Asteroide
2012 DA14 Asteroide passa perto da Terra sem causar problemas* Na Austrália, o rastro do corpo celeste pôde ser visto no céu noturno com a ajuda de binóculos e de telescópios.
A queda do meteorito vista da região de Tchelyabinsk. Foto: Fyodor Potápov. - Leia também: Rússia: Confirmada a natureza do meteorito de Chebarkul Moradores relatam passagem de 'bola de fogo' no céu Asteroide passa perto da Terra sem causar problemas Meteorito na Rússia: Uma visita não anunciada Rússia: Meteorito assusta e fere centenas de pessoas Asteroide Toutatis passará pela Terra Meteorito carregava ‘água longínqua’ Mais um asteroide ‘raspa’ a Terra mais uma vez Meteoro explode sobre o País de Gales Meteorito assusta moradores de Cuzco Câmeras registram passagem do meteorito na Rússia - em vídeo
Um asteroide de 46 metros de diâmetro passou perto da Terra na tarde desta sexta-feira sem causar problemas. Trata-se da maior aproximação de que se tem notícia de uma rocha deste tamanho por nosso planeta.
A agência aeroespacial norte-americana (Nasa, por suas iniciais em inglês) calculou que o asteroide 2012 DA14 passou a 27.357 quilômetros da Terra, um "raspão" em termos astronômicos.
A trajetória do asteroide o levou a uma área mais próxima do que a orbitada por muitos dos satélites artificiais de comunicação e meteorologia que servem à Terra.
Pequeno demais para ser observado a olho nu, o asteroide passou sobre o Oceano Índico, perto da ilha indonésia de Sumatra, por volta das 17h30 de hoje, no horário brasileiro de verão. Na Austrália, o rastro do corpo celeste pôde ser visto no céu noturno com a ajuda de binóculos e de telescópios.
Meteorito na Rússia
A passagem do 2012 DA14 ocorreu apenas algumas horas depois de um meteorito ter atingido a região dos Montes Urais, na Rússia [Leia matéria exclusiva em ASTROVIA].
A onda expansiva da explosão do meteorito estilhaçou vidros, ferindo mais de mil de pessoas, mas cientistas descartaram relação entre o objeto que caiu na Rússia e o asteroide que cruzou os céus do Oceano Índico.
Astrônomos consideraram uma coincidência o fato de os dois eventos terem acontecido no mesmo dia, uma vez que o asteroide e o meteoro viajam em direções opostas.
* Informações são da Associated Press/Estadão Conteúdo. 15/02/2013
- Tópicos associados: Rússia: Confirmada a natureza do meteorito de Chebarkul Moradores relatam passagem de 'bola de fogo' no céu Asteroide passa perto da Terra sem causar problemas Rússia: meteorito assusta e fere centenas de pessoas Asteroide Toutatis passará pela Terra Meteorito carregava ‘água longínqua’ Mais um asteroide ‘raspa’ a Terra mais uma vez Meteoro explode sobre o País de Gales Meteorito assusta moradores de Cuzco Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial Nasa divulga 1ª fotografia completa do asteroide Vesta Nasa esclarece sobre passagem do cometa Elenin Nasa mostra asteroide que passa próximo Asteroide passou raspando à Terra Mais lixo espacial atinge o Nordeste SRVAS – lixo espacial em queda – vídeo da TV FANZINE Encontrada parte do Ônibus espacial Columbia num lago Asteroide passou raspando à Terra De olho nas ameaças que vêm do céu Descoberto asteroide que segue a Terra Doutorando da USP lança livro sobre Direito Espacial Pedra fumegante se precipita sobre uma praia Argentina: 'Bola de fogo’ em queda matou um e feriu oito Bólidos - matérias sobre asteroides e objetos em queda Outras matérias do portal ASTROvia
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|