Asteroide
Chelyabinsk: Confirmada a natureza do meteorito de Chebarkul Mesmo sem encontrar fragmentos consistentes, os peritos da Universidade Federal do Ural (UFU) colheram amostras substanciais na região e constataram a origem extraterrestre da rocha que assombrou o país.
Da Redação BH-18/02/2013
Fragmentos minúsculos analisados em laboratório evidenciaram a natureza do meteorito. - Leia também: Confirmada a natureza do meteorito de Chebarkul Moradores relatam passagem de 'bola de fogo' nos EUA Asteroide passa perto da Terra sem causar problemas Meteorito na Rússia: Uma visita não anunciada Rússia: Meteorito assusta e fere centenas de pessoas Asteroide Toutatis passará pela Terra Meteorito carregava ‘água longínqua’ Mais um asteroide ‘raspa’ a Terra mais uma vez Meteoro explode sobre o País de Gales Meteorito assusta moradores de Cuzco Câmeras registram passagem do meteorito na Rússia - em vídeo
O meteoro de Chebarkul que causou pânico e estragos superiores a US$ 30 milhões nos montes Urais, na Rússia levantaram polêmica e boatos em todo o mundo.
Na própria russa, um político sem muita credibilidade prestou declarações polêmicas à imprensa ao afirmar que o evento não envolvia um meteorito, mas sim, testes com um míssil dos EUA.
Contudo, cientistas russos desfizeram esta polêmica, ao descobrirem no Lago Chebarkul substâncias do meteorito que quedou na última sexta-feira nas proximidades de Chelyabinsk, confirmando a natureza extraterrestre do objeto, através de uma pesquisa química.
Mesmo sem encontrar fragmentos consistentes, os peritos da Universidade Federal do Ural (UFU) colheram amostras substanciais na região e constataram a origem extraterrestre da rocha que assombrou o país.
De acordo com declarações dos pesquisadores da UFU à imprensa russa, “Nós terminamos um estudo que confirma as partículas da substância encontrada pela nossa expedição no Lago Chebarkul como sendo da natureza de um meteorito. Este meteorito pertence à classe dos condritos ordinários, que consiste em uma pedra com um teor de ferro de aproximadamente 10%”.
Apesar disso, o evento ficou conhecido como "meteoro de Chebarkul", ao ser citado primeiramente pelo membro do comitê de mídia online da Universidade Federal Ural (RAS), Victor Grochowski.
Conforme relatado pela imprensa internacional (inclusive, por Via Fanzine), os efeitos da chuva de meteoros nos Urais atingiu 1145 pessoas, todos com cortes causados por vidros quebrados pela onda de impacto do meteorito. Aproximadamente 50 pessoas foram internadas em hospitais. Não houve morte, mas duas pessoas estão em estado grave em uma UTI.
Vale lembra que em 15 de fevereiro moradores de Chelyabinsk, Sverdlovsk, Tyumen, Kurgan, Cazaquistão e Bashkiria avistaram um flash brilhante e uma explosão no céu. De acordo com o Observatório de Yekaterinburg, foi um asteróide, o que causou às 07:23 (MSK) uma chuva de meteoritos fazendo surgir uma bola de fogo sobre a região do território de Chelyabinsk. Outros pesquisadores relataram que no céu sobre o Chelyabinsk ocorreu uma potente explosão.
Os fragmentos agora encontrados em um lado de uma região erma, não causaram vítimas ou danos em terra, mas uma onda de choque causada pela aproximação do astro sideral atingiu as casas e prédios que tiveram os seus vidros quebrados.
O maior número de feridos foi registrado em Chelyabinsk, Kopeisk e Yuzhnouralsk.
* Com informações de Rosbalt (Rússia), com tradução de Pepe Chaves.
- Colaborou: Natália Dyakonova.
- Foto: Rosbalt/Reprodução.
- Leia também: Confirmada a natureza do meteorito de Chebarkul Moradores relatam passagem de 'bola de fogo' nos EUA Asteroide passa perto da Terra sem causar problemas Meteorito na Rússia: Uma visita não anunciada Rússia: Meteorito assusta e fere centenas de pessoas Asteroide Toutatis passará pela Terra Meteorito carregava ‘água longínqua’ Mais um asteroide ‘raspa’ a Terra mais uma vez Meteoro explode sobre o País de Gales Meteorito assusta moradores de Cuzco Câmeras registram passagem do meteorito na Rússia - em vídeo Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial Nasa divulga 1ª fotografia completa do asteroide Vesta Nasa esclarece sobre passagem do cometa Elenin Nasa mostra asteroide que passa próximo Asteroide passou raspando à Terra Mais lixo espacial atinge o Nordeste SRVAS – lixo espacial em queda – vídeo da TV FANZINE Encontrada parte do Ônibus espacial Columbia num lago Asteroide passou raspando à Terra De olho nas ameaças que vêm do céu Descoberto asteroide que segue a Terra Doutorando da USP lança livro sobre Direito Espacial Pedra fumegante se precipita sobre uma praia Argentina: 'Bola de fogo’ em queda matou um e feriu oito Bólidos - matérias sobre asteroides e objetos em queda Outras matérias do portal ASTROvia
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|