Asteroides
Austrália: Asteroide Toutatis passará pela Terra Esse asteróide foi detectado pela primeira vez em 1934, sua órbita foi confirmada em 1989 e sua passagem não representa perigo de colisão com a Terra.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROvia 15/12/2012
Imagem mostra o Toutatis em seu formato irregular. - Leia também: Meteorito carregava ‘água longínqua’ Mais um asteroide ‘raspa’ a Terra mais uma vez Meteoro explode sobre o País de Gales Meteorito assusta moradores de Cuzco Nasa divulga 1ª fotografia completa do asteroide Vesta Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial
A partir de meados desse mês de dezembro, um grande asteróide que navega quase na mesma órbita da Terra vai fazer uma passagem próxima do planeta, mas não haverá nenhuma possibilidade de um impacto, pelo menos por algumas centenas de anos, conforme afirmaram astrônomos, da NASA na quarta-feira, 12/12.
Ainda assim, muitos conspiradores e “apocalípticos” garantem que este astro errante seria o tal Nibiru, Hecóbulus ou tantos outros nomes que recebeu, o astro que se chocaria com a Terra em dezembro de 2012, culminando no fim do mundo.
Diversos sites e blogs veiculam que a NASA estaria omitindo informações sobre a aproximação de um astro errante, há muito monitorado e que este chocaria com o nosso planeta no final de 2012.
Por ironia, eis que, astrônomos anunciam a passagem do asteróide Toutatis, um conhecido astro errante que passa pela Terra a cada quatro anos, cuja passagem coincide agora com o período que alguns acreditam que possa ocorrer o tão famigerado "fim do mundo".
Durante a sua aproximação máxima na próxima quarta-feira, a rocha celeste vai passar a aproximadamente sete milhões de quilômetros da Terra, algo como 18 vezes a distância entre a o nosso planeta e a Lua.
Lance Benner, astrônomo da Nasa, afirmou em um comunicado, que não há perigo de colisão. “Nós já sabemos que Toutatis não vai se chocar com a Terra durante centenas de anos. Estas novas observações nos permitem prever a trajetória do asteróide no futuro”.
Esse asteroide foi detectado pela primeira vez em 1934 e sua órbita foi confirmada em 1989. Em 29/09/2004, Toutatis passou pela Terra apenas quatro vezes mais longe do que a lua, ou seja, muito mais próximo que o encontro desta semana. Este pedregulho gigante semelhante a uma batata ganhou o nome do deus celta da guerra e do crescimento. Seu nome significa 'rei do mundo', 'rei de batalha' ou 'pai da tribo'. Seu corpo mede cerca de 4,6 km de comprimento, o suficiente para causar estragos incalculáveis, caso realmente atingisse a Terra. Além de descartar esta possibilidade, os cientistas também não acreditam que qualquer grande asteroide venha representar ameaça à Terra ao longo deste século. Agora em 2012, os astrônomos estão usando radar e telescópios ópticos para obter as correções da localização do asteroide Toutatis e mais detalhes de seu spin incomum e da sua trajetória de voo, na esperança de obter estimativas sobre onde este astro deverá transitar no futuro.
Portanto, aos que aguardam o fim do mundo para o dia 21/12, melhor não crer que o Toutatis seria o seu protagonista.
* Com informações das agências e NASA, em tradução do autor.
- Imagem: Steve Ostro, NASA/JPL.
- Tópicos associados: Meteorito carregava ‘água longínqua’ Mais um asteroide ‘raspa’ a Terra mais uma vez Meteoro explode sobre o País de Gales Meteorito assusta moradores de Cuzco Acesso às informações sobre Satélites e Lixo Espacial Nasa divulga 1ª fotografia completa do asteroide Vesta Nasa esclarece sobre passagem do cometa Elenin Nasa mostra asteroide que passa próximo Asteroide passou raspando à Terra Mais lixo espacial atinge o Nordeste SRVAS – lixo espacial em queda – vídeo da TV FANZINE Encontrada parte do Ônibus espacial Columbia num lago Asteroide passou raspando à Terra De olho nas ameaças que vêm do céu Descoberto asteroide que segue a Terra Doutorando da USP lança livro sobre Direito Espacial Pedra fumegante se precipita sobre uma praia Argentina: 'Bola de fogo’ em queda matou um e feriu oito Bólidos - matérias sobre asteroides e objetos em queda Outras matérias do portal ASTROvia
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|