Cometas
Registro: Cometa PANSTARRS é registrado em Vitória-ES O cometa PANSTARRS poderá ser observado durante o entardecer dos próximos dias, na maior parte do território brasileiro.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para Via Fanzine 08/03/2013
O cometa C/2011 L4 PANSTARRS registrado por Everton dos Santos Gonçalves, em Vitória-ES. Clique aqui para ver esta imagem ampliada Leia também: Elenin: os 'catastróficos' e o cometa que evaporou Astrônomo australiano nos fala do cometa Elenin Nasa esclarece sobre cometa Elenin Tempel 1 - a primeira missão do Deep Impact (2005). Sonda Stardust toma imagens do Tempel 1 Hartley 2: Missão espacial fotografa cometa de perto De olho nas ameaças que vêm do céu Confirmada a natureza do meteorito de Chebarkul Moradores relatam passagem de 'bola de fogo' nos EUA Asteroide passa perto da Terra sem causar problemas Meteorito na Rússia: Uma visita não anunciada Rússia: Meteorito assusta e fere centenas de pessoas EXTRA: Outras imagens do PANSTARRS pelo mundo
Em sua aproximação da Terra, o cometa C/2011 L4 PANSTARRS foi observado e registrado pelo astrônomo amador Everton dos Santos Gonçalves, de Vitória-ES, no entardecer desta sexta-feira, 08/03.
A imagem acima mostrando o cometa PANSTARRS e seu rastro esbranquiçado no canto superior direito foi tomada por Gonçalves às 18h49. “O cometa estava com apenas 4° de elevação neste momento”, afirmou o fotógrafo.
Gonçalves explicou que o ponto branco que se destaca próximo à cauda do cometa, provavelmente, seria a distante estrela Iota Ceti-HIP1562.
A foto acima foi tomada por uma câmera Sony H-90, com tempo de exposição de 10 segundos e ISO 80. De acordo com Everton dos Santos Gonçalves, a visualização do astro foi dificultada pela fumaça causada pela poluição urbana no horário do avistamento. Ainda assim, ele conseguiu um precioso registro da passagem do PANSTARRS pelos céus capixabas.
O cometa C/2011 L4 PANSTARRS é flagrado ainda mais distante. Clique aqui para ver esta imagem ampliada
Gonçalves também conseguiu uma imagem do astro errante, em que este aparece numa perspectiva ainda mais longínqua [imagem acima].
O cometa PANSTARRS poderá ser observado durante o entardecer dos próximos dias, na maior parte do território brasileiro. No entanto, as boas condições para o sua observação vão depender do clima em cada região.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e da ZINESFERA. - Com informações de Everton dos Santos Gonçalves.
- Fotos: Everton dos Santos Gonçalves (Vitória/ES).
Leia também: Elenin: os 'catastróficos' e o cometa que evaporou Astrônomo australiano nos fala do cometa Elenin Nasa esclarece sobre cometa Elenin Tempel 1 - a primeira missão do Deep Impact (2005). Sonda Stardust toma imagens do Tempel 1 Hartley 2: Missão espacial fotografa cometa de perto De olho nas ameaças que vêm do céu Confirmada a natureza do meteorito de Chebarkul Moradores relatam passagem de 'bola de fogo' nos EUA Asteroide passa perto da Terra sem causar problemas Meteorito na Rússia: Uma visita não anunciada Rússia: Meteorito assusta e fere centenas de pessoas Asteroide Toutatis passará pela Terra Meteorito carregava ‘água longínqua’ Mais um asteroide ‘raspa’ a Terra mais uma vez Meteoro explode sobre o País de Gales Meteorito assusta moradores de Cuzco Câmeras registram passagem do meteorito na Rússia - em vídeo Clique aqui para ver as imagens de Gonçalves ampliadas EXTRA: Outras imagens do PANSTARRS pelo mundo
- Produção: Pepe Chaves ©Copyright, 2004-2013 Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|