'Há vida inteligente acima das nuvens' - Com a qualidade jornalística Via Fanzine
Aeroportos Guarulhos: Corintianos depredam aeroporto Administração do Aeroporto minimiza confusão com corintianos.*
Marcas da destruição deixada por parte da torcida corintiana no Aeroporto de Cumbica. Leia também: Corintianos depredam aeroporto Brasil: aeroportos nas mãos de estrangeiros Portugal: Governo vende ANA aos franceses da Vinc* Aluno e instrutor mortos em queda de aeronave Concluída perícia em acidente com bimotor
Apesar do grande tumulto durante a noite da última segunda-feira, a administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos minimizou os danos causados pela torcida do Corinthians, que foi se despedir do elenco, que partiu rumo ao Japão, onde disputa o Mundial de Clubes, à partir do dia 12.
Após a festa ter acontecido com total tranquilidade do lado de fora do aeroporto, mas precisamente no portão 3, os mais de 15 mil torcedores invadiram o saguão. Lá, bagunçaram a rotina de trabalho do terminal 2. Além de soltar rojões e bombas, uma grande sujeira foi deixada no local.
Quando tudo parecia resolvido e a grande maioria de alvinegros já tinham deixado o local, a Polícia Militar teve de entrar em confronto com os mais insistentes. Na ação, gás de lacrimogêneo e balas de borracha foram usadas.
Confira a nota oficial emitida pela administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos:
"A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. informa que a manifestação dos torcedores no embarque da delegação do Corinthians realizada na noite da segunda-feira, 3/12, não impactou a operação de pousos e decolagens no terminal aeroportuário. Não houve dano significativo às instalações do aeroporto, que opera normalmente. Apesar do grande número de torcedores, os poucos incidentes foram resolvidos durante a noite".
* Informações e imagem de Lance!Press. 04/12/2012
Leia também: Corintianos depredam aeroporto Brasil: aeroportos nas mãos de estrangeiros Portugal: Governo vende ANA aos franceses da Vinc* Aluno e instrutor mortos em queda de aeronave Concluída perícia em acidente com bimotor
* * *
Copa 2014: Ipea diz que aeroportos não ficarão prontos* Instituto diz que, dos 20 maiores aeroportos do país, 14 operam acima da capacidade.
Corrida contra o tempo.
Depois da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) defender o uso de aeroportos militares durante a Copa do Mundo de 2014, foi a vez de um orgão brasileiro mostrar pessimismo quanto à estrutura do país para o Mundial. Estudos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostram que 11 dos 14 aeroportos localizados em cidades que serão sedes da Copa não deverão ter concluído suas reformas e ampliações até o início do evento.
"No atual estágio dos terminais de passageiros e considerando os prazos médios de obras de infraestrutura no Brasil, existe uma reduzida possibilidade de no início do Copa tudo estar pronto", alertou Carlos Campos, técnico do Ipea, defendendo que é preciso trabalhar com um plano “B”, como a construção de terminais temporários, que não podem, no entanto, virar permanentes.
Segundo o técnico do Ipea, dos 20 maiores aeroportos do Brasil, 14 operam acima de 100% da capacidade. Dentre eles, cinco – Galeão (Rio de Janeiro), Confins (Belo Horizonte) e os de Recife, Curitiba e Fortaleza – atuam no limite de sua eficiência operacional.
A solução, na avaliação do coordenador do Ipea, é investir no setor. Dados do instituto apontam que, nos últimos anos, a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) investiu menos de 50% dos recursos orçamentários disponíveis. Mas mesmo que todo o orçamento fosse investido, ainda assim teriam sido insuficientes para adequar o setor à sua crescente demanda.a
Carlos Campos alertou também para a demora nos processos de transferência da infraestrutura dos aeroportos para a iniciativa privada. Dos 13 aeroportos das 12 cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo, apenas dois têm situação confortável – o de Recife, onde será apenas construída uma torre de controle, e o de Natal, que já foi privatizado. Dos 11 restantes, apenas três tiveram o processo de concessão concluído (Brasília, Garulhos e Viracopos) e quatro ainda estão com concessão em fase de projeto.
* Informações da Agência Brasil. 08/07/2012
- Foto: divulgação.
* * *
Rio Grande do Norte: Aeroporto será leiloado nessa segunda-feira O leilão do aeroporto de São Gonçalo será na segunda-feira.*
Aeroporto de São Gonçalo.
O primeiro aeroporto brasileiro que entra na briga da iniciativa privada é aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), pois a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebeu ontem propostas para a concorrência. A previsão é de que o leilão seja realizado na próxima segunda-feira, dia 22.
Conforme o ministro da Aviação Wagner Bittencourt garantira ao DCI, na semana passada, diferente do Trem de Alta Velocidade (TAV), que não teve interessados, os aeroportos devem chamar a atenção de várias empresas.
Investimento
O aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador (BA) - conhecido como LEM -, receberá investimentos da ordem de R$ 45 milhões. Atrás apenas em fluxo de passageiros, dos principais terminais brasileiros - Cumbica, em Guarulhos (SP), e os das cidades do Rio de Janeiro e Brasília -, o aeroporto soteropolitano ganhará benefícios tais como uma nova torre de controle e a ampliação do pátio de aeronaves.
Este último - que atualmente oferece 27 posições para aviões de médio e grande porte - receberá mais 10 vagas. "Os projetos básico e executivo das obras já estão em andamento. O início dos trabalhos está previsto para março de 2012, com conclusão em abril de 2013", relata o superintendente da Regional Centro-Leste da Infraero, José Cassiano Ferreira Filho.
A ideia é também realizar uma grande reformulação interna visando adequar as áreas operacionais e comerciais e melhorar os sistemas de iluminação, ar-condicionado, escadas rolantes, elevadores, esteiras de bagagem, sanitários e as salas de embarque e desembarque.
A área de check-in terá acréscimo de 40 posições, com as quais passará a ter 90 lugares. Além disso, conforme a Infraero, o número de pórticos de raios X passará de oito para 12.
* Informações e imagem do Diário Comércio e Indústria (SP).
- Tópico associado: Outras notícias da aviação e aeronáutica
* * *
Brasil: Quase 30% dos voos internacionais são cancelados O aeroporto mais afetado é o Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com dez voos cancelados.
De 77 voos internacionais programados para sair do Brasil até o meio-dia, 22 (28,6%) foram cancelados e outros 14 (18,2%) registraram atrasos superiores a 30 minutos, segundo informações do site da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Os voos para Argentina e Uruguai estão sendo prejudicados pelas cinzas do vulcão Puyehue, no Chile.
O aeroporto mais afetado é o Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com dez voos cancelados. Em seguida vem o Galeão, no Rio de Janeiro, com sete cancelamentos. Os aeroportos de Brasília, Campinas e Florianópolis registraram um voo suspenso cada. Ainda de acordo com a Infraero, dos 20 voos cancelados, cinco eram da Gol e três eram da TAM.
Outras partidas de companhias que operam no Uruguai, Argentina e Chile foram afetadas no aeroporto de Guarulhos. Das nove partidas da Aerolíneas Argentinas com destino a Buenos Aires, oito foram canceladas e uma não foi confirmada. Outro voo da Lan para a capital argentina foi cancelado. Da Pluna, dois voos para Montevidéu já foram suspensos.
* Informações de Carolina Spillari/Agência Estado.
* * *
|
|
|
|
HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA
© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.