HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

 

 

Belo Horizonte

 

 

O 'tocador de obras':

Marcio Lacerda barra pagamentos

e PBH vai parar obras na capital*

Com a suspensão dos pagamentos às empreiteiras, a prefeitura avisa

que aceitará paralisação dos trabalhos por falta de recursos.

 

Prefeito assegurou que obras não serão interrompidas.

 

Reeleito com o discurso de um “tocador de obras”, inclusive prometendo durante a campanha eleitoral iniciar ações ainda neste ano, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), mandou suspender todos os empreendimentos previstos para serem iniciados pela administração municipal.

 

Também estão suspensos os pagamentos das intervenções já em andamento. Por causa disso, o prefeito até admite que as empreiteiras paralisem as obras por falta de recursos.

 

“Até o final deste ano, não será assinado nenhum contrato e muito menos aditivos que estejam tramitando. Também não serão dadas ordens de início das obras já contratadas”, diz trecho do comunicado enviado pelo secretário de Obras e Infraestrutura, José Lauro Terror, à direção do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG).

 

Na mensagem encaminhada ao Sicepot, Terror explica que “por razões orçamentárias” os pagamentos das obras em andamento serão suspensos neste ano e só serão retomadas a partir de 2013. “As medições de 16 de setembro a 15 de outubro serão pagas normalmente este ano. As medições seguintes não serão pagas”.

 

Penalidades

 

Com a suspensão dos pagamentos às empreiteiras, a prefeitura avisa que aceitará paralisação dos trabalhos por falta de recursos. “As empresas que tiverem alguma dificuldade de tocar seus contratos, poderão pedir ordem de paralisação, que serão concedidas sem penalidades”, informa Terror.

 

O presidente do Sicepot, Alberto Salum, classifica a decisão da prefeitura como “trágica” e teme que a paralisação das obras vá trazer muitos problemas para as empreiteiras e para a cidade. “Receber uma notícia dessa, de um dia para o outro, é trágico e vai deixar as empresas numa situação delicada. O impacto será considerável. Teremos custos que os contratos não previam e esperamos ser ressarcidos”, reclama.

 

Entre os custos adicionais, Salum destaca as despesas trabalhistas com a demissão em massa de trabalhadores e o rompimento de contrato de aluguéis de máquinas. O presidente do Sicepot espera ter uma reunião com o prefeito nesta semana para ouvir as justificativas da administração municipal.

 

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil em Belo Horizonte e Região Metropolitana, Osmir Venuto, também faz críticas. “Isso é gravíssimo, pois tem obras na metade. Quer dizer que estavam fazendo as obras só no período eleitoral? Isso é falta de respeito com o cidadão”, reclama.

 

* Informações de Humberto Santos/ Hoje em Dia (BH).

   25/10/2012

 

- Imagem: Samuel Costa/Arquivo Hoje em Dia.

 

*  *  *

 

Esportes:

Nova rádio vai transmitir clássico mineiro

Atlético e Cruzeiro, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro

terá transmissão ao vivo pela Esportes FM.

 

  Da Redação*

 Via Fanzine

BH-21/08/2012

 

A rádio Esportes FM, 94.1 de Belo Horizonte estará fazendo pela primeira vez a transmissão ao vivo do maior clássico do futebol mineiro.

 

A equipe da Esportes FM informa que estará transmitindo a partida entre Atlético e Cruzeiro, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, às 18h30 desse domingo, 26/08, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

 

A rádio associada ao Grupo Bandeirantes, de São Paulo, apresenta também programação local e integra uma rede nacional especializada em informações esportivas, com sedes também em outras capitais.

 

* Com informações da rádio Esportes FM.

 

*  *  *

 

Música:

FCS abre edital para Big Band Palácio das Artes

As provas de seleção acontecerão nos dias 28 e 29 deste mês, na Fundação Clóvis Salgado.*

 

A Fundação Clóvis Salgado, em parceria com o Instituto Sérgio Magnani, abre o edital para a seleção de candidatos para o projeto “Big Band Palácio das Artes” deste ano.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 18 a 25 de maio. Músicos a partir de 15 anos completos podem concorrer às vagas de saxofonista tenor, saxofonista barítono, trombonista, trombonista baixo e contrabaixista acústico. O formulário de inscrição do edital está disponível na Secretaria de Cursos do CEFAR e podem ser solicitadas pelo e-mail supcefar@fcs.mg.gov.br.

 

As provas de seleção acontecerão nos dias 28 e 29 deste mês, na Fundação Clóvis Salgado. Os candidatos deverão as datas e horários específicos para realização das provas no quadro da Secretaria de Cursos do CEFAR, no site da FCS e no site do ICSM.

 

* Informações da Fundação Clóvis Salgado (BH).

   22/05/2012

 

*  *  *

 

Educação:

Professoras das Umei permanecem em greve

Um projeto de lei, na Câmara Municipal, discute a equiparação das carreiras.

 

  Da Redação*

 Via Fanzine

BH-24/03/2012

Crianças já perderam uma semana de aulas.

 

Depois da realização de uma assembleia, professores das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) resolveram permanecer em greve por tempo indeterminado.  

 

O movimento teve início da segunda-feira, 19/03 e os alunos da rede municipal já perderam uma semana de aulas. As educadoras do Umei pedem equiparação salarial às professores do magistério municipal.

 

O sindicato da categoria informou que os professores das Umeis entraram em greve para reivindicar os mesmos salários dos colegas da rede municipal. Em 2005, foi criado um plano de carreira e os educadores não foram incluídos.

 

De acordo com informações divulgadas pelos grevistas, os educadores do ensino municipal resolveram optar pela continuidade do movimento, após a Secretaria Municipal de Educação não ter manifestado a devida atenção ao problema.

 

A Secretaria Municipal de Educação informou que o salário de ingresso da educação infantil é de R$ 1.035 para o profissional de nível médio. No ensino fundamental, que é exigido nível superior, o salário inicial é de R$ 1.676,03.

 

A secretaria informou ainda que um projeto de lei, na Câmara Municipal, discute a equiparação das carreiras.

 

* Com informações da SME-BH e imprensa/BH.

   24/03/2012

 

- Foto: divulgação.

 

- Tópico associado:

   Educadoras infantis cruzam os braços e reivindicam

 

*  *  *

 

Centro caótico:

Anunciada greve dos transportes coletivos

Passeata de manifestantes coloca o trânsito em estado crítico no centro de BH.

  Da Redação

 Via Fanzine

09/03/2012

Praça Sete

 

Nesta sexta-feira, os trabalhadores do transporte coletivo em Belo Horizonte realizam uma manifestação na Praça Sete, no centro da capital, para anunciar uma greve para breve.

 

O sindicato da categoria rodoviária reivindica aumento dos salários e melhores condições de trabalho.

 

De acordo com os organizadores, o movimento é para articular e alertar à população sobre a greve da categoria que está sendo organizada pela categoria.

 

Após seguir em passeata pela avenida Amazonas, os manifestantes se concentraram na Praça Sete por volta das 12h. O trânsito no centro, que já estava complicado naquela região, ficou completamente inviável durante a manifestação.

 

Por volta das 13h os rodoviários deixaram a Praça Sete e seguiram para a prefeitura, situada próxima dali.

 

A manifestação interferiu também no trânsito já crítico de toda a região central, criando retenções em vários pontos estratégicos.

 

*  *  *

 

Reajuste aos vereadores:

Comissão da CMBH mantém veto de Lacerda

De acordo com o relator, o "grande clamor da população"

 foi o que motivou o parecer encaminhado à comissão.

 

Prefeito Márcio Lacerda

 

Com cinco votos favoráveis, a comissão criada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) decidiu pela manutenção do veto do prefeito Marcio Lacerda (PSB) ao reajuste de 61,8% aos parlamentares. O relator da comissão, vereador Joel Moreira (PTC), discorda do veto por “inconstitucionalidade”, justificativa dada por Lacerda para tomar a decisão. Segundo ele, o projeto foi aprovado em dois turnos na Casa e não apresenta inconsistências quanto à sua legalidade. Apesar disso, Moreira afirmou que, devido ao “grande clamor da sociedade”, seu relatório indicou para a sustentação do veto ao novo vencimento.

 

Moreira rebate a argumentação jurídica do prefeito, de que o projeto seja inconstitucional. Em seu relatório, o parlamentar sustenta a tese de que o projeto não poder ser contrário ao clamor da sociedade, representada pela Câmara. “Houve grande indignação por parte da sociedade. Eu mesmo, recebi vários e-mail e mensagens na minha página eletrônica com manifestações contrárias ao reajuste”, disse. “Discordo do motivo da inconstitucionalidade. Votamos pela manutenção do veto embasados no clamor da sociedade”, completou.

 

A presidente da comissão, vereadora Elaine Matozinhos (PTB), afirmou que o voto da comissão reflete o “sentimento da maioria da Casa” de se posicionar de forma favorável à manutenção do veto. Apesar disso, ela ressalta que os vereadores da próxima legislatura podem ser prejudicados. “Se não for definido um reajuste, os próximos vereadores terão que ficar quatro anos com o mesmo salário”, alerta.

 

Além da presidente, vereadora Elaine Matozinhos, e do relator Joel Moreira, fazem parte da comissão os vereadores João da Locadora (PT), Iran Barbosa (PMDB) e Autair Gomes (PSC). Todos acompanharam o relator do parecer e foram favoráveis a decisão de manter o veto. O relatório com o parecer da comissão será lido na próxima segunda-feira. A previsão é de que o projeto entre na pauta da Casa e seja apreciado na quarta-feira. O regimento da Câmara prevê votação secreta em dois casos:cassação de vereadores e apreciação de vetos do prefeito.

 

Veto do Executivo

 

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), decidiu por não sancionar a proposta de reajuste salarial de 61,8% para os vereadores, que entraria em vigor em 2013. Lacerda apresentou a membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de BH (CMBH) - vereadores Tarcísio Caixeta (PT), Cabo Júlio (PMDB) e Alexandre Gomes (PSB) -, o posicionamento da Procuradoria-Geral do município, que alega inconstitucionalidade dos termos que vinculam os salários do Legislativo, com base em uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Segundo o TJ, os magistrados entendem que não pode haver “pura e simples” vinculação de 75% ao subsídio pago para os deputados estaduais para fixar o vencimento dos vereadores.

 

Ainda segundo a decisão, os vereadores devem fixar o valor do salário e não apenas pedirem pela vinculação.

 

* Informações de Marcelo Ernesto/Estado de Minas (BH).

 

*  *  *

 

Noroeste e Pampulha:

Temporal 'histórico' traz mais transtornos

Temporal provoca alagamentos e deixa moradores ilhados na

capital Regiões mais atingida foram Noroeste e Pampulha*

 

O temporal que atingiu Belo Horizonte e Região Metropolitana de Belo Horizonte na noite desta terça-feira trouxe os transtornos já esperados em dias de chuva forte. Ruas alagadas, casas inundadas e falta de energia elétrica foram os problemas mais constatados. Não houve registro de vítimas.

 

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), foram registrados alagamentos na Rua Marta Gonçalves Camila, no Conjunto Lagoa, Bairro Santa Terezinha, Região da Pampulha e na Rua dos Médicos, Bairro Alípio de Melo, Região Noroeste. A BHTrans também havia registrado ponto de alagamento no Complexo da Lagoinha, na altura da Praça dos Peixes. Por meio do Twitter, internautas relataram alagamento na Avenida Fleming, no Bairro Ouro Preto, na Pampulha, e no Bairro Cabral, Região Noroeste.

 

A dona de casa Elizabeth Caldeira Campos, de 50 anos, mora no Conjunto Lagoa e relata que a situação lá estava caótica. “Tem casa que a água chegou a cobrir quase tudo. Vários vizinhos vieram se abrigar aqui em casa. Felizmente com a ajuda de alguns vizinhos eu consegui subir todos os móveis”, conta. Ela destaca que não só a rua Marta Gonçalves Camila ficou alagada, como também a Pamplona e a Andorras. A inundação seria causada por causa do transbordamento do córrego localizado.

 

Elizabeth destacou ainda que alguns moradores precisaram se abrigar no telhado. “Só dá para sair daqui hoje se for de bote”. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram para o local prestar socorro e auxílio aos moradores do Conjunto Lagoa.

 

Segundo a Comdec, só na região Noroeste da capital choveu, até as 21h34, 44,2 milímetros cúbicos de água. Em seguida, as Regiões mais atingidas foram a da Pampulha, com volume de chuva de 43,6 mm, o Barreiro, com 41,4 mm, a Centro-Sul, com 37,8 mm e a Oeste com 32,6 mm. Na Região Oeste foi registrado 18,6 mm e em Venda Nova 16,8.

 

Falta de Luz

 

A Cemig afirmou que não houve registro de muitos imóveis no escuro. Segundo a assessoria de imprensa da Companhia, a falta de energia elétrica atingiu pequenas áreas isoladas da Região Metropolitana.

 

Recorde histórico

 

Com a chuva que atingiu a capital mineira entre essa segunda e terça-feira, a cidade atingiu a marca de 659,4 milímetros acumulados para todo o mês. O volume é o maior para o período desde 1910. Para se ter uma ideia, a média esperada era de 319,4 mm, ou seja, choveu mais do que o dobro do esperado. O recorde anterior fora registrado em 1.987, onde foram computados 644,4 mm.

 

* Informações de Daniel Silveira/Uai-EM (BH).

   27/12/2011

 

*  *  *

 

Copa em BH:

Filho do prefeito deixa comitê

Tiago Lacerda deixa presidência do Comitê Executivo para a Copa do Mundo*

Ex-presidente diz que saída já estava prevista devido à divulgação do calendário da Copa;

MPE ajuizou ação por nepotismo no início do mês.

 

Lacerda, ao lado de Teixeira, em evento em BH.

Ele deixou a presidência do Comitê Executivo para a Copa em BH.

 

O Comitê Executivo da Copa do Mundo de Belo Horizonte não será mais coordenado por Tiago Lacerda, filho do prefeito Márcio Lacerda (PSB). Ele anunciou seu desligamento da presidência do comitê na tarde desta quinta, 27. Em entrevista à imprensa, Lacerda afirmou que sua saída do cargo estava prevista desde que assumiu o comitê, em agosto de 2009. Segundo o agora ex-presidente, quando a FIFA divulgasse o calendário de jogos do torneio ele deixaria o cargo.

 

De acordo com informações da Prefeitura Municipal, Tiago Lacerda teria assinado um termo de trabalho voluntário antes de assumir o cargo. A medida, no entanto, não evitou que o Ministério Público de Minas Gerais (MPE) ajuizasse uma ação por meio da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, com base em entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), considerando a prática como nepotismo.

 

De acordo com o promotor João Medeiros, autor da ação ajuizada em 6 de outubro, "a nomeação (de Tiago Lacerda) foi feita contrariando o decreto municipal (de criação do Comitê). Questionamos pelo aspecto da moralidade administrativa e impessoalidade", afirma.

 

Sobre o termo assinado por Lacerda abrindo mão do salário, João Medeiros enfatiza que o cargo de presidente do Comitê não permite tal interpretação. "Esse termo é irrelevante, questionamos o suposto trabalho voluntário numa atividade que não tem essa característica. A atividade é claramente administrativa, corresponde à representatividade política e (o suposto trabalho voluntário) é abordado na ação", enfatiza.

 

O Comitê Executivo para a Copa agora será presidido pelo próprio prefeito, Marcio Lacerda, e terá coordenação geral de Flávia Rholfs, de 37 anos, que já coordenava projetos do Comitê.

 

* Informações do jornal O Tempo (BH).

   29/10/2011

 

- Foto: Blog do Chico Maia.

 

*  *  *

 

Polícia Civil:

Inaugurado núcleo para atendimento à população LGBT*

O NAC vai atender a denúncias de violência e discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

 

A Polícia Civil inaugurou na manhã desta quinta-feira, 20/10, um núcleo de atendimento para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, na Rua Paracatu, Bairro Barro Preto, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Essas pessoas vão contar com proteção formal da polícia por meio do Núcleo de Atendimento e Cidadania (NAC), que receberá denúncias de violência e discriminação. O NAC funcionará na sede da Divisão Especializada de Crimes contra a Mulher, Idoso e Portador de Deficiência, de 8h às 18h30.

 

Segundo a delegada responsável Margaret de Freitas Assis Rocha, o núcleo fará o acompanhamento da ocorrência policial relacionada à identidade de gênero e orientação sexual, com avaliação preliminar do fato, registro da motivação presumida do crime, orientação da vítima, registro e a requisição de exames necessários, além do encaminhamento do caso à unidade policial da área para apuração.

 

"O Núcleo é peça importante das políticas públicas de respeito e valorização da vida digna e sem qualquer distinção, inclusive, em relação à identidade de gênero e orientação sexual", ressalta a delegada.

 

* Luana Cruz/Uai-EM (BH).

   20/10/2011

 

*   *   *

 

Copa 2014 em BH:

Gerente da Regional Pampulha se encontra com Pelé

Osmando conversa com Pelé mil dias antes da Copa do Mundo*.

 

Osmando e Pelé.

 

Durante a solenidade em que a presidente Dilma Rousseff anunciou mudanças no sistema do metrô de Belo Horizonte e investimentos de R$ 3,16 bilhões neste e em outras intervenções de mobilidade urbana na capital e Região Metropolitana, o itaunense Osmando Pereira, secretário da Administração Municipal Pampulha, conversou durante bom tempo com o rei do futebol brasileiro, Édson Arantes do Nascimento, o Pelé (foto).

 

A presidente anunciou, também, recursos de R$ 164 milhões para a implantação de terminais metropolitanos em sete municípios da região.

 

Pelé, o embaixador honorário da Copa e que marcou 1.283 gols em sua carreira, confidenciou a Osmando que tem simpatia pela abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Belo Horizonte, embora reconheça que há grande mobilidade para o evento ser realizado no Itaquerão, estádio do Corinthians, que está sendo construído em São Paulo. 

 

O itaunense atendeu a convite do governador Antônio Anastasia e do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda para se fazer presente no evento do lançamento da contagem regressiva dos mil dias que antecedem o início do Mundial, dia 16, sexta-feira.

 

* Informação e imagem da Gerência Regional de Comunicação Social Pampulha.

   21/09/2011

 

*  *  *

 

Ministério Público:

Família de MG é procurada por rombo a cofres públicos*

O grupo usava uma siderúrgica em nome de laranjas, a Cosimat, localizada em Matozinhos (MG),

na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para lavar o dinheiro arrecadado nas operações ilegais.

 

Uma tradicional família de empresários mineiros está sendo procurada pela polícia por provocar um rombo estimado em R$ 60 milhões a cofres públicos e ao meio ambiente.

 

Liderados pelo patriarca Enne Gontijo, os filhos Urbano Gontijo, Gustavo Ferraz Gontijo e Ana Paula Ferraz Gontijo são acusados de produção ilegal, tráfico e comércio ilícito de carvão vegetal, formação de quadrilha, fraude e lavagem de dinheiro. A matéria-prima era extraída de áreas de vegetação nativa de Cerrado e Caatinga em Minas Gerais e na Bahia.

 

Na operação Corcel Negro II, o Ministério Público, a Secretaria da Fazenda e a Polícia Militar anunciaram nesta terça-feira o bloqueio dos bens de várias empresas regulares em nome da família, estimados em R$ 50 milhões, e decretaram a prisão preventiva dos acusados. Como não foram localizados, eles estão sendo considerados foragidos.

 

O grupo usava uma siderúrgica em nome de laranjas, a Cosimat, localizada em Matozinhos (MG), na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para lavar o dinheiro arrecadado nas operações ilegais.

 

Títulos podres

 

Atolada em dívidas, a Cosimat era utilizada pela família Gontijo também para comprar títulos podres de outras empresas do clã. Os sócios oficiais da siderúrgica, Carlos Antônio Murta Alves e Elton Antelmo Carneiro, confessaram ao Ministério Público de Minas Gerais que não sabiam sequer o preço do ferro-gusa.

 

Na ação, os promotores Fabrício Costa Lopo, Ana Eloísa Marcondes e Paulo Márcio da Silva afirmam que "a sofisticada e eficiente organização criminosa da qual se dá notícia - em plena e ininterrupta atuação há pelo menos dez anos - opera métodos criminosos muito próximos daqueles utilizados pelas conhecidas 'máfias italianas'".

 

Segundo o MP, para esquentar o carvão, a quadrilha fraudava notas fiscais e documentos ambientais, além de usar uma off shore no Uruguai para lavar dinheiro do esquema. O bando atuava também nos Estados do Piauí, Paraná, Piauí, Goiás e Pará e corrompia funcionários públicos, de acordo com os promotores.

 

Na Cosimat, um representante do departamento jurídico que se identificou apenas como Camilo disse que os funcionários foram proibidos de dar qualquer informação. Ele disse não saber do paradeiro dos patrões. Na casa da família Gontijo, no bairro nobre São Luiz, região da Pampulha, em Belo Horizonte, uma secretária doméstica disse que não seria possível falar com nenhum dos moradores. "Não tem ninguém aqui".

 

* Informações da Agência Estado (SP).

   13/09/2011

 

*  *  *

 

Pampulha:

Moradores da Regional Noroeste conhecem sua nova região*

Bairros da região Noroeste passam a integrar a regional Pampulha.

 

Secretário Osmando Pereira apresentou os gerentes e falou com presentes sobre as mudanças.

 

Em movimentada reunião, no final da semana passada, na Escola Municipal Júlia Paraíso, bairro Alípio de Melo, 102 pessoas, entre políticos, lideranças comunitárias e moradores, tomaram conhecimento de como se dará a transferência dos 11 bairros da Regional Noroeste para a Pampulha. O encontro, presidido pelo secretário da Regional Pampulha, Osmando Pereira, contou com a presença do secretário Regional Noroeste, Ajalmar José da Silva. Os dois prestaram esclarecimento à população dos 11 bairros, estimada em 48.375 habitantes, do que muda a da Lei nº 10.231, sancionada pelo prefeito Márcio Lacerda, sobre os novos limites das nove regionais que compõem a estrutura urbana de Belo Horizonte.

 

O secretário Ajalmar iniciou os pronunciamentos, afirmando que aquela era uma reunião de trabalho e que o objetivo era explicar a todos a nova divisão territorial. Esclareceu que pouco mudará, a não ser a nova divisão, considerando que muitos moradores mostraram-se preocupados com o valor a ser pago de IPTU com a mudança de regional. “Ninguém será afetado com mudança neste imposto. O mesmo acontecerá em relação aos atendimentos aos cidadãos por parte da Administração Municipal.” Após lamentar a perda de “companheiros”, Ajalmar deixou claro que contratos como os de capina, tapa-buracos, entre outros já estão em estudo e que logo tudo será resolvido.

 

Por sua vez, o secretário Osmando Pereira apresentou os gerentes (G-1) da Regional Pampulha e afirmou que Belo Horizonte é uma só e que com a nova divisão das Regionais o prefeito Marcio Lacerda busca facilitar a administração, com participação cada vez maior dos moradores. Destacou o número de habitantes da Regional Pampulha que passa a contar com aproximadamente 238 moradores. Deixou claro que “a Pampulha tem que vir aqui para prestar serviços a todos” e que é a região que mais cresceu em Belo Horizonte de acordo com o Censo 2010 do IBGE; 2,82%. Entre os bairros que mais crescem na Pampulha, segundo Osmando, está o Castelo, o Ouro Preto e o Santa Amélia.

 

O secretário da Pampulha mostrou-se aberto a todas as lideranças comunitárias como legítimas representantes das comunidades. Disse ter ficado impressionado com a participação das lideranças no Conselho de Segurança Pública (Consep) pelo grau de conhecimento dos moradores daquela região que era administrada pela Regional Noroeste. Citou os equipamentos públicos que passarão para a Pampulha, entre centros de Saúde e escolas municipais. Destacou os desafios em andamento como as obras do orçamento Participativo e, especialmente, o prolongamento da Avenida Pedro II, sonho de mais de 30 anos e que agora está sendo realizado naquela região. Terminou sua exposição convidando a todos para a reunião sobre a gestão compartilhada, a ser realizada no dia 30 no Clube Sírio BH, na Avenida Abraão Caran, Na Pampulha, esclarecendo que o importante é cada morador se perguntar o que faria para sua região, caso fosse o prefeito da cidade.

 

Lideranças e políticos, entre elas os vereadores Neusinha Santos (PT) e Sérgio Fernando (PHS) deram boas-vindas ao secretário Osmando Pereira, o mesmo tendo feito o capitão PM Melo, da 8ª Cia. Especial. Nas demais participações dos moradores, a tônica das reivindicações centrou-se na questão do transporte coletivo, o que será resolvido com a implantação da Estação São José que facilitará a interligação com o centro da cidade e a Regional Pampulha. Ao final, os dois secretários reivindicaram a principal avenida limítrofe da Regional Pampulha com a Noroeste, o que será decidido pela Administração Municipal.

 

* Informações e imagem: GERCOM-P/Gerência Regional de Comunicação Social Pampulha/PBH.

 

*  *  *

 

Trânsito:

BH Trans e o colapso das passeatas no Centro

Passeatas viraram rotina e a BH Trans não apresenta

um plano de contingência para o transito.

 

* José Aparecido Ribeiro

De Belo Horizonte-MG

Para Via Fanzine

17/08/2011

 

Já virou rotina as passeatas no Centro interromperem o tráfego que está a beira de um colapso e a BH Trans não consegue apresentar um plano de contingência para essas ocasiões. As passeatas são anunciadas com antecedência, mas os seus efeitos continuam provocando um tsunami no transito da Capital.

 

Há meios de diminuir os efeitos dessa onda que deixa motoristas, passageiros e Cidadãos perplexos com a inércia do órgão gestor do transito. Evidente que existem planos capazes de diminuir os impactos das passeatas no transito.

 

Não se vê em nenhum lugar da cidade  a presença dos efetivos da BH Trans, Batalhão de Transito e Guarda Municipal trabalhando em sincronia e de forma coordenada. Deixam tudo por conta do acaso e dos sinais, a espera do bom senso daqueles que não respeitam cruzamentos.

 

Com efeito, os gestores do transito de BH parecem perdidos em câmera lenta...

As mentes "brilhantes" da BH Trans precisam tirar a bunda da cadeira e do painel de controle que filma apenas parte da cidade e não ela toda e procurar alternativas criativas para minimizar o caos.

 

Birra, truculência e caneta não resolvem o problema. A cidade precisa de obras e não são poucas. Mas até que elas vençam as resistências internas na PBH e a burocracia, São Paulo talvez seja uma boa escola para estágios.

 

Basta boa vontade e um pouco de humildade.    

 

O "buraco" aqui na rua é mais embaixo e só estando aqui para perceber que as soluções existem e são na maioria das vezes explícitas, só não vê quem não anda pela cidade...

 

* José Aparecido Ribeiro é  consultor em Assuntos Urbanos e Transito e membro da ONG SOS Mobilidade Urbana.

 

*  *  *

 

Judiciário:

Juíza Starling é afastada da função

Juíza foi afastada por questionar decisão de desembargador em 2009, diz deputado.*

 

M. J. Starling

 

O motivo que levou Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a afastar a juíza da Comarca de Esmeraldas, Maria José Starling, ainda não foi informado pelo órgão. Porém, o presidente da comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Durval Ângelo (PT), afirma que a magistrada saiu do cargo por causa de um processo de 2009 julgado pela Corte Superior do TJMG.

 

De acordo com o deputado, em setembro de 2009 o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Esmeraldas, Marley Antônio Silva , foi preso transportando drogas numa kombi da prefeitura. Outras duas pessoas foram detidas junto com ele por suspeita de tráfico de drogas. Ainda segundo o parlamentar, a juíza da cidade determinou a prisão dos suspeitos, mas depois de recurso dos advogados de defesa o desembargador Fernando Starling concedeu liberdade aos acusados.

 

Conforme Durval Ângelo, a juíza teria questionado em público a decisão do desembargador, o que motivou um processo na Corregedoria da Justiça. “O desembargador alegou que ela feriu o estatuo da magistratura e código de ética, pios um juiz não pode se dirigir de forma desrespeitosa a um desembargador”, disse o deputado.

 

O presidente da comissão de Direitos Humanos da ALMG afirma que a decisão da Corte foi influenciada pelos escândalos envolvendo o nome da juíza no Caso Bruno. Maria José Starling foi acusada pela noiva do goleiro, de tentar uma extorsão de R$ 1,5 milhão para que pudesse conseguir um habeas corpus para o jogador. Bruno é acusado de envolvimento no desaparecimento e morte de Eliza Samúdio.

 

O em.com.br tentou contato com o advogado da magistrada, Getúlio Barbosa de Queiroz, mas ele está viajando para participar de audiências no Triângulo Mineiro.

 

* Informações de Uai-EM (BH).

- Foto: divulgação.

 

*  *  *

 

 

Trânsito:

‘Motorista do Pijama’ é preso por embriaguez

"Motorista do pijama" é preso de novo após danos provocados por suposta embriaguez em Belo Horizonte.*

 

A polícia deteve na manhã desta segunda-feira (20) Elisson Alain Miranda, que ficou conhecido como o “motorista do pijama”, após ele ter sido acusado de danificar com o seu carro um balcão de um posto de gasolina localizado no bairro Prado, região oeste de Belo Horizonte.

 

O Motorista do Pijama

 

Não é a primeira vez que Miranda se envolve em ocorrências de trânsito e, em todas as ocasiões, foi acusado pela polícia de estar alcoolizado ao volante.

 

Segundo o delegado Ramon Sandoli, coordenador de operações do Detran-MG (Departamento de Trânsito de Minas Gerais), nesta manhã o motorista apresentava sinais de embriaguez e teria se exaltado no momento da abordagem de policiais.

 

“Ele estava com sinais de embriaguez, nervoso e falando muito alto. Dentro do posto ele bateu em um balcão e quebrou a estrutura”, disse o policial. Funcionários do local acionaram a polícia.

 

“Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro. Nós o encaminhamos ao IML (Instituto Médico Legal) de Belo Horizonte, onde ele vai passar por exames”, afirmou Sandoli.

 

Após a passagem pelo IML, o delegado disse que Miranda será conduzido ao Juizado Especial Criminal, na capital mineira. A carteira de habilitação dele havia sido cassada no ano passado.

Pijama

 

Miranda ficou conhecido como o “motorista do pijama” após ter sido preso em 2008, depois de provocar um acidente de trânsito em Belo Horizonte e fugir. Ele foi detido em casa quando se preparava para dormir. Ao ser conduzido para a delegacia, de dentro de um carro da Polícia Militar, Miranda admitiu aos jornalistas que havia bebido.

 

As ocorrências envolvendo o motorista inspiraram uma dupla sertaneja da cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, que fez uma música em “homenagem” ao homem.

 

* Informações de Rayder Bragon/ UOL Notícias.

 

*  *  *

 

TJMG:

Adiado julgamento do prefeito de Itaúna

Eugênio Pinto, prefeito de Itaúna troca de advogado na véspera de

julgamento e TJMG acata solicitação de adiamento por sete dias.

 

Da Redação

 Via Fanzine

BH-10/05/2011

 

Eugênio Pinto trocou de advogado e com isso,

adiou o seu julgamento na Justiça mineira.

 

O julgamento do prefeito de Itaúna, Eugênio Pinto, por ação de improbidade administrativa oferecida pelo MP-MG foi adiado para a próxima terça-feira, dia 17/05, às 14h, na 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), em Belo Horizonte-MG. A informação nos foi transmitida na tarde da terça-feira, 10/05, pela servidora Andréia, 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

 

O tribunal mineiro acatou pedido de adiamento proposto pelo réu Eugênio Pinto, que substituiu o seu advogado na véspera do julgamento. Pinto é acusado por irregularidades diversas num contrato para fornecimento de material de informática firmado pela Prefeitura de Itaúna em sua gestão e a empresa Prescon Informática, de Cruzeiro SP.

 

Na ação, que indicia o prefeito de Pinto, a empresa Prescon e mais 16 pessoas, a Promotoria de Justiça de Minas Gerais pede o imediato afastamento do prefeito de suas funções, perda dos direitos políticos por oito anos e devolução aos cofres públicas de quase R$ 7 milhões.

 

Via Fanzine foi informado que o defensor de Eugênio Pinto, Oscar Dias Corrêa Júnior se inscreveu para fazer a sustentação oral de sua defesa, no dia do julgamento. A promotora de Justiça Sílvia de Lima Soares, autora da Ação Civil Pública também está habilitada para prestar sustentação oral no julgamento do dia 17/05.

 

Charge: Bruno Costa/Arquivo VF.

 

- Tópicos relacionados:

  TJMG: Adiado julgamento do prefeito de Itaúna

  Pinto faz manobra para adiar seu julgamento pelo TJ-MG

  Oscar denuncia uso de verbas do Ministério da Saúde

   Pepe Chaves não teme ameaça e pede dados de vereadores

  Vereadores que não abrem sigilo querem ‘auditoria’

   José Oscar fala com VF sobre Saúde e denúncias do MP 

  EDITORIAL Desvio de R$ 200 mil na Saúde: Vereadores anunciaram, mas não abriram sigilos

   Ação Civil Pública em Itaúna Acusações que podem explicar

   Câmara Possível suborno de vereadores rendeu mais

    VF publica Ação do MP em face a prefeito e outros

 

*  *  *

 

Saúde:

Médicos promovem paralisação e manifesto

Parte do atendimento nos postos de saúde foi suspenso em Belo Horizonte.

Os médicos se manifestaram na Praça da Estação e reivindicaram novo piso salarial.

 

Da Redação*

 Via Fanzine

 

Médicos reivindicam novo piso salarial.

 

Médicos que trabalham para a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) promoveram uma paralisação nessa quarta, 13/04. De acordo com o sindicato da categoria, 90% dos atendimentos no centro foram suspensos.

 

Essa foi a terceira paralisação promovida pelos médicos nesse ano. O sindicato informou também que atendimentos de urgência foram feitos nas UPAs e no hospital Odilon Behrens. A paralisação também afetou consultas pré-agendadas em postos de saúde da capital.

 

Na parte da tarde, os médicos promoveram manifesto na Praça Estação, na região central e informaram que retomariam as atividades no dia seguinte. Eles reivindicam um piso salarial de R$ 9.1 mil por 20 horas semanais.

 

Em nota, a Secretaria de Saúde da PBH afirmou que metade dos médicos aderiu à paralisação. A secretaria informou também que está aberta às negociações e informa que já foi concedido à categoria, um aumento no abono em 2009 e um reajuste de 4.9% em 2010.

 

* Com informações das agências e PBH.

 

*  *  *

 

 Segurança Pública:

Policiais civis se manifestam com panfletagem

Entre as reivindicações estão o fim das jornadas múltiplas e elevação do salário inicial.

 

Da Redação*

 Via Fanzine

 

Policia Civil paralisou parte de seus serviços em Belo Horizonte e alguns policiais promovem uma manifestação reivindicando melhores salários e condições de trabalho. A manifestação ocorre nesta segunda-feira, 28/03, na capital mineira.

 

Os policiais estarão promovendo panfletagem na Cidade Administrativa pela manhã e na parte da tarde eles estarão panfletando a região central de Belo Horizonte.

 

O sindicato da classe, que apoia a manifestação, informou que o mínimo 30% de funcionários serão mantidos nos serviços essenciais à população.

 

Entre as reivindicações dos policiais estão o aumento na quantidade de funcionários efetivos, fim das jornadas múltiplas e elevação do salário inicial da categoria, de R$ 5,7 para R$ 8 mil.

 

* Com informações do jornalismo da Rádio Alvorada (BH).

 

*  *  *

 

Saúde:

Fiocruz terá nova se em Minas Gerais

Painel sinaliza nova sede da Fiocruz em Minas.*

 

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte é uma associação privada de caráter científico,

tecnológico e educacional, sem fins lucrativos, com o objetivo de contribuir

com o desenvolvimento científico-tecnológico.

 

Com a inscrição “Aqui será construída a nova sede da Fiocruz Minas”, um painel permanente já pode ser visto por quem trafega nos dois sentidos da Avenida Carlos Luz (Catalão), em Belo Horizonte, próximo à entrada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

A estrutura foi montada na área onde serão instaladas as empresas que participam do edital da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes).

 

O prédio da Fundação ficará em frente à nova sede administrativa do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC), que está em fase de construção. A sede da unidade mineira da Fiocruz será construída em uma área da Pampulha que tem espaço total de 556 mil m², sendo 371 mil m² de área de preservação ambiental e 185 mil m² para construção pelas empresas que integrarão o projeto, a exemplo do Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz Minas).

 

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte é uma associação privada de caráter científico, tecnológico e educacional, sem fins lucrativos, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento científico-tecnológico

 

O CPqRR foi a primeira instituição a firmar acordo para participar do projeto Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC), que pretende agrupar em um mesmo espaço organizações públicas e privadas voltadas ao desenvolvimento de tecnologia em diferentes setores. A proposta também existe para a instalação de outros polos de pesquisa no estado. Um acordo de intenções que formalizava a parceria entre a presidência do empreendimento e a Fiocruz foi assinado pela diretoria do CPqRR ainda em 2009 e oficializado, por meio de um evento que reuniu autoridades representantes de entidades envolvidos, em junho de 2010.

 

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte é uma associação privada de caráter científico, tecnológico e educacional, sem fins lucrativos, fundada em maio de 2005, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento científico-tecnológico, econômico e social da capital mineira, do estado e do Brasil. O projeto BHTEC é resultado de parceria que reúne a UFMG, o governo de Minas Gerais, a Federação das Indústrias do estado (Fiemg), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae) e a Prefeitura de Belo Horizonte.

 

* Informações de Jamerson Costa/Fiocruz (http://www.fiocruz.br).

 

*  *  *

 

Legislativo

Alunos da UFMG adotam’ deputados

Campanha visa monitoramento dos mandatos de parlamentares de Minas Gerais em Brasília.

 

Da Redação*

 Via Fanzine

 

Visando acompanhar o trabalho de deputados federais mineiros, estudantes da UFMG criaram um site para monitorar as atividades dos parlamentares.

 

De acordo com reportagem divulgada pelo jornal Estado de Minas, “A ideia é que cada eleitor fique de olho em um parlamentar e divulgue as ações dele na internet”.

 

Além disso, quem não tiver domínio da rede mundial de computadores pode enviar as informações para o site da campanha ou pedir um manual com as dicas sobre como "adotar" um deputado.

 

No site também é possível ver a lista dos parlamentares que ainda não têm padrinho. O endereço é www.adoteumdeputado.com.

 

Se a moda pega e os eleitores começarem a adotar, também, outros parlamentares, como deputados estaduais e vereadores, decerto, o público estará mais informado sobre as atividades de seus eleitos.

 

* Com informações de TV Alterosa/Portal Uai (BH).

 

- Clique aqui para ler matéria completa do jornal Estado de Minas sobre essa iniciativa.

 

*  *  *

 

Aglomerado da Serra:

Moradores em guerra com a PM

PM ocupa Aglomerado da Serra e reprime protesto com tiros e bombas.*

 

Os moradores revidaram com pedradas e se manifestaram após as mortes.

  

Na noite do domingo, 2002, a TV Alterosa registrou a guerra entre moradores e policiais no Aglomerado da Serra. A comunidade está revoltada após a morte de Jefferson Coelho da Silva, de 17 anos, e o tio dele, Renilson Veriano da Silva, de 39, na noite de sábado.

 

Eles denunciam que a morte dos dois foi um erro da polícia e queimaram ônibus e carros em protesto. Em resposta, a PM ocupou o local e reprimiu a mobilização na noite deste domingo com tiros e bombas. Os moradores revidaram com pedradas.

 

Acompanhe o caso

 

A comunidade tentou expulsar os policiais que recuaram com as viaturas pressionados pelos moradores que caminharam pelas ruas com faixas de protesto nas mãos.

 

Minutos depois da retirada estratégica os policiais voltaram com mais viaturas e armas nas mãos. Diante das câmeras, atiraram contra as pessoas.

 

Policiais armados estiveram no local.

 

Ministério Público vai acompanhar investigações sobre mortes no aglomerado

 

O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, informou, durante entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira, que o Ministério Público foi convocado para acompanhar as investigações sobre a ação policial na madrugada de sábado no Aglomerado da Serra, que culminou na morte de Renilson Veriano da Silva, de 29 anos, e do dançarino e auxiliar de padeiro Jeferson Coelho da Silva, o Jefinho, de 17. De acordo com o secretário a convocação é para que "haja isenção nas investigações".

 

Todas as denúncias feitas por moradores, como o pedido de propina de policiais militares e a formação de milícias, serão investigadas. Mas, segundo o secretario, não há nenhum indício de que esses fatos aconteçam.

 

Os quatro policiais que se envolveram na confusão, um sargento e três soldados, estão afastados temporariamente das ruas. Eles fazem apenas trabalhos administrativos. As armas usadas por eles estão apreendidas. De acordo com a Polícia Militar, no dia do fato, por volta de 2h30, os quatro militares se depararam com aproximadamente 20 homens armados. Segundo a PM, doze deles usavam fardas do Grupo de Apoio Tático Especial (Gate) e da Polícia Militar. Houve troca de tiros e duas pessoas foram baleadas. O secretario Lafayette Andrada, manteve a versão da PM e disse que os militares "foram mal recebidos pela comunidade".

 

As versões de que as vítimas teriam levado tiros pelas costas e as fardas encontradas com os suspeitos serão alvos de investigações, segundo o secretário. O prazo para o inquérito policial militar ficar pronto é de 40 dias prorrogáveis por mais 20. Na terça-feira, Andrada vai se reunir com os líderes comunitários do Aglomerado da Serra.

 

Apuração imediata

 

Durante o Fórum dos Governadores do Nordeste, em Aracaju, na manhã desta segunda-feira, o governador Antonio Anastasia determinou a apuração imediata e minuciosa dos fatos ocorridos no final de semana, no Aglomerado da Serra.

 

Confronto

 

Na noite de domingo, moradores e policiais voltara a se enfrentar no Aglomerado da Serra. Várias pessoas ficaram feridas durante o confronto. Os militares usaram balas de borracha e bombas de efeito moral para tentar dispersar os manifestantes. Uma menina de 5 anos foi atingida por um estilhaço na perna.

 

* Informações de TV Alterosa/Portal Uai (BH).

- Imagem: reprodução/TV Alterosa.

 

*  *  *

 

Morte na rua:

Justiça libera suspeitos de matar torcedor

Promotor vai recorrer da decisão.

 

Da Redação*

 Via Fanzine

 

Foram libertados os cinco últimos, dos 12 integrantes da torcida Galoucura que estavam detidos no Ceresp da Gameleira. Eles são acusados de agredir e matar o torcedor cruzeirense Otávio Fernandes, em novembro de 2010.

 

Os torcedores atleticanos cumpriam prisão preventiva a pedido do Ministério Público. A decisão da Justiça foi criticada pelo promotor Francisco Santiago, “os 12 que eu denunciei, temos certeza e convicção da participação e execução deles”.

 

Francisco Santiago vai recorrer para que torcedores fiquem presos até julgamento.

 

Assassinato de Conselheiro do Cruzeiro

 

Um conselheiro do Cruzeiro Esporte Clube, de 53 anos foi morto no bairro Bonfim, em Belo Horizonte. Ele recebeu vários tiros no interior de seu carro. De acordo com a família, a vítima não tinha inimigos. A Polícia investiga o crime.

 

* Com informações da Rede Minas (BH).

 

*  *  *

 

Cine e vídeo:

12º Festival Internacional de Curtas de BH

Festival apresenta de 30/11 a 07/12 cerca de 160 produções e 50 curtas em competição.

 

Cena de Flash Happy Society, que participa do festival.

 

Entre os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, Belo Horizonte recebe o já tradicional Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Em sua 12ª edição, apresenta a recente produção de realizadores mineiros, do Brasil e do mundo, escolhida por uma criteriosa comissão de seleção formada por profissionais da área, críticos/estudiosos e amantes do cinema.

 

Serão mais 50 curtas em competição, formando um rico panorama de trabalhos de viés experimental, político, poético, etc., e entre os diversos gêneros – do documentário à ficção, tendo como denominador comum primordial a excelência.

 

Neste ano, juntamente com o Cine Humberto Mauro, o CentoeQuatro (Praça Rui Barbosa, 104 – Centro) e a sala Juvenal Dias (Av. Afonso Pena, 1537 - Centro) também integram os espaços de exibição, sempre com entrada gratuita.

 

Apresentação*

 

Em 2009, o Festival Internacional de Curtas de BH contou com uma edição especial, concebida com o intuito de repensá-lo e reposicioná-lo frente às transformações no cenário audiovisual ocorridas desde sua primeira edição, em 1994. Um grupo curador foi responsável pela apresentação de um festival propositivo que, excepcionalmente realizado sem mostras competitivas (não foram abertas inscrições), procurou estabelecer, a partir da programação e das mesas de debates, caminhos possíveis não só para a continuidade do evento, mas para seu crescimento e amadurecimento conceitual.

 

Neste processo, tem-se buscado uma sintonia cada vez maior do festival com o trabalho realizado cotidianamente em sua sala sede, o Cine Humberto Mauro. Tradicional cinema de arte de Belo Horizonte, em funcionamento desde 1978, o espaço vem sendo responsável pela formação de diversas gerações de cinéfilos, e não é por acaso, portanto, que mais da metade da comissão de seleção do festival seja formada por programadores e ex-programadores da sala.

 

Sabemos que um evento desta natureza propicia a oportunidade de se atingir um público bastante amplo, e queremos aproveitar ao máximo esta oportunidade. A idéia é, acima de tudo, compartilhar filmes e experiências, valorizar a produção artística e incentivar a difusão cultural. Queremos contribuir para que os curtas cheguem a um número cada vez maior de pessoas, num recorte curatorial que privilegie tanto seu alcance comunicativo quanto sua qualidade artística e expressiva.

 

A base da programação da 12a edição do festival está nos filmes inscritos. Com a retomada das mostras competitivas, recebemos neste ano mais de 2.000 obras, de quase oitenta países, realizadas em 2009 e 2010; dentre as quais selecionamos 133 curtas – 55 para as mostras competitivas e 78 para outros programas. Contamos também com uma curadoria especial, da Mostra Subversivos – Cinema de Exceção, que vem complementar a programação de curtas contemporâneos, resgatando filmes de diversos períodos históricos, a maior parte deles no formato 16mm.

 

É esta programação que queremos agora dividir com o público. Estão todos convidados!

 

* Informações de Daniel Queiroz, Diretor Artístico do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte.

- Imagem: divulgação.

- Site oficial: http://www.festivaldecurtasbh.com.br.

 

*   *   *

 

Pampulha:

Ciclismo: 6º desafio 10 voltas da lagoa

Evento está marcado para o dia 27/11.

Da Redação*

 Via Fanzine

 

Numa promoção de Pedal do Frango e Liga Mineira de Ciclismo, será realizado no dia 27/11 (sábado) o 6° Desafio 10 Voltas da Lagoa / 2° Pedalando Contra Dengue. As inscrições estão abertas até o dia 25/11.

 

O evento será na Lagoa da Pampulha, com concentração às 8h, na Arena em frente à Igrejinha da Pampulha e largada às 9h. Valor da inscrição: R$50,00.

 

Regras e informações:

 

-Cada participante receberá um kit com 1 troféu de participação, 1 camiseta de algodão, 1 par de meias da Liga Mineira de Ciclismo, 1 barra de cereais, 2 garrafinhas e 1 isotônico.

-Cada participante tem 6 horas para completar as 10 voltas.

-É obrigatório levar um kit de reposição como: câmara de ar, espátulas e bomba. Não sendo permitido usar de outro participante.

-Obrigatório uso de capacete.

-Obrigatório andar em fila dupla (o trânsito não será fechado)

-Nenhum participante poderá ultrapassar o atleta (coelho) que marcará o ritmo do pelotão.

-Todos terão estrutura de alimentação e hidratação no ponto de concentração (frutas, isotônicos e água) oferecidos pela organização.

-Teremos uma parada de 15 minutos na 5° volta, não obrigatória.

-Nenhum participante é obrigado a dar as 10 voltas, pois o objetivo do evento é desafiar seus limites.

-O desafio acontecerá com tempo chuvoso ou não.

-Não é corrida.

-Média horária dos outros desafios: 32.5 km/h para o grupo.

-Não é permitido entrar em atrito com motoristas, pois os mesmos não sabem o que está acontecendo.

-O lixo somente deverá ser descartado em frente à concentração. Teremos monitores para recolhê-los.

-Não teremos inscrições no dia do evento.

-Me reservo o direito de cancelar e mudar a data do evento sem aviso prévio.

-Não haverá devolução de inscrição em hipótese alguma.

-Reservo todos os direitos de publicação e uso das fotos do evento.

-Evento limitado para 100 participantes.

-Equipe Convidada: CDC.

 

* Com informações da organização.

 

- Mais informações:

  http://ligamineiradeciclismo.blogspot.com/

  pedaldofrango@gmail.com

 

Página inicial  HOME

 

 

 

 

 

 HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter