Aviação Civil:
Aeroportos nas
mãos de estrangeiros
Lendo Santayanna e vendo um avião aterrissar na praia, em Bombaim.**
Por Tavinho Paes*
Do Rio de Janeiro-RJ
Para
Via
Fanzine
28/09/2012
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Os aeroportos do Galeão, no Rio de
Janeiro, e de Confins, em Belo Horizonte.
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A imprensa noticia
que o Governo pretende mudar, mais uma vez, o modelo de concessão dos
aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Belo
Horizonte, para atenuar o suposto “mau humor” de empresas operadoras
multinacionais, que não estariam aceitando associar-se minoritariamente
à Infraero para a administração dos negócios.
Para diminuir essa
resistência, a idéia seria reservar 51% das ações para os estrangeiros,
e 49% para Empresa Brasileira de Administração Aeroportuária, embora com
“golden share” que fizesse valer a vontade do Estado, sempre que
necessário.
A primeira
pergunta que se faz, é por que, no caso dos aeroportos, se pretende
seguir o modelo da telefonia, em que o Estado banca, via BNDES, a maior
parte do financiamento?
Nesse modelo, os
estrangeiros entram com quase nada na expansão de infraestrutura e
melhoria de serviços, e gordas remessas de lucro são enviadas todos os
anos para o exterior, prejudicando o nosso balanço de pagamentos.
É o que tem
ocorrido, por exemplo, com empréstimos de bilhões de reais para a Vivo (Telefónica)
da Espanha.
Não é possível
que, com grandes empresas brasileiras de engenharia pesada construindo
aeroportos em países de primeiro mundo, como é o caso de Miami, ou
empresas de capital nacional administrando aeroportos fora do país,
exija-se, como condição necessária para a modernização de nosso sistema
aeroportuário, a presença de empresas estrangeiras.
Existe a percepção
de que, no futuro os serviços prestados aos passageiros, e a própria
expansão dos aeroportos, serão financiados pela transformação de suas
instalações em grandes complexos comerciais, englobando shopping-
centers, hotéis, e o serviço de transporte terrestre de passageiros.
O Brasil tem
enfrentado problemas em seus aeroportos, não por incompetência, mas
porque o número de passageiros cresceu anualmente, a um ritmo chinês de
dois dígitos, na última década.
Centenas de
milhares de pessoas que antes nunca haviam feito uma viagem aérea
passaram a fazê-lo, com a melhoria do poder aquisitivo da população.
Se a Infraero
desenvolveu know-how ao
longo do tempo na operação de aeroportos, se o BNDES está entrando com a
maior parte do dinheiro, se temos algumas das maiores construtoras e
administradoras de hotéis, centros de negócios e shopping-centers do
planeta, por que não reunir esse pessoal em consórcios e deixá-los
apresentar seus projetos?
Temos uma
engenharia que já construiu rodovias e ferrovias no meio do deserto, no
Oriente Médio; levantou a maior usina hidrelétrica do mundo, em Itaipu,
e é pioneira na perfuração de poços de petróleo a profundidades nunca
antes atingidas.
Supor que não
temos competência para administrar meia dúzia de aeroportos sem
interferência externa, é renunciar ao nosso desenvolvimento
independente, e abandonar o domínio do futuro.
* Tavinho Paes é
escritor e poeta, seus sites:
www.tavinhopaes.com.br
www.poemashow.com.br
www.imeem.com/tavinhopaesx-mix
http://tavinhopaes.wordpress.com
**Nota: Este texto
foi composto em paródia a outro, escrito anteriormente por Mauro
Santayanna, 78 anos, jornalista de peso!
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