justo, honesto e só lhes resta mesmo, desferir ataques como estes, pois contra FATOS não há fantasias que engane. Tentem me dar um “puxão” de orelhas, como o Prefeito tentou, ao fazer com aquele pífio processo contra minha pessoa, o qual não deu em nada e mostrou somente o quanto a Justiça está atenta àqueles políticos bem remunerados que buscam perseguir cidadãos que tomam rumos contrários às suas duvidosas pretensões.

 

Não é atoa que naquela vitoriosa manifestação prol impeachment do Prefeito, se ouviu centenas de pessoas gritarem “fora Delmo” e “fora Eugênio”. Para o povo de Itaúna, um é o complemento do outro e não há como eleger qual é o pior em seu respectivo posto. Tanto um quanto o outro vai passar pela nossa vida pública sem deixar a menor saudade, após ignorarem diversos de nossos valores culturais e patrimoniais. Seja um político melhor Sr. Delmo, não apenas um defensor de prefeito, como o senhor já se acostumou a portar em todos os mandatos que já assumiu no Legislativo. Quem ganha com isso, não é o Povo!

 

Júnior Capanema

Militante Cultural

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Prefeito vai aumentar o valor da passaginha?

 

Na madrugada desta segunda-feira, dia 10 de Janeiro, um site de notícias desta cidade informava a péssima possibilidade de o valor do transporte público subir de R$2,10 para R$2,45.

 

Como nossos vereadores sempre ignoraram o artigo 83 da Lei Orgânica deste Município, a qual reza que, anteriormente ao aumento do valor da passagem de transporte coletivo, a planilha de custos deve ser enviada para apreciação dos vereadores, embasado neste artigo e em outros, de imediato eu redigi um humilde ofício comunicando ao recém empossado Presidente da Câmara - vereador Edinho de Santanense - mais este possível absurdo. Solicitei providências.

 

Eu estive pessoalmente no gabinete da Presidência da Câmara, após protocolar meu pedido de providência, mas, no entanto, somente consegui falar com a Sra. Márcia, atual secretária do vereador Edinho de Santanense, para qual eu expliquei toda a situação e respeitosamente pedi à mesma para entrar em contato imediatamente com o Presidente daquela Casa, para que as providências sejam devidamente tomadas, como previstas por Lei.

 

O leitor deve estar se perguntando agora, quais providências de fato, os senhores vereadores poderiam tomar. De acordo com o meu entendimento, a Câmara pode, através de sua Procuradoria, entrar com um Mandado de Segurança preventivo, para impedir novo aumento até que a planilha seja enviada e debatida na Câmara; o presidente Édio pode convocar reunião extraordinária para debater o tema; os vereadores podem ainda instaurar uma Comissão Especial e até uma CPI para apurar os supostos aumentos abusivos do valor da passaginha; entre outros. Realmente poderes nossos vereadores possuem nas mãos para impedir o aumento da passaginha para R$2,45. Vale lembrar que na capital Belo Horizonte, onde trajetos são inúmeras vezes superior aos de Itaúna, as passagens urbanas custam entre R$ 2,40 a R$ 2,90, sendo, portanto, o valor sugerido para Itaúna, completamente fora de nossa realidade.

 

Contudo, eu entendo que providências serão tomadas por parte de nossos vereadores, somente se você que lê este artigo agora, arregaçar suas mangas e cobrar educadamente dos 10 legisladores eleitos pelo POVO, manifestando pacificamente sua opinião contrária à qualquer omissão da Câmara, perante a este assunto. Se a sociedade se calar mais uma vez, muito provavelmente os vereadores de Itaúna se silenciarão novamente e aceitarão a majoração da passagem urbana, sugerida pelo prefeito Eugênio Pinto.

 

Obs: em anexo consta cópia escaneada do ofício através do qual eu solicitei providencias aos vereadores, cópia em arquivo Word do corpo do texto do ofício dirigido ao vereador Edinho e cópia da página do site que informa o aumento.

 

Júnior Capanema

Cidadão revoltado com os aumentos da passaginha

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

A quem interessar...

 

Moramos e amamos nossa querida Itaúna. Terra abençoada e de boa gente, lugar ideal para criar nossos filhos, cultivar nosso casamento, viver uma vida tranquila. Tem suas dificuldades, mais é normal para uma cidade em desenvolvimento.

 

Isso sempre esteve presente em nossas vidas e ser filho de Itaúna era motivo de estufar o peito e dizer: “sou itaunense, com muito orgulho”.

 

Com o passar dos tempos, e principalmente nos últimos 6 anos, estamos vendo esse sentimento de unidade, companheirismo e fraternidade ruir, sendo transformado em revolta e indignação.

 

Podemos constatar nossa Itaúna entregue a pessoas sem capacitação, profissionalismo, competência e, principalmente, sem compromisso com nossa cidade e sim, ou melhor, absolutamente, gerida por interesses pessoais.

 

Nós, filhos de Itaúna, também somos culpados por essa “baderna”, pois estamos vendo tudo acontecer e não fazemos nada. Sempre achamos que alguém irá fazer alguma coisa, que qualquer hora dessas aparecerá alguém para “nos defender”. E tudo continua a mesma coisa, do mesmo jeito. Aproveitando a celebre frase de Martin Luther King: “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”. Pessoas boas que estão dentro da administração, vendo suas mazelas, suas atrapalhadas, mandos e desmandos e não fazem nada. Não veem, não ouvem e não falam, tudo por um bom salário no bolso, e dane-se a ética, dane-se tudo que eu acredito. Ainda assim acredito e tenho esperança de uma cidade melhor, pois estou falando de Itaúna, daquela mesma cidade de gente boa...

 

Como disse Santo Agostinho: “Dois homens olharam através das grades da prisão; um viu a lama, o outro as estrelas. Ainda acredito nos homens que estão vendo as estrelas (não a vermelha), mas a que brilha, em algum lugar, no céu de nossa cidade.

 

Orgulhosamente itaunense,

Christian Belmiro de Moura

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Mais uma obra inacabada?

 

Não sei quantas vezes passei pela nossa Praça da Matriz na minha vida , mas tenho certeza que nunca estive tão triste ao percorrê-la.

 

Fico vendo aqueles tapumes enormes contornando nossas centenárias árvores e vejo como estão desprotegidas mesmo assim.

 

Vejo pisos demolidos e nenhum movimento para recompô-los.

 

Olho para o “ famoso e aprovado” banheiro público e percebo que nele nada mudou nos últimos 40 dias. Mesma alvenaria, mesma fase da obra.

 

Entre o que dizem uns e o que dizem outros, fica a NOSSA PRAÇA   “  A DEUS DARÁ” como ficou nosso teatro, como ficou nossa cidade.

 

Ao nosso coração fica a tristeza e a desesperança de ver Nossa Praça iluminada e bonita no NATAL.

 

Será que não existe nenhuma  consciência  de cidadania neste Processo Político de  Nossa Prefeitura , nem mesmo com um BEM tão CARO aos Itaunenses?   Pôxa .... é uma decepção atrás da outra, um desmande atrás do outro...

 

Não sei mais o que fazer... Mas pensar eu posso:

 

Penso que com certeza DEUS esta vendo o que estão fazendo com o POVO ITAUNENSE. Um povo cristão por natureza, que ficou nas mãos  de quem não pensa NELES.

 

Penso que um dia a justiça chegará e que serão punidos todos os que desgovernaram nossa cidade.

 

ESTE DIA CHEGARÁ... CEDO OU TARDE...

 

POR ISSO OREM POR NOSSA CIDADE... AGORA ELA PRECISA DA SUA ORAÇÃO.

 

Angela Nogueira Moreira

Itaúna

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Parabéns, Itaúna

 

Novamente, pela nossa incapacidade de organização social, mantemos nossa opção pela omissão do voto. Sim senhores, não estou maluco, mas, se não houver um milagre, estaremos à mercê da boa vontade de políticos que não têm comprometimento com nossa cidade. O que nos resta é cobrar de todos os políticos em que cada um votou. Devemos acreditar que vivemos num mundo real, num mundo onde pessoas necessitam progredir.

 

Este progresso está diretamente ligado ao reconhecimento dos profissionais da educação. É nosso papel, papel social, cobrar do poder público uma postura adequada. Um resultado também adequado será atingido quando houver a consciência coletiva de que somos partes interdependentes. O todo só progredirá após uma atuação consciente entre o público e o privado. Mais informações: propoliscidadaniaativa@hotmail.com

 

Tinha muita vontade de retribuir o carinho da cidade como um todo e de sua população, com uma representação séria, com muito trabalho, ética, dedicação e respeito.

 

Lincoln Melo

Itaúna-MG

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Codempace/Intervenção na Praça Dr. Augusto

 

Prezado Pepe Chaves,

 

Boa tarde!

 

Ao ler a matéria "CODEMPACE se reúne e aprova descaracterização da Praça", me senti no direito de, visto que meu nome veicula na matéria, primeiramente, como cidadã itaunense e depois como funcionária pública concursada e nomeada desde 1992, de esclarecer o seguinte:

 

- a reunião do Codempace realizada no dia 12 de agosto, do corrente ano, foi solicitada pela administração para que se fizesse um termo aditivo ao Projeto de Revitalização da Praça Dr. Augusto Gonçalves, o qual foi votado em reunião do Codempace em 15/10/2008. Na reunião do dia 12 não foi acrescentado e nem retirado nada do que foi deliberado e aprovado na reunião de 2008. Nada a mais, nada a menos, conforme registrado em ata. A reunião foi convocada porque foi informado aos membros efetivos que estaria faltando este tal termo aditivo para ser incorporado às atas das reuniões de 15/10/2008 e de 26/03/2010, quando estiveram presentes praticamente todos os membros efetivos e suplentes do Conselho.

 

- como a reunião do dia 12 era apenas para incorporar aditivo a decisões já tomadas anteriormente (em 2008) e, como ainda não  consegui formalizar o meu desligamento do Conselho, me senti na obrigação de participar.

 

Quanto ao referido Projeto de Revitalização da Praça, ressalto que eu fui a minoria contra a alguns pontos colocados quando da votação do projeto, conforme reunião de 2008, principalmente, ao que se refere à retirada da fonte luminosa. Mas, como eu já disse, eu era a minoria, sendo decidido o que a maioria aprovou e que encontra-se registrado em atas das reuniões mencionadas.

 

Espero sinceramente, o entendimento real dos fatos.

 

Certa de sua atenção, antecipo os meus agradecimentos,

 

Atenciosamente,

 

Janete Rodrigues da Silva

Itaúna - 18/08/2010

 

Nota do editor: A senhora Janete se refere a ata da reunião realizada pelo CODEMPACE 15/10/2008, a qual sua ata pode ser lida na íntegra clicando aqui. De acordo com ela, as decisões sobre as alterações paisagística na Praça Dr. Augusto Gonçalves foram tomadas nessa reunião. No entanto, como pode se constatar, a ata daquela reunião não especifica sobre a construção de nenhum sanitário público na Praça da Matriz e mostra, de maneira proba, que esta decisão não passou pelo crivo deste Conselho, sendo de exclusiva vontade do senhor prefeito Eugênio Pinto.

 

- Leia também: outros textos sobre a adulteração na Praça da Matriz.

 
 
VOLTAR AO TOPO
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter