|
HOME |ARTICULISTAS| BIGIO | BLOG ZINE | EDITORIAL | ENTREVISTAS | ITAÚNA| J.A. FONSECA | PEPE MUSIC | UFOVIA | ZINE ZONE
Fanzine
Visitação em 365 dias: Estatísticas de Via Fanzine Demonstrativos registram um ano de visitação pública. Por Pepe Chaves* De Contagem-MG Para Via Fanzine
Demonstrativo da visitação simultânea em 15/10/2008: o mundo vem até Via Fanzine. - Clique aqui para baixar relatório de visitantes identificados (Brasil e exterior) em 20 dias de pesquisa.
No dia 30 de outubro de 2007, iniciamos a contagem de visitas no portal Via Fanzine, através do confiável contador Motigo. Hoje, exatamente um ano depois, montamos um demonstrativo reunindo dados sobre as visitações recebidas. Como pautamos sempre pela transparência, estamos tornando públicas aqui, informações e estatísticas colhidas nos últimos 365 dias - 30/10/2007 a 30/10/2008. Todas as informações aqui expostas e fornecidas pelo nosso contador de visitas, podem ser acessadas em qualquer tempo por nossos visitantes, através de ícone de entrada exposto constantemente em nossa página inicial. Ao acessar o contador de visitas, do seu lado esquerdo há a opção "This site's statistics" (Estatísticas desse site), que fornece todos os dados estatísticos aqui expostos.
Noutras oportunidades, já manifestamos nosso pensamento de que, não acreditamos que obtivemos uma visitação exorbitante neste período de um ano, no entanto, estamos cientes de que recebemos a que merecemos. Por isso, estamos felizes com o retorno de nosso trabalho que, constatamos, tem uma expressiva aceitação por parte de pessoas e instituições das mais distintas e adversas latitudes do globo, como poderá ser visto nesta matéria. Diferentemente de determinados administradores de sites, que anunciam "de boca" suas "exorbitantes" visitações, aqui nós mostramos o que ocorre, documentalmente, fornecendo aos leitores, todos os meios de consulta acerca de nossos dados estatísticos referentes às visitas recebidas em nosso trabalho.
Gráfico mostra resumo da visualização de páginas nos últimos 365 dias:
Visualizações por mês
Vale ressaltar que a partir do dia 30 de outubro de 2007, até o final de novembro daquele ano, iniciamos a contagem da visitação no portal Itaúna Fanzine, hospedado em Via Fanzine. Em outubro/2007, foi contabilizado apenas o restante do dia 30 e o dia 31. A partir de dezembro de 2007, passamos a contar as visitas relacionadas a todo o portal Via Fanzine, e não somente mais as relativas ao portal de Itaúna. Daí em diante, com a exceção do mês de julho/2008 (recesso escolar) a visitação tem se superado a cada mês, bem como, temos recebido consulentes oriundos das mais destacadas entidades e instituições nacionais e internacionais.
A visitação mensal nestes últimos 365 dias pode ser visualizada no gráfico abaixo:
*OBS.: O mês outubro/2008 (contabilizado até 30/10) fechou com visitação superior a 28.000, em 31/10/2008.
Visualizações por dia da semana
Através da contagem da visitação semanal, identificamos o dia em que as pessoas mais acessam Via Fanzine. A terça-feira é o dia de maior acesso e o sábado, de menor. A semana que mais recebemos visitas contou 43.977 visualizações, conforme pode ser visto no gráfico de visitação semanal, abaixo.
Visualizações por hora
Também pudemos verificar quais as horas do dia recebemos mais acesso. O horário de maior pico é entre as 15 e 16h, horário em que recebemos 18.820 visualizações de páginas. E o horário de menor pico é entre 4 a 5h da manhã, conforme pode ser visto no gráfico abaixo.
Navegador e sistema operacional utilizados pelos consulentes
Segundo nosso contador de visitas Motigo, até o momento (outubro/2008), o navegador mais utilizado pelos nossos consulentes é o Internet Explorer 7 (Microsoft), com mais de 54% do total. Já o sistema operacional mais utilizado aparece o Windows XP (Microsoft) com o considerável percentual de 84% do total. Conforme demonstrativo abaixo.
Total de visualizações e 25 países que mais nos visitam
O total de páginas visualizadas no período de um ano em Via Fanzine foi de 276.111. Destas visualizações, 89% vieram do Brasil (nosso país de origem) e 11% do exterior. Os países que mais visitaram, depois do Brasil foram, Portugal (4,3% do total), Estados Unidos (1,6%), Polônia (0,7%), Espanha (0,4%) e México (0,4%), dentre outros, conforme pode ser visto no gráfico abaixo, apresentando os 25 países que mais nos visitaram nestes últimos 365 dias. Além destes 25 países aqui apresentados, Via Fanzine recebeu outros 3.321 acessos oriundos de outros países não relacionados abaixo.
Continentes
Conforme pode ser visto no gráfico acima, nossas visitas foram recebidas de países localizados nos cinco continentes. A visitação distribuída nos continentes pode ser vista da seguinte maneira:
Quem são os visitantes
A maior parte dos acessos recebidos por Via Fanzine vem de provedores nacionais e internacionais. Somente podem ser identificadas as grandes corporações que utilizam provedores próprios. Entre estas, identificamos diversas instituições nacionais e internacionais, de áreas distintas, como, da educação (Universidades, institutos, associações etc.), financeiras (bancos), dos três poderes nacionais (desde a presidência da República do Brasil e outros países, governos estaduais, municipais, Ministérios Federais, Senado, Judiciário, entre outras), além de algumas das maiores empresas estatais e multinacionais sediadas no Brasil e no exterior.
Montamos um demonstrativo reunindo uma pequena parte desses acessos, registrada do dia 08 ao 28/10/2008, onde relacionamos centenas de visitantes identificados que são do mais alto prestígio no mundo, entre eles, algumas das maiores organizações mundiais. Neste demonstrativo, o leitor poderá checar o dia e a hora dos acessos (Pelo horário de Brasília) por ordem cronológica. Ressaltamos que o registro foi aleatório e não constante, ou seja, mostramos apenas uma parte da visitação em 20 dias, outros acessos a Via Fanzine de igual importância deixaram de ser registrados neste período, nos horários em que estivemos desconectados.
- Clique aqui para baixar relatório de visitantes identificados em 20 dias de pesquisa.
Verifique também:
* Pepe Chaves é editor do jornal Via Fanzine. - Leia mais sobre a visitação recebida por Via Fanzine: www.viafanzine.jor.br/site_vf/pag/visitas.htm - Fonte das informações e imagens: MOTIGO WEBSTATS ©
* * *
Fórum exclusivo Via Fanzine: Via Fanzine no Yahoogrupos: participe! Qualquer pessoa pode se associar e interagir com os leitores, colaboradores e articulistas de Via Fanzine.
Por Pepe Chaves editor Clique no banner para visitar o grupo.
No mês de setembro de 2008, criamos o fórum de discussão Via Fanzine no Yahoogrupos. O objetivo do fórum é interagir os leitores, colaboradores e articulistas de Via Fanzine, que agora podem trocar mensagens e anexos entre si. Nosso fórum virtual proporciona a troca de experiências e intercâmbios entre os associados, fazendo nascer entre seus participantes, laços de amizades, parcerias e projetos. Os associados poderão também divulgar eventos, promoções, lançamentos, blogs e sites a que estejam ligados.
Qualquer pessoa, residente em qualquer parte do mundo, poderá participar do fórum, bastando para tanto entrar no site do grupo (http://br.groups.yahoo.com/group/viafanzine/) e clicar na opção “ENTRAR NESSE GRUPO”, ao alto, do lado direito. Depois, basta seguir os passos para efetivar o seu cadastro.
O fórum Via Fanzine, não tem por objetivo conter um grande número de pessoas, tanto, que não estamos enviando convites a e-mails de pessoas conhecidas ou desconhecidas, mas deixando livre a todos, a opção de se associar. Desejamos, em verdade, manter um alto nível de informações paralelas ao portal Via Fanzine (www.viafanzine.jor.br), onde os leitores e colaboradores poderão externar de forma ampla suas participações. Portanto, estamos visando a qualidade das informações a serem veiculadas no fórum e não a quantidade de seus participantes.
Quem já é assinante de nosso mailing [VF PRESS, BRASIL, ITAÚNA], terá automaticamente cancelada sua assinatura ao se associar ao fórum Via Fanzine, pois, através do fórum receberá todas as newsletters informativas em tempo real, tanto as regionais (Itaúna e Minas) como as nacionais (Brasil e mundo). Através do fórum, os associados poderão comentar, discutir, sugerir e criticar todos os assuntos postados em Via Fanzine, além ainda, de poder enviar seus próprios tópicos a todos os membros do grupo. As mensagens do fórum são enviadas e recebidas em tempo real.
É simples
Após se associar vc passará a receber por e-mail as mensagens envaidas por nós ou pelos membros do fórum, cujos títulos são precedidos de [Via Fanzine] entre colchete. Respondendo ests mensagens, todos os associados do grupo terão acesso ao que vc escreveu. A associação e a participação são gratuitas e o serviço é custeado por anúncios veiculados no Yahoogrupos.
Caso não consiga se associar pelo site, o internauta poderá pedir que enviemos o convite ao seu e-mail que deseja cadastrar. Os pedidos de associação também podem ser feitos ao e-mail pepechaves@yahoo.com.br. Alertamos que, o fluxo de mensagens enviadas por nós e pelos participantes do grupo é grande, por isso, sugerimos que o associado crie um e-mail somente para receber mensagens do grupo ou utilize um e-mail secundário, para não ter problemas com a quantidade de mensagens que passará a receber do grupo. Sugerimos que crie um e-mail no Yahoo (gratuito) que pode ser solicitado mediante cadastro no site www.yahoo.com.br . Com o mesmo, além de receber as mensagens em sua caixa de e-mail, o associado poderá também acessar todas as mensagens do grupo, através do site do mesmo: http://br.groups.yahoo.com/group/viafanzine/.
Participe, interaja e se divirta com Via Fanzine, um jornal original, como você!
- Participe também do Fórum UFOVIA (Abordagem: Ufologia, Astronomia, Astronáutica, Fenômenos naturais e desconhecidos etc): http://br.groups.yahoo.com/group/UFOVIA/
|
07 de abril: Via Fanzine, 14 anos investindo na sua cultura! Mas, afinal, o que é Fanzine? ‘Vem do fanzine, novo papo, nova onda, novo ABC’, disse o poeta urbano.
Em 1916, os jovens Mário Matos, José Santiago, João Dornas e Hidelbrando Clark davam à luz o Zum-zum (ainda existem exemplares deste periódico guardados pelo museu municipal, sob responsabilidade da Prefeitura de Itaúna). O Zum-zum era um autêntico fanzine poético mesclado com boas pitadas de humor e sátira, porém, seu estilo era chamado de "folhetim" à época. Este veículo, criou diversos simpatizantes e circulou até em meados dos anos de 1920. Em suma, antigos jornais interioranos mineiros, sobretudo, editados em princípio e meados do século 20, se assemelhavam bastante com alguns fanzines que iriam surgir somente décadas depois, inclusive, pela linguagem e apresentação meio que informais que utilizavam.
E após emancipar-se em 1901, a sociedade itaunense legou outros elaborados periódicos que vieram cumprir papéis de suma importância na cultura e na história local. Mas, em se tratando de literatura assumidamente alternativa, somente em fins dos anos de 1970 e inícios de 1980 foi que Itaúna legou, certamente, um dos melhores fanzines artísticos já produzidos no Brasil (creio) a que se tem notícia. Era o Acquarius, elaborado por uma junta de artistas locais, sendo, poetas, músicos, escritores, atores e desenhistas.
O Acquarius, que trazia textos filosóficos e poéticos (alguns dos quais se tornaram até letras de músicas, posteriormente), circulou por seis limitadas edições (tenho duas destas relíquias) de 1979 a 1981 sem periodicidade. Seu formato era de um bloco de folhas A4, mimeografadas (reprocopiadas nas edições finais), com perfurações de furador de papel e presas por um cordão enlaçado, muito original.
Página inicial de Via Fanzine, na passagem do segundo ano online. Em apenas quatro anos online, o portal Via Fanzine tornou-se essencial em todos os buscadores da internet. A busca por "fanzine" traz sempre nosso portal ente os primeiros nomes apresentados. As matérias e citações aos nossos trabalhos, também saltaram de nossas páginas virtuais para diversos sites, blogs, pages, fóruns e buscadores de toda a Internet, inclusive, do exterior. Devido a sua importância informativa, atualmente, o Google mostra em suas buscas, praticamente todo o conteúdo disponibilizado por Via Fanzine e UFOVIA, do qual, grande parte está sendo também veiculada em sites de Portugal e outros países de língua portuguesa ou traduzida para outros idiomas.
MAS, O QUE É FANZINE? - Sim, o que é Fanzine? Voltando à questão do início desse artigo, qual a origem e definição para essa palavra? Pois, segue a revelação formal: segundo a Wikipedia, “Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine”. E acrescenta: “Uma publicação despretensiosa, voltada para um público jovem e que trata, em geral, de assuntos ligados a música e a cultura de massa, em padrões experimentais. Sua origem remonta aos movimentos de contra-cultura, de 1968” (pt.wikipedia.org/wiki/Fanzine). Consideramos essa, uma significativa definição, exceto que, no nosso caso, somos lidos por público de variadas faixas etárias. Devemos entender aqui, fanático, como sinônimo de "excesso de interação" ou "vasto conhecimento" (especialização) em torno de determinado assunto. Deste fanatismo, é que surgiram os fãs clubes, voltados, cada qual, para uma determinada abordagem especializada acerca do conteúdo respectivamente enfocado. Infelizmente, apesar de sua grande popularização nos últimos tempos, a palavra “fanzine” ainda não é reconhecida por consideráveis dicionários da língua portuguesa.
De fato, parece tratar-se de palavra do vocabulário italiano, como nos perguntou o Dr. Guaracy, porém, cada vez mais, o substantivo "fanzine" vem sendo fielmente reconhecido pelas pessoas que buscam se informar de assuntos especializados, mormente, deixados de fora da grande mídia convencional. A visível simpatia manifestada pelo público a tais publicações, se dá, tanto pela originalidade quanto pela especialidade dos assuntos enfocados, tenham eles formatos impressos ou digitais.
DIGITALIZANDO A VIDA E A ARTE - Aqueles velhos fanzines que um dia eram feitos em "aromáticos" mimeógrafos, impressos com tinta azul desbotada, se transformaram hoje em destacados portais e blogs da web, muitos deles, especializados em arte, política, meio ambiente, cultura, esportes, lazer, turismo, ufologia ou um pouco de tudo isso e até muito mais.
Os zines (para os íntimos) estão deixando para trás o papel de xerox e estão cada vez mais se tornando informativos digitalizados e muitos dos quais, enviados aos fiéis leitores em tempo real. Esta mudança radical nos formatos objetivou-se pela criação de novos padrões estéticos e informativos, seja no visual oferecido ou no conteúdo apresentado pelos mesmos. Além disso, a colaboração da Internet para um acesso mais fácil aos leitores foi essencial para a difusão dos fanzines digitais.
Contudo, mesmo com os passos largos da digitalização da vida e da arte ao nosso redor, os fanzines impressos jamais devem deixar de existir, pois carregam muito do glamour, da originalidade e da naturalidade dos veículos da chamada Imprensa Alternativa ou informal - a qual, felizmente, tem produzido em variados formatos, os mais qualitativos trabalhos em tão distintos cantões do planeta.
Pepe Chaves Editor Via Fanzine Iinvestindo na SUA cultura!
* Esta matéria é uma homenagem a todos os editores de Itaúna/MG, que se preocupam com a informação útil. * Todas as fotos: Arquivo Via Fanzine. - Produção: Pepe Chaves.
* * *
Apêndice: Fanzine* Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, mais propriamente da aglutinação da sílaba inicial de fanatic (fanatic club, em português: fã clube) com a última sílaba da palavra magazine (revista).
Ficção: o primeiro fanzine brasileiro.
Fanzine é, portanto, uma revista editada por um fan (fã, em português). Trata-se de uma publicação despretensiosa, eventualmente sofisticada no aspecto gráfico, dependendo do poder econômico do respectivo editor (faneditor). Na sua maioria é livre de preconceitos, e engloba todo o tipo de temas, com especial incidência em histórias em quadrinhos (banda desenhada), ficção científica, poesia, música, vegetarianismo, veganismo, cinema, jogos de computador e vídeo-games, em padrões experimentais.
Também se dedica à publicação de estudos sobre esses e outros temas, pelo que o público interessado nestes fanzines é bastante diversificado no que se refere a idades, sendo errônea a idéia de que se destina apenas aos jovens, ainda que estes sejam concretamente os que mais fazem uso desse meio de comunicação.
Prova desta afirmação é a de que os primeiros fanzines europeus, especialmente franceses e portugueses, foram editados por adultos, dedicando-se ao estudo de história em quadrinhos (banda desenhada). A sua origem vai encontrar-se nos Estados Unidos em 1929. Seu uso foi marcante na Europa, especialmente na França, durante os movimentos de contra-cultura, de 1968. Graças a esses movimentos, os fanzines são uma ferramenta amplamente difundida de comunicação impressa de baixos custos.
Fanzines no Brasil*
No Brasil o termo fanzine é genérico para toda produção independente. Houve, uma distinção entre fanzines (feitos por fãs) e produção independente (produção artística inédita), mas a disseminação do termo "fanzine", fez com que toda a produção independente no Brasil fosse denominada fanzines.
O primeiro fanzine brasileiro foi o Ficção, criado por Edson Rontani em 1965 em Piracicaba, São Paulo. Criado em uma época em que o termo que definia produção independente era "boletim". O fanzine Ficção trazia textos informativos e uma interessante relação de publicações brasileiras de quadrinhos desde 1905.
A produção de fanzines no Brasil dos últimos anos vem crescendo e tem características de reação dos artistas e público ao descaso das editoras de quadrinhos com relação a produção nacional. Neste caso, os fanzines brasileiros possuem valor cultural e serão incorporados à história dos quadrinhos brasileiros por ser uma produção expressiva de quadrinhos no país diante da pequena produção editorial no inicio deste século.
Diante da grande produção de fanzines no Brasil, diversas iniciativas vêm sendo tomadas com o objetivo de registrar a produção nacional. Recentemente foi criada a Fanzinoteca de São Vicente que se tornou a segunda maior fanzinoteca do mundo por seu acervo de edições catalogadas. Em 2004 foi lançado o Catálogo oficial da Fanzinoteca de São Vicente contendo dados de 1.000 fanzines nacionais.
No Brasil ocorre anualmente duas grandes convenções de fanzines: "Fanzinecon" e "Fanzine expo", a última contou com mais de 50 fanzines expostos e um público de 40.000 pessoas em julho de 2005, segundo os organizadores.
* Fontes: Wikipedia, domínio popular. - Foto: Arquivo Via Fanzine.
- Para saber mais sobre Fanzine: Clique aqui para ler texto de Edgar Guimarães.
|
PÁGINA INICIAL
|
HOME |ARTICULISTAS| BIGIO | BLOG ZINE | EDITORIAL | ENTREVISTAS | ITAÚNA| J.A. FONSECA | PEPE MUSIC | UFOVIA | ZINE ZONE
© Copyright 2004-2008, Pepe Arte Viva Ltda.