o portal dos itaunenses de todo o mundo...
Protestos
Itaúna nas ruas: Mais de dois mil itaunenses protestam nas ruas Por toda a cidade, grupos de pessoas cobravam uma nova postura, não somente com relação a baixar o caro valor passagem de transporte coletivo em Itaúna. Da Redação BH-20/06/2013
Pessoas cercaram a prefeitura de Itaúna em um ato de manifestação pacífica que cobrou mais empenho das autoridades. Leia também: Itaunenses bloqueiam pedágio por cinco horas Prefeitura e Promotoria apoiam manifestações Eugênio, Íris e outros são denunciados novamente pelo MP Rose Campos é exonerada do Gabinete de Osmando Mais de 125 mil casos e 70 mortes por dengue Prefeitura recupera terreno que foi invadido Leia mais informações de ITAÚNA Clique aqui para ver fotos desse protesto Vídeo de um minuto dos manifestantes em frente a Prefeitura
Desde a última manifestação pedindo a cassação do prefeito Eugênio Pinto, ocorrida em 2011, o povo de Itaúna não havia voltado às ruas por uma causa comum. No entanto, na tarde desta quinta-feira, 20/06, um grande número de pessoas ocupou os principais pontos do centro da cidade, num protesto pacífica e cheio de reivindicações.
Poucas horas antes da aglomeração, o prefeito Osmando Pereira da Silva e o promotor de Justiça Fábio Galindo Silvestre enviaram notas à imprensa, anunciando apoio ao protesto popular.
Muitos jovens participaram do evento, alguns com rostos pintados e portando cartazes com frases de impacto, gritavam palavras de ordem. A Polícia Militar acompanhou a manifestação de perto, e até o momento em que fechamos esta nota, não houve casos de vandalismo, agressões ou incidentes.
Na porta da Prefeitura de Itaúna muitas pessoas se aglomeravam e gritavam palavras de ordem. Por toda a cidade, grupos de pessoas cobravam uma nova postura, não somente com relação a baixar o caro valor passagem de transporte coletivo em Itaúna.
Passeata saiu da Praça Celi com destino à Prefeitura de Itaúna. Clique aqui para ver fotos desse protesto
Pelas ruas da cidade, outro grupo de pessoas estava cobrando que o prefeito afastado pela Justiça em 2012, Eugênio Pinto (também expulso do PT local) “devolva o dinheiro do povo”. Pinto responde a mais de 30 ações do Ministério Público, mas ao contrário de outros integrantes de seu governo, não chegou a ser preso.
Próximo ao Grande Hotel Itaúna, um grupo passou soltando foguetes e seguindo pela rua Manoel Correa. Esse grupo carregava uma grande faixa branca pintada de preto com os dizeres: “Quando o povo acorda, os políticos não dormem mais”.
O estudante Thauler Alves, participou do protesto organizado através de uma rede social falou conosco. Para ele, o resultado do evento foi além de suas expectativas. “O povo todo participando de todas as maneiras, idosas acompanhando a manifestação, crianças... Famílias unidas em prol das reivindicações... Foi lindo, lindo”, afirmou Alves.
As pessoas seguiram pela avenida Jove Soares. Clique aqui para ver fotos desse protesto
Ele também destacou que a passeata seguiu de forma ordeira, sem haver praticamente nenhum atrito, “Até a própria PM nos elogiou, disse que a manifestação estava muito bonita, organizada. Infelizmente, sempre tem um pessoal que não está interessado no bem da manifestação, que vai pra criar confusão ou passar informações erradas... Mas isso é normal, entretanto não tirou o brilho da tarde e da noite”, afirmou o estudante.
Ainda segundo ele, “Acho q é importante destacar a participação do povo, de quem compareceu e confiou na manifestação pacífica e boa para todos nós... Ficou bem claro que foi tudo bem e tem tudo pra dar muito certo. Fique claro para população que a manifestação é pra todos nós, independente de cargo profissional, camada social e etc. Todos nós somos carentes de mudanças”, finalizou Thauler Alves.
Aglomeração de jovens na Praça Celi, local de concentração do protesto. Clique aqui para ver fotos desse protesto
Outro participante, o estudante Jorge Alberto, falou conosco, “Esse movimento não vai ser uma onda que vai passar. Vamos continuar vigilantes e exigir serviços de qualidade e transparência na administração pública. O atual prefeito não tem culpa de pegar a cidade no meio de um caos, mas terá se não fazer algo por ela, pois já sabia qual era a situação ao se candidatar”.
Perguntado se viu alguma cena de vandalismo ou discussão, ele declarou, “Olha, só vi gente bonita pelas ruas, pedindo para que a nossa vida seja arrumada. Se houve casos de agressões ninguém que estava comigo viu”.
Somente ao longo da noite as pessoas se dispersaram. Muitos se mostravam satisfeitos com o sentimento de “dever cumprido” ao ir para as ruas desempenhar uma causa social.
Um novo protesto já está marcado para o sábado, 22/06, e promete reunir ainda mais pessoas que esta primeira manifestação.
Clique aqui para ver fotos desse protesto
Vídeo de um minuto dos manifestantes em frente a Prefeitura
- Fotos postadas na página do evento por: Andre Brasil Bruna dos Santos Cláudio Márcio Bernardes Daniel DG Luis Felipe João Guimas Joe Lebart Marlon Souza Paula Vasconcelos Sidnei Campidell Stéfan Magalhães Thiago Siqueira Victor Oliveira
Leia também: Itaunenses bloqueiam pedágio por cinco horas Prefeitura e Promotoria apoiam manifestações Eugênio, Íris e outros são denunciados novamente pelo MP Rose Campos é exonerada do Gabinente de Osmando Mais de 125 mil casos e 70 mortes por dengue Prefeitura recupera terreno que foi invadido Leia mais informações de ITAÚNA
- Produção: Pepe Chaves. © Copyright 2004-2013, Pepe Arte Viva Ltda.
|