o portal dos itaunenses de todo o mundo...

 

 

 Noticiário

 

 

Divinópolis

Itaunense é nomeado bispo da Arquidiocese

Diocese de Divinópolis vive um momento histórico com a nomeação de um novo Bispo.*

 

Bispo José Carlos de Souza Campos.

Leia também:

MAIS ITAÚNA

Últimas postagens em Via Fanzine

 

A notícia mais aguardada por todos, finalmente, foi publicada, na manhã de hoje -26/02, no site da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Acaba de ser nomeado Bispo para a Diocese de Divinópolis, Padre José Carlos de Souza Campos.  O inédito nesse caso é o fato de ser nomeado para Bispo da Diocese um padre da própria diocese. Pe. José Carlos ocupou diversas funções na Diocese de Divinópolis.

 

Ultimamente, desde a transferência de Dom Tarcísio para Duque de Caxias-RJ, em agosto de 2012, ele ocupa, com muita capacidade, o cargo de Administrador Diocesano.  Nesse curto período de governo diocesano, fez diversos encaminhamentos e conduziu, com brilhantismo, a pastoral da Diocese.

 

Mons. José Carlos Souza Campos, nasceu em Itaúna- MG, no dia 03/01/1968. Conta, portanto, com 46 anos. É filho de: José Pinheiro Campos e Dona Piedade Souza Campos. Tem, atualmente, cinco irmãos, pois dois são falecidos.

 

Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, non seminário, em 1984 e 1985. Mudou-se para Belo Horizonte onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30/05/1993.

 

Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas.  Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.

 

Mons. José Carlos é uma pessoa simples e de grande companheirismo. Conta com a amizade do clero e das pessoas mais humildes. É companheiro, sabe ouvir e orientar, com sabedoria, quem o procura. Em seu trabalho pastoral já atuou em diversas paróquias e comunidades. Sempre deixou verdadeiras amizades por onde passou. Tem profundidade no que fala, mas suas colocações são compreendidas por todos. É um homem de Deus e continuará conduzindo, com firmeza e doçura, a Diocese de Divinópolis.

 

Dom José Belvino, Bispo Emérito da Diocese, fez questão de cumprimentar o novo bispo.

 

* Informações e imagem da Diocese de Divinópolis-MG.

   26/02/2014

 

*  *  *

 

Urbanismo:

Coibindo ações de vendedores ambulantes

Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente coíbe vendedores ambulantes.*

 

Ação é considerada irregular pelo Código de Postura do Município.

Leia também:

MAIS ITAÚNA

Outros destaques em Via Fanzine

 

Em vários pontos da cidade de Itaúna é possível ver pessoas vendendo roupas, colchas e até alimentos. A ação é realizada pelos chamados vendedores ambulantes e é considerada ilegal de acordo com a Lei 1821 (Código de Posturas do Município).

 

De acordo com a Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Laís Fonseca, a ação tem se tornado comum no município, o que causa preocupação: “Ficamos preocupados com isso, pois as pessoas que realizam as vendas não têm CNPJ e nem alvará de estabelecimento comercial para realizarem as vendas. Muitos não possuem nem nota fiscal dos produtos”, alerta Laís. No caso do comércio de alimentação ainda existem os riscos à saúde.

 

As fiscalizações são realizadas com a ajuda de denúncias de comerciantes e da população para coibir a ação. Os fiscais da Prefeitura de Itaúna abordam os vendedores com a ajuda da Polícia Militar. Os materiais são apreendidos e retidos na Secretaria e, para retirar os pertences, os vendedores devem apresentar nota fiscal do produto. O prazo é de 20 dias e depois desse tempo as mercadorias são doadas para entidades da cidade. A multa varia de 1 (uma) a 10 (dez) UFPs – Unidade Fiscal Padrão do Município (1UFP equivale a R$62,80 – sessenta e dois reais e oitenta e cinco centavos).

 

* Informações e imagem: Assessoria de Comunicação Prefeitura de Itaúna / MG

   15/01/2014

 

*  *  *

 

Assistência social:

Moradores de rua são procurados por prefeitura

Prefeitura trabalha para combater permanência de moradores de rua.*

 

Creas oferece Assistência Social e população não deve dar esmolas.

 

Os migrantes e moradores de rua constituem uma população presente em quase todos os municípios, trazendo na maioria das vezes problemas e constrangimentos sociais. Em Itaúna esta situação não é diferente, embora menos complexa em determinados aspectos.

 

A Prefeitura de Itaúna, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), trabalha para enfrentar a situação buscando soluções efetivas e conscientes, e para isso, conta com uma equipe especializada. No entanto, este problema social não está apenas na mão do poder público, e o melhor caminho para enfrentá-lo é com apoio da sociedade.

 

A Administração Municipal está tomando as medidas possíveis para solucionar o problema dos moradores de rua. Diversas ações são adotadas para extinguir ou reduzir a incidência de pessoas que vivem neste estado. Assim que casos de moradores de rua são registrados, uma equipe do Centro Especializado faz uma abordagem social para conhecer essas pessoas, orientá-las, encaminhá-las à rede socioassistencial do município para que recebam higiene pessoal, alimentação, vestuário, atendimento médico e outros, além de encaminhamento às cidades de origem, quando este desejo é manifestado.

 

A Prefeitura de Itaúna, através da Secretaria de Assistência Social e do CREAS, também presta atendimento aos migrantes e cuida para que todas as pessoas que chegam ao município sem destino certo, tenham atendimento adequado. De acordo com o Coordenador do Creas, Jailson Guimarães, todas as notificações de moradores de ruas são verificadas. “Nenhum chamado informando sobre a existência de pessoas nas ruas deixou de ser atendido e todos os procedimentos para ajudar tais pessoas são realizados. Cada caso é criteriosamente observado e, quando possível, os migrantes são encaminhados ao Albergue Fraterno Bezerra de Menezes até que prossigam seu destino”, afirmou Jailson.

 

“Diariamente muitas tentativas para auxiliar os moradores de rua são tomadas, inclusive em ações conjuntas com a Polícia Militar, com o SAMU e outros setores da rede socioassistencial. Entretanto, na maioria das ocasiões eles não manifestam o desejo de sair ou deixar a condição em que se encontram. Esta é uma das maiores barreiras para a solução desta questão social, tendo em vista que ninguém pode ser retirado da rua à força. Todo o trabalho de assistência a estas pessoas deve ser feito levando-se em consideração a Constituição Federal, ao garantir os direitos e deveres individuais e coletivos, e também não violando o direito à vida e à liberdade dos cidadãos. Todos possuem o direito de ir e vir e isso deve ser respeitado, uma vez que nenhuma pessoa será obrigada a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei”, explica o coordenador do Creas.

 

Esmolas

 

Jailson chama atenção da população para não dar esmolas pois este ato pode incentivar a permanência da população de rua na cidade. Como já contam com os serviços de Assistência Social, estas pessoas não dependem de esmolas. “Importante salientar que existe no município uma lei orientando a população a não dar esmolas, Lei nº 4.606 de 17/07/2011, no entanto, esta não é respeitada, fato que estimula a permanência de pessoas em situação de rua em nossa cidade”, completa.

 

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas no CREAS, pelos telefones (37) 3242 8309 e (37) 3242 8388.

 

Lei do Vereador Gleisson Fernandes

 

NÃO DÊ ESMOLA

Lei nº 4.606, de 17/08/2011

 

A esmola que você dá nem sempre atinge os objetivos que você gostaria...

 

Ela pode contribuir para:

 

- Sustentar o vício do alcoolismo e outras drogas,

 

-Estimular a permanência nas ruas de pedintes, andarilhos e moradores de rua nas vias da cidade;

 

- Promover o contato de crianças e adolescentes com as drogas, a prostituição e a prática de pequenos delitos.

 

- Fazer nascer uma verdadeira indústria de mendicância na nossa cidade, trazendo pessoas de outras localidades para esta prática.

 

Porém, se você tem um coração generoso e gosta de ajudar o próximo, encaminhe sua doação para uma entidade assistencial de sua preferência.

 

Ajude-nos a combater a indústria da mendicância em nossa cidade. Não dê esmolas!

 

* Informações e imagem da Ascom/PMI.

   23/10/2013

 

*  *  *

 

Agricultura familiar:

Sementes gratuitas para agricultura familiar*

Os interessados deverão apresentar o CPF para ter direito ao benefício.

A retirada do material é gratuita.

 

São mais de 10 qualidades e a retirada é gratuita.

 

A Prefeitura de Itaúna, através da Secretaria de Assistência Social e a Emater, estão disponibilizando sementes de legumes e verduras para agricultores familiares, sejam urbanos (quem mora na cidade e deseja ter uma horta) ou rurais (pequenos produtores). São mais de 30 quilos de grãos de espécies variadas, o que poderá beneficiar mais de 120 famílias, com base em dados do mesmo programa no ano passado.

 

Além de fornecer um Kit (embalagem com vários tipos destas sementes), a Emater também orienta os produtores sobre o correto plantio e manuseio dos alimentos.

 

Os interessados deverão apresentar o CPF para ter direito ao benefício. A retirada do material é gratuita.

 

Gêneros

 

Os interessados em adquirir as sementes poderão escolher entre mais de 10 qualidades de legumes ou verduras: alface, salsa, cenoura, chicória, repolho, pepino, jiló, beterraba, quiabo, cebola e abobrinha caseira. Serão disponibilizadas quantidades suficientes para atender a agricultura familiar.

 

Local para retirada

 

A Emater fica localizada no prédio da Cooperativa dos Produtores Rurais de Itaúna. O endereço é rua Silva Jardim, 888, Centro. O horário de funcionamento é das 7h30 às 11h e de 13h às 17h30. O telefone para outras informações é 3242-287.

 

* Informações e imagem da Ascom/PMI.

   20/03/2013

 

*  *  *

 

Lixo:

Empresa colabora com serviço no Aterro Sanitário*

Maquinário foi emprestado gratuitamente pelo empresário Igor Dornas.

 

Ciente da necessidade e importância dos trabalhos que são realizados no Aterro Sanitário e das dificuldades financeiras em que se encontra a Prefeitura de Itaúna, o empresário Igor Dornas, que já ajudou a cidade em outras ocasiões, decidiu colaborar espontaneamente também com a cessão de maquinário para uso no Aterro Sanitário.

 

Para garantir que o trabalho fosse feito de acordo com a legislação um Contrato de Comodato foi firmado entre o Município e a Siderúrgica Santo Antônio (Sidersa), de propriedade de Igor Dornas. Neste documento (ver anexos) está prevista a cessão, sem nenhum custo, de maquinários para auxiliar a compactação do lixo molhado depositado no local.

 

Foram cedidos à Prefeitura um trator de esteira, uma pá carregadeira e um caminhão. O termo prevê a colaboração por parte da empresa que disponibilizou o maquinário pelo período de 30 dias. A Prefeitura continua buscando soluções para a coleta na cidade.

 

O lixo que vai para o Aterro Sanitário é o lixo molhado (não reciclável), e é recolhido três vezes por semana em Itaúna. No primeiro dia de coleta são, em média, 98 toneladas de materiais. Nos outros dois dias, este número cai para 10 toneladas.

 

* Informações da Ascom/PMI.

   08/03/2013

 

*  *  *

 

Pará de Minas:

Íris Léia teria sido hospitalizada

Ela teria sofrido complicações pós-operatórias,

depois de passar por uma cirurgia estética.

 

Da Redação

 Via Fanzine

BH-08/01/2013

 

Íris teria sido hospitalizada em Belo Horizonte.

Leia também:

Afonso Nascimento deixa a detenção

MP presta informações sobre prisão de Íris Léia

Jornal ‘mostra’ Íris Léia presa

Íris Léia foi presa em seu apartamento

Íris Leia e Afonso Nascimento são denunciados pelo MP

 Íris Léia não vai assumir vaga na Câmara, decide TSE

Direitos cassados: Eugênio e Íris ‘pegam balão’ até 2021

1ª Instância: Eugênio e Íris estão inelegíveis até 2021

 

Íris Léia Rodrigues da Cruz, ex-namorada e ex-chefe de Gabinete do prefeito afastado Eugênio Pinto, teria sido transferida para Belo Horizonte “com novo quadro de complicações da cirurgia estética”.

 

Informação extra-oficial foi divulgada pela Rádio Clube de Itaúna numa rede social. Íris Léia está detida preventivamente desde o dia 17/12, em um presídio feminino em Pará e Minas. Ela está sendo investigada por corrupção e formação de quadrilha.

 

Segundo informações da Rádio Clube, a Íris teria sido atendida novamente nesta terça-feira, 08/01, no hospital de Pará de Minas. Logo depois, ela teria sido transferida para Belo Horizonte, apresentando um novo quadro de complicações da cirurgia estética. A mesma fonte também informa que o diagnóstico médico de Íris Léia aponta para “necrose no seio e trombose”.

 

Após a sua detenção, em meados de dezembro passado, Íris Rodrigues passou mal por conta de complicações pós-operatórias de uma cirurgia estética que havia se submetido alguns dias antes. Naquela ocasião, a ex-servidora municipal foi hospitalizada, mas voltou para o presídio em seguida.

 

A ex-chefe de gabinete da Prefeitura de Itaúna foi investigada pela "Operação Narcisa", uma ação conjunta anticorrupção do Ministério Público e Polícia Civil na cidade que a acusa de chefiar uma quadrilha que praticava desvios de recursos da Prefeitura de Itaúna. A operação que ainda está em curso, também investiga outros possíveis envolvidos em desvios, entre secretários, servidores dos altos escalões e outros suspeitos de participar de ações ilícitas durante a gestão do ex-prefeito Eugênio Pinto.

 

Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde de Íris Rodrigues. Nossa Redação ainda está buscando por mais informações sobre a suposta internação de Íris Léia.

 

* Com informações de Rádio Clube de Itaúna.

   08/01/2013

 

- Foto: PMI/Arquivo VF.

 

Leia também:

Afonso Nascimento deixa a detenção

MP presta informações sobre prisão de Íris Léia

Jornal ‘mostra’ Íris Léia presa

Íris Léia foi presa em seu apartamento

Íris Leia e Afonso Nascimento são denunciados pelo MP

 Íris Léia não vai assumir vaga na Câmara, decide TSE

Direitos cassados: Eugênio e Íris ‘pegam balão’ até 2021

1ª Instância: Eugênio e Íris estão inelegíveis até 2021

TJMG: Ex-prefeito alça voo, mas tem indeferimento judicial

Pinto afirma que o seu afastamento não é definitivo

Justiça nega pedido de soltura a Afonso Nascimento

Promotoria nega mandados em aberto

Secretário municipal de Eugênio Pinto é preso

Pinto afirma que o seu afastamento não é definitivo

Prefeito Eugênio Pinto é afastado por improbidade

 
 
MAIS ITAÚNA
 

o portal dos itaunenses de todo o mundo...

© Copyright 2004-2013, Pepe Arte Viva Ltda.

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter