|
|
|
HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA
Rio de Janeiro
Governador: Mais imagens de Cabral e Cavendish Novas fotos mostram Cabral e Cavendish em Mônaco.*
Grupo brinda com Cabral; o braço de Cavendish é o primeiro à esquerda, com camisa azul.
Novas fotos mostram o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e o presidente licenciado da empreiteira Delta, Fernando Cavendish, num restaurante em Monte Carlo, no principado de Mônaco.
O governador está acompanhado de sua mulher, Adriana Ancelmo, de Cavendish e da mulher dele, Jordana Kfouri, morta em um acidente de helicóptero na Bahia em junho de 2011. No acidente também morreu a namorada de um filho de Cabral.
Um casal não identificado pela Folha também acompanha o governador e o empresário. Eles aparecem brindando com champanhe.
As fotos, as quais Folha teve acesso, foram encaminhadas ao deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) por uma pessoa que ele mantém a identidade sob sigilo. São datadas de julho de 2009.
Cavendish, de azul em primeiro plano; Cabral (à direita, ao fundo, de camisa listrada azul e branca).
Desde a última semana, Garotinho tem divulgado em seu blog fotos e vídeos do governador e do empresário em viagens internacionais. Segundo ele, seu objetivo é mostrar as relações "mais do que pessoais" entre Cabral e o empresário que tem contratos milionários no governo do peemedebista e na esfera federal.
O destino da viagem, Monte Carlo, mesmo nome da operação da Polícia Federal que prendeu Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e envolveu a Delta num escândalo de corrupção investigado pela CPI do Congresso.
Em 2009, o governador declarou patrimônio de R$ 843 mil, incluindo um único automóvel ano 2006.
A assessoria do governador informou que ele pagou a viagem a Monte Carlo do próprio bolso e que o governador não mistura relação pública com a privada.
Garotinho já havia divulgado outras fotos que mostraram o governador e sua mulher em viagens à Europa, acompanhados do empresário. Num vídeo, os casais comemoram o aniversário da mulher do governador num restaurante em Paris.
* Informações de Andreza Matais e Andréia Sadi/Folha de S. Paulo (SP). - Fotos: Divulgação / Folha.Com.
* * *
Visita ilustre: Príncipe Harry jogará rugby e visitará favela* A previsão é que o príncipe assista a uma apresentação de samba e de capoeira na sua chegada ao teleférico que leva ao Pão de Açúcar e, depois, na chegada, que pronuncie seu único discurso no Brasil.
O príncipe Harry, terceiro na ordem de sucessão na monarquia britânica, chegará na sexta-feira ao Brasil no que será sua primeira viagem ao país, onde lançará a campanha GREAT e visitará uma favela no Rio, entre outras atividades.
Aos 27 anos, filho mais novo do príncipe Charles e da princesa Diana, Harry lançará na sexta-feira à noite no alto do Pão de Açúcar a campanha GREAT, destinada a promover a Grã-Bretanha e atrair investidores para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres e o jubileu da rainha Elizabeth II, disse nesta segunda-feira um porta-voz da embaixada britânica no Rio.
A previsão é que o príncipe assista a uma apresentação de samba e de capoeira na sua chegada ao teleférico que leva ao Pão de Açúcar e, depois, na chegada, que pronuncie seu único discurso no Brasil.
Por questões de segurança, a agenda do príncipe não foi revelada em detalhes, mas foi anunciado que na manhã de sábado ele participará de eventos esportivos no aterro do Flamengo: uma corrida, partidas de rugby e de vôlei de praia. No início da tarde, será levado a uma favela cujo nome não foi divulgado.
* Informações da AFP. 06/03/2012
* * *
Capital: Explosão de bueiro deixa um morto e dois feridos no Rio* Segundo os bombeiros, uma pessoa morreu no local e outras duas pessoas foram socorridas.
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas, todas do sexo masculino, na uma explosão de um bueiro, na Avenida Rio de Janeiro, no interior de um armazém, na Zona Portuária do Rio, por volta das 10 horas desta segunda-feira.
Segundo os bombeiros, uma pessoa morreu no local e outras duas pessoas foram socorridas por ambulâncias do Cais e levadas para o Hospital Souza Aguiar, no Centro da cidade. Um dos feridos teve fratura exposta no braço direito e queimadura superficial no rosto. O outro homem chegou ao hospital com o braço imobilizado e foi para encaminhado para o raio-x.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos afirmou ao portal G1 que o local da explosão não fica em uma via pública e por isso a prefeitura não tem responsabilidade no ocorrido.
Já a Companhia Docas, responsável pelo local, afirmou em nota que ainda não se sabe os motivos da explosão. Ainda não há informação sobre qual empresa é responsável pelo bueiro. Veja a nota na íntegra:
"A explosão na manhã desta segunda-feira no Porto do Rio aconteceu em um bueiro de águas pluviais, localizado no armazém 30, área de operação da Triunfo Logística. Um trabalhador da Triunfo morreu e outros dois ficaram feridos e foram encaminhados pela ambulância do OGMO (órgão Gestor de Mão de Obra) para o Hospital Souza Aguiar. Ainda são desconhecidas as causas da explosão”.
* Informações de Solange Spigliatti/Agência Estado. 30/01/2012
* * *
Capital: Prédios desabam no Centro* Segundo a Defesa Civil, a tragédia deixou 11 vítimas, entre mortos e feridos. Prédio fica na Rua Treze de Maio, perto do Teatro Municipal.
Multidão se aglomera diante dos escombros na noite dessa quarta-feira.
Um desabamento atingiu pelo menos dois prédios no Centro do Rio, na altura da Rua Treze de Maio. De acordo com a empresária Zilene Bernardino, que trabalha no local, desabaram um prédio de dez andares na Rua Manuel de Carvalho, esquina com Treze de Maio, e outro de 21 andares na própria Treze de Maio. A Defesa Civil Estadual informou que o desabamento deixou 11 vítimas, entre mortos e feridos, um deles retirado do meio dos escombros.
Uma moradora de um prédio vizinho relatou que três andares do prédio desabado passavam por reforma. "De repente, ouvimos um grande barulho e começou a voar tudo, e os 18 andares caíram", contou a argentina Devora Galavardo, que mora há seis meses em frente ao prédio que desabou.
Amigos e parentes cercam o local em busca de informações sobre pessoas que trabalham na região, enquanto a Guarda Municipal impede a aproximação, pelo temor de dano estrutural às construções vizinhas.
De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, há 60 homens da corporação no local do desabamento atuando no trabalho de socorro. Há bombeiros dos quartéis da Barra da Tijuca, de São Cristóvão e do Centro. Há 14 viaturas entre ambulâncias, caminhões de água e de escada magirus.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que colocou em alerta todos os hospitais da rede pública estadual, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Tijuca e de Botafogo, que são as mais próximas. O secretário de Saúde Sérgio Côrtes está no local.
Já a Companhia Distribuidora de Gás do Estado do Rio de Janeiro (CEG) informou que a rede de gás do quarteirão da Rua Trezede Maio foi fechada . Em relação a algumas informações sobre cheiro de gás na região, a assessoria de comunicação da CEG disse que pode ser uma consequência do desabamento.
De acordo com informações do Centro de Operações da prefeitura, a Avenida Almirante Barroso, entre a Rua Senador Dantas e Avenida Rio Branco, está interditada em ambos os sentidos. No twitter do Centro de Operações, a prefeitura faz um alerta: "Atenção motoristas! Evite a região da Cinelândia, Carioca e Rio Branco para não atrapalhar os trabalhos dos Bombeiros e Defesa Civil".
A Light desligou a luz nos arredores para evitar incêndios. Vinte viaturas da polícia foram acionadas para isolar a área.
Segundo o Metrô Rio, as estações da Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca e Cinelândia foram fechadas. O prefeito Eduardo Paes está no local.
* Informações do G1 RJ, com informações da Globo News. - 25/01/2012
- Foto: Rafael Andrade/VC no G1.
* * *
Prêmio ao avesso: Sarney lidera com folga concurso ‘Algemas de Ouro’* A premiação, que será feita com sósias ou bonecos, está marcada para o dia 19 de janeiro, em local ainda indefinido.
O movimento contra a corrupção 31 de Julho, do Rio, prorrogou a votação para o Troféu Algemas de Ouro 2011, que vai "premiar" os que abusam dos "malfeitos" na política. Os critérios para a escolha dos candidatos são dos organizadores do concurso. Os interessados podem fazer suas escolhas até o dia 15 de janeiro no Facebook.
Até a virada de 2011 para 2012, foram apurados 3.177 votos. O resultado parcial mostra que o senador José Sarney (1.739 votos) passou o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu (686) e agora lidera a "corrida" pelas algemas douradas. A terceira colocada é a deputada federal Jaqueline Roriz, com 293 votos. Ao todo, são nove candidatos: Antonio Palocci (176 votos), Carlos Lupi (107), Alfredo Nascimento (93), Wagner Rossi (32), Orlando Silva (28) e Pedro Novais (21) completam a lista.
Para Ana Luiza Archer, integrante do movimento, o ranking mostra que os eleitores tardam a esquecer denúncias de corrupção:
- O Sarney e o Dirceu não estão no foco da mídia, mas estão disparados na frente. O brasileiro demora para esquecer as denúncias.
A premiação, que será feita com sósias ou bonecos, está marcada para o dia 19 de janeiro, em local ainda indefinido.
* Informações de Agência O Globo. 02/01/2012
* * *
Bacia de Campos: Chevron não perfurou além do permitido, diz presidente* Buck não soube explicar porque houve o vazamento do óleo naquele trecho da tubulação, permitindo que o petróleo entrasse pela rocha e chegasse na superfície por fissuras.
O presidente da Chevron Brasil, George Buck, afirmou que a empresa não perfurou além da profundidade autorizada. Ele aponta um erro de cálculo a principal causa do vazamento no poço de exploração do Campo de Frade, na Bacia de Campos. O executivo disse que a lama injetada no poço durante a perfuração não foi suficiente para segurar o fluxo do petróleo encontrado no reservatório.
"Nós subestimamos a pressão no reservatório. Era mais alta do que esperávamos. O peso da lama foi programado para outra pressão", afirmou. Ele evitou falar em "falha humana" e explicou que o cálculo é feito a partir de um "complexo modelo matemático". O executivo confirmou, no entanto, que o vazamento ocorreu num trecho do poço sem revestimento, um pouco abaixo da sapata, localizada a 567 metros de profundidade do subsolo marinho. A extensão do poço a partir do subsolo é de 2.279 metros. A profundidade total, do espelho d'água até o final, é de 3.329 metros.
Buck não soube explicar porque houve o vazamento do óleo naquele trecho da tubulação, permitindo que o petróleo entrasse pela rocha e chegasse na superfície por fissuras. Segundo ele, aquele é um "poço aberto" e não haveria necessidade de ser totalmente revestido. Ele disse que a causa do vazamento "é parte da investigação".
Ele também esquivou-se de estimar a quantidade de óleo vazado. Classificou a segunda-feira, 14, como "o pior dia", quando a mancha correspondia a 882 barris de óleo na superfície do mar. Isso ocorreu um dia depois de ter sido introduzida uma quantidade de lama suficiente para interromper o fluxo do óleo e iniciar a cimentação do poço.
A primeira entrevista do executivo, desde o acidente, não pôde ser gravada ou filmada. O aparato de segurança incluiu uma lista prévia com o nome dos jornalistas autorizados a participar da coletiva e de uma preleção, feita pelo próprio Buck, sobre os procedimentos em caso de incêndio no prédio da Chevron.
Investigação - Sete funcionários da Chevron foram intimados a depor à Polícia Federal sobre o vazamento. De acordo com o delegado Fábio Scliar, responsável pelo caso, cinco engenheiros que trabalham embarcados na plataforma deverão prestar esclarecimentos na próxima semana. Outros dois funcionários administrativos também foram intimados.
Os depoimentos estão previstos para ocorrer na quarta, 23, e na sexta-feira, 25. O delegado disse que, por enquanto, não há necessidade de se convocar integrantes da direção da empresa para prestar esclarecimentos.
* Clarissa Thomé/Agência Estado. 19/11/2011
* * *
Nova Iguaçu: Audiência Pública para o Projeto Iguaçu* Comissão organiza mais uma audiência para tratar de problema ambiental.
A Comissão do Projeto Iguaçu em Nova Iguaçu convida os cidadãos iguaçuanos, a comparecerem em 17/09, às 16h, no CENFOR, onde será realizada Audiência Pública sobre o Projeto Iguaçu.
Foram convidados:
Presidente do INEA - Marilene Ramos; Controladoria Geral da União - CGU; Prefeita de nova Iguaçu sheila gama Sec. de Ambiente do Município de Nova Iguaçu; Sec. de Urbanismo de Nova Iguaçu (SEMCID); comissão de meio ambiente da câmara dos deputados do rio de janeiro SECRETARIO DE GOVERNO,RODRIGO NEVES SECRETARIA DA BAIXADA,SEC.ZIZA NASCIMENTO Deputado federal walney rocha DEPUTADO FEDERAL NELSOM BORNIER Deputado estadual Luis Martins DEPUTADO ESTADUAL XANDRINHO Deputada estadual aspásia camargo Deputado Luis paulo Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu; Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; SEMASPV de Nova Iguaçu;SEC,WAGNER BERRIEL FASE -RIO Presidente da CEDAE. Sérgio Ricardo (Ambientalista, Gestor e Planejador Ambiental e Ex-Sub-Secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Iguaçu) IPPUR OBSERVATORIO DAS METROPOLIS CNPQ FAPERJ NIMA/PUC-RIO PROARQ-FAU-UFRJ DEFESA CIVIL ,DE NOVA IGUAÇU SINCOVANI FIRJAN,NOVA IGUAÇU CONCAUSA ,ADRIANO DIAS CONS.MUNICIPALDE SEGURANÇA PUBLICA [CONSEG] 20BTL.PM,COMANDANTE CEL.MARCUS CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PUBLICA [COMSEG] CONSELHO COMUNITARIO DE SEGURANÇA PUBLICA DE NOVA IGUAÇU
* Informações de Sérgio Ricardo/Ambientalista. 17/11/2011
* * *
Capital: Congo nega relação com motorista de traficante Embaixada do Congo no Brasil diz desconhecer homem que se apresentou como cônsul durante prisão de traficante*
A Embaixada da República Democrática do Congo informou à Agência Brasil desconhecer a ligação do homem que se apresentou como cônsul honorário do país com o traficante Antônio Bonfim Lopes – o Nem -, preso na madrugada desta quinta-feira (10), no Rio de Janeiro. O Congo não tem embaixador no Brasil apenas uma encarregada de negócios, a conselheira Nadine Osório Tchamlesso. A embaixada informou ainda que aguarda dados da Polícia Federal para se manifestar oficialmente sobre o assunto.
Um cônsul honorário não necessita ser um diplomata de carreira nem funcionário do Ministério das Relações Exteriores. A função pode ser exercida por qualquer pessoa desde que nomeada pela representação diplomática do país. O cônsul não dispõe dos privilégios de diplomatas nem de carro oficial.
Por mais de um ano a referência da Embaixada da República Democrática do Congo em Brasília era a residência do então encarregado de negócios do país, Lumba Mfukunkatu. De acordo com funcionários do prédio, o diplomata não mora mais no local desde meados de 2009. Eles não sabem informar se ele regressou para o Congo.
O Congo passou a despertar a atenção desde a madrugada de hoje (10) à noite quando policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar prenderam o traficante Nem. Ele foi capturado enquanto tentava fugir do cerco policial na comunidade, escondido no porta-malas de um Corolla preto. Militares relataram que dentro do carro estavam três pessoas: um advogado, um homem que se identificou como cônsul honorário do Congo e outro que afirmou ser funcionário do Consulado.
O suposto cônsul impediu a Polícia Militar de revistar o veículo, alegando imunidade diplomática, e disse que só abriria o veículo para revista em uma unidade policial. O veículo seguiu, então, escoltado pelos PMs.
Durante o trajeto, os homens pararam o automóvel, na região da Lagoa, também na zona sul, e ofereceram propina de R$ 1 milhão aos policiais para que fossem liberados. Os PMs revistaram então o veículo e encontraram o traficante.
De acordo com a polícia, Nem chefiava o tráfico de drogas na favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, e era considerado um dos homens mais procurados do Rio. O traficante foi levado para a sede da Polícia Federal, na Praça Mauá, na zona portuária do Rio.
* Informações de Renata Giraldi, da Agência Brasil/Yahoo! Notícias.
- Tópico relacionado: Polícia prende o mais procurado traficante carioca
* * *
Rio: OAB repudia ameaças a Freixo E reforça a necessidade se combater as ações das milícias cariocas.
Da Redação* BH-11/10/2011
Marcelo Freixo
De acordo com informações da imprensa, o deputado fluminense Marcelo Freixo estaria recebendo ameaças por conta de suas investigações a alguns agentes policiais supostamente ligados às milícias cariocas.
As milícias são grupos, geralmente integrados por policiais, que controlam a segurança e a venda exclusiva de diversos produtos a determinadas comunidades do Rio de Janeiro.
Em repúdio às ameaças recebidas pelo parlamentar, a seção da OAB no Rio de Janeiro divulgou uma nota em seu site, onde reforça a necessidade de se combater as ações das milícias naquela cidade.
A seguir reproduzimos a nota da OAB na íntegra.
Nota oficial da OAB/RJ
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro, manifesta profunda apreensão diante das ameaças de morte que tem sofrido o deputado Marcelo Freixo. Ao mesmo tempo, deixa pública sua disposição de participar de quaisquer campanhas suprapartidárias em defesa de sua vida.
Em seu mandato, Marcelo Freixo destacou-se por presidir a CPI que investigou as chamadas milícias – verdadeiras máfias que representam a maior ameaça na área de segurança pública no Rio de Janeiro e um grave risco para a a consolidação do Estado de Direito.
Defender a vida de Freixo e a possibilidade de que ele exerça o mandato livre de quaisquer constrangimentos é dever de todos os democratas.
Por fim, a Ordem dos Advogados reafirma a necessidade de um combate implacável às milícias, com a instalação de UPPs em regiões dominadas por elas e a asfixia de suas fontes de receita.
Só assim esse verdadeiro câncer poderá ser definitivamente extirpado em nosso estado.
Wadih Damous Presidente da OAB/RJ
* * *
Campos: TRE-RJ mantém Rosinha na prefeitura* O anúncio da liminar que manteve Rosinha no cargo foi precedido de manifestações na Prefeitura e por briga entre vereadores na Câmara Municipal.
Rosinha Garotinho
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) concedeu liminar e manteve no cargo a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR), que foi governadora do Rio entre 2003 e 2006. A decisão do desembargador Sérgio Schwaitzer é válida por 30 dias e suspende a inelegibilidade imposta ao deputado federal Anthony Garotinho, também ex-governador (1999/2003) e marido de Rosinha. Os dois haviam sido condenados pela juíza da 100ª Zona Eleitoral, Gracia Cristina Moreira do Rosário, por abuso de poder econômico nas eleições de 2008.
O anúncio da liminar que manteve Rosinha no cargo foi precedido de manifestações na Prefeitura e por briga entre vereadores na Câmara Municipal. A Justiça Eleitoral havia determinado para hoje a posse do presidente do legislativo local, Nelson Nahim (PR), que é irmão de Garotinho, na vaga de Rosinha. Durante a sessão, vereadores de oposição e da base de apoio da então prefeita afastada provocaram tumulto e chegaram a trocar socos no plenário.
"Vamos resistir dentro da lei. Já denunciei hoje no Plenário da Câmara em Brasília os detalhes sórdidos desta armação que visa atingir a mim e a Rosinha. Vamos aguardar", disse Garotinho, hoje de manhã. Ele atribuiu seus problemas com a Justiça Eleitoral a uma suposta "armação tramada" pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), seu ex-aliado político e atual adversário.
Apesar da vitória parcial, o imbróglio jurídico-eleitoral que envolve o casal Garotinho ainda deve se arrastar até os tribunais superiores e tornará ainda mais complicado o projeto do ex-governador de retomar sua relevância política. Terceiro colocado na disputa presidencial de 2002, quando obteve 15 milhões de votos, Garotinho viu minguar seu peso político nos últimos anos.
*Ana Katia Pucu Costa/Agência Estado (SP). 30/09/2011
* * *
Ipanema: Mãe do jogador Roger é baleada em tentativa de assalto* O namorado de Geuse morreu no local e ela foi levada de ambulância para o Hospital Miguel Couto.
Enquanto o meia Roger, do Cruzeiro, estava em campo nesta quarta (02/03) contra o Tolima, na Colômbia, pela Libertadores, a mãe do jogador era baleada no Rio de Janeiro. Geuse Galera e o namorado, ainda não identificado, sofreram uma tentativa de assalto na Rua Alberto de Campos, em frente à Praça Sadock de Sá, em Ipanema.
Ao tentar fugir, o casal foi atingido pelos disparos. O namorado de Geuse morreu no local e ela foi levada de ambulância para o Hospital Miguel Couto. Ainda não há informações sobre o estado de saúde da mãe do jogador.
Segundo testemunhas, os autores dos tiros estavam de moto, assim como a mãe de Roger e o namorado. Os relatos ainda dão conta que, depois de darem cerca de oito disparos, os criminosos fugiram sem levar nada. A polícia já chegou ao local e a perícia está a caminho.
* Informações de Lancenet.
* * *
Segurança: Delegada assumirá chefia da Polícia Civil do RJ* Martha foi Subchefe da Polícia Civil, em 1999, e corregedora da Polícia. Ela tentou, sem sucesso, entrar para a política.
A delegada Martha Rocha foi anunciada na terça (15/02), como a nova chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro. Hoje, Allan Turnowski, deixou o cargo após reunião com o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Martha será a primeira mulher chefe da corporação.
A decisão da saída de Turnowski ocorreu um dia depois das acusações dele contra o delegado titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco), Claudio Ferraz, colaborador da Operação Guilhotina, da Polícia Federal, que prendeu o ex-subchefe de Polícia Civil, Carlos Oliveira, homem de confiança de Turnowski.
Além de fechar a Draco na noite de domingo com policiais armados, o último ato dele como chefe de Polícia Civil foi defender em entrevistas a exoneração de Ferraz e apresentar documentos sem perícia como prova de uma suposta extorsão.
Martha é delegada há 21 anos. Com nome de miss, ela entrou para a polícia por acaso, atraída pelo salário. Era professora primária, quando, em 1983, foi aprovada no concurso para escrivã de polícia. Seis anos depois, já formada em Direito pela (Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), virou uma das primeiras mulheres delegadas da cidade. Martha é solteira, sem filhos. Atualmente ocupava a chefia da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher (DPAM).
Martha foi Subchefe da Polícia Civil, em 1999, e corregedora da Polícia. Ela tentou, sem sucesso, entrar para a política. Foi candidata a deputada estadual em 2006 e vice na chapa de Jorge Bittar (PT) na eleição para Prefeitura do Rio em 2004.
Durante o famoso episódio do sequestro do ônibus 174, no Rio, em 2000, Martha era delegada da 15ª DP, na Gávea, responsável pelo inquérito que apurava a morte de Geisa Gonçalves. Por indiciar o então comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), coronel José Penteado, sob a acusação de homicídio culposo, foi transferida para a delegacia da Barra.
* Informações do jornal Estado de S.Paulo. * * *
Cidade do Samba: Incêndio no samba: superação e busca por soluções* Galpões de escolas de samba repletos de materiais foram consumidos por um grande incêndio que se alastrou pela Cidade do Samba.
Bombeiro trabalharam no rescaldo dos galpões.
Um incêndio de grande proporções e com causas ainda não esclarecidas, destruiu barracões de escolas de samba do grupo especial no Rio de Janeiro. O sistema anti-incêndios, instalado no teto dos barracões não funcionou. De acordo com as informações divulgadas, o prejuízo para a s escolas de samba deve ultrapassar os R$ 15 milhões.
A escola de samba Grande Rio, vice-campeão do último carnaval, perdeu todos os seus carros alegóricos e fantasias. A União da Ilha do Governador perdeu mais de R$ 4 milhões, além de muitas fantasias consumidas pelo fogo. Cerca de 2,5 mil fantasias da Portela foram queimadas no Incêndio.
Alguns membros das escolas dormiam no loca e foram acordados às pressas. Um mutirão formado de improviso tentava salvar parte dos materiais. Alguns membros foram presos por desacatar militares que tentavam contê-los no local.
De acordo com o regulamento do desfile carnavalesco no Rio, a escola de samba que não tiver pelo menos cinco escolas deverá ser punida em pontos. Por isso, o que se busca agora, é alterar o regulamento do Carnaval 2011, para que nenhuma escola de samba seja prejudicada.
Escolas se uniram entre si para que possam reconstituir parte do material perdido. Reuniões da Liga das Escolas de Samba discute, entre outros, a possibilidade de não haver rebaixamento no grupo especial em 2011.
Um bombeiro apaga o fogo num dos barracões, ao lado de um imenso dinossauro.
Escolas de samba vão discutir ajuda a agremiações atingidas por incêndio**
As escolas de samba do grupo especial vão discutir a possibilidade de flexibilizar o regulamento do carnaval carioca para não punir as agremiações prejudicadas por um incêndio na Cidade do Samba, na zona portuária da capital. A expectativa é que nenhuma escola seja rebaixada no carnaval de 2011.
O incêndio no galpão que concentra os barracões das escolas de samba começou no início da manhã e atingiu três deles. A Grande Rio, vice-campeã do carnaval 2010, perdeu 98% de fantasias e todos os carros alegóricos, a um mês do desfile. A União da Ilha teve um carro alegórico e cerca de 2 mil fantasias queimadas. A Portela perdeu 3 mil fantasias.
O prejuízo ainda está sendo estimado pelas diretorias e deve ser apresentado na reunião da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). O diretor carnavalesco da União da Ilha, Márcio André, estima um prejuízo de R$ 2 milhões. Durante a reunião, todos os presidentes devem definir ainda como ajudar as escolas atingidas.
Após um encontro entre os dirigentes pela manhã, na Cidade do Samba, a presidente do Salgueiro, Regina Celi, antecipou que vai oferecer qualquer tipo de apoio e só espera a definição da Liesa para começar a ceder equipamentos, costureiras e ateliês. "Estamos aqui para tudo: carro, fantasia, diretoria, presidente, o que precisar. As escolas estão juntas", afirmou Regina.
O presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, evitou confirmar qualquer decisão sobre alterações no regulamento do carnaval ou ajuda às escolas. Segundo ele, a reunião à noite servirá exatamente "para evitar especulações". "Temos uma catástrofe de grandes proporções, três escolas não têm condições de disputar o título e vamos conversar sobre isso", afirmou.
Abraçado ao presidente da Grande Rio, Helinho Oliveira, o dirigente da Beija-Flor, Anísio Abraão, declarou que vai dar "a melhor contribuição possível".
As causas do incêndio na Cidade do Samba ainda não foram esclarecidas. Não houve feridos.
* Informações da Redação VF, com agências.
** Informações de Isabela Vieira, da Agência Brasil.
- Fotos: Agência Estado.
* * *
Reerguendo cidades: Prefeito de Blumenau leva experiência a cidades do RJ João Paulo Kleinübing faz visita a Teresópolis e Nova Friburgo.
O prefeito João Paulo Kleinübing estará nos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo no Estado do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 03/02. A visita tem por objetivo compartilhar, com as cidades fluminenses, as experiências que Blumenau passou após a tragédia de novembro de 2008.
“A idéia é mostrar nossos procedimentos, sobretudo no campo da Habitação, para que essas cidades economizem tempo e agilizem sua recuperação”, explica João Paulo. Durante o encontro, também serão apresentados o Plano Municipal de Contingência de Inundações e Escorregamentos de Blumenau, o estudo de encostas e outras ações realizados hoje pela administração para prevenção e planejamento na cidade.
O prefeito João Paulo será acompanhado pelo secretário municipal de Planejamento Urbano, Walfredo Balistieri, nas duas visitas. Às 14h estarão em Teresópolis e, às 15h, em Nova Friburgo.
* Fonte: João Paulo Kleinübing, prefeito de Blumenau/Assessora de Comunicação, Natacha Amaral.
* * *
|
|
|
|
HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA