ARQUEOLOVIA ASTROVIA DORNAS SÃO TOMÉ J.A. FONSECA SÃO TOMÉ UFOVIA VIA FANZINE

 E D I T O R I A L 

 
 

Editorial:

Via Fanzine completa 29 anos de jornalismo

Desde a fundação o em 7 de abril de 1994, são 29 anos de jornalismo ininterrupto e muita diversificação de nosso conteúdo, através da criação dos portais da nossa rede ZINESFERA.

 

 

Neste 7 de abril de 2023 (coincidência ou não, dia do jornalista), Via Fanzine completa 29 anos de jornalismo ininterrupto. Nascido como um jornal mensal impresso, fundado por Pepe Chaves e Adilson Rodrigues Nogueira em 7 de abril de 1994, em Itaúna-MG, depois passou a circulação para quinzenal e semanal.

 

Dois anos depois, Adilson Nogueira seguiu para trabalhar numa empresa de artes gráficas e Pepe Chaves assumiu todo o trabalho. Via Fanzine circulou neste formato impresso por exatos 10 anos na região de Itaúna e BH, quando essa versão foi encerrada e a versão digital entrou no ar em 7 de abril de 2004, agora com acesso para todo o mundo.

 

Nos anos seguintes, criamos os outros portais, a partir da “costela de Via Fanzine”, dando vida à rede ZINESFERA de portais culturais. Assim foram criados os portais UFOVIA, ASTROvia, Arqueolovia, J.A. Fonseca, Dornas Digital, TV Fanzine e por fim, o Jornal São Tomé Online, este último, lançado em 2018.

 

Dentro desta rede e não somente mais em Via Fanzine pudemos contar no passado e contamos no presente com colaborações diversas imprescindíveis de pessoas de várias cidades do mundo que nos propiciam manter vivo o espírito da Família Fanzine. Agradecemos a todos que colaboraram, especialmente nos momentos mais difíceis que passamos e aos que colaboram conosco em tempos atuais.

 

Somos gratos pelo passado que pudemos vivenciar nestes 29 anos de jornalismo e contribuições à cultura e história, especialmente no tocante a Minas Gerais e Brasil, e ainda mais, pelo o que está por vir, para Via Fanzine e os demais portais da rede ZINESFERA e seus colaboradores.

 

Por vezes, ao longo do nosso trabalho jornalístico, enfrentamos e ainda enfrentaremos, os inimigos das informações e dos fatos. Pessoas, mormente ligadas ao poder público que procuram, por motivos e interesses pessoais, omitir, maquiar, mentir e desvirtuar informações que se coadunam em fatos. Jamais iremos ceder ao pensamento retrógrado de manipuladores, aduladores políticos e “mamadores” oficiais das máquinas públicas. Acreditamos que o jornalismo será sempre uma arma contra oportunistas e aproveitadores, por isso, eles tanto detestam a explicitação de fatos que possam comprometê-los.

 

Ao contrário do que muitos pensam, nunca fomos ou seremos "formadores de opinião". Veículos de comunicação genuínos não devem “fazer a cabeça” de ninguém, mas sim, serem instrumentos para que o leitor tenha suas próprias conclusões, e assim, forme sua opinião por si mesmo.

 

Gostaria de agradecer a todos, pelos milhares de matérias, reportagens, entrevistas, artigos, crônicas, poesias, críticas e denúncias ao longo e quase três décadas. Dando voz também à cultura, aos artistas, primeiramente em Itaúna e depois de todo o mundo, pautando sempre por um conteúdo honesto que adicione informações às pessoas.

 

Agradecemos também a todos os grupos e páginas parceiras nas redes sociais, que permitem a veiculação dos conteúdos jornalísticos dos portais da nossa rede.

 

E, enfim, obrigado, leitor. Este trabalho existe porquê você existe!

 

Pepe Chaves/editor

VIA FANZINE - ZINESFERA

Original como você!

www.viafanzine.jor.br

 

 

 

Via Fanzine

 

www.viafanzine.jor.br

© Copyright Pepe Arte Viva Ltda.

PÁGINA INICIAL