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Aviação Civil

 

 

Brasil:

TAM e Gol estão entre as empresas

aéreas mais inseguras do mundo

As duas empresas são as únicas brasileiras na lista.

 

 

As empresas TAM e Gol estão entre as quatro companhias aéreas mais inseguras para se viajar no mundo. O levantamento é da Jacdec, uma consultoria alemã que acompanha todos os acidentes aéreos que ocorrem no planeta.

 

Entre as 60 empresas listadas, a TAM, que já ocupou o último lugar do ranking, hoje aparece no penúltimo lugar, enquanto a Gol é a 57ª.

O estudo aponta um índice no qual zero representa total segurança. A TAM teve média 1,077 - apenas melhor que a da taiwanesa China Airlines, que teve 1,171. Já a Gol recebeu uma média de 0,790.

 

Segundo o estudo, a TAM registrou seis grandes acidentes aéreos desde 1983, com um total de 336 mortes. No caso da Gol, fundada em 2001,foram 154 mortes.

 

A companhia finlandesa Finnair é considerada a companhia mais segura para se viajar, com índice de 0,005.

 

* Informações de Rafael Araújo / Rádio Itatiaia (BH).

   11/01/2013

 

*  *  *

 

Portugal:

Greve dos controladores já cancelou 13 voos*

Entre os voos cancelados pela greve dos controloadores aéreos, seis são da TAP

 e um outro traria adeptos do Atlético de Bilbao para o jogo com o Sporting.

 

Pelo menos 13 voos, um dos quais com adeptos do Athletic de Bilbao, foram cancelados hoje de manhã em Lisboa devido à greve parcial dos controladores aéreos, de acordo com o site da ANA - Aeroportos de Portugal.

 

Nas partidas de Lisboa, seis dos voos cancelados são da TAP e tinham como destino Madrid, Genebra, Porto, Barcelona, Londres e Funchal.

 

A Easy Jet também cancelou dois voos, um com destino a Madrid e outro para Toulouse (França).

 

Nas chegadas à Portela, a TAP cancelou dois voos provenientes de Madrid e de Barcelona, a Easy Jet cancelou um com origem de Madrid e outro em Toulouse, enquanto a Calima cancelou um voo com origem de Bilbao (Espanha).

 

Este voo de Bilbao deverá perturbar a chegada de adeptos do Atlético de Bilbao, que pretendem chegar hoje a Lisboa para assistir ao jogo de futebol com o Sporting, da primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

 

Controladores em greve parcial

 

Os controladores aéreos estão hoje em greve parcial, com a comissão de trabalhadores (CT) da NAV Portugal, empresa responsável pela prestação de serviços de tráfego aéreo, a protestar contra a ausência de decisões por parte do conselho de administração e do Governo em relação às suas preocupações.

 

Os trabalhadores da NAV afirmam que "está em causa o interesse nacional em duas vertentes concretas", nomeadamente "salvaguardar o potencial econômico do espaço aéreo nacional, enquadrado numa estratégia atlântica, e maximizar as receitas por via das exportações pela atividade da própria" empresa.

 

Há cerca de um mês, depois da nomeação do conselho de administração da NAV, os trabalhadores desconvocaram uma greve.

 

"Infelizmente pouco ou nada aconteceu, entretanto, e a NAV e o país continuam a sofrer diariamente os efeitos nefastos das decisões em vigor, perdendo milhões de euros em receitas e exportações e estando a ser criadas condições para uma eventual  alienação, a prazo, de espaço aéreo nacional", disse então a CT em comunicado.

 

Depois de se ter registrado um dia de paralisação em 13 de abril, a greve parcial (das 7h às 9h no continente e na Madeira e das 6h às 8h nos Açores) repete-se na sexta-feira e no dia 26 de abril, para um total de quatro dias.

 

* Informações de Expresso-Aeiou (Portugal).

   19/04/2012

 

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Negócio:

Gol compra Webjet por R$ 96 milhões*

A aquisição “está sujeita, entre outras condições, à realização de

auditoria técnica e legal nas atividades e ativos da Webjet”.

 

Negócio é anunciado num cenário de aquecimento da demanda doméstica.

 

A Gol anunciou nesta sexta-feira a aquisição de 100% do capital social da companhia aérea de tarifas econômicas Webjet, por R$ 96 milhões, sujeito a ajustes. Embora a companhia tenha sido avaliada em R$ 310,7 milhões durante as negociações, o valor final do negócio foi reduzido em razão das dívidas da empresa, estimadas em cerca de R$ 215 milhões.

 

Fundada há dez anos, a Gol opera 900 voos diários para 51 destinos domésticos e 11 destinos internacionais. Já a Webjet possui uma frota de 24 aeronaves Boeing 737-300 (148 assentos), e rotas para 16 cidades nacionais, realizando mais de mil voos por semana.

 

Em fevereiro deste ano, a Gol chegou a superar a TAM na liderança do mercado doméstico de avião comercial, com uma participação em torno de 40%, três anos após a aquisição da Nova Varig por US$ 320 milhões. No mês seguinte, porém, a TAM voltou a assumir a liderança.

 

Os últimos dados divulgados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), referentes ao mês de maio, apontam que a TAM tinha 44,43% do mercado interno, contra 35,39% da concorrente. A Webjet, no mesmo mês, tinha participação de 5,16%.

 

De acordo com comunicado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a aquisição "está sujeita, entre outras condições, à realização de auditoria técnica e legal nas atividades e ativos da Webjet, à negociação e celebração dos documentos definitivos pelas partes e às aprovações das autoridades governamentais pertinentes".

 

A Gol informou que manterá seus acionistas e o mercado informados da evolução nas negociações. Haverá uma teleconferência sobre a compra na segunda-feira, às 13h.

 

No primeiro trimestre, a empresa registrou um lucro líquido de R$ 110,5 milhões e uma receita líquida de R$ 1,89 bilhão, com um total de 8,6 milhões de passageiros transportados nesse período.

 

A operação de hoje ocorre depois que a TAM anunciou a fusão com a chilena LAN, no segundo semestre do ano passado --a operação, porém, ainda deve passar pelo crivo do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), do Ministério da Justiça, nos próximos três meses.

 

Mercado aquecido

 

O negócio é anunciado num cenário de aquecimento da demanda doméstica. Segundo a Anac, a procura por voos teve um aumento de 28,67% em maio, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação à oferta, o crescimento foi de 15,34%.

 

A demanda nos voos internacionais operados por empresas brasileiras, por sua vez, cresceu 21,55% em relação a maio do ano passado.

 

O número de passageiros que passam anualmente pelos 67 aeroportos administrados pela Infraero aumentou em 87% na última década.

 

Para este ano, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da USP) projeta um crescimento de 25% na demanda de passageiros, dependendo de fatores econômicos, após um crescimento de 20% no ano passado de 15% na média dos sete anos anteriores.

 

Riscos e vantagens

 

Sem mais detalhes sobre a compra da Webjet, analistas de mercado já destacavam as boas perspectivas, uma vez que a aquisição deve resultar no aumento do total de "slots" (direitos de pouso e decolagem nos principais aeroportos do país) da Gol.

 

O valor da operação também ficou abaixo de algumas projeções que circulavam pelo mercado. Alguns chegaram a apontar um valor acima dos R$ 300 milhões.

 

Especialistas, no entanto, chamam a atenção para uma possível demora no julgamento dessa operação pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), o que poderia atrapalhar os ganhos com sinergias.

 

Leia a íntegra do comunicado:

 

"São Paulo, 08 de julho de 2011 - A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (BM&FBovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), (S&P/Fitch: BB-/BB-, Moody`s: Ba3) ("Companhia"), a maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina, em atendimento às disposições da Instrução CVM n.° 358/2002 ("ICVM 358"), comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que nesta data:

 

_(i) a VRG Linhas Aéreas S.A. ("VRG"), sociedade controlada pela Companhia, celebrou com os acionistas controladores da Webjet Linhas Aéreas S.A. ("WebJet") memorando de entendimentos que tem por objetivo a aquisição de 100% do capital social da WebJet pela VRG;_

 

_(ii) a aquisição está sujeita, entre outras condições, à realização de auditoria técnica e legal nas atividades e ativos da WebJet, à negociação e celebração dos documentos definitivos pelas partes e às aprovações das autoridades governamentais pertinentes;_

 

(iii) o preço a ser pago para a referida aquisição será de R$96.000.000,00 sujeito a ajustes até a data em que a operaçao for concluída. A Webjet foi avaliada pelas Partes (ie. Enterprise Value) em R$310.700.000,00 (trezentos e dez milhões e setecentos mil reais).

 

A Companhia manterá seus acionistas e o mercado informado acerca da evolução do assunto objeto deste Fato Relevante. A Companhia comunica que será feita uma teleconferência com uma apresentação, sobre este fato relevante."

 

* Informações da Folha.com.

- Imagem: divulgação.

 

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Nomeação:

Wagner Bittencourt será ministro da Aviação Civil*

O engenheiro ocupava cargo de diretor no BNDES e foi secretário do Ministério da Integração Nacional.

 

 

O engenheiro Wagner Bittencourt foi diretor do BNDES

e assumirá pasta da Aviação Civil no governo.

 

A assessoria da Presidência da República confirmou, na manhã desta terça-feira, 05/04, o nome de Wagner Bittencourt para comandar a Secretaria de Aviação Civil, criada no dia 18 de março por Medida Provisória enviada ao Congresso. O convite foi aceito após conversa na noite de segunda-feira com a presidente Dilma Rousseff.

 

Bittencourt é carioca, engenheiro formado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e funcionário de carreira do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) desde 1975. Desde 2006, ele ocupa a diretoria de Infraestrutura, Insumos Básicos e Estruturação de Projetos do órgão. Já foi secretário do Ministério da Integração Nacional, integrou a diretoria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste.

 

O engenheiro ocupa uma pasta estratégica para o governo Dilma. A preocupação com a situação dos aeroportos brasileiros aumenta conforme se aproximam a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, ambos sediados no Brasil.

 

Antes da edição da MP, a secretaria fazia parte do Ministério da Defesa e passa a ter status de ministério e ser subordinada à Presidência. O novo órgão também coordenará autarquias e entidades ligadas ao tema, como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

 

* Informações de Luciana Marques/Veja-Abril.

 

 - Imagem: BNDES/Divulgação.

 

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Ministério da Defesa:

Criada secretaria com status de ministério

Governo cria Secretaria de Aviação Civil com status de ministério.

A Presidência ainda não informou quem será o titular da nova secretaria.*

 

 

O governo criou a Secretaria de Aviação Civil para tentar solucionar o problema do setor no país. A secretaria criada pela presidente Dilma Rousseff será vinculada diretamente à Presidência da República. Com isso, o setor de aviação civil deixará de ser responsabilidade do Ministério da Defesa. A secretaria foi criada por meio de uma medida provisória (MP) publicada na edição extra do Diário Oficial da União da última sexta-feira (18).

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) vão integrar a nova secretaria. Entre as atribuições do novo órgão estão a elaboração de estudos e projeções relativos aos assuntos de aviação civil e de infraestruturas aeroportuária e aeronáutica civil.

 

A secretaria também será responsável pela elaboração e aprovação dos planos de concessão para a iniciativa privada explorar os aeroportos. Ao Ministério da Defesa competirá o controle do espaço aéreo brasileiro.

 

De acordo com a MP, a Secretaria de Aviação Civil tem como estrutura básica o gabinete, a Secretaria-Executiva e até três secretarias. Serão criadas 129 cargos para as funções administrativas, além de 160 vagas temporárias e 100 efetivas para o cargo de controlador de voo.

 

Os ministérios da Defesa e do Planejamento têm até o dia 1º de junho para efetivar as transferências relacionadas ao novo órgão. Até esse período, o Ministério da Defesa prestará o apoio administrativo e jurídico necessário para garantir a continuidade das atividades da Secretaria de Aviação Civil. A Presidência da República ainda não informou quem será o titular da secretaria que terá status de ministério.

 

* Informações Agência Brasil.

- Imagem: Ministério da Defesa.

 

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