o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

 Cartas & e-mails

Os usuários desse espaço são responsáveis pelo conteúdo dos textos assinados.

Leia outras cartas & e-mails recebidos

 

 

 Mensagem recebida - assunto:

Carta aberta à Imprensa II

 

Prezados(as) Companheiros(as) da Imprensa,

 

Inicialmente, gostaria de agradecer a todos pela acolhida à minha Carta Aberta (" Vereador Gleisinho cassou a minha candidatura" - VEJA ABAIXO) que teve uma enorme repercussão na cidade. Agradeço pela confiança e atenção!

 

Após a grande divulgação que foi dada à minha declaração o vereador Gleison Fernandes de Faria me procurou, pessoalmente, para, segundo ele, " esclarecer o mal entendido".

 

Após algumas horas de conversa, com algumas discussões, cheguei à conclusão que realmente o vereador Gleisinho NÂO AGIU de má fé no episódio da minha filiação ao partido PSL, do qual ele é presidente em Itaúna.

 

Ele me convenceu ao afirmar  que houve, na verdade, um congestionamento no sistema do TRE que naquela data recebia dados de todo o país, simultaneamente. Inclusive ele me colocou em contato com o Sr. João Batista, presidetne do PHS em Itaúna, que me relatou um problema semelhante com um pré-candidato do partido dele.

 

E finalmente decidimos ( Eu e o vereador Gleisinho) que iremos batalhar, em comum acordo, para revertermos, judicialmente, a minha situação atual que é de  NÃO PERTENCER a NENHUM PARTIDO.

 

Sendo o que me apresenta, no momento, despeço-me,

 

Renovando meus protestos de estima e consideração,

 

Danilo Lopes

Comunicador há 33 anos 

Novo celular : (37) 9909-4051

04/06/2012

 

*  *  *

 

 Mensagem recebida - assunto:

Danilo Lopes declara :

 "Vereador Gleisinho cassou a minha candidatura"

 

Carta aberta à imprensa :

 

Prezados companheiros (as) da IMPRENSA ITAUNENSE, venho por meu desta DECLARAR que o Vereador GLEISON FERNANDES DE FARIA, agindo de MÁ FÉ, não enviou o meu nome ao CARTÓRIO ELEITORAL, no prazo devido, conforme determina a legislação pertinente.

 

Com esta atititude, no mínimo mesquinha, , o vereador Gleisinho, simplesmente "CASSOU" as minhas pretensões de me candidatar a uma CARGO ELETIVO nas próximas eleições.

 

Para vocês terem uma idéia, no dia 05 DE MAIO de 2011, eu me DESFILIEI do PMDB, inclusive preenchi os FORMULÁRIOS necessários para tanto, no próprio GABINETE do vereador Gleisinho na Câmara Municipal de Itaúna, na presença DELE e de seus assessores.

 

Em seguida preenchi, no mesmo local,  a ficha de FILIAÇÃO ao PSL, presidido pelo edil acima citado.

 

Em nossas reuniões sempre deixei bem claro a minha INTENÇÃO de deixar o meu nome à disposição do partido para me candidatar ao cargo de VEREADOR nas eleições municipais de 2012.

 

Inclusive no último dia 20 de MAIO de 2012, participei de uma reunião do PSL na casa do Sr. RONALDO FERNANDES, irmão do vereador Gleisinho, para tratar das próximas eleições e, MAIS UMA VEZ, deixei bem clara a minha intenção de me candidatar. Alías, nesta reunião, estava presente o Deputado Estadual NEIDER MOREIRA, pré-candidato a PREFEITO de Itaúna, para o qual eu também falei sobre a minha PRETENSÃO de me candidatar a vereador.

O Deputado Neider Moreira  concordou, plenamente,  com a informação de que o meu nome seria "FORTE" por ser conhecido em toda a cidade...

 

Saliento ainda que chegou ao meu conhecimento que, em uma pesquisa que foi feita em Itaúna, mesmo o meu nome não tendo sido colocado entre os possíveis candidatos a vereador, ele ( o meu nome!) teria sido lembrando por vários pesquisados.

 

Nesta mesma reunião, de 20/05/12, eu fui "contratado" pelo vereador Gleisinho para contatar possíveis candidatos(as) a vereador, entre os filiados ao PSL. Foi quando me foi passada uma lista com quase 200 (duzentos) nomes de filiados ao PSL, para que eu entregasse convites para a próxima reunião que ficou marcada para o dia 25/05/12, no mesmo local.

 

Foi aí que, para meu ESPANTO, não achei o meu nome entre os FIILIADOS ao PSL.

Quando da reunião com os POSSÍVEIS candidados a vereador, que diga-se de passagem, não compareceu NENHUM filiado que foi convidado, com a exceção de assessores e parentes do vereador Gleisinho, nno máximo 4 ou 5 pessoas, eu QUESTIONEI o vereador e Presidente do PSL, Gleisinho, sobre a AUSÊNCIA do meu nome na lista de filiados e ele me GARANTIU que havia cadastrado o meu nome junto ao TRE.

 

Para minha surpresa, hoje (28/05/12), ao consultar o CARTÓRIO ELEITORAL, inclusive com a intervenção do Sr. EUDER MONTEIRO, Chefe do mesmo, ficou CONFIRMADO que o meu NOME, não consta na lista de filiados de NENHUM partido o que "CASSA" toda e qualquer pretensão de minha parte, em relação a candidatura nas próximas eleições.

 

Ao me dirigir ao gabinete do vereador Gleisinho e colocá-lo à par do que me foi passado pelo Sr. EUDER MONTEIRO ele simplesmente disse que " então houve uma falha de nossa parte..."(argh!!!).

 

Isto posto gostaria de deixar o meu REPÚDIO e a minha DECEPÇÃO com a atitude MESQUINHA do vereador GLEISON FERNANDES DA SILVA que, abusou da minha confiança e da minha BOA ÍNDOLE, deixando bem claro que, na verdade, ele não quer NENHUM concorrente no "partido dele"e, sim, pretende fazer coligações com o maior número de partidos possíveis para tornar bem possível a sua reeleição, conforme ele deixou BEM CLARO na reunião com o CANDIDATO a PREFEITO, NEIDER MOREIRA.

 

Atenciosamente,

 

Danilo Lopes

Comunicador há 33 anos

28/05/2012

  

*  *  *

 

 Mensagem recebida - assunto:

Recomendações ao nosso “querido” Prefeito

 

Em primeiro lugar, quero manifestar a minha alegria e satisfação, na qualidade de cidadão itaunense, em relação à iniciativa do Promotor de Justiça – Dr. Fábio Galindo Silvestre ao recomendar ao Prefeito Eugênio Pinto, dentre outros, a não utilização da máquina pública para favorecimento de nenhum futuro candidato. Tal documento traduz o anseio de grande parcela dos Itaunenses que desejam não somente eleições cada vez mais justas, bem como uma política melhor (sem grupão, sem Deputado ajudando Prefeito fazer sucessor, sem possível uso eleitoreiro de padrões de energia elétrica, sem compra de votos, etc.).

 

Por outro lado, eu fiquei com algumas coisas encasquetadas em minha mente ao ler os itens 5 e 6 do supracitado documento. Por exemplo, no item 5 o ilustre Promotor de Justiça menciona: “Que não permitam a continuidade de programas sociais da administração municipal que proporcionem, mesmo que dissimuladamente, a promoção de filiados, pré-candidatos e candidatosàs eleições de 2012” Já o item 6 nos esclarece:“Que não permitam o uso dos programas sociais mantidos pela administração municipal para a promoção de candidatos, partidos e coligações,[...]”. Pois bem, eu pergunto ao leitor e às autoridades a quem este humilde texto chegar em mãos, se possivelmente não seria o caso do evento da semana da mulher, pois há rumores na cidade que a 1ª dama - Srta. Íris Léia é pré - candidata a vereadora ou até mesmo a Prefeita. Não estou afirmando que a Chefe de Gabinete faz uso de tal projeto, para promoção pessoal, mas é possível que tal evento dê ainda mais destaque à figura pública que ela representa.

 

Vale ressaltar também, que o vereador Delmo Barbosa, no plenário da Câmara, questionou de público e diretamente ao Presidente Edinho de Santanense (o censurador), por qual motivo um dos carros oficiais da Câmara estava envolvido em acidente, por volta das 4 horas da manhã. Possivelmente aqueles carros podem estar sendo usados para transportar apadrinhados ou eleitores de alguns dos vereadores? Ou aquele veículo oficial, custeado com dinheiro do povo, estaria apenas no transporte de um vereador que resolveu pegar serviço às 4 horas da manhã? E outra coisa, nem adianta cidadão nenhum cobrar uma resposta sobre isto, por escrito, ao Vereador eugenista – Edinho de Santanense, pois, por exemplo, Edinho já me negou acesso a documentos públicos e sempre ignorou pedidos de informação meus, bem como estou proibido de usar a palavra, na Câmara, pra criticar o Prefeito.

 

Por mais que Dr. Fábio Galindo seja atuante e competente no cumprimento de seu dever legal, cabe a cada cidadão de bem, vigiar de perto a atuação político-partidária dos pré – candidatos e quando constatados atos que lesem nossa legislação eleitoral, levá-los ao conhecimento da Justiça Eleitoral, pois Promotor de Justiça nenhum faz milagre e menos ainda sem apoio da população.

 

Júnior Capanema

Cidadão Itaunense

Construindo o futuro de uma nova cidade!

06/03/2012

 

*  *  *

 

 Mensagem recebida - assunto:

Questionável designação de

professores da rede municipal

 

A má administração e despreparo do governo Eugênio Pinto é visível em todos ou quase todos os campos. A educação não poderia ficar de fora.

 

 Na manhã desta quarta – feira dia 21 de dezembro, aconteceu no Teatro Silvio de Matos, aquilo que deveria ser uma clara e transparente convocação de professores, para as vagas em escolas do Município. O que eu presenciei foi um “espetáculo” de coisas questionáveis e não adiantou em nada, alguns de nós professores, questionarmos.

 

De acordo com a portaria de 25 de Novembro de 2011, publicada no Jornal Oficial do Município de Itaúna de 08/12/2011, ano XV, nº 820, página 10, em seu artigo 4º, consta que uma vez não comparecendo candidatos aprovados no ultimo concurso público municipal vigente, as vagas seriam destinadas a quem tivesse habilitação ou formação específica para a área ou disciplina e tempo de serviço no município.

 

A grande questão é que eu sou habilitado em Geografia e somado a isso, tenho média de 850 dias de efetivo exercício na rede municipal. Por qual motivo o Sr. secretário Heli Maia encerrou o procedimento referente apenas à disciplina de Geografia? Será que a Constituição Federal ou a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) sofreu alteração no sentido de excluir professores que têm a coragem de botar a boca no trombone e denunciar? Não estou afirmando que o senhor Heli Maia me perseguiu politicamente ao possivelmente me impedir de pegar tais aulas, mas que esta questão está as escuras, está sim. Pra quem não sabe, há ou havia 15 (quinze) aulas de Geografia na Escola Municipal Professora Celuta das Neves e 12 (doze) aulas de Geografia na Escola Municipal Dona Dorica e eu estava com toda a documentação necessária, no ato de designação. O que aconteceu então?

 

Mesmo sabendo que o governo Eugênio Pinto não costuma responder a pedidos de informação, que não respeita o desejo do povo, etc., mesmo assim eu protocolizei na manhã desta mesma quarta-feira dia 21/12/2011, um pedido de informação ao senhor secretário de Educação – Heli Maia, o qual não sendo respondido no prazo legal, eu ingressarei com mandato de segurança, para obter minha resposta. E se este imbróglio não for resolvido, de forma que tal edital seja respeitado, eu entrarei com ação contra o município, pois eu lutei muito pra me formar em Geografia e não sou como alguns hipócritas que se venderam em troco de cargo na administração Pública. Quero o que é meu por direito e nada mais.

 

Observação: segue cópia do meu pedido de informação e do edital convocatório.

 

Thiago Joel Damázio

Itaúna-MG

21/12/2011

 

- Tópico relacionado:

   Leia resposta enviada pelo secretário Heli Maia

 

*  *  *

 

 Mensagem recebida - assunto:

Fé sem obras, é fé morta

 

Acho incrível como o ser humano quer provar para os outros que é alguma coisa, mas, no entanto só se esconde atrás de palavras que desconhece. Falar e agir são coisas extremamente opostas. Quanto mais um ser humano estufa o peito pra dizer," eu sou", “eu faço", mais longe de Deus ele está, porque sem Deus, você é nada e nem tão pouco nada faz. Muitas vezes, vejo sair da boca de pessoas..." Deus está comigo!"...Sim Ele está conosco! Mas, e você, realmente está com Deus?

Realmente tem Ele em sua vida, verdadeiramente tem vivido aquilo que Ele espera de você, aliás, você tem se espelhado em Jesus?

Não estamos em tempos de viver brincando de ser certinho, não estamos em tempo de fazer de conta que se é bonzinho pra uns e monstrinho pra outros... A cada tempo que passa a humanidade caminha apressadamente para a destruição. Por quê?

Respondo-te facilmente:

- Cegueira espiritual, orgulho, auto-suficiência (porque grande maioria das pessoas se acham auto-suficientes), é um querendo engolir o outro, sendo que Nosso Senhor nos ensinou o amor ao próximo ( e isso se emprega à todos,

desde um amigo, parente ou até mesmo um desconhecido).

O ser humano realmente se acha muito inteligente, mas se realmente fosse, entenderia algo tão simples e verdadeiro: “o amor de Deus por nós"!

O ser humano é cego o bastante pra enxergar os próprios erros, e se acha apto em excesso pra apontar os tropeços alheios (isso é lamentável).

Fico admirado, analisando como temos a dom de falar ( um dom maravilhoso dado por Deus), pois seria bem melhor aproveitado

se fosse usado pra proclamar o evangelho, a mansidão, o amor,a verdade, a solidariedade, Deus ,e não, para disseminar a destruição e a discórdia.

Pois bem, é hora de buscar mudança, analisar tudo o que se tem vivido hoje, lembrando do amanhã...ah o amanhã, esse, talvez nem venha,

não é mesmo?

Até parece uma frase pessimista, longe de mim isto... Apenas falei uma dura realidade... e a verdade muitas vezes vem amarga!

Não creio em mudança por si só, pois friso novamente, sem Deus nada somos!

Não viva a vida espelhando sua felicidade nos outros nem em futilidades, lembre-se que a resposta para todas as suas dúvidas

é uma só... DEUS! A solução para todos os seus problemas... DEUS. O único capaz de quebrantar seu coração... DEUS. Porém Ele não obriga

ninguém a nada... Depende de você permiti-lo, assim fazer.

Busque um verdadeiro relacionamento com Ele, não da boca pra fora, dizendo algo e vivendo outro.

Garanto que você não precisará falar disparates e nem se esforçar pra mostrar para o mundo que você é diferente... pois, com Cristo em sua vida, isso emanará de você naturalmente...

Onde Deus trabalha, transforma, vivifica e regenera,maravilhas acontecem.

 

João Batista de Oliveira

10/07/2011

 

*  *  *

 

 Mensagem recebida - assunto:

VAI COMEÇAR TUDO NOVAMENTE?

 

A POLITICA ITAUNENSE CHEGOU AO LIMITE DA DECADENCIA E DA BAIXARIA.

NO ANO PASSADO, FUI VITIMA DESSA REDE DE BADERNEIROS E MAL EDUCADOS.

PENSEI QUE A MISERIA CULTURAL HAVIA ESTANCADO, MAS FOI ENGANO.

HÁ 15 DIAS, AO SAIR PARA PEDALAR, ME VI NA MIRA DE UMA ARMA DE FOGO.

E, COMO SE NÃO BASTASSE, SÁBADO FUI CHAMADA POR VIZINHOS QUE QUERIAM

ME MOSTRAR UM "DESPACHO", DEIXADO NO PORTÃO DE MINHA CASA.

OBSCENIDADE, VULGARIDADE, BAIXARIA... NEM SE PREOCUPARAM SE QUER

COM SENHORES E CRIANÇAS QUE CIRCULAM POR ALI.

ONDE VAMOS PARAR COM A CIDADE EDUCATIVA DO MUNDO?

PERSEGUIR UMA MULHER, UM PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL E UM BIPOLAR,

QUE NEM SEQUER TEM FAMÍLIA NA CIDADE, É NO MÍNIMO COVARDIA.

AINDA TÊM O DISPLANTE DE DIZEREM QUE EU QUE SOU A BARRAQUEIRA.

MESMO SABENDO QUE A SITUAÇÃO PODE PIORAR, EU NÃO PRETENDO CALAR E

NEM TAMPOUCO PARAR. VOU CONTINUAR MINHA LUTA PELA MELHORIA DA

QUALIDADE DE VIDA DA SOCIEDADE, DOA A QUEM DOER.

A MENOS QUE CORTEM MINHA CABEÇA LITERALMENTE, POIS DEUS ME CRIOU COM

ESSE PROPOSITO DE LUTAR. LUTAR SEMPRE EM FAVOR DOS QUE SOFREM.

QUEM ME CONDUZ É DEUS E ELE AINDA NÃO ME DEU PERMISSÃO PARA PARAR.

SEGUE EM ANEXO AS FOTOS DO "DESPACHO".

 

PALMIRA DA BIBLIOTECA.

07/06/2011

 

*  *  *

 

 Mensagem recebida - assunto:

Biblioteca comemora 5º aniversário e convida

 

A Associação Bibliotecária Comunitária do Bairro Murilo Gonçalves comemorará no dia 15 de Maio de 2011 o seu 5º aniversário de fundação com um passeio ciclístico ecológico em mais um "Quem lê, pedala" e convida você para participar!

 

Na oportunidade, agradece a todos os parceiros de ontem, hoje e amanhã, como: Santana FM; TV Cidade; Jornal Brexó; Alternativa FM; Pepe Chaves; Jornal Spasso; Integração; etc; que nessa caminhada gratificante nos tira do anonimato absoluto.

 

Assim como tantos outros... Como a Sociedade Civil, que sempre nos incentiva nos dando o apoio moral necessário para nos manter de pé, apesar dos contra-tempos. Os nossos leitores e contribuidores, que com seus patrocínios nos permite realizar vários eventos e atividades incentivadoras da leitura e outros bons hábitos, permitindo assim o aperfeiçoamento do nosso trabalho. E algumas pessoas que passaram por nós e deixaram suas contribuições. A essas desejamos toda sorte do mundo.

 

Mobiliadora Dular; Mirtes Maria; Contabilidade J.Franco; Elen da Florais das Gerais;  Chantily Festas; Vida Natural; Dona Dalva; Mirinho; Tarcisinho; Maria Lucia; Elza Lopes; Ana Maria de Morais; João Teixeira; Picapau do São João; Isabel Ricardo; Marcos Jorrari; Maria Lucia Mendes; Ana Carolina Morais; Neuzinha - Diretora da EE Geralda Magela Leão; Vera Silva; João Bosco Machado e Família. Em memória a nossa estimada Eva Maria Dutra.

 

Obrigada.

 

Palmira da Biblioteca

 

*  *  *

 

 Mensagem recebida - assunto:

Comissão provisória do Psol de itaúna elege Diretoria

 

Aconteceu na tarde deste Domingo dia 27 de Fevereiro a eleição do conselho diretor do partido Socialismo e Liberdade – Psol de Itaúna, na residência do militante cultural Júnior Capanema. Além dos companheiros de sempre, estiveram presentes o Sr. Marcus Kollbrunner - Psol de São Paulo, o Sr. José Raimundo - Diretório Estadual do Psol de Minas Gerais e a Sra. Marcella Marques representante do Sindicato dos Gráficos de Minas Gerais.

 

Capanema sugeriu o nome de Andrea Maria Mendes, ex-membro do Conselho Municipal de Saúde, para ser a primeira Presidente do Psol de Itaúna, devido à atuante militância da mesma, junto à comunidade católica do bairro das Graças e região, dentre tantas outras lutas em prol dos mais pobres. Prosseguido o processo de votação, ficou aprovado por unanimidade, entre os presentes, o seguinte quadro:

 

Andrea Maria Mendes – Presidente;

Júnior Capanema – Secretário-Geral;

Alan Moreira da Silva – Tesoureiro;

Marco Antônio de Almeida, Antônio Mariano de Souza e Jorge Antônio dos Santos como vogais e Gilberto Eustáquio e Múcio de Castro Leite como membros.

 

O Psol de Itaúna informa ainda, àqueles que se interessam em se filiarem ou fazerem parte de nossas reuniões, que obedecendo a determinação expressa do Diretório estadual, somente será permitido a presença de pessoas sem partido político, sem interesse algum em obter cargo na atual ou em futuros governos, que não tenham ocupado cargo comissionado na atual administração, que se interessarem pela luta do Povo. Aqueles que possuem este perfil, favor nos procurar, que estamos de braços abertos a recebê-los.

 

Em anexo segue as fotos do evento.

 

Cordialmente,

 

Júnior Capanema

Secretário-Geral do Psol de Itaúna – MG

 

*  *  *

 

 Mensagem recebida - assunto:

Itaúna: aqui as máscaras ainda vão cair

 

Li as matérias abaixo e não poderia deixar de reenviar, principalmente para o povo itaunense, Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, tomar conhecimento. O que o povo e os três poderes de Dourados (MS) e Januária(MG) têm de diferentes? Itaúna não está localizada no Brasil? Onde há vontade, trabalho, honestidade, credibilidade, determinação, ética e colaboração da população tudo vai bem. A abençoada terra de Santana parece mais a "Torre de Babel", onde o poder público não fala a mesma língua. E a meu ver a omissão é gigantesca. Fazem vistas grossas para os problemas da cidade. “A corrupção não é uma invenção brasileira, mas a impunidade é uma coisa muito nossa”.

 

Vejam as matérias e tirem suas conclusões.

 

João Batista

Itaúna-MG

 

Após prisão de prefeito, vice e 9 vereadores, Dourados elege hoje novo mandatário

 

Celso Bejarano

Especial para o UOL Notícias

Em Dourados (MS)

 

Imagem de arquivo mostra protestos em 10 de setembro do ano passado contra as denúncias de corrupção em Dourados (MS)

 

Menos de seis meses depois das denúncias de corrupção e da prisão do prefeito, do vice-prefeito e de nove dos 12 vereadores da cidade, os eleitores de Dourados (MS) voltam às urnas neste domingo (6) para eleger seus novos representantes na política local. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pelo menos 139 mil dos 196 habitantes do município estão habilitados para votar.

 

Surge como favorito para a eleição para prefeito o ex-vice-governador do Mato Grosso do Sul, Murilo Zauith (DEM). Ele representa uma coligação de 15 partidos e é o único entre os quatro concorrentes que experimentou cargos eletivos. No rádio e na TV, o democrata ocupou 73% do horário destinado aos candidatos.

 

Enquanto ele exibia seus projetos em 22 minutos, os concorrentes repartiam o resto dos 30 minutos disponíveis.

 

Zauith, que já ocupou mandatos de deputado estadual e federal, declarou à Justiça Eleitoral que seu patrimônio é de R$ 7.351.791,04. Já os bens de seus três adversários não alcançam R$ 200 mil.

 

Concorrem à Prefeitura de Dourados o professor de Matemática, Genival Antônio Valeretto, do PMN, o cabeleireiro José de Araújo, do PSOL e o líder sindical Geraldo Sales, do PSDC.

 

Prisões

 

O ex-prefeito de Dourados Ari Artuzi, a mulher dele, o vice-prefeito e nove dos 12 vereadores da cidade foram presos no dia 1º de setembro passado, por participação em um esquema de corrupção por meio de fraudes em licitações públicas.

 

A investigação da PF diz que o ex-prefeito Ari Artuzi, que ficou encarcerado por três meses, seria o chefe da quadrilha que arrecadava ao menos R$ 500 mil mensais com fraude.

Solto em dezembro após renunciar à prefeitura, Artuzi vive hoje em uma chácara nos arredores de Dourados. Amigos relatam que ele estaria enfrentando dificuldades financeiras e que estaria vendendo queijo na cidade para sustentar a mulher e duas filhas.

 

Em dezembro passado, a Justiça determinou o sequestro dos bens do prefeito e de 45 pessoas implicadas no caso.

 

Entre imóveis, dinheiro e animais, principalmente gado, foram apreendidos R$ 34 milhões, dos quais apenas R$ 854,37 eram depositados numa conta do ex-prefeito. Outros seis imóveis de Artuzi foram sequestrados.

 

A maldição de Januária-MG

 

Desde 2004, cidade do interior de Minas teve seis prefeitos e três deles foram cassados. Aumentou a corrupção ou a vigilância?

 

Maíra Magro

 

Januária seria uma típica cidadezinha mineira, com coreto na praça e paralelepípedo nas ruas, se não tivesse uma estranha particularidade: nos últimos cinco anos o município teve nada menos que seis prefeitos - três deles cassados. Com 65 mil habitantes e localizada no norte de Minas Gerais, Januária pode parecer mais corrupta do que a maioria. Ou revelar mudanças políticas importantes que vêm acontecendo no País, como o surgimento de uma sociedade civil mais vigilante, um Ministério Público e uma Justiça Eleitoral mais enérgico. Lá, prefeitos vêm sendo extraordinariamente cassados e punidos por delitos que costumam passar em branco em outros municípios Brasil afora.

 

Em 2004, o então prefeito Josefino Lopes Viana (PP) foi cassado por propaganda eleitoral irregular durante sua campanha à reeleição, em 2000. Também acusado de desviar R$ 447 mil de recursos do governo federal, Viana chegou a ser preso durante seis dias. "A política em Januária é muito violenta", foi sua justificativa à ISTOÉ. Depois dele, assumiram quatro prefeitos em menos de um ano. O primeiro João Ferreira Lima (PMDB), foi nomeado pela Justiça Eleitoral para substituir Viana.

 

Durou pouco: o então presidente da Câmara Municipal, Manoel Ferreira Neto (PL), entrou na Justiça e conseguiu assumir o posto em seu lugar. Mas a prefeitura também não ficou nas mãos dele muito tempo. Envolvido em denúncias de fraude numa licitação em um hospital, Ferreira Neto foi cassado poucos meses depois pela Câmara de Vereadores. Entrou o então presidente da Câmara, Waldir Pimenta (PSDB), que conseguiu finalmente terminar o mandato.

 

Seria cômico se a tragédia não continuasse. O mesmo João Ferreira Lima que havia ocupado a prefeitura por poucos dias em 2004 venceu as eleições no final daquele ano. Exerceu o cargo até abril de 2007, quando foi afastado por pressionar testemunhas em uma investigação sobre a Máfia dos Sanguessugas na qual constava como acusado. Dando continuidade à triste saga, depois dele assumiu o atual prefeito, Sílvio Aguiar (PMDB), já envolvido em processos com denúncias de corrupção e com seu mandato sob risco de ser cassado. "É perseguição política", disse Aguiar à ISTOÉ. A Associação dos Amigos de Januária (Asajan) estima que quase 40% do orçamento da cidade, de R$ 45 milhões, seja perdido devido à corrupção. O qüiproquó mineiro remete o diretor executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Abramo, a um raciocínio positivo:

 

Prefeitos profissionais

  

Em alguns municípios vizinhos de Januária, prefeitos parecem ter descoberto a fórmula de como fazer para permanecer no poder por 16 anos: basta mudar o domicílio eleitoral. É o caso do atual prefeito de Pirapora, Warmillon Braga (DEM), que busca a reeleição na cidade depois de ter governado a vizinha Lagoa dos Patos por dois mandatos consecutivos. Em Coração de Jesus, o atual alcaide, Ronaldo Mota Dias (PL), usa a mesma fórmula. Ele busca a reeleição depois de ocupar a prefeitura por oito anos em São João da Lagoa.

 

"Isso me parece uma indicação de que tem gente vigiando os prefeitos, o que é um bom sinal." O dirigente da Asajan, Fábio Oliva, diz que "a população está mais consciente". Para o analista político Ricardo Ribeiro, da MCM Consultores, de São Paulo, o caso atípico reflete uma tendência de maior rigor na fiscalização dos prefeitos e vereadores pelo Ministério Público e pela Justiça Eleitoral. "Eles estão mais atentos às irregularidades", diz Ribeiro. Para alguns moradores, entretanto, a história se resume em desesperança. "Eles só visam interesses próprios. Não apareceu, até agora, nenhum prefeito que queira cuidar da cidade", disse a secretária Andréia Rodrigues.

  

*  *  *

   

 Mensagem recebida - assunto:

Cadê a explicação oficial do Edinho

de Santanense e de Eugênio Pinto?

 

Semana passada a pseudo-assessoria de comunicação do Desgoverno Eugênio Pinto mandou uma notinha à imprensa (vazia de conteúdo), através da qual não esclareceram absolutamente nada de concreto referente à possibilidade de haver novo aumento da passaginha ainda em 2011 e muito menos se explicou por quais motivos as planilhas anteriores, as quais contemplaram os aumentos passados, nunca foram enviadas à Câmara. Pior, é o fato de os 10 Vereadores sabendo deste erro, que resulta sempre em um golpe ao bolso dos mais pobres, ficaram de bracinhos cruzadinhos.

 

O Presidente da Câmara – vereador Edinho de Santanense nem sequer enviou nota alguma à impressa, para explicar o silêncio dos 10 vereadores, em relação aos aumentos passados, em desacordo com a Lei. Como que fica isso Srs. vereadores? A cidade inteira reclamando da possibilidade de haver aumento em 2011 e esta inócua Câmara nem sequer vai se pronunciar? É pra isso que pagamos um gordo salário a Vossas Excelências?

 

Incompetência dos assessores de comunicação do desgoverno pintista ou o Prefeito se esquiva mais uma vez de dar esclarecimentos?

 

Júnior Capanema

Cidadão revoltado com o aumento da passaginha

 

*  *  *

 

 Mensagem recebida - assunto:

 Prefeito Eugênio Pinto participa de festa

em homenagem ao ex-presidente Lula

 

Eugênio Pinto e o ex-presidente Lula.

 

O prefeito de Itaúna, Eugênio Pinto e a chefe de Gabinete, Íris Rodrigues, participaram de uma grande festa realizada para receber o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, cidade da Grande São Paulo onde ele morou antes de se eleger presidente e para onde retorna após cumprir dois mandatos consecutivos na presidência do país.

 

A recepção aconteceu no dia 01 de janeiro, logo após Lula ter cumprido uma série de compromissos em Brasília, transferindo à Dilma Rousseff a presidência da república do Brasil. O evento foi carinhosamente preparado pelo diretório municipal do PT e contou com discurso emocionado, muita música sertaneja cantada por Sérgio Reis, e calorosos aplausos. No palco com o ex-presidente estavam presentes o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o prefeito de Itaúna, que esteve durante todo o tempo ao lado de Lula nesse momento tão especial. Eugênio Pinto foi o único prefeito de Minas Gerais convidado a participar da recepção ao presidente Lula, devido a forte amizade entre os dois.

 

A recepção popular foi programada para homenagear Luis Inácio Lula da Silva, um dos maiores governantes que este país já teve, o presidente que realizou feitos valiosos e inéditos, além de implantar projetos e programas que contribuíram significativamente para a redução das desigualdades sociais. No discurso em São Bernardo, Lula disse que não vai deixar a vida pública e reafirmou que ainda tem muito o que fazer pelo Brasil. Esta é uma atitude inspiradora para o prefeito Eugênio Pinto que trabalha com os mesmos ideais por mais desenvolvimento econômico, social e humano.

 

Durante todo o mandato de Lula como presidente, as relações entre o prefeito Eugênio Pinto e a presidência foram muito boas. Muitos investimentos federais foram conseguidos e direcionados para obras e serviços no município de Itaúna. Com a transmissão do cargo para Dilma essa parceria terá continuidade e trará ainda mais benefícios para o município.

 

De acordo com o prefeito Eugênio, Lula nunca será um ex-presidente qualquer, ele será sempre o parceiro, o amigo e aquele personagem simples que sempre esteve na militância por um Brasil sem miséria e com mais oportunidades. “Ver hoje que Lula deixa a presidência do país com tantos elogios e com o merecido reconhecimento, me faz ter a certeza de que o trabalho pelo povo e para o povo é o papel mais importante que qualquer político pode desenvolver. Ele é um homem que veio de origens humildes e as manteve durante todo o mandato. Fez tudo o que pôde para melhorar as condições de vida do brasileiro e hoje isso é realidade”, finaliza o prefeito destacando que o belo trabalho do ex-presidente será um exemplo a ser seguido e que vê-lo deixar o cargo com níveis de aceitação tão elevados, demonstra o quão forte serão as marcas do Governo Lula na história política brasileira. “É uma honra estar presente nesta ocasião tão importante e estar ao lado de Lula neste primeiro dia dele enquanto ex-presidente do Brasil, pois me espelho em uma Administração tão exemplar do maior chefe do Executivo Nacional, para buscar realizações semelhantes em nível municipal e assim, conseguir para Itaúna, grandiosas conquistas com impactos igualmente maravilhosos para os itaunenses”. Leia mais sobre a recepção ao ex-presidente Lula, em São Bernardo dos Campos através dos sites:

 

FANTÁSTICO

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1639057-15605,00.html

 

R7

http://noticias.r7.com/brasil/fotos/veja-imagens-da-festa-de-lula-em-saobernardo-20110101-7.html#fotos

 

BAND

http://www.band.com.br/jornalismo/brasil/conteudo.asp?ID=100000384514

 

MSN NOTICIAS

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=26991520

 

GLOBO NEWS

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1403229-7823-FESTA+RECEBE+LULA+EM+SAO+BERNARDO+DO+PALCO+SP,00.html

 

GLOBO.COM

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1403229-7823-FESTA+RECEBE+LULA+EM+SAO+BERNARDO+DO+PALCO+SP,00.html

 

HOJE EM DIA

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/politica/uma-despedida-em-clima-de-apoteose-para-lula-1.222472

 

G1

http://g1.globo.com/videos/sao-paulo/v/lula-diz-que-vai-continuar-a-ajudar-dilma-rousseff/1403458/#/Todos%20os%20vídeos/page/1

 

BOL NOTÍCIAS

http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2011/01/02/sarney-discursa-em-festa-para-lula-em-sao-bernardo-do-camposp-veja.jhtm

 

UOL

http://storage.mais.uol.com.br/embed_v2.swf?mediaId=8918246

 

FOTO ARENA

http://fotoarena.com.br/busca/index/t/PT+recebe+Lula+com+festa+em+S%C3%A3o+Bernardo+01-01-2011?ide=3132

 

MIDIA NEWS

http://www.midianews.com.br/?pg=video&idVideo=4795

 

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Itaúna/MG

05/01/2011

 

- Imagem: escolhida pela editoria entre as enviadas pelo usuário.

 

- Tópicos relacionados:

Pinto & Léia recepcionaram Lula no Estado de SP

Pinto se gaba ao ser promovido a Papagaio de Pirata

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Filhos de Ninguém! 

 

É público e notório, a doutrina sedentária e desvirtualizada ministrada desde o berço aos seres

humanos. Hoje a maioria dos homens almejam três prazeres; churrasco, cerveja gelada, e mulher com a perna aberta. Absolutamente, não estou sendo dramático, quem duvidar que faça uma pesquisa e então concordará comigo. Também não sou contra o ato sexual desde que o mesmo seja seguro e responsável. Louvo aqueles que fomentam uma relação harmoniosa congênere.  Mas o mais preocupante, é o ultimo desejo; aqui postados aleatoriamente; a mulher com a perna aberta.

 

Subentende-se desta forma, o real motivo do crescimento irresponsável da população, a proliferação de crianças mendigando, prostituindo-se ainda na infância, o uso indiscriminado de drogas, são verdadeiros principiantes marginais.

 

Qual o meu papel como cidadão? Qual o dever do poder público no triste episódio?

 

Qual a obrigação das igrejas? Não estamos sendo omissos? O que podemos fazer?

 

É importante salientar que, todas estas crianças tem um nome: Josés, Pedros, Marias, Antonios, Franciscas, Terezas, Joãos, Lurdinhas. Mas afinal, o que importa seus nomes?

 

O relevante mesmo são seus sobrenomes... NINGUÉM DE DEUS. Sendo véspera de natal eu deveria deixar meus votos aqui descritos, mas não vou fazê-lo para  não parecer sarcástico!

 

João Batista de Oliveira

08/12/2010

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Alerta: oportunistas a vista

  

Fico indignado quando vejo na mídia itaunense , nomes de possíveis candidatos a prefeito em 2012, começando assim a nojenta politicagem, precocemente confundindo o eleitor. Os cidadãos que se apresentam, que dizem ser “políticos”, até possuem algumas qualidades para o cargo, mas não vi nenhum deles lutando contra a má administração petista deixando que a mesma sucateasse nossa cidade.  Temos como pretendente ao cargo de futuro prefeito: médicos, ex-prefeito, ex vice prefeito, vereador, professor, empresário, empresária, funcionário da atual administração, administrador de instituição de caridade, cidadãos comuns etc etc. Que maravilha, os salvadores da “pátria”, ou melhor, da cidade estão aparecendo, alguns surgindo das cinzas. Assistiram de camarote (VIP) a destruição da cidade e agora querem uma boquinha na falida prefeitura.

 

Pergunto para todos interessados em ocupar a principal cadeira do executivo: onde vocês estiveram durante estes quase dois mandatos de desordem petista? O que fizeram para não deixar Itaúna falir?  Se algum dos senhores tiver alguma prova documentada que agiram contra tal situação que apresente, por favor.

 

Veja bem a situação de alguns candidatos que pretende a prefeitura na próxima gestão: um virou as costas para a cidade e foi assessorar o prefeito da capital, outro escreve bonito para a mídia, mas precisamos de ação e não de teorias, outro quer aproveitar de uma vice-liderança passada onde não mostrou nada, outros querem sugar a própria administração trapalhona e nosso dinheiro para se dar bem, outros se beneficiar de mandatos de vereador, sendo que a Câmara passada e atual falhou feio com a população, em fracassadas tentativas de cassação ao prefeito. E ainda tem os pára-quedistas aventureiros sem passado político nenhum, que para mim são tremendos caras de pau que também querem a grana e poder. E até 2012 vão aparecer mais figurinhas oportunistas. Pelas minhas contas podemos ter mais de uma dezena de candidatos ao bom salário e ao poder na prefeitura. Precisamos acabar com as panelinhas políticas, os grupos fechados.

 

Eu que venho lutando há tempos, contra este péssimo governo sem compromisso, sei muito bem quem trabalhou sério para merecer administrar nossa cidade a partir de 2012. Particularmente não aprovo nenhum dos nomes citados pela mídia até o momento. Itaúna não precisa de “porcos famintos” ao gordo salário de alcaide.

 

Precisamos apenas de um cidadão de bem, ético, honesto, trabalhador, solidário, religioso, sensível, que ame sua terra e que sempre lutou por ela e pelo bem estar do seu povo. E que este ainda, talvez a ser descoberto, saiba escolher seus colaboradores com as mesmas características. No estado de calamidade que nossa abençoada terra se encontra, precisamos muito mais que um bom prefeito.

 

Então deixo aqui o meu alerta aos eleitores e cidadãos itaunenses, fiquem de olho, acompanhe a formação do quadro político e vejam quem será o merecedor de nossa confiança, ou seja, quem realmente lutou e lutará para resgatar Itaúna do abismo. Muito cuidado também com aqueles que já estiveram ou estão no poder, pois foram os que mais calaram diante do caos.

 

Faço um apelo a todas as lideranças e associações de bairros sérias, organizadas, imparciais, não tendenciosas, que façam um trabalho informativo com a comunidade para que parasitas de dinheiro e poder jamais governe nossa Itaúna. Precisamos de homens sérios, transparentes e comprometidos com a verdade, sem visar interesses particulares.

 

João Batista de Oliveira

Cidadão itaunense

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Audiência acaba na 'privada'

 

Na segunda-feira, dia 25/10, o teatro Sílvio de Matos foi palco de um dos piores espetáculos de nossa história, a pífia audiência pública dos famosos banheiros da Praça da Matriz.

 

Apenas eu e mais 13 corajosos cidadãos, tivemos o caráter de irmos pessoalmente lá e darmos nosso voto contrário à construção daquele banheiro, bem como a reforma tão desnecessária da praça. Do outro lado havia média de 56 pessoas ligadas ao governo, dentre pessoas que ocupam cargos comissionados na Prefeitura de Itaúna, parentes e amigos do Prefeito e do Vice. Mas como era de se esperar, Sr. Eugênio, sua 1ª dama – Irís Léia e o Vice não foram. Seria por medo das vaias?

 

Mais uma vez, o atual desgoverno municipal demonstrou ser uma administração pífia e supostamente obscura, tendo em vista que eu perguntei claramente, aos secretários municipais presentes, Cristiano Carneiro e Célio Gonçalves, se era correto o Prefeito assinar um termo de conduta se comprometendo, perante o Ministério Público, de não construir o banheiro, depois iniciar a construção e somente então, depois de edificada as paredes, é convocada uma audiência pública, na qual maioria de pessoas ligadas ao desgoverno, opinaram pela construção ou não.

 

Eu fui claro ao insistir na pergunta, mas os Senhores Secretários não me responderam. Tenho o maior respeito por ambos, em especial a pessoa do Célio, o qual sempre contou com minha admiração, bem como a de minha família, mas não custava nada me responderem. Ou custava? Também não responderam ao Lincoln Melo que, por sua vez, perguntou o nome e o setor do responsável pela qualidade da obra. Que pergunta mais difícil, hein, Lincoln, haja vista a falta de qualidade desta administração. Desta vez nem teve como os governistas supostamente armarem uma confusãozinha e tentar te culpar. Nem o linóleo estava lá, para servir de pretexto. O jeito mesmo foi o silêncio.

 

Resultado: mais uma vez o povo não se fez presente e quem perde com isso é toda a cidade, pois a reforma da Praça da Matriz não pode ser colocada como prioridade, tendo em vista que os setores culturais, da saúde, educação, entre outros, se encontram num caos e sem verbas.

  

Uai, mais os desgovernistas não falam aos quatro cantos de Itaúna, que a verba é carimbada e somente pode ser usada, na besteira daquela reforma? Verdade, mas, se o Prefeito, bem como seus apoiadores lá em Brasília, quisessem mesmo, eles poderiam ter articulado de forma que uma pequenina parte do dinheiro fosse destinada para reforma da praça e a maior parte, através de uma outra verba carimbada, para o nosso hospital. Aquilo poderia ter sido perfeitamente articulado e concretizado perante o governo federal. E por que o Prefeito e seus asseclas não fizeram desta forma? Não fizeram, por que pra uma "antiadministração" como esta, a instalação de privadas é mais importante do que qualquer outra coisa.

 

Apenas nos resta torcer para que a Dra. Michelle Magalhães, Promotora de Justiça, se mantenha firme contra a desobediência, por parte do Prefeito, em não cumprir o termo de conduta assinado na presença da promotora anterior, doutora Fernanda Rodrigues.

 

Enquanto isso, poderemos ser surpreendidos com um novo aumento na passaginha, ou no preço do recolhimento do lixo, da água, além de mais denúncias, investigações policiais, e supostas infrações.

 

Júnior Capanema

Cidadão contrário à reforma da praça.

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

De itaunense para itaunenses

 

Caros cidadãos, uma vez que os funcionários públicos Srs. MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA E SOUZA, MILTON FERREIRA DE SOUZA, ROSANGELA APARECIDA ALVES, JOÃO PAULO DA SILVA ANTUNES E MARIA APARECIDA MEDEIROS, MARCELO APARECIDO DA SILVA CARLA REGINA GUIMARÃES CHAVES e o SR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E TURISMO E TAMBÉM SECRETÁRIO DE BEM ESTAR SOCIAL não se explicaram acerca da acusação do prefeito sobre os gastos excessivos dos R$ 6.000.000,00 (Seis milhões de reais) referente ao contrato da empresa Prescon Informática, segue abaixo o pedido de informações que protocolei junto à administração municipal para que os mesmos tomem o conhecimento oficial dos nossos questionamentos:

ITAÚNA/MG, 19 DE AGOSTO DE 2010

 

A

  PROCURADORIA DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA

 

         Eu, Lincoln Guimarães Melo, cidadão itaunense, advogado, inscrito na OAB/MG sob o nº 102, 594, com escritório na Avenida Getulio Vargas, 875, Centro, CEP – 35.680-037, Itaúna-MG, e-mail – lincoln14061976@hotmail.com, venho por meio deste, requerer informações pelos motivos que passo a expor:

         - 1) A Comissão Especial, instaurada pela portaria 17/2009, apurou que a administração pública, através de procedimentos no mínimo questionáveis, burlou princípios básicos constitucionais/administrativos na contratação bem como na prorrogação do contrato com a empresa Prescon Informática, gerando um prejuízo para os cofres públicos na ordem de RS 6.000,000,00 ( Seis milhões de reais), dentre outras irregularidades. Os dados foram apurados por  Membros do Poder Legislativo e também apurados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), esta criada por determinação do relatório final da CP ( Comissão  Processante).

         - 2) A defesa apresentada pelo denunciado, Sr. Prefeito Eugênio Pinto, chefe do Poder Executivo, consiste em informar e ao mesmo tempo acusar os funcionários públicos: MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA E SOUZA, MILTON FERREIRA DE SOUZA, ROSANGELA APARECIDA ALVES, JOÃO PAULO DA SILVA ANTUNES E MARIA APARECIDA MEDEIROS, MARCELO APARECIDO DA SILVA CARLA REGINA GUIMARÃES CHAVES, os ex- secretários CARLOS BERNARDES, MARISA PINTO e o SR SECRETARIO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E TURISMO E TAMBÉM SECRETÁRIO DE BEM ESTAR SOCIAL SR HELI MAIA, de serem os responsáveis por quaisquer irregularidades referente a tal contratação e prorrogação.

         - 3)Nos  depoimentos colhidos pelas comissões: (CE e CPI), foi constatado que não foram entregues todos os 100 computadores comprados e pagos pela administração pública municipal.

         Pelos motivos acima, solicito as seguintes informações: 

a)     Quais: 1) Fases, 2) datas, 3) funcionário(s) responsável(is) referente ao processo de contratação desde o primeiro ato público da contratação até a fase de funcionamento das máquinas bem como o perfeito funcionamento dos sistemas instalados?

b)     Quantos computadores e softwares cada escola recebeu?

c)     Qual a localização atual dos computadores e softwares?

d)     Qual(is) o(s) funcionário(s) público(s) responsável(is) pelo recebimento, contagem e distribuição de tais computadores e softwares na rede escolar?

e)     Quanto as acusações do Sr. Prefeito Eugênio Pinto dirigida aos  funcionários acima mencionados, queremos saber: Quais os procedimentos  jurídicos já tomados por parte desta Procuradoria?

f)       Em que fase está a  devida apuração e a abertura do processo administrativo em busca dos verdadeiros responsáveis, bem como, do ressarcimento do prejuízo aos cofres públicos?

g)     Para apurar o suposto desvio de verba da saúde, solicito um extrato contábil analítico da Conta: 26277-3 – Programa Saúde em Casa, assinado por um responsável contábil, contendo inclusive as conta partidas do período de janeiro de 2007 a dezembro de 2009.

h)     Por fim, solicito um extrato contábil analítico com as devidas origens(conta partida) dos valores repassados para a empresa Prescon Informática.

Sendo um direito constitucional, solicito a máxima urgência nas respostas de tais questionamentos.

Atenciosamente,

_____________________________

LINCOLN GUIMARAES MELO

OAB/MG – 102.594

 

Pois bem itaunenses, venho tentando ajudar de alguma forma nossa cidade. Após algumas ações isoladas, cheguei a seguinte conclusão: Só com a organização da sociedade (criação de uma ONG) teremos alguma chance de coibir os abusos administrativos cometidos pelos Poderes Executivo e Legislativo. Como aceitar que vereadores esqueceram de olhar um contrato de permuta de imóveis em nossa cidade onde avaliaram lotes públicos no bairro Aeroporto por apenas R$ 5.000,00 (Cinco mil reais)? É isso mesmo, a prefeitura com a autorização do poder legislativo, bem dizer doou alguns lotes pela bagatela de R$ 5.000,00. A área que a Prefeitura adquiriu em tal troca não tem nenhuma utilidade pública/prática, muito menos valor comercial. Pásmen cidadãos itaunenses, até hoje os vereadores não conseguiram tomar uma atitude prática, a não ser o blá blá blá de sempre, com relação aos R$ 660.000,000 (Seiscentos e sessenta mil reais) pagos a empresa de consultoria na área de saúde. Então, a idéia está lançada, o nome da ONG será “Pró Polis”(Pela cidade) – “Cidadania Ativa”, já temos um e-mail : propoliscidadaniaativa@hotmail.com. Agora só falta cada um aderir a ONG para podermos determinar em conjunto,ações frente a tais abusos.É de graça, para participar não vai nem precisar sair de casa. Por favor, entre em contato o mais rápido possível informando nome e o título de eleitor para fazermos o cadastro e entramos em contato. Itaúna merece um mínimo de atenção. Repassem este e-mail, uma reunião será marcada tão logo consigamos um número razoável de participantes.

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Você estava sabendo da reforma da Praça?

 

Será que é um truque do Eugênio para gastar o dinheiro público?

Está cheirando mal essa história.

 

Estou preocupado com certos patrimônios culturais que existem lá na

Praça. Aquele monumento ao Dr. Augusto, onde todas as crianças de Itaúna

já escorregaram. Não podemos deixar que ele derrube aquele monumento que

faz parte da história de Itaúna.

 

Tem também aqueles dois arcos onde existiam uns laguinhos, em frente ao

Banco do Brasil, que são monumentos históricos.

 

Não entendi essa reforma. Será que é prioridade pra cidade?

A Praça Dr. Augusto é linda. Entra  no meu site e vê as fotos que tirei

lá.

 

Acho que tem muita rua cheia de buracos precisando reforma. A rua

Gonçalves da Guia, por exemplo, no trecho da Praça até na Diógenes

Nogueira. O asfalto é horrível e cheio de buracos e no centro de Itaúna,

considerada a primeira rua de Itaúna.

 

Sem contar tantos outros projetos que precisavam ter andamento mais sério,

como é o caso da cultura.

 

Estou apreensivo quanto a essa reforma. A Praça Dr. Augusto Gonçalves é

um patrimônio histórico também, no meu entender. Será que a história

dela vai ser respeitada nessa reforma?

 

Adilson Rodrigues

www.portalitauna.com

 

*  *  *

 

Mensagem recebida - assunto:

Afinal de contas, de que lado a polícia está?

 

Um fato grotesco pode se tornar comum em Itaúna: o todo-poderoso Senhor Prefeito criticando a polícia.

 

Para quem não se lembra, em 31 de Março de 2010, Eugênio Pinto ao responder perguntas da população, em seu extinto quadro (humorístico) na TV Cidade, supostamente colocou a culpa da não construção de 84 (oitenta e quatro) casas populares, na vinda da Polícia Federal a Itaúna. Os federais se foram e mesmo decorridos mais de dois anos, nada de casas populares.

 

Semana passada, jornais da cidade noticiaram um possível erro ainda maior, quando nosso Prefeito e sua namorada teriam desrespeitado o Capitão responsável pela Polícia Militar de Itaúna - Sr. Renato Frederici, durante reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública de Itaúna (Consepi). O mais grave de tudo isso é o fato do Prefeito ter possivelmente ameaçado rever a parceria que o seu desgoverno municipal firmou com a Polícia Militar.

 

É público e notório que o Capitão Frederici não foi, não é, e nem pode ser candidato a nada, pois o mesmo está em nossa cidade exclusivamente para continuar prestando os bons serviços que tem demonstrado realizar e não para se envolver em conchavos, negociatas, alianças típicas da politicagem brasileira. Então, eu pergunto, por qual motivo então o referido Capitão teria interesse em não concretizar a vinda da Guarda Municipal para Itaúna, por apoiar ou deixar de apoiar o prefeito Eugênio Pinto?

 

Senhor Prefeito, Senhorita primeira dama, o Povo não é tão bobo assim. Não adianta supostamente desrespeitar o Capitão de uma instituição tão bem conceituada como a Polícia Militar de Minas Gerais, pois é claro e evidente, para qualquer um que tenha o mínimo de intelectualidade, que tanto a Polícia Federal, quanto a Militar etc., visam o bem comum e não o favorecimento de determinado grupo ou partido político.

 

Quando Vossa Excelência, Senhor Prefeito, por exemplo, concede algum benefício à Polícia Militar de Itaúna, não o está fazendo para o Capitão, para o Major, para o Soldado X ou Y, mas sim, com recursos públicos e pela população que paga os montantes desembolsados pelo Executivo, eleito, também, para combater a criminalidade.

 

Será que o Povo vai ainda sofrer com o possível fim da parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura, como ocorreu quando este desgoverno pífio e irresponsável supostamente deixou de enviar ao Pronto Socorro, os recursos necessários?

 

Se o Prefeito extinguir o auxílio para a informatização da Polícia Militar, cortar a ajuda para a manutenção das viaturas entre outros, como os policiais vão continuar protegendo, com qualidade e eficiência, os cidadãos de bem desta cidade? Imagine só, se acontecer um acidente, crime ou assalto na sua residência, meu caro leitor, e ao ligar para o 190 o atendente lhe informar que o policiamento vai demorar a chegar, porque o mesmo será feito a pé, de bicicleta, de ônibus...

 

Para quem interessa a não instalação de uma prometida guarda municipal? Será que a minúscula ajudinha que o Prefeito concede à Polícia Militar custará mais aos cofres públicos, do que toda a manutenção de uma guarda municipal? Economizar o quê, vez que a extinta Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara comprovou e denunciou o mau gasto de R$ 6,5 milhões por parte do Poder Executivo em Itaúna? E a nossa taxa da coleta de lixo, uma das mais caras desta região, que teve reajustes exorbitantes nos últimos anos. Além disso, consideremos a fortuna paga por um projeto para construção de um surrealista estacionamento subterrâneo na praça; gastos com projetos para a transposição da linha férrea; gastos milionários em consultorias para a Saúde (em caos total) e outros gastos com dilemas que nunca saíram ou sairão do papel. E o absurdo dos absurdos não são estas coisas, mas sim, elas ocorrerem à luz do dia, sob as barbas das nossas inertes autoridades.

 

Tamanhos são os possíveis erros e equívocos desta desadministração pública, que se chegou ao ponto de o Prefeito não conseguir sequer distinguir quem é oposição e quem é seu aliado político. Senhor Prefeito, oposição ao seu desgoverno sou eu, bem como grandessíssima parcela dos cidadãos conscientes desta cidade que não aguenta mais ver V.Exª culpar polícia, médicos, vereadores e opositores das ações constatadamente retrógradas de uma administração que a cada dia mostra para que veio: desgovernar. Sem dúvida alguma, o próximo prefeito terá muito o que fazer.

 

Júnior Capanema

Cidadão Itaunense

21/07/2010

 

--------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

E agora vereadores? O prefeito não foi cassado!

 

A Câmara Municipal de Itaúna divulgou na manhã da terça (15/06) um esclarecimento sobre a finalização dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou contratos de informática entre a Prefeitura de Itaúna e a empresa paulista Prescon Informática e Assessoria Ltda.

 

Em sua nota, a direção da Câmara confirma gastos superiores a R$ 6 milhões relativos a materiais de informática adquiridos pela Prefeitura de Itaúna, frisando, “valor este exorbitante, se comparado aos preços praticados no mercado, fato incontestável sob qualquer aspecto”. Por isso o meu desabafo.

 

A CPI acabou

A farra continua

A luz no fim do túnel apagou

O povo itaunense decepcionou

Noite e dia, continua as barbáries

O dinheiro público virou pó

E agora vereadores?

E agora povo de Sant”Ana?

Eu, você, que ficamos com mais cara de palhaço ainda?

Que força temos para protestar?

Zombaram de nós

Eu e aqueles que lutaram tanto,

Estamos com vergonha

De um legislativo tão fraco

Estamos sem motivação para continuar a lutar

Pois falharam feio com a gente

E agora?

Esperar um milagre?

O prefeito de Itaúna  renunciar?

Ou esperar Janeiro 2013 chegar?

Acabaram com nossas esperanças,

Nossa orgulho de ser itaunense

Tudo acabou

Todos fugiram covardemente e as costas nos deram

E agora edis?

Pare com discursos tendenciosos

E agora assessoria jurídica?

E agora presidente do legislativo?

Com a chave da câmara na mão

Vai uma sugestão, que já foi citada em plenário pelo senhor,

Chame seus companheiros de “luta”

Entregue seus cargos

E feche a câmara legislativa

Pois o executivo já não respeitava o legislativo mesmo

Agora então...

Doe seus salários a instituições de caridade

Assim vocês vão ficar melhores com o povo que os elegeu

Não gaste mais seu “valioso” tempo com CPIs

Poupe nosso dinheiro com os altos custos destes processos inúteis

Admitam vocês pisaram na bola com o povão

Até que provem o contrario

Eu não mais confio no legislativo itaunense.

E agora meus colegas de luta?

Continuamos, mas esqueça os vereadores e principalmente a justiça.

Vamos confiar em nossas forças e na justiça Divina.

Eu acredito em milagres sim!

E agora?

Fora prefeito?

Fora vereadores?

Eis a questão.

 

E que o povo não “esqueça os fatos ocorridos” e saiba em quem votar em 2010 e principalmente em 2012.

 

João Batista de Oliveira

22/06/2010

  

--------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Melhor prevenir do que remediar

 

Qual a real situação do nosso município? Nossa atitude está correta sendo detentores do direito à cidadania nesta irreal situação? Que mais esperar das pessoas de bem que assistem inertes tal calamidade administrativa? Ora, um prefeito reincidentemente fujão, membros do poder legislativo supostamente corrompido por situações ou motivos no mínimo particulares (votação da verba de remanejamento em 15%, mentira por parte do prefeito referente a não contratação de empresas para simulação de prestação de serviços no município dentre outras anomalias políticas).

 

Será que seremos mais idiotas dos que as autoridades que foram enganadas? Como deixar que nossa Pedra Negra se esfarele como se farelo fosse? Os porcos é que se alimentam de farelo. Não sei quanto a vocês empresários, líderes religiosos, líderes de comunidade, vocês que levam aos bancos grandes somas de dinheiro, vocês que pregam a abolição do mau, e você que se elegeu por pessoas tão próximas da sua comunidade, até quando seremos omissos a tal ponto de deixarmos nossa terra a mercê da corrupção? Viraremos pó e viveremos num deserto numa região tão prazerosa de se viver? Que falta em suas vidas?  Já pensaram que muitas pessoas dependem única e exclusivamente do Estado para terem acesso à saúde, educação ou lazer? Por que tantas pessoas têm que conviver de forma precária para bancar os caprichos de alguns poucos que conseguiram se eleger pela ingenuidade de muitos?

 

Nós que conseguimos ter acesso a educação, saúde e lazer, no mínimo temos o dever e a responsabilidade de não permitirmos que pessoas tão mau intencionadas façam tamanha sangria financeira. Não é difícil, o primeiro passo é comparecer na Câmara Municipal que fica na Avenida Getulio Vargas, 800, bem no centro, no dia 24 de maio de 2010, a partir das 18 horas para acompanhar a votação do relatório final da CPI.

 

As questões que vem sendo discutidas são de fácil entendimento, no entanto, devido a nossa omissão, são tratadas com pleno descaso e hipocrisia. Tal cenário é propício às falcatruas, agora pergunto-lhes: Vocês de fato têm a idéia que boa parte do seu dinheiro é destinada a arrecadação de tributos que devem de fato voltar para o bem comum através de médicos no plantão, escolas com condições mínimas (estrutura mínima e professores bem remunerados) para seus filhos estudarem, ruas com condições razoáveis dentre outros direitos assegurados pela nossa constituição.

 

Você não tem escolha, o imposto já está embutido no que você adquire, seja algo durável ou simplesmente o pão de cada dia. Agora, não havendo uma atuação ativa nossa neste mau costume dos nossos administradores, resta-nos assistir de camarote a todo este absurdo(estamos falando de cifras superiores a R$ 20 milhões de reais). Sendo assim, você é legítimo questionador das ações ou omissões da administração. Estamos vivenciando um fato inédito em nossa cidade, nosso prefeito está para ser cassado. Se por um lado deveríamos estar pesarosos, por outro devemos entender que nossa cidade quer mostrar que aqui não é terra de ninguém, aqui o poder tem seu limite, a lei. No entanto nossa lei infelizmente, muitas das vezes é a responsável por limitar o poder das autoridades de agirem em prol da sociedade, seja ela no âmbito penal, cível, tributário e na maioria das vezes no ramo do direito político. Tendo em vista o questionamento levantado pelo vereador Delmo Barbosa que muito me espanta, uma vez que o mesmo tem se mostrado aliado desta desastrosa administração,  o mesmo defende a tese de que a CPI instaurada para investigação da denúncia das irregularidades apresentadas na contratação da Prescon Informática não pode ser a responsável pela decretação da cassação do chefe do executivo.

 

Sem querer aprofundar no subjetivo mundo das idéias maquiavélicas, não entendo o porquê de não se tomar o devido cuidado processual e seguir os seguintes passos: 1) Aprovar o relatório final na próxima segunda-feira; 2) Criar-se a Comissão Processante conforme determina o decreto lei 201-67 e o regimento interno da câmara, independentemente da CPI ter o direito ou não de dar o respaldo para que se baixe o decreto legislativo para a possível cassação; 3) Com o saneamento do processo através da Comissão Processante,  segue-se o procedimentos para a cassação.

 

Entendo que não haverá qualquer forma para que o prefeito busque alguma medida judicial que implique em sua volta, caso de fato seja cassado. Não havendo tais procedimentos, temo pela prorrogação de sua permanência no poder até o final do mandato amparado por decisão judicial. Vale ressaltar que o vereador Edno de Oliveira já foi vitima de tal manobra política.

 

A cultura também sofreu com atrasos em sua votação tendo em vista pendência jurídica alegada pelos legisladores ligados à administração. No nosso país, infelizmente a justiça é utilizada com fins diversos à obtenção rápida da solução de conflitos. Não adianta cassar o prefeito e após no máximo 10 dias o mesmo ser recolocado na administração. Entendo com todo respeito os desabafos de certos políticos itaunenses que dizem para esquecermos os ritos e os procedimentos, tendo como justificativa que a denúncia foi fundamentada, as irregularidades apuradas e agora deve-se apenas cassá-lo. De que adianta ganhar uma pequena batalha e perder a guerra?

 

Nossos legisladores devem agir com  excesso de zelo para daqui alguns dias não serem taxados de idiotas, afinal de contas, o idiota é aquele que se deixa enganar facilmente. Que seja criada a Comissão Processante que não precisará de mais que 15 ou 20 dias para determinar a cassação do prefeito uma vez que os fatos já foram devidamente apurados no momento oportuno da comissão especial e de investigação. Está muito claro, graças à excelente forma que os trabalhos foram conduzidos pelos srs. membros da Comissão Parlamentar de Inquérito bem como a assessoria jurídica prestada na pessoa do Dr. Geraldo Magela e Sr Fábio, nossos tão estimados Gatão e Fabinho. Nas investigações conseguiram demonstrar de forma consistente toda a verdade por trás desta contratação milionária  que só Deus sabe quando retornará aos cofres públicos.

 

Devemos também após o processo legislativo, acompanhar os trabalhos do Ministério Público que têm trabalhado de forma árdua para buscar o ressarcimento dos gastos indevidos pelos administradores públicos. É isso aí povo itaunense, vamos deixar de lado a conversa fiada e passarmos a ser mais responsáveis com a coisa pública. Nossos filhos dependem de uma boa administração pública hoje para que amanhã Itaúna ainda continue sendo um lugar maravilhoso para se viver. A criminalidade se espalha de cima para baixo. Um governo corrupto acaba por desencadear um processo incontrolável de diferenças sociais. Uma sociedade consciente de seus deveres busca desempenhar seu dever de cidadão e acompanha as atitudes dos membros dos Poderes Executivo e Legislativo.

 

Lincoln Guimarães Melo

20/04/2010

 

--------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Terra de macaquitos

 

Quando será que a população do Brasil vai ter um maior nível de crítica em relação à política?

 

Em países desenvolvidos, a população quer saber onde está sendo investido o dinheiro do imposto que o povo paga...

E no Brasil?

O povo  sequer tem saúde, segurança ou educação, e se contenta com um mísero vale bolsa, gás, comida, etc. e tudo quanto é migalha!

 

Programas humorísticos até fazem um humor realista sobre a população e sua própria miséria, alguém se lembra do pânico, comprando votos no meio da Sé?

E o povo sequer se toca e sabe que isso é realidade por aqui!

Eu acredito que a prosperidade de um país começa pela educação, mas isso aqui no Brasil é luxo e um enorme e próspero negócio, ser dono de uma faculdade ou escola particular é um grande negócio por aqui!!!

 

Mas e será que levaremos mais 500 anos para este povo apático  acordar, nós seremos capazes de mudar o país?

 

Se dependesse de mim... Já teria implodido muita coisa por aí, mas com um povo sem ações, até os argentinos aí do lado são mais críticos e protestam mais do que o brasileiro, e não é a toa que nos chamam de macaquitos!

Por aqui só se faz macaquices mesmo!

Terra da folia e do carnaval e de um povo que aceita tudo!

Pra fazer a alegria da macacada por aqui não precisa muito!

 

João Batista de Oliveira

27/04/2010

 

--------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Vocês sabiam do auxilio reclusão?

 

 

Presos com cinco filhos, além de comer e beber nas costas de quem trabalha, comandar o crime de dentro das prisões ainda recebe auxilio de R$ 3.760,60.

Qual pai de família com 5 filhos recebe um salário suado igual?

 

QUE PAÍS É ESSE?

 

Vocês sabiam que todo presidiário com filhos tem uma bolsa que, a partir de 1/2/2009, é de R$ 752,12 por filho, para sustentar a família, já que o coitadinho não pode trabalhar para sustentar os filhos por estar preso?

 

(Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS)

CONFIRA NO SITE

http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22-

 

Auxílio-reclusão.

Por favor, veja na íntegra o texto deste auxílio. Você vai estarrecer. Você não vai querer acreditar.

 

Leia e medite.

 

A - Pergunta que não quer calar 1 :

Por acaso os filhos do sujeito que foi morto pelo coitadinho que está preso recebem uma bolsa de R$752,12 por filho, para seu sustento?

 

B - Pergunta que não quer calar 2 :

Já viu algum defensor dos direitos humanos defendendo esta bolsa para os filhos das vítimas?

 

É por essa e outras que a criminalidade não diminui... Ela dá lucro!

 

Este é mais um dos absurdos que protegem os que não cumprem as leis neste pais. Temos que nos proteger com grades, alarmes e afins, enquanto os infratores andam livremente pelas ruas e ainda com proteção dos Direitos Humanos. Precisamos fazer alguma coisa é muito descaso com o cidadão trabalhador que paga por toda esta imoralidade. Temos que acabar com essa pouca vergonha. Imagine se nós trabalhadores tivéssemos estes direitos. No Brasil só tem valor quem é infrator.

 

Afinal... que país é este?

 

“NÃO REELEJA SEU POLÍTICO” ele pode formar corruptos e infratores para você sustentar.

 

João Batista de Oliveira

 

--------------------------------------------------------------------------------------------

 

Mensagem recebida - assunto:

Réu jamais e sim vítima de um desgoverno pífio

 

Por Júnior Capanema

Cidadão Itaunense

 

Gostaria de iniciar agradecendo a cada um dos dois 2.333 bravos cidadãos de Itaúna que endossaram o abaixo-assinado pedindo apurações de supostas irregularidades que poderiam culminar na cassação do Prefeito de Itaúna.

 

Meus caros itaunenses, como muitos já sabem, por eu ser um militante de nossa sociedade, agindo sempre honesta e incansavelmente contra o desgoverno de Eugênio Pinto, torno público que estou sendo processado por ele.

 

Registre-se que, em minha árdua batalha contra o “massacre dos bens e da cultura pública” eu jamais recebi um único tostão para defender os interesses do povo de Itaúna. O que tenho feito é - baseado nas leis e amparado pela liberdade constitucional do meu Estado e do meu País - pedir às autoridades constituídas a apuração daquilo que é público e notório.

 

São tantas coisas supostamente erradas envolvendo os interesses e os bens públicos, parecendo querer que nos acostumemos com elas.

 

Isso transparece, quando entramos no lotação e o preço da passagem está cada vez mais alto; quando precisamos de cuidados médicos e o pronto socorro está sempre em caos no atendimento; quando um homem público que deveria desenvolver a cultura fecha um teatro por cinco anos e aluga sua área aberta para servir de estacionamento a uma empresa privada e desfaz todo o calendário cultural e artístico, tudo isso com apoios de seus ex-secretários e atual secretário de Educação e Cultura; quando são gastos centenas de milhares ou milhões de reais em projetos pífios, que jamais saem do papel, como retirada de trilhos férreos, consultorias inúteis e sem fundamento, terreno para fazer “parque ecológico” e tantos outros absurdos.

 

Minha luta pela revitalização do teatro sucateado pelo Prefeito, já remonta anos! Incomodado, o senhor Prefeito tentou me persuadir, quando o então Diretor do Departamento de Cultura, senhor Mário Debique me “convidou” para eu trabalhar com ele no Espaço Cultural. Eu neguei e denunciei que a Administração estava tentando me “cooptar”. Contudo, minha negativa se deu respeitosamente, pois não entrei nessa luta para obter vantagens pessoais, para arrumar uma “boquinha” na Prefeitura, mas sim, na expectativa de ver a cidade onde nasci funcionando bem.

 

Tendo eu não agido como a maioria das medíocres pessoas que percorrem os corredores da política a pedir esmolas agem, aceitando a primeira oportunidade de trabalhar para o Poder Executivo, o atual Prefeito busca a Justiça por um motivo fútil, na tentativa de me intimidar.

 

Sua única “solução” encontrada, para calar minha voz e parar minha luta, que está nas ruas, na Câmara Municipal, nos jornais, e nos sites e blogs da internet foi “usar” o Poder Judiciário, através de um processo.

 

Desta maneira, o senhor Eugênio Pinto, quem eu sempre respeitei e que jamais recebeu um ataque pessoal da minha parte, mas somente críticas quanto à sua gestão pública, desfere uma ação contra minha pessoa, na tentativa de me pressionar.

 

Todos que acompanham a sociedade itaunense estão cientes que o gesto do Prefeito busca me perseguir politicamente e calar a minha voz, diga-se: uma dentre as pouquíssimas que restaram numa cidade onde tantos querem pressionar políticos em troca de cargos, prestígio, benefícios pessoais e poder.

 

No entanto, o que tenho feito, na verdade, é colaborar “graciosamente” com os trabalhos do Ministério Público e da Câmara dos Vereadores, instituições estas, que remuneram muito bem àqueles que ocupam os seus quadros para defender os interesses do povo e fazer cumprir as leis. Portanto, ao fazer uma denúncia que culminou numa CPI da Informática dentro da Câmara Municipal, sustentada por 2.333 assinaturas, nada mais fiz do que exercer a minha cidadania garantida pela Constituição do meu País.

 

E o faço totalmente “de graça”, diferentemente daqueles que percebem muito bem para fiscalizar, investigar e apurar em prol dos interesses públicos. No entanto, mesmo não recebendo um centavo de quem quer seja, eu recebo ameaças, intimidações e violentas críticas, por apenas agir conforme as minhas convicções, mas amparado pela legalidade. Eu não tenho condições de manter seguranças ao meu redor e posso, a qualquer instante, por exemplo, “ser atropelado”, não por um processo na Justiça, mas por um veículo numa rua de Itaúna. Pois, ao defender o povo, eu posso estar esbarrando em interesses contrários e externos à Itaúna, os quais eu não tenho nem noção e, tampouco, posso supor quais sejam.

 

Você, meu caro eleitor, sabe, por exemplo, quantas vezes eu encaminhei por escrito, pedidos de providências ao Vereador Delmo Barbosa, presidente da Comissão de Cultura da Câmara denunciando o caos e os desmandos vividos na cultura itaunense? Inúmeras! E quantas vezes ele me respondeu? Nenhuma!

 

Eu já sacrifiquei demais minha vida pessoal, meu tempo e meus afazeres em prol da população de Itaúna. Já sofri ameaça de morte, conforme denunciei através da impressa. Mas na qualidade de cidadão e Homem corajoso que sou, farei valer a vontade de cada uma das pessoas que assinaram o abaixo-assinado e seguirei minha luta contra as injustiças, desperdícios e derrame em vão, não se sabe aonde, do dinheiro público de Itaúna.

 

Eu tenho total convicção que em lugar nenhum do mundo, um Prefeito paga R$ 25 mil por um computador de uso doméstico e tampouco, compraria 100 unidades a um custo desses. Em cidade nenhuma do mundo, um Prefeito gasta a média de R$ 600 mil com serviços de saúde jamais comprovados ou aumenta o valor da coleta do lixo em cerca de 400%, sem que os poderes constituídos, no mínimo, não realizem uma ampla investigação.

 

Seja quem for o Prefeito, independente de sua sigla partidária, eu estarei lutando em prol da Cultura e da nossa sociedade. Reafirmo que nada de pessoal tenho contra o senhor Eugênio Pinto, vez que meus questionamentos e denúncias sempre orbitaram a esfera pública e jamais resvalaram em sua pessoa.

 

Em momento algum eu faço questionamento ou manifestação contra a honra de Eugênio Pinto. Todas as manifestações e críticas apresentadas, sempre foram conduzidas por mim de forma pacífica, inclusive, com total ciência dos demais poderes, que já buscamos em diversos protocolos já registrados, colocá-los sempre cientes do que estamos fazendo e daquilo que estamos denunciando. Nunca agimos traiçoeiramente ou na “calada da noite”, contra qualquer pessoa, muito menos, contra a pessoa do Prefeito de Itaúna; tudo isso temos condições de comprovar, se vier a ser o caso.

 

O próprio líder do Governo no Poder Legislativo, já reconheceu de público que respeita minha militância, pois eu não profiro ataques à pessoa de quem quer seja.

 

Devido a isso, e muito mais do que não pode ser exposto aqui, entendo que o processo que estou respondendo na Justiça, movido pelo Prefeito, se trata de um ataque pessoal da parte dele. Como autor de várias denúncias protocoladas junto aos poderes constituídos locais, sou visto como o mentor intelectual do abaixo-assinado que culminou numa Comissão Especial (que aprovou as denúncias) e esta desencadeou a atual “CPI da Informática” que poderá vir, através de uma Comissão Processante, cassar o mandato do Prefeito.

 

Como sabemos, esta CPI instalada pelos senhores Vereadores na Câmara Municipal busca investigar contratos com suspeita de superfaturamento no programa de informática que deveria estar funcionando nas escolas municipais. No entanto, acatada a denúncia no Legislativo e após mais investigações de brilhantes membros desse Poder, descobriu-se que o gasto não fora somente de R$ 2,5 milhões, pagos, por 100 computadores adquiridos pela Prefeitura (conforme denunciamos), mas tal gasto já atinge um montante por volta de R$ 5 milhões - segundo informações da CPI!

 

E frisemos que esta foi apenas uma, entre tantas outras manifestações pacíficas que eu promovi, sempre amparado pela Lei, pelo respaldo popular e antes de tudo, pela legitimidade e urgência dessas próprias reivindicações.

 

Um exemplo claro de minha conduta sempre reta e honesta é que jamais tive envolvimentos com a Justiça, diferentemente de tantos indivíduos que militam na vida pública de uma sociedade.

 

Portanto, apesar de toda a tentativa de “massacrar” minha pessoa, estou com a consciência limpa, durmo sempre tranquilo, pois não me sinto um réu, como determinadas pessoas tentam me impingir esse rótulo, após este processo impetrado pelo senhor Eugênio Pinto contra a minha pessoa.

 

Eu me sinto sim, como vítima dele, que deveria governar em vez de buscar calar uma voz da sociedade que apenas cobra explicações acerca daquilo que é público. Eu me sinto uma vítima da mais clara e explícita perseguição política que um cidadão possa sofrer dentro de sua comunidade. Prova maior disso é o fato de o próprio Prefeito estar me processando em pessoa e quem quiser conferir de perto, é só comparecer ao Fórum da Comarca de Itaúna, dia 23 de Março, às 13h30, quando acontece a minha audiência com o senhor Prefeito.

 

Mas apesar de tudo, ainda confio na Justiça, no bom senso e na competência daqueles que têm de agir, quando a força de seus ofícios lhes convoca para tanto.

 

Estou convicto que as assinaturas e o próprio intelecto de um povo precisam ser respeitados.

 

Muito obrigado, Itaúna!

 

- Leia também - Entenda a CPI da Informática:

   Prefeito nega que foi procurado por CPI

   Silvano Gomes, presidente da CPI, fala conosco

   Promotora Sílvia Soares fala com Via Fanzine

   Depoentes da CPI serão intimados

   Eugênio nega notificação do Legislativo

   Câmara aprova pré-relatório da CPI

 

  + CPI da Informática em Via Fanzine:

   www.viafanzine.jor.br/itauna.htm

 
 
VOLTAR AO TOPO
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2008, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter