PEPE CHAVES quem é
José Geraldo Chaves, conhecido como Pepe Chaves, natural de Itaúna-MG, editor do jornal Via Fanzine, já demonstrava na infância suas inclinações literárias, ao devorar histórias de Monteiro Lobato juntamente com lendas das Mil e uma Noites e todo o clamor juvenil da literatura e das artes plásticas de Walt Disney. A partir do segundo ano escolar, incentivado pela professora Maria Lúcia Mendes, começou a se destacar como redator. Suas redações, consideradas criativas para sua idade, eram quase sempre lidas pela mestra na sala de aula. Mais tarde, veio a escrever para diversos jornais da cidade, para em 1994 fundar, juntamente com Adilson Rodrigues Nogueira, Via Fanzine, jornal cultural de Itaúna trazendo uma curiosa nomenclatura por ele criada. Em 1997 publicou seu primeiro livro, intitulado “O Menino dos Horizontes”, obra de ficção voltada para o público infanto-juvenil. Em 2002 publicou “Fama Real”, seu segundo livro, baseado na lenda homônima itaunense, no qual se cria uma história mágica onde funde pesquisa histórica com ficção. Em 2004 lança “Memórias de uma rua”, seu terceiro livro, autobiográfico, narrando crônicas sobre sua infância, publicadas de 1997 a 1999 em Via Fanzine.
Desenhista desde os quatro anos de idade pôde usar em seus trabalhos materiais diversos ao longo de sua vida. Aos 16 anos conheceu a pintura a óleo e começou a criar seus primeiros quadros. Mais tarde viria a criar “Paisagens de Naqüata” uma série a óleo composta de 12 quadros. Esta série retrata Naqüata - uma galáxia imaginária – com seus planetas, sóis e satélites naturais. A mostra percorreu vários locais de Itaúna em 1997 e se desfez com a venda de praticamente todos os quadros. Um dos quadros desta série foi doado ao município e se encontra em exposição permanente no Museu Municipal, na Praça da Estação. Após incursão nas artes plásticas, resolveu-se que deveria enveredar nas artes gráficas e foi em busca de resultados digitais. Com a saída de Adilson Nogueira de Via Fanzine em 1997, Chaves assume também a criação de arte – além de já estar trabalhando como editor e redator – e passa a criar seus desenhos no computador. Várias criações de artes gráficas vieram para dentro e fora de seu jornal, dentre elas, ao lado de seu filho Ícaro Chaves, apresentando na “I Mostra de Artes Gráficas de Itaúna” um trabalho de fotomontagem intitulado “Fadas Virtuais”. Pepe Chaves trabalha também com criação e execução de projetos gráficos e digitais para criação de livros, CDs, sites, revistas e jornais para terceiros.
Como músico Pepe Chaves foi co-fundador do Grupo Musical Elfos em setembro de 1987, saindo por uma série de apresentações por toda a cidade e região. Instrumentista e compositor, veio a criar canções que somaram positivamente à inspirada música local. Com a dissolução do Elfos em 1992, Chaves reapareceu à cena musical nos festivais da canção no final dos anos 90. Em 1998 produziu e participou da “I Coletânea da Música Itaunense”, CD coletânea reunindo 13 integrantes de estilos diversos da música popular de Itaúna. Em 1999 lançou “O que é que Itaúna tem?”, outro CD nos mesmos moldes, registrando mais uma faceta da rica música itaunense. O terceiro CD coletânea viria em 2001, sob o título “Acordes do Centenário”, em menção ao centenário de Itaúna, obra patrocinada pela Universidade de Itaúna. Várias canções de Pepe Chaves, compostas individualmente ou em parceria encontram-se registradas em cds, vídeos e fitas cassetes.
Ex-integrante da Comissão do Centenário (junta responsável pelo calendário cultural do centenário de Itaúna em 2001), Chaves foi também fundador da ONG ambientalista “Anjos da Natureza” em 2001 e do Grupo Estudos Ufológicos de Itaúna (GEÚNA) em 2000. É pesquisador da História de Itaúna-MG, destacadamente, da obra do historiador itaunense João Dornas Filho.
Como autor e pesquisador em Ufologia escreveu diversos artigos para a Revista UFO impressa e Online, para o portal UFOVIA (do qual é webmaster) e inúmeros sites e blogs da Internet. É editor (webmaster) do portal UFOVIA (www.viafanzine.jor.br/ufovia), dos principais da língua portuguesa a abordar o assunto, autor do livro "Os UFOs e seus Periféricos", coordenador da Operação Trilha, junta civil que investiga os fenômenos luminosos ocorridos na Amazônia nos anos 70. Em abril de 2005 promoveu em Itaúna o I Congresso de Ufologia e Espiritualidade de Itaúna-MG (UFO UNA) e em junho de 2006, produziu a segunda versão desse evento.
Pepe Chaves trabalha como jornalista, editor e redator, construtor e administrador de portais na Internet para terceiros. É tradutor de inglês e espanhol e responsável por parte das traduções de artigos do jornalista político Isaac Bigio (www.bigio.org), de Londres, para a língua portuguesa. Produtor cultural, coordena também, produções artísticas e literárias impressas e digitais através de sua empresa Pepe Arte Viva Ltda.
|
CONTATO COM PEPE CHAVES:
|
HOME |ARTICULISTAS| BIGIO | BLOG ZINE | EDITORIAL | ENTREVISTAS | ITAÚNA| J.A. FONSECA | PEPE MUSIC | UFOVIA | ZINE ZONE
© Copyright 2004-2008, Pepe Arte Viva Ltda.
Itaúna - MINAS - Brasil