Cometas
C/2014 A4 SONEAR: Descoberto o primeiro cometa ‘brasileiro’* Segundo os astrônomos, o cometa tem uma órbita parabólica e provavelmente se originou na nuvem de Oort.
O cometa não poderá ser visto a olho nu, uma vez que sua magnitude deve ficar abaixo de 14. Leia também: Cometa PANSTARRS é registrado em Vitória-ES Veja fotos do cometa PANSTARRS no céu de Vitória-ES Elenin: os 'catastróficos' e o cometa que evaporou Astrônomo australiano nos fala do cometa Elenin Nasa esclarece sobre cometa Elenin Tempel 1 - a primeira missão do Deep Impact (2005). Sonda Stardust toma imagens do Tempel 1 Hartley 2: Missão espacial fotografa cometa de perto De olho nas ameaças que vêm do céu
Os astrônomos brasileiros Cristovão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro de Barros descobriram o cometa apelidado de C/2014 A4 SONEAR através de imagens obtidas no dia 12/01/14 pelo observatório SONEAR, localizado em Oliveira (MG).
A descoberta do cometa foi confirmada por astrônomos do Observatório Remanzacco, na Itália, e hoje (16/01), a União Astronômica Internacional batizou o cometa oficialmente.
Segundo os astrônomos, o cometa tem uma órbita parabólica e provavelmente se originou na nuvem de Oort. Quando foi detectado, o objeto estava a cerca de 5.68 UA da Terra e 6.33 UA do Sol (1 UA equivalente a distância entre a Terra e o Sol, ou 149.5 milhões de km). Ele atingirá o ponto orbital mais próximo do Sol no dia 11 de setembro de 2015, quando ficará a 3.82 AU da estrela.
O cometa não poderá ser visto a olho nu, uma vez que sua magnitude deve ficar abaixo de 14, o equivalente a 0,0006 vezes o brilho das estrelas mais fracas que se pode ver a olho nu em um céu limpo.
* Informações de Lucas Rabello/ Mistérios do Mundo, via Remanzacco. 16/01/2014
* Informações de Space/ NASA, via Galeria do Meteorito.
- Imagem: Remanzacco/Reprodução.
Leia também: Cometa PANSTARRS é registrado em Vitória-ES Veja fotos do cometa PANSTARRS no céu de Vitória-ES Elenin: os 'catastróficos' e o cometa que evaporou Astrônomo australiano nos fala do cometa Elenin Nasa esclarece sobre cometa Elenin Tempel 1 - a primeira missão do Deep Impact (2005). Sonda Stardust toma imagens do Tempel 1 Hartley 2: Missão espacial fotografa cometa de perto De olho nas ameaças que vêm do céu Confirmada a natureza do meteorito de Chebarkul Moradores relatam passagem de 'bola de fogo' nos EUA Asteroide passa perto da Terra sem causar problemas Meteorito na Rússia: Uma visita não anunciada Rússia: Meteorito assusta e fere centenas de pessoas Asteroide Toutatis passará pela Terra Meteorito carregava ‘água longínqua’ Mais um asteroide ‘raspa’ a Terra mais uma vez Meteoro explode sobre o País de Gales Meteorito assusta moradores de Cuzco Câmeras registram passagem do meteorito na Rússia - em vídeo Clique aqui para ver as imagens de Gonçalves ampliadas EXTRA: Outras imagens do PANSTARRS pelo mundo
- Produção: Pepe Chaves ©Copyright, 2004-2013 Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|