o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

 Artes

 

 

Galeria de Artes Ahmés de Paula Machado:

Naron, Alvimar e Bustamante expõem na Ahmés

Espaço Cultural expõe mostra “Coletiva de Artistas de Itaúna”.*

 

Mostra reúne trabalhos de Tabajara, Bustamante & Viana na Galeria da Prefeitura de Itaúna.

 

Foi aberta hoje, 18 de janeiro, a exposição “Coletiva de Artistas de Itaúna”, que ficará aberta na galeria Ahmés de Paula Machado, no Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros, das 8h às 17h, até o dia 7 de fevereiro.

 

A mostra reúne trabalhos de três artistas itaunenses, Naron Tabajara Silva, Gláucio Nogueira Bustamante e Alvimar Viana, com pinturas em aquarelas, acrílico sobre tela e bustos e rostos.

 

Trabalhos em aquarela e pintura acrílica.

 

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Heli Maia, a exposição é mais uma das ações da Prefeitura de Itaúna que visa apoiar a cultura e o trabalho dos artistas do município, além de incentivar e facilitar o acesso da população às artes.

 

Esta exposição congrega quatro técnicas distintas, sendo elas, aquarelas de Bustamante, espatulados em acrílico de Naron Tabajara, colagens e esculturas de Alvimar Viana.

 

* Informações da Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itaúna / MG.

   18/01/2012

 

- Fotos: Bustamante/divulgação

 

*  *  *

Oficinas:

Usina de Sonhos já está com as inscrições 2011 abertas*

A Associação Cultural Usina de Sonhos foi fundada em 1998,

é Ponto de Cultura e conta com o apoio do Ministério da Cultura.

 

Projeto é custeado por lei de incentivo e beneficia jovens.

 

A Associação Cultural Projeto Usina de Sonhos está com as inscrições abertas para as oficinas de 2011 desde o início de fevereiro. Os alunos interessados em frequentar as aulas devem comparecer com o responsável na sede da entidade situada à Rua Dr. José Gonçalves, 1500 – Bairro Santanense, em frente à Portaria I da Tecidos Santanense.

 

As oficinas são variadas e abrange a área de artes cênicas, artes visuais, capoeira línguas e música. Para efetivar a inscrição é preciso levar: documento de identidade do interessado em freqüentar as oficinas, cópia do comprovante de residência e do(s ) comprovante (e) de rendimento(s ) da família.

 

A Associação Cultural Usina de Sonhos para o ano de 2011 vai trabalhar com vagas limitadas. A Entidade em 2011 quer investir também na Sala de Exibição e no Telecentro, trabalhando com cultura digital. Durante todo o ano vão acontecer também outras atividades culturais como os cursos de artes de pequena duração, o Usina de Idéias, porém renovado e os espetáculos de dança, teatro e música.

 

A Associação Cultural Usina de Sonhos foi fundada em 1998, é Ponto de Cultura e conta com o apoio do Ministério da Cultura.  Para este ano, a entidade, aprovou dois projetos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto da Manutenção do Centro Cultural e o Projeto do Conservatório, o “Usina da Música”.

 

No entanto, para viabilizar estes projetos é necessária a captação de recursos junto a empresas que pagam o ICMS, através da renúncia fiscal, na faixa de 3% a 10%, dependendo do porte da empresa.

 

- Mais informações: (37)3249-1505.

 

* Informações e fotos: Usina de Sonhos.

 

*  *  *

 

Arte & Artesanato:

Centro Yara Tupynambá encerra 4º Projeto

Centro de Arte e Artesanato Yara Tupynambá encerra com muito sucesso o seu

4º Projeto da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apresenta a sua Feira de Natal.

 

Da Redação

Via Fanzine

 

Alunas da 5ª Oficina de EVA do Centro de Arte

e Artesanato Yara Tupynambá, em plena atividade.

 

Sucesso dentro e fora da cidade

 

O Centro de Arte e Artesanato Yara Tupynambá, em Itaúna-MG, comunicou à comunidade itaunense, o encerramento do seu bem sucedido 4º Projeto da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Através dos benefícios da lei cultural, o Centro de Artes recebeu patrocínio das empresas Usiminas, Dexplo e Ferro + Mineração S/A.

 

Os recursos desses patrocinadores propiciou que fossem ministradas 94 oficinas que beneficiaram 470 alunos, entre crianças, adolescentes, adultos e terceira idade. Todas as atividades foram promovidas sem nenhum custo para os participantes.

 

Coordenador do Centro de Artes, o artista plástico Gláucio Bustamante falou com Via Fanzine e informou que, “Além das oficinas ministradas em Itaúna, levamos nossa cultura da arte e do artesanato para mais oito municípios do Centro Oeste Mineiro: Cláudio, Itaguara, Itatiaiuçu, Mateus Leme e Azurita, Nova Serrana, Pará de Minas, Pitangui e Rio Manso”.

 

O encerramento foi marcado pela oficina de E.V.A. e beneficiou cinco alunas que tiveram uma excelente produção de enfeites de natal.

 

Feira de Natal

 

O Centro de Arte e Artesanato Yara Tupynambá mantém uma Feira de Natal durante o horário comercial em sua sede (rua Bonfim nº 10, Centro, Itaúna-MG) e convida a comunidade para conhecer os trabalhos expostos no local.

 

Na feira são comercializadas diversas opções para presentes em arte e artesanato para esse Natal. Além dos presentes, enfeites e adereços natalinos confeccionados pelos artesãos, professores e alunos da instituição também estão à venda.

 

* Com informações e imagem do Centro Yara Tupynambá  – Itaúna/MG.

- Foto: divulgação.

 

*  *  *

 

Arte e artesanato:

Centro de Artes Yara Tupynambá comemora 10 anos

Projetos do Centro beneficiaram quase duas mil pessoas.

 

Por Gláucio Bustamante*

Coordenador do CAYT

 

 

Sede atual e anteriores em 10 anos de artes do Centro.

 

O Centro de Arte e Artesanato Yara Tupynambá, estará completando 10 anos de atividades no dia 15/09. Tivemos alguns altos e baixos, até que conseguimos aprovar nossos projetos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (quatro) e transformar o Centro em um importante pólo cultural de Itaúna.

 

Para realização destes projetos, contamos com a colaboração dos patrocinadores,  J. Mendes, Ferro + Mineração S/A, DEXPLO e a USIMINAS.

 

Foram ministradas 365 oficinas beneficiando mais de 1.900 pessoas entre crianças, adolescentes, adultos e da terceira idade.

 

Neste período  também, tivemos o prazer de levar nossa cultura para as vizinhas cidades do Centro Oeste Mineiro: Cláudio, Itaguara, Itatiaiuçu, Mateus Leme, Azurita, Nova Serrana, Pará de Minas, Pitangui e Rio Manso.

 

Para comemorar a década,  estamos promovendo uma feira de artesanato do dia 8 a 15 de setembro, na sede do Centro de Artes, à rua Bonfim, no centro de Itaúna.

 

* Gláucio Bustamante é artista plástico.

- Foto: divulgação.

 

*  *  *

 

Rio de Janeiro:

Lúcia Amaral recebe título no Rio

Artista de Itaúna é agraciada com homenagens no Forte Copacabana.

 

Da Redação

Via Fanzine

 

Antônio de Oliveira Pereira, Coordenador do Centro de Literatura do Forte de Copacabana,

entregou o título honorifico a artista plástica Lucia Amaral de Minas Gerais no Forte de Copacabana.

 

A artista Lúcia Amaral  estará recebeu o diploma e o respectivo distintivo, alusivos ao título de “Artilheiro da Cultura”, concedido pelo Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. A honraria foi entregue aos Autores e Instituições que se destacaram positivamente nas atividades do Centro de Literatura do Forte durante o período de meu Comando (2006/2010).

 

Ela também recebeu um exemplar do livro “Museu Histórico do Exército”, editado em comemoração aos 100 anos do Forte de Copacabana. O evento aconteceu no dia 23 de março de 2010, às 18h, no Auditório Santa Bárbara, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, em cerimônia oficial, com a presença de autoridades civis e militares.

 

A artista manifestou sua satisfação com pelo recebimento do título, “Me sinto orgulhosa em elevar mais uma vez o nome da nossa querida Itaúna e Minas Gerais”, afirmou. Ela também informou que na ocasião foi lançada a III Antologia do Forte de Copacabana, na qual tem cinco poemas.

 

- Foto: divulgação.

 

- Visite o site e Lúcia Amaral e conheça os seus trabalhos:

http://www.viafanzine.jor.br/lucia.htm

 

*  *  *

 

Exposição:

Adilson Rodrigues e Fernando Chaves mostram trabalhos

Exposição estará aberta ao público de 27/08 a 10/09.

 

Adilson Rodrigues e Fernando Chaves

 

Os artistas e músicos Adilson Rodrigues e Fernando Chaves estarão expondo seus trabalhos na Galeria Ahmés de Paula Machado, no Espaço Cultural de Itaúna.

 

Adilson Rodrigues é artista itaunense. Foi desenhista de confecções e indústria têxtil, trabalha com artes gráficas, lápis de cor e pintura. Numa viagem pelos mundos desconhecidos do seu íntimo, seus desenhos e pinturas revelam esferas, bolhas e gotas que flutuam levemente pelos universos do imaginário. Adilson Rodrigues foi co-fundador do jornal Via Fanzine em 1994 e atualmente é editor do Portal Itaúna (www.portalitauna.com.br).

 

Fernando Chaves cria seu próprio estilo, se é que se cria alguma coisa hoje em dia na pintura, que já está tão desgastada (no bom sentido) pelos grandes mestres. Totalmente desprovido de técnica, com linhas tortas propositais e uma salada de cores, contornos e pontilhados. Não dá para rotular sua arte, mas poderíamos dizer que é uma mistura de naif com uma pitada de surreal, totalmente antiacadêmica, onde a interferência de situações distorcidas e cores descombinadas, se intercalam criando um resultado surpreendente. Com essa mistura de efeitos, cria seu estilo próprio. Fernando Chaves nasceu em Recife, mas reside em Itaúna desde criança. Sua técnica é acrilic on canvas.

 

A mostra estará aberta ao público com entrada franca, de 27 de agosto a 10 de setembro; de segunda sexta, das 8 às 17h, na Galeria Ahmés de Paula Machado, no Espaço Cultural de Itaúna (2º andar).

 

- Contatos:

Adilson Rodrigues: adilsonrodrigues@portalitauna.com

Fernando Chaves: nandochavesfilho@hotmail.com

 

*  *  *

 

Recife:

Itaunense recebe prêmio do Banco Real

Obra de Gláucio Bustamante foi premiada pelo concurso “Banco Real Talentos da Maturidade”.

A cerimônia de premiação foi realizada em Recife-PE.

Da Redação

Via Fanzine

www.viafanzine.jor.br

 

Gláucio Bustamante

 

O artista plástico itaunense Gláucio Bustamante foi premiado pelo concurso “Banco Real Talentos da Maturidade”, 10ª edição, em 2008. O concurso é composto de seis modalidades e em quatro delas, os participantes devem ter 60 anos ou mais. São elas: Artes Plásticas, Contador de Histórias, Literatura e Música Vocal. As outras duas modalidades são Monografia e Programas Exemplares.

 

Bustamante participou na modalidade Artes Plásticas, cujos critérios de avaliação são: Criatividade, Expressividade e Qualidade Técnica. Cinco artistas foram contemplados, classificação de lugares por uma comissão julgadora específica para cada categoria, composta por membros de renome nacional, no cenário cultural/artístico.

 

O trabalho de Gláucio Bustamante foi classificado entre os cinco vencedores, dos 2.974 inscritos. O nome de sua obra é “Auto-retrato de um safenado bem sucedido, cinco anos depois”. O artista utilizou de técnica mista, onde usou cartelas de remédios chapeadas e coladas em uma tela. No centro da tela foi inserido um retrato do autor, mostrando seu tórax nu, sem cicatriz, sem hematoma ou inchaço.  Depois de coladas, as cartelas foram pintadas com tinta acrílica verde, e nas entrelinhas, escrito sucessivamente até o final da tela com tinta branca o nome da obra “auto-retrato de um safenado bem sucedido, cinco anos depois”.

 

A entrega do prêmio e troféu foi em Recife, numa festa oferecida pelo Banco Real a mais de 1.500 convidados, com destaque ao farto cardápio regional, acompanhado de sucos de frutas típicas da região.

 

O mestre de cerimônia foi o repórter Francisco José, da Rede Globo de Televisão. Para encerrar o evento houve uma apresentação musical com o Quinteto Violado, uma das mais tradicionais bandas de Pernambuco.

 

- Imagem: Divulgação.

 

*  *  *

 

Quatro anos sem teatro:

Prefeito não define reforma do teatro

“O poderoso alcaide, Prefeito de Itaúna” marca reunião pra falar sobre pseudo-reforma do teatro.

 

Por José Capanema Júnior*

 

Quando eu li a nota no Jornal Brexó de 19/08, na qual o Prefeito afirma que será realizada uma reunião para tratar do assunto da reforma do “Sílvio de Matos”, confesso que não fiquei espantado com tamanha cara de pau, uma vez que protocolamos ofício dirigido ao prefeito, solicitando ao mesmo que nos respondesse por escrito, tanto a data de início quanto do término da reforma.

 

Já se passaram algumas semanas e nada de obtermos resposta. Agora, cá pra nós, também não estou surpreso pelo fato de muitos daqueles que apoiaram a manifestação, não terem sido convidados a participar dessa tal reunião, uma vez que, quem nos conhece, sabe que seríamos incapazes de puxar saco de quem é que seja e muito menos de enganar a população com falsas promessas.

 

Infelizmente, se essa reforma (ou maquiagem) sair mesmo, tenho o humilde entendimento que é única e exclusivamente por causa das eleições, mas de qualquer maneira a população não é idiota a ponto de esquecer os danos causados a cultura, pelo atual (des)governo.

 

Enquanto isso eu continuo panfletando e debatendo o assunto com a população itaunense, pois a luta em prol da Cultura não pode e nem deve acabar!

 

* José Capanema Júnior é ator e líder do Movimento em Prol do Teatro "Sílvio de Matos", em Itaúna-MG.

 

*  *  *

Artes Plásticas

Celina Damasceno apresenta ‘garrafas decorativas’

Além de objetos decorativos, garrafas poderão ser utilizadas domesticamente.

Da Redação

Via Fanzine

www.viafanzine.jor.br

Peças que compõem a nova mostra de Celina Damasceno.

 

A artista plástica Celina Damasceno está promovendo exposição de seus mais novos trabalhos na galeria de artes “Ahmés de Paula Machado”, no Espaço Cultural de Itaúna. A mostra, que já está aberta ao público, apresenta uma série de garrafas pintadas em diferentes técnicas e estilos.

 

Exímia na arte de construir vitrais e conhecida por este talento em toda a região, nesta mostra, Celina Damasceno utiliza também em algumas garrafas a mesma técnica empregada na coloração dos vitrais.

 

As garrafas expostas estarão à venda e todas foram esterilizadas, podendo assim, serem utilizadas domesticamente, além de possuírem visual decorativo.

      

Os trabalhos estão em exposição, com entrada franca, até o dia 26/11, na galeria de artes “Ahmés de Paula Machado”, no Espaço Cultural de Itaúna e vale a pena visitar.

 

- Foto: divulgação.

 

*  *  *

 

Cursos:

Projeto de oficinas do Centro

de Arte e Artesanato Yara Tupynambá

Serão beneficiadas 565 pessoas com novos cursos.

 

Por Gláucio Bustamante*

 

A Diretoria da Associação de Artesanato do Centro Social Urbano de Itaúna, “Centro de Arte e Artesanato Yara Tupynambá”, está executando o novo Projeto da Lei Estadual de Incentivo à Cultura CA Nº. 1135/001/2006, patrocinado exclusivamente pela Mineração J. Mendes, iniciado em junho de 2007.

 

Este projeto será distribuído em cinco módulos de vinte e três oficinas: Pintura Contemporânea, Pintura Acadêmica, Pintura em Cerâmica, Pintura em Vidro, Pintura em Tecidos 1 e 2, Desenho Artístico, Modelagem em Argila, Ponto Russo, Macramé, Tricot, Crochet, Tapeçaria Volp, Bonecas, Cartonagem, Embalagem, Biscuit, Velas, EVA, Sabonete, Marchetaria, Educando a Voz, Tapeçaria Kilim. No total, são 115, beneficiando quinhentas e sessenta e cinco pessoas, distribuídas em uma população de crianças, adolescentes, adultos e da terceira idade, sem nenhuma preocupação com o nível cultural, financeiro ou social.

 

Nosso objetivo é atingir um público eclético, onde nossos professores possam levar suas experiências culturais na arte e artesanato, propiciando a todos participantes momentos de

realização da criatividade, da auto-estima e de relacionamento  social.

 

Além dos cursos o Centro de Arte e Artesanato Yara Tupynambá, mantém uma exposição permanente do melhor artesanato da terra. Todos estão convidados a conhecer nossos produtos.

 

- Centro de Arte e Artesanato “Yara Tupynambá” - Av. Jove Soares, 815, centro, Itaúna-MG.

 

* Gláucio Bustamante é artista plástico e presidente do Centro de Arte e Artesanato “Yara Tupynambá”.

 

*  *  *

Literatura:

Lúcia Amaral estará em São Paulo

Artista recebe Oscar de "destaque 2007".

No dia 22/07 a artista plástica Lúcia Amaral estará recebendo em São Paulo o Oscar "Artista Destaque 2007" pela Associação Nacional do Artistas Plásticos.

O Oscar "IstoÉ" é recebido pela segunda vez por Lúcia Amaral. O primeiro foi recebido em Hollywood pelo Rabino da Congregação Hebraica de Los Angeles, em 2005.

*  *  *

 

Prédio da Estação:

Prefeitura descaracteriza Museu

Arquitetura original da antiga estação de Itaúna

é destruída pela Prefeitura de Eugênio Pinto.

 

Por Pepe Chaves

Para Via Fanzine

 

Alertado por uma denúncia recebida em mensagem de e-mail estive na Praça da Estação e verifiquei um verdadeiro desserviço – assim como em outras áreas municipais, em nossa opinião – que prestou o prefeito Eugênio Pinto e sua equipe a Itaúna. A prefeitura simplesmente destruiu e ridicularizou a fachada do prédio da antiga estação ferroviária de Itaúna, hoje Museu Etnológico Municipal “Francisco Manoel Franco”.

 

Não bastasse o horrível letreiro que já estava lá da administração passada, incompatível com a construção, a prefeitura agora, abriu fendas na fachada original, e inseriu, 5 calhas aparentes nela!

 

Tal “obra”, foi um verdadeiro crime arquitetônico a uma as mais antigas construções itaunenses e, ao nosso ver, precisa ser reparada urgentemente, se houver o mínimo de bom senso por parte de nossas autoridades.

 

O prédio construído no início do século passado, JAMAIS teve calhas aparentes cortando sua fachada! Este tipo de “obra”, é a mostra da completa ignorância, falta de sensibilidade e bom senso de nossos atuais administradores municipais. Eles lesaram um patrimônio público, inclusive, parte do relevo, de alguns dos detalhes da fachada original e ao nosso ver, as responsabilidades devem ser apuradas, senão obrigados a reconstituir a parede danificada.

 

É um absurdo, que não tenham pensado outra solução para instalar as tais calhas, senão, da forma horrível, e até cômica que fizeram. Se assessoria de Comunicação da PMI respondesse mensagens (em vez de apenas enviar releases), eu gostaria muito de, desde já, questionar quem foi a mente brilhante que criou esta “divina obra”, exposta em primeiro plano no Museu Municipal.

 

Lamentável e lastimável!

 

*  *  *

 

Coletiva:

Alunos de Du Alves em exposição 

Mostra com 12 alunos do artista plástico itaunense acontece na Galeria Ahmés de Paula,

 em Itaúna, vinte trabalhos de 12 alunos serão mostrados.

   

No próximo dia 05 de dezembro (segunda-feira), às 20h, na Galeria de Arte Ahmés de Paula Machado (Espaço Cultural), acontece abertura da exposição coletiva “Alunos”, integrada por alunos do Curso de Desenho do artista plástico Du Alves.

 

A mostra é organizada por Du Alves, tem como objetivo apresentar sua técnica através dos traços de seus alunos, incentivando-os e valorizando os seus trabalhos.

 

Estarão sendo expostos cerca de 20 trabalhos produzidos por 12 alunos do curso de Desenho. A exposição estará aberta ao público com entrada franca de 05/12 a 12/12 com visitação de 8 às 18h.

 

- Colaborou: PMI (Depto de Cultura).

 

Clique aqui para ler mais notícias de Itaúna

 

Clique aqui para acessar à página inicial de Via Fanzine

 
 
VOLTAR AO TOPO
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2008, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter