o portal dos itaunenses de todo o mundo...
Cartas & e-mails
Leia outras cartas & e-mails recebidos
Mensagem recebida - assunto: Perigo de morte – AV. JK.
A Avenida JK, do Tropical até a linha férrea, está tornando um corredor da morte para quem faz caminhada naquele trecho. É um absurdo como os motoristas não respeitam velocidades nem transeuntes, demonstrando a falta de educação, tradição brasileira, na cidade que já foi educativa. Muitos deles passam agarrados nas pessoas por prazer, haja vista que a pista é larga, mas fazem questão de passarem a menos de um metro de quem faz caminhada.
Evidente que não são todos, mas de qualquer forma trás sérios perigos, como também alguns engraçadinhos motoqueiros. Recentemente um rapaz morador da chácara do Quitão foi atropelado, ficou vários dias no HPS João XXIII em Belo Horizonte e agora faz fisioterapia e torcemos para que um jovem de vinte anos não tenha seqüelas. Por outro lado, já houve mortes naquela avenida pela imprudência dos motoristas que a transformaram em pista de corrida. Muitas vezes de madrugada ouvimos o barulho de carros e motos em alta velocidade, mas o excesso é a qualquer hora. Diante desta situação se faz necessário urgente providencias das autoridades competentes no sentido de coibir tais abusos, com radares, fiscalização e outras providencias urgentes. A avenida tem trechos que é verdadeiro esconderijo para possíveis ataques de marginais, haja vista que o mato tomou conta e arvores não são podadas, um perigo para quem caminha ao anoitecer, principalmente para mulheres.
Esperamos que autoridades que lerem esta denúncia tomem providencias, porque se depender da Administração Municipal ficará como está, pois reclamações já foram feitas e como sabemos a atual administração não passa de pífia, assim não temos onde recorrer. Itauna, não tem sequer uma ciclovia. Se esta Administração tivesse um mínimo de planejamento, não estaria gastando tanto dinheiro na Praça, causando transtorno e prejuízos materiais e morais aos Itaunenses e, poderiam no mínimo fazer passeios ao longo da Avenida JK e de outras, mas esta tem um relevo próprio para quem gosta e necessita de fazer Cooper (exercícios). Como a Câmara Municipal mais parece uma Câmara de combustão, que legislativa e fiscalizadora, poderia promover um projeto neste sentido, ou que a próxima o faça. A atual teve coragem de aprovar aumento salarial para eles Prefeito e Vice, que recebem os maiores salários do Brasil, R$18.000,00 e R$9.000,00 reais por mês, mais mordomias.
Esperar o quê destes Edis que perfilam em busca de eventos que lhes dê votos para reeleição, pena que o povo não aprende e gosta de sofrer. Quem não acreditar que esta Administração é pífia, venha conhecer a Av. JK e outras ruas da Chácara do Quitão e, comprovarão tudo que está escrito nestas modestas linhas. Na Rua que resido Ivolina Gonçalves e parte da Rua Margarida não é de se estranhar isto pela retaliação à minha pessoa por escrever as verdades sobre a incompetência administrativa reinante no Executivo. Mas deveriam pensar que há vários moradores que não têm nada a ver com esta situação, nem tem que ouvir estouros de bombas de madrugada, há crianças e idosos ou pessoas doentes.
Ovos podres podem jogar, mas agora vamos gravar quem são estes moleques enquadrilhados e comparsados, covardes que são capazes de qualquer coisa para intimidação de quem gostaria de ver a coisa publica bem cuidada, sem necessidade de redes de televisão mostrar as vergonhas da corrupção, função de Vereadores, Tribunais de Contas, Ministério Publico, Judiciário e não de redes televisivas. Só cadeia nesta gente fará do Brasil um País de respeito internacional e, qualidade de vida com dignidade para todos.
Odair de Assis Rodrigues Itauna-MG 26/03/2012
* * *
Mensagem recebida - assunto: Carta aberta ao Vereador Alex Arthur (Lequinho do Garcias)
Mediante a censura imposta pela Presidência da Câmara dos Vereadores a qual não me permitiu fazer o uso da palavra na ultima reunião plenária, registro de público a minha resposta ao vereador lequinho. Em anexo segue o meu pedido de uso da palavra.
Pra piorar, eu ouvi rumores (não sei se procede a informação) de que possivelmente haveria alguém nas galerias da Câmara, instruído pra criar alvoroço e me atacar fisicamente.
Semana passada o Capanema cobrou CPI pra investigar os postos de saúde, etc., e nenhum vereador tomou atitude. Emanuel falou da PRESCON e ninguém sinalizou que a Procuradoria da Casa ia entrar com recurso atrás de outro. Uma senhora denunciou a morte do irmão, por suposta negligencia e nenhuns dos 10 vereadores comentaram nada. Mas o vereador lequinho gastou seu tempo, pra me ofender.
Vereador Alex Arthur, o senhor disse, sem citar meu nome, mas em comentário a minha participação na semana passada, participação esta que agora está censurada, que quando vêem pessoas sem prestigio na escola, que há várias reclamações contra esta pessoa, que não consegue se eleger diretor, blá, blá, bla. Senhor Alex Arthur, eu sou muito homem pra dizer ao senhor de público, que tenho certidão da lavra da Diretora Tânia, a qual atesta que não consta uma única reclamação ou processo administrativo contra minha pessoa. De quem o senhor falava na ultima reunião plenária então? Se a indireta supostamente foi pra mim, por acaso o senhor entende que pelo simples fato de eu ser gay, automaticamente sou um cidadão sem prestígio??? Homossexuais não podem cobrar providencias das autoridades?
Eu que sou professor daquela escola que o senhor, vereador lequinho, citou e sou membro do Sindicato dos Professores. Mesmo assim eu desconheço reclamações em face de professores. O senhor foi eleito pra fiscalizar o Poder Executivo de Itaúna ou a Escolas que estão sobre a tutela do Estado de Minas Gerais? O senhor é Deputado Estadual ou vereador do Município de Itaúna?
Sobre os ataques à diretora Tânia, eu também quero saber a quem o senhor jogava a indireta. Eu, que sou apenas cidadão, que não tenho imunidade como o senhor tem, tive a coragem de vir aqui e dar nota zero aos senhores e ao deputado Neider Moreira, citando nomes e mostrando a minha cara a tapa. Cite nomes, vereador Lequinho.
Sobre a insinuação a sei lá quem, de que não se ganha eleição dentro da Câmara, eu informo ao senhor, que eu nunca fui candidato a vereador e nem a diretor de escola alguma, apenas que eu entendo que tenho mais coragem pra enfrentar situações que os senhores vereadores, que se curvam diante do Prefeito Eugênio Pinto.
Lembra que o senhor perguntou de público, aqui no plenário, de como poderia ser mais atuante? Eu vou responder em partes então: o senhor gosta muito de falar, apenas falar, que o governo é ruim, etc. Tenha coragem pra propor por escrito, ao plenário desta Casa, a instalação de uma comissão investigatória, pra analisar o motivo de até hoje, o portão do posto de saúde dos Garcias ser aquela ferrugem toda. Será que lá dentro está tudo perfeito? Ao invés de só falar mal do governo, peça por escrito ao plenário, a convocação da ex-1ª dama, pra ela explicar todos os questionamentos que o senhor já fez sobre a postura política dela.
Abençoado foi o Folha do Povo que ilustrou foto do senhor, ao dar dinheiro a um flanelinha, quando o senhor é pago pra fiscalizar aquilo, dentre outros assunto. No falar em transito, o Prefeito quer cobrar rotativo, investigue o assunto.
Fique á vontade pra me retrucar, pois se ofendido eu for novamente, não será na calada da noite que eu vou ti responder e sim, através dos jornais que abrirem espaço a este cidadão e professor, pois eu fui censurado pela Presidência da Câmara dos vereadores, de usar da palavra durante as cômicas e insignificantes reuniões plenárias dos vereadores.
Thiago Joel Professor 07/12/2011
* * *
Mensagem recebida - assunto: Resposta aos questionamentos
Vereador Lucinho de Santanense, em respostas aos questionáveis comentários do senhor, na ultima reunião plenária da Câmara, a cerca da representação que eu levei ao conhecimento do Ministério Público, como o senhor provavelmente não leu o corpo do texto, lhe darei alguns esclarecimentos.
Aquela representação foi referente ao suposto uso de dinheiro público, para a autopromoção pessoal, da minha lavra, eu que sou um cidadão que nunca recebeu um único tostão dos cofres públicos, para defender uma cidade a qual a inócua Câmara da qual o senhor faz parte, parece não estar nem ai, haja vista ao silencio dos senhores vereadores em relação aos nossos inúmeros pedidos de CPIs, dentro outros processos de investigação de suposto mau uso do dinheiro do Povo, contra os aumentos abusivos da passaginha, etc. É tão vergonhoso a inatividade desta Câmara, que aos olhos de possíveis maledicentes, nós, os cidadãos que não nos curvamos diante o todo-poderoso senhor prefeito, podemos nos passar como apenas pré-candidatos. O meu objetivo é mais nobre do que uma simples eleição para vereador. Itaúna é mais importante do que um processo eleitoral.
Vereador Lucinho, a senhora Promotora arquivou a minha representação, pelo simples fato de a TV Cidade ter colocado equivocadamente a tarja de “informe Prefeitura”, dando assim a entender que se tratava de verba publicitária destinada apenas, de acordo com nossa Constituição Federal, para a divulgação de propaganda institucional.
Eu não vejo o menor problema em o senhor aparecer na Televisão. Por mim o senhor poderia até mesmo ser contratado pela Rede Globo para fazer parte de um de seus programas, vez que a legislação pátria não impede que um vereador tenha outros empregos. Para terminar, gostaria de respeitosamente sugerir a Vossa Excelência que apresentasse um programa semanal, na TV Cidade, para explicar quais atitudes concretas, quais processos de investigação Vossa Excelência, bem como os demais vereadores eugenistas, propuseram em defesa do Povo de Itaúna, massacrado pelos erros do desgoverno municipal. Faça isso ilustríssimo senhor vereador, para que cada vez menos, precisemos gastar nosso tempo, ao levar ao Ministério Público aquilo que é dever de um vereador – fiscalizar.
Cordialmente,
Júnior Capanema Cidadão Itaunense 15/06/2011
* * *
Mensagem recebida - assunto: Escola Municipal Dr. Lincoln comemora o 39º aniversário
Zélia, professora Cida e alunas Gabriela, Isa e Aline.
No dia 30 de março, alunos pais e funcionários da Escola Municipal Dr. Lincoln Nogueira Machado comemoram o 39º aniversário da escola.
Os alunos do 5º ano da professora Cida e do 4º ano da professora Sandra apresentaram no auditório do turno da manhã música e dança abordando o tema Água, Hino da escola e biografia do Dr. Lincoln, patrono da escola. No turno da tarde, os alunos dos 1ºs e 2ºs períodos apresentaram com entusiasmo músicas sobre a água e cantaram parabéns para a escola; os alunos dos 3ºs anos cantaram o Hino da escola e todos ouviram atentamente a biografia do Dr. Lincoln. Houve, também, lanche especial para os alunos e funcionários.
A Escola Municipal Dr. Lincoln Nogueira Machado fica situada no Bairro de Lourdes, em Itaúna, e se destaca pela excelência no ensino, com nota 7 no IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A Escola atende estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em 19 turmas, totalizando 380 alunos. A equipe da Escola, sob direção da educadora Zélia Maria Antunes de Assis, é composta por 36 profissionais comprometidos com a qualidade do trabalho e com a melhoria da educação.
João Batista de Oliveira – Membro CME / Presidente CAE.
* * *
Mensagem recebida - assunto: A volta da inflação e o fim do plano real
Não sou catastrófico nem profeta do apocalipse, mas vejam:
1 - moedas de 1, 5 e 10 centavos se estiverem no chão ninguém junta; 2 - os preços nos mercados subiram assustadoramente nos últimos meses; 3 - poucos meses atrás íamos nos mercados com uma nota de cinqüenta e os caixas perguntavam se não tínhamos notas menores; 4 - as notas de cem reais que dificilmente a gente enxergava, estão circulando normalmente. Confirmei com caixas de estabelecimentos comerciais e estão recebendo com bastante freqüência.
Sem contar que as notas de um real já foram para o “saco” faz tempo O Lula disse que “meu maior objetivo ao fim de meu governo é ver todo brasileiro fazendo três refeições saudáveis por dia”. Se não fosse trágico seria cômico. Veja os preços dos alimentos que absurdo. O preço da carne disparou. Citei aqui apenas alguns exemplos de aumento de preços.
Quem nasceu com a inflação e conviveu com ela durante praticamente toda a vida já viu esse filme várias vezes (plano cruzado, cruzeiro, cruzeiro novo, Collor etc etc)
Estamos vivendo no Brasil uma realidade duplamente perversa para o trabalhador brasileiro: a combinação de juros altos e índice inflacionário alto.
Nos EUA, por exemplo, a taxa de juros é relativamente baixa e o índice inflacionário não é alto.
O que aumenta o índice inflacionário é a baixa oferta em relação à demanda.
É possível sim baixar a taxa de juros sem que, com isso, a inflação volte a galopar.
Se a taxa de juros baixarem, a produção vai aumentar, e com ela a oferta, fazendo a inflação cair.
Com esta situação que está aí, perdem os pobres e trabalhadores, enquanto os ricos e banqueiros, sempre eles, é que se beneficiam com a alta taxa de juros, pois são eles que emprestam dinheiro, enquanto os pobres tomam dinheiro emprestado.
Ou seja, com a alta taxa de juros, eles consumirão cada vez mais e os pobres consumirão cada vez menos.
E o povão que votou na Dilma, alheio a esta situação que os esfola, continua na ilusão de que este governo governa para eles...pobres coitados!
João Batista de Oliveira
* * *
Mensagem recebida - assunto: Manifestação contra o aumento do IPTU
Júnior Capanema e Thiago Joel.
Na tarde desta sexta-feira dia 10 de Dezembro de 2010 eu e o Professor Thiago Joel, nos vestimos de Papai Noel e distribuímos panfletos, para protestarmos pacificamente contra o “presente” de Natal que o Prefeito pretende dar à cidade de Itaúna – o aumento do IPTU.
O impopular projeto foi enviado à Câmara (Projeto de Lei Complementar número 08 de 06 de Dezembro de 2010), que objetiva aumentar ainda mais o valor do IPTU em Itaúna. Mais uma vez fica nossa pergunta aqui registrada, “por qual motivo o Prefeito não se reuniu com a população, em audiência pública e debateu diretamente com o povo a necessidade de se aumentar o IPTU?”
FORA EUGÊNIO! CASSAÇÃO JÁ!
Júnior Capanema Militante cultural
- Em anexo segue algumas fotos de nossa manifestação, cópia dos panfletos e cópia do referido projeto.
* * *
Mensagem recebida - assunto: Abaixo a ditadura!
Fico impressionado como há “pessoas”, advogadas, enfim tanta gente simpatizante do Prefeito, que não respeita a liberdade de expressão de quem é contrário ao questionável governo municipal.
Semana passada, uma pseudo-advogada foi atrás de alguns de meus familiares, para nos ameaçar, dizendo que eu seria processado, por eu ter aplaudido, das galerias da Câmara, Ana Carolina a qual fez duro discurso contra a antiadministração de Eugênio Pinto. Na verdade eu somente aplaudi a um projeto do vereador eugenista Delmo Barbosa, sobre se criar audiência pública anterior ao aumento da tarifa do transporte público. Ora bolas, enquanto estiver escrito na Constituição Federal que eu sou livre pra expressar minha opinião, eu vou me manifestar de maneira pacífica, sendo assim é bem mais fácil eu entrar com uma representação junto ao Conselho de Ética profissional, deste tipo de “pessoa” do que eu me deixar abalar. E digo mais, estou procurando juntar provas testemunhais, à respeito deste tipo de assédio e ameaça as quais eu e minha família estamos sofrendo, para posteriormente eu questionar isso na Justiça.
Deixo claro que não estou atribuindo estes fatos ocorridos à pessoa do Sr. Prefeito, mas que eu creio que ele deveria repensar sobre as pessoas, que se dizem falar em seu nome, que antes possivelmente o chamava até de ladrão, na praça da matriz ou em qualquer outro lugar e que hoje vive a defendê-lo. É um absurdo tentar amedrontar cidadãos comuns como eu e como você que lê este desabafo.
Thiago Joel Estevam Damazio Professor Estadual Diretor: Sindute subsede Itaúna 29/11/2010
* * *
Mensagem recebida - assunto: Reforma E.M. Celuta das Neves (Polivalente) parada
Em, 19/12/10, foi solicitado, por pais e alunos, a minha presença no prédio da Escola Municipal Professora Celuta das Neves (Polivalente, Bairro de Lourdes) devido ao descaso em que se encontra a mesma com a paralisação das já tão lentas obras de reforma da instituição de educação.
Como pai de um aluno, Membro do Colegiado, e eleito Representante dos Pais no Conselho Municipal de Educação na próxima gestão, fui até a escola e fiquei com vergonha do que presenciei. Realmente as obras foram paralisadas antes da semana dos feriados do dia das crianças e professores. Segundo funcionários, pais e estudantes, quando retornaram em 18/10 não havia mais operários trabalhando e os banheiros masculino e feminino, sem acabar, estavam lacrados. Vide foto.
No exato momento em que adentrei o recinto deparei com uma turma de alunos voltando da aula de Educação Física (período tarde) trocando roupas dentro da sala de aula por falta de um lugar adequado, que seria os banheiros e vestiários. Com isso os alunos estão sem banhieros no “segura quem pode”. Questionando várias pessoas, entre elas funcionários da escola, o porquê da paralisação, as respostas foram que a suposta causa é a falta de verba. Se realmente for por falta de recurso, considero um argumento inadmissível, pois eu mesmo cobri e elaborei uma matéria divulgada pela mídia em 01/06/10 no dia em que o prefeito, secretários e o proprietário da Construtora Engeop assinaram a Ordem de Serviço para execução das obras em tempo recorde, com inicio em 15/06/10 sendo que já havia verba garantida liberada para a mesma, segundo prefeito e secretários.
Quero lembrar que esta mesma Construtora,fez uma "reforma inacabada”, na Escola M Dr. Lincoln e está reformando a Praça da Matriz. Se for comprovado que a pausa nos serviços é por falta de dinheiro, onde então foi parar estes recursos destinados a escola? Outra informação ainda não confirmada é que o pagamento dos funcionários da educação que recebe acima de um determinado salário, estaria atrasado. Nem na década de 70 em plena ditadura, quando eu estudava em escola rural, existia situação tão precária como esta. Então vereadores (principalmente os aliados ao prefeito e aqueles mais votados no Bairro de Lourdes e demais autoridades competentes, cabe a vocês esclarecer este fato para os pais, alunos e demais usuários da escola da “Cidade Educativa do Mundo”. Estamos aguardando ansiosos.
João Batista de Oliveira – Pai de aluno, Membro Colegiado e CME.
* * *
Mensagem recebida - assunto: Ah, se essa Praça fosse minha!
Não estou escrevendo para valorizar nenhuma política de proteção do patrimônio, muito menos dissertar sobre memória coletiva e teoria social. Infelizmente, tudo que aprendi em 8 anos de atuação na área não valeram de nada e nunca consegui atuar de maneira eficaz na minha própria cidade.
Tenho a satisfação de saber que consegui perpetuar, divulgar e fomentar a memória e a identidade cultural de mais de 12 cidades, mas a minha memória pessoal ficará reduzida a um pequeno arquivo que tenho em minha casa. Sei que 27 anos para a história é como um grão de areia no mar, nem sei se podemos considerar como memória partindo do conceito de identificação social, mas flashs ou lembranças...
Mas se para mim, a Praça da Matriz remete tantas lembranças eu fico imaginando para o resto da população. Minha infância foi recheada de momentos na Praça. Sábado meus pais me levavam na Praça para andar de velotrol (aquele da bandeirantes que tinha uma imitação de estepe azul e era de cor vermelha, acho que só tinha este modelo na época!) naquele pequeno pátio cercadinho atrás da banca de metalon (hoje Via Cultural).
Minha avó Maria, sempre que recebia seu ordenado ela me levava na Praça para comprar gibis da Mônica e do Pica Pau. Sem contar os álbuns de figurinhas do chocolate surpresa e dos chicletes da Xuxa. Nesse mesmo período, aquele monumento do Dr. Augusto era no cimento bruto, não tinha revestimento em pastilhas. Então era a tristeza dos pais, porque acaba com as roupas das crianças.
Minha mãe jura que não se lembra do que vou contar agora, mas me lembro perfeitamente dela falar que as crianças que desciam no monumento (que na época para mim era um escorregador) o “moço da rede” levava embora da cidade. Vocês se lembram do tanto de ambulante vendendo rede que tinha na Praça? Eu morria de medo deles! No finalzinho da tarde começava a tocar uma música que vinha da fonte, quando descobri que existia um alçapão embaixo da fonte, eu imaginava galerias subterrâneas em Itaúna, como se estivesse dentro de algum livro da Série Vagalume, vocês se lembram???
Mas voltando à fonte... A iluminação era toda colorida, parecia natal no meio das férias de julho! Mas para a garotada o melhor era que a fonte era muito, muito descompensada, então quando a fonte estava funcionando, ela molhava os transeuntes... Ai... era muito bom!!! Tinha um senhor que fazia churrasquinho, o seu Dico pipoqueiro (com seu carrinho que era um micro ônibus), o fotógrafo senhor Osvaldo com as fotografias em uma Kombi azul escura, e ficavam expostas as fotos de quem tirou as fotos e não pagou! Era ótimo!
Outra lembrança que me marcou muito, eram os laguinhos. Perto do Banco do Brasil, modernista, com o traçado curvilíneo lindo... e no acesso central, entre os laguinhos, tem como se fossem parapeitos de uma ponte, e minha primeira coleção de literatura infantil (se chamava Minha Primeira Coleção, a capa é com aquele efeito tridimensional) que por sinal existe até hoje muito bem guardados, tem um livro da história do João e Maria, e na ilustração eles estavam numa ponte igual a essa da Praça. Então me imaginava dentro do livro... sempre fui meio doida, né gente? Nesses laguinhos (quando ainda tinham água) eu jogava tanto pão para as carpas douradas que ficavam lá nadando...
Às vezes foi até minha poluição de pão que fez algum prefeito desistir de limpar a água. Mulheres da década de 80, ir na praça na época de natal, comprar a Barbie mais linda na Casa da Roupas (ficava no segundo andar, à direita da escada) e depois ir na Feirinha de Artesanato comprar as roupinhas de bonecas feitas à mão por todas aquelas grandes artesãs itaunenses. Muitas trabalham lá até hoje, como a Tereza e a Bete.
Tudo isso na infância, sem contar adolescência. Quando tinha a Chopança, ZZP, Jump, tinha uma matinê de alguma dessas boates subindo a Capitão Vicente. O Edifício Benfica era o Prédio da Coca Cola. Quando dou palestra em alguma escola e comento que na minha pré adolescência não existia posto e nem essa quantidade de bares na Prainhas eles ficam impressionados!!! Então além de ser uma área de diretriz especial, comprovada sua importância cultural por tudo que já foi discutido como os casarões, o cine rex, a troca de orago com a Igreja do Rosário, a representatividade que o Automóvel Clube teve historicamente no município, o Banco do Brasil sendo o primeiro edifício modernista da cidade, o Fórum que já foi a cadeia pública, a rodoviária que funcionava numa portinha, por tudo isso e muito mais, não é uma praça. É a praça da Matriz de quem foi “nascido e criado em Itaúna.”
Então sei que quando tirarem aquela fonte, vai um pedacinho do meu coração, uma nostálgica e deliciosa lembrança da minha infância, uma dor de não ver ela funcionando pela última vez, sabe aquela vontade de despedir?? Como já dizia Martha Medeiros: “Despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo.” Ah, se essa Praça fosse minha!
Talita Alves Morais e Rabelo Pequenas Intervenções Urbanas - Minas Itaúna-MG
* * *
Mensagem recebida - assunto: DIREITO DE RESPOSTA AOS CIDADÃOS DE BEM DE ITAÚNA
Eu, Lincoln Guimarães Melo, denunciante das infrações político-administrativas (Mandados de Segurança em andamento no Poder Judiciário) apuradas pela Comissão Especial e pela Comissão Parlamentar de Inquérito “supostamente cometidas” pelo Sr. Prefeito Eugênio Pinto, tendo em vista a alegação na defesa prévia do Prefeito que o mesmo é inocente e que a culpa pela contratação da Prescon é única e exclusivamente dos membros da Comissão Permanente de Licitação os Srs. MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA E SOUZA, MILTON FERREIRA DE SOUZA, ROSANGELA APARECIDA ALVES, JOÃO PAULO DA SILVA ANTUNES E MARIA APARECIDA MEDEIROS e dos funcionários públicos responsáveis pelo departamento de informática e contabilidade os Srs. MARCELO APARECIDO DA SILVA E CARLA REGINA GUIMARÃES CHAVES pergunto-lhes:
1) Qual o interesse de vocês acusados, em contratar uma empresa que em tese e segundo depoimento das diretoras das escolas municipais, as quais deveriam ser beneficiadas por tais serviços de informática, não prestou quaisquer serviços práticos de utilidade pública ao nosso município?
2) Tendo em vista a apuração da CPI dos gastos excessivos na ordem de R$ 6.000.000,00 (Seis milhões de reais), quais os planos que vocês, supostos responsáveis, conforme alegado na defesa do Excelentíssimo Sr Prefeito têm para se defenderem e não deixarem esta mancha moral e financeira que os marcaram e os marcarão, inclusive suas famílias, na história educacional do município que um dia fora intitulado Cidade Educativa do Mundo?
Pergunto também, uma vez que o Prefeito atribuiu culpa aos Srs. Heli Maia (atual Secretário de Educação, Cultura e Turismo) e os ex-secretários de Educação, Cultura e Turismo, Sra. Marisa Pinto e Carlos Márcio Bernardes, o seguinte:
1) Sr. Secretário Heli Maia, tendo em vista a não operacionalidade dos sistemas alugados pela empresa Prescon Informática desde de 2007, qual o verdadeiro interesse que motivou o Sr., ocupante de cargo de confiança, experiente profissional da educação, em prorrogar por 12 meses tal contrato que ultrapassava a cifra de R$ 150.000,00 (Cento e cinquenta mil reais) mensais?
2) Há comentários que a culpa pela a prorrogação do contrato se deu pela omissão dos diretores das escolas municipais, que não comunicaram à Secretaria de Educação o não funcionamento e a inutilidade dos programas. Pergunto-lhes, Sr. Secretário Heli Maia e ex-secretários Marisa Pinto e Carlos Márcio Bernardes: não ocorreram reuniões com os diretores das escolas para acompanhamento do rendimento e aproveitamento de tais sistemas que geraram tamanho prejuízo financeiro e educacional para os cofres públicos?
Na certeza de haver explicações para as alegações do Sr. Prefeito na defesa prévia, nós Sociedade Itaunense, aguardamos retorno através de publicação das respostas neste tão respeitado e democrático meio de comunicação.
Lincoln Melo - Itaúna
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Picuinhas na saúde
Fizemos um abaixo assinado, há bastante tempo, com o objetivo de melhorar o atendimento no plantão 24 horas (que funciona no único hospital da cidade) para a readmissão dos plantonistas e o não fechamento do plantão. Foram aproximadamente 700 (setecentas) assinaturas recolhidas, mas vejo que o problema continua e não foi solucionado. Mesmo depois de tantas reivindicações as coisas estão piorando, pois desde minha infância convivo com situações diversas no hospital, ouvindo relatos de usuários e funcionários. Local onde também já trabalhei. Vejo que o problema não está somente na administração municipal, mas também na própria administração do hospital. Hoje como uma simples cidadã percebo que não só os usuários, pacientes, enfermos estão sofrendo com o descaso de nossas “autoridades”, mas também os funcionários da Hospital Manoel Gonçalves de Sousa Moreira, sim povo itaunense os funcionários também. Semana passada foi véspera da semana da enfermagem e também foi comemorado o dia das mães e a administração nem se importou com estes fatos. Nem um comunicado que o pagamento dos empregados iria atrasar, mesmo eles sabendo que sexta feira era o 5º (quinto) dia útil do mês. Nenhuma satisfação foi dada aos funcionários. Gostaria de saber com isto, onde os administradores do hospital irão jogar a culpa. Quero saber também o que esta acontecendo com nosso único hospital que era uma Casa de Caridade doada por um ilustre cidadão itaunense, o Sr. Manoel Gonçalves de Sousa Moreira, e que atualmente está virando uma industria falida e uma bucha de canhão para os políticos. Temos um péssimo atendimento e não estão respeitando os próprios funcionários. Uma calamidade. Um único hospital nestas condições para atender uma cidade de quase cem mil habitantes e micro região. Precisamos com urgência de pessoas mais caridosas, humanas e competentes para administrar nosso querido hospital, respeitando assim os usuários, funcionários e a memória do doador o grande Manoel Gonçalves.
Kellen Consuelo – Grupo Amigos de Itaúna
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Lincoln Melo cobra cumprimento da lei
Eu, Lincoln Guimarães Melo, cidadão itaunense, ex-presidente do Conselho Municipal de Cultura, venho por meio desta, informar e desde já questionar ao Sr. Prefeito Eugenio Pinto o porquê da demora da regulamentação do novo Conselho Municipal de Cultura pelos motivos que passo a expor: 1) Dá informação: O Conselho deve ser formado por pessoas da sociedade civil, do poder executivo e legislativo, não serão remunerados para tais funções. Dos questionamentos: 1) Uma vez já previsto em Lei Municipal especifica, aprovada há mais de 30 dias (Lei que para ser aprovada custou a renúncia da maioria de seus membros que não tiveram a vaidade de ocuparem tais funções) questiono ao Prefeito que é o único e exclusivo detentor do poder de regulamentar tal Lei, qual andamento da regulamentação? Venho informar que além elaboramos o texto da Emenda a Lei Orgânica, protocolamos junto ao Poder Legislativo bem como ao Sr. Prefeito, Sr. Secretario e ao Chefe do Departamento de Cultura propostas referentes à Regulamentação do Conselho bem como proposta para uma Lei de Incentivo de Cultura Municipal. As mesmas não foram respondidas e, mesmo tendo o Poder Legislativo aprovado/determinado que a regulamentação seria feita pelo Poder Executivo(Sr. Prefeito e equipe) não se posicionaram sobre as mesmas. Lei semelhante fora aprovada em outubro de 2008 referente ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, fora determinado no texto da Lei que em 60 dias o Sr. Prefeito regulamentaria tal Lei e a regulamentação ainda não ocorreu(já se passaram mais de 14 meses do prazo determinado), vale ressaltar que o Conselho de Patrimônio Histórico está composto e seu presidente é o Sr. João Jose(Atual chefe do departamento de Cultura). Quanto tempo o setor cultural deverá esperar para que a administração tome uma atitude digna de cumprir as determinações legais? Devemos entender que administração pública se encontra em crise e que não está conseguindo cumprir os mais simples ditames da administração, ou seja cumprir as determinações do Poder Legislativo? Qual dificuldade em analisar as propostas já discutidas entre os membros do Conselho de Cultura que estudou várias legislações e resumiu o que há de melhor entre elas? Qual o porquê da omissão por parte da administração em aceitar que a sociedade civil participe das políticas públicas culturais? Por fim, tendo em vista ser o papel de cada cidadão itaunense, solicito que pessoas idôneas desta cidade, pensem melhor sobre a atual situação política de Itaúna e não mais se omitam. Entendo que o município já foi penalizado por demais pelo atual descaso administrativo. Tendo em vista que haverá eleições em 2012, a população itaunense deve se conscientizar o quanto antes para se preparar para o futuro político do nosso município.
Lincoln Guimarães Melo Itaúna-MG
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Ogênio Caramujo
Pessoas fizeram mutirão para combater caramujo em Itaúna.
Mais uma operação bem sucedida (11/04/10) no combate ao caramujo africano. Esta operação foi realizada nos bairros Murilo Gonçalves, Três Marias e Cidade Nova.
Visto que Ogênio Caramujo gosta de lugares frescos e confortáveis e às vezes abandona sua casa. Com hábitos noturnos, age sempre na calada da noite. Saímos na cassação do Gênio, logo pela manhã. Ele é sorrateiro, astucioso muito escorregadio e traz grandes prejuízos a saúde humana, ao meio ambiente e ao nosso bolso. Multiplica-se com facilidade e vive em bandos. Ficamos perplexos com a resistência do Gênio Caramujo. Tentamos combater com fogo e cal. Mas o Gênio tenta resistir e continua incomodando a sociedade que já não o suporta. Apesar de Ogênio, sua aparência é bizarra e asquerosa causando pânico a todos. Esta praga que vem aterrorizando a sociedade já não é mais africana e sim itaunense.
Diretamente desta região para os administradores do município de Itaúna, uma receita especial.
Prato do dia: Iscagô ao molho de pimentê
Ingredientes:
Iscagô Corrupção Pimentas variadas Falência múltipla dos órgãos da saúde Ai-pum Educação e cultura em estágio de decomposição Cebolinha, coento, limão, sal, alho a gosto e cal em grande quantidade.
Obs: As pessoas que sujeitarem a degustar este prato tem que ter um estomago de ferro.
Bom apetite adoradores de Iscagô de Gênio Caramujo.
- Fotos e texto: Grupo Amigos de Itaúna.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Prefeito não consulta Conselho sobre Carnaval
A Prefeitura Municipal de Itaúna anunciou nesta tarde de Quinta Feira dia 21/01/2010, no Jornal da Alterosa – edição regional, os eventos e festividade do carnaval de Itaúna. Por outro lado, até onde me consta, nenhum membro do Conselho Municipal de Cultura foi sequer consultado, não ocorrendo mais uma vez, um debate ou uma parceria entre o referido Conselho e o Poder Executivo Municipal para a realização dos eventos ligados a cultura.
Vale ressaltar que a Lei Orgânica do Município de Itaúna, na Seção II, da Cultura, art.130 consta entre outros, que compete ao Conselho Municipal de Cultura II – colaborar com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, na elaboração do calendário anual de atividades culturais e artísticas (g.n).
Senhor Prefeito, vamos levantar a bandeira da paz e terminar de uma vez por todas com os mal entendidos em relação às políticas públicas para a cultura. Sugiro mais uma vez a V.Exª, de maneira respeitosa, que este Poder Executivo Municipal se reúna com os artistas para debater não somente sobre o carnaval, bem como todo e qualquer assunto relativo a nossa cultura e por fim que V.Exª envie a Câmara as propostas de projeto de lei, como os artistas já solicitaram a este Poder Executivo.
Júnior Capanema Itaúna, 21 de janeiro de 2010.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Carta aberta a população Itaunense
Caros conterrâneos;
Peço que encare as palavras abaixo como a de um cidadão que acredita em melhorias reais e concretas para o bem estar de toda uma população.
Quanto você acha que foi repassado ao município de Itaúna pelo Governo Federal? Dinheiro público que é enviado visando à solução de um problema ou ao atendimento de determinada necessidade ou demanda da sociedade. Sendo assim, será que o montante enviado a Itaúna foi aplicado nos seus devidos fins e programas?
Programas esses que devem seguir objetivo e deveres de realizar as ações sob a forma de atividades, projetos ou operações especiais, especificando os respectivos valores e metas e as unidades orçamentárias responsáveis pela realização da ação. A cada projeto ou atividade só poderá estar associado um produto, que, quantificado por sua unidade de medida, dará origem à meta.
Ou seja, se você esta se perguntado se algo foi realizado na nossa sociedade Itaunense já podemos presumir que uma das obrigações não foram atendidas. Porém vamos simplificar estes questionamentos e buscar a participação e o controle social que não são apenas um direito de cada cidadão, mas, também, um dever. Por isso, é muito importante que todos fiscalizem os recursos federais repassados a estados e municípios, como os recursos para a merenda escolar, para o Bolsa Família, para a saúde e para a erradicação do trabalho infantil, entre outros. Cabe a nós, cada cidadão, a tarefa de fiscalizar e acompanhar os gastos do Governo Federal.
Por isso proponho que nós repassemos este e-mail a todos que fazem parte da nossa comunidade Itaunense, a qual acredita e sonha com dias melhores e mais prósperos a nossa cidade.
Para se ter uma idéia de valores repassados aos cofres públicos de Itaúna que visa benfeitorias, vamos aos números dos últimos 6 anos:
R$ 31.764.851,32 (2009) R$ 39.268.427,60 (2008) R$ 32.817.815,39 (2007) R$ 27.095.266,59 (2006) R$ 22.685.004,65 (2005) R$ 19.422.266,91 (2004) R$ 173.053.632,46 Total
É isso mesmo o valor está exato, fonte oficial da Controladoria Geral da União. Você consegue ver estes recursos transformados em realizações efetivas para o nosso município? Cabe a pergunta aos responsáveis pela administração pública, os quais foram eleitos por nós. Será que excelentíssimo senhor prefeito conseguiria apresentar para onde ele destinou cada centavo dos milhões repassados a sua administração?
Com intuito de obter respostas e um processo de reflexão da nossa cidadania que esta carta aberta circula pelos correios eletrônicos. Seja um fiscal da correta aplicação do dinheiro público.
Bernardo Corradi Nogueira
* Fonte dos dados: http://www.portaldatransparencia.gov.br.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Lixão e Lobeirão, uma história de sucesso
Há seis anos comecei a participar ativamente no mundo futebolístico itaunense, quando comecei a organizar dois torneios de futebol society já tradicionais aqui na cidade. Mas como todo futebol itaunense já desacreditado, organizei os torneios do Lixão em Santanense e Lobeirão no bairro Residencial Santanense.
Quando iniciei minhas atividades de organizador tinha um grande sonho de reerguer estes torneios e colocá-los no cenário esportivo da cidade como torneios reconhecidos pela excelência em organização, pela credibilidade administrativa e pelo entusiasmo competitivo, trazendo assim de volta aos campos os bons jogadores de futebol que Itaúna tem e aos “estádios” (02 campos que quando iniciei não tinham nenhum tipo de infra-estrutura para receber público) o tão carente público que ama o futebol.
Acreditava e ainda acredito que o futebol é uma excelente forma de integração e conquistas de amizade. Acreditava que teria um maçante e verdadeiro apoio das equipes, atletas, torcida e patrocinadores para elevar o futebol já quase morto de Itaúna à patamares animadores para todos, muitos sonhos e muito trabalho.
O início foi difícil com o Campeonato de Futebol Society do Lixão, no ano de 2004 como disse, primeiramente conquistar o público alvo “os jogadores e dirigentes e torcida”. Oito equipes se inscreveram, o estado do alambrado era deplorável, o campo estava mais para pasto e não tinha nenhum conforto para os torcedores, como arquibancada e área limpa. Foi um bom campeonato, muito disputado e o público surpreendeu minhas expectativas. Mas apoio, eu não tive nenhum, cobrança sim, pois na medida em que desenrolava o campeonato, todos se surpreendiam com minha forma de organização e queriam muito mais. E isso me alegrava e aumentava minhas expectativas para o próximo torneio. A final foi um grande sucesso de público com as equipes do Ressaquinha e BTC (Buracão) fazendo um sensacional jogo de futebol sagrando-se o BTC, como o campeão já em 2005.
Assim foi também o Torneio do Lixão em 2006, porém, com 12 equipes participando e o começo de uma boa parceria com a Prefeitura de Itaúna, através do prefeito Eugênio Pinto e o Lucinho de Santanense, com a construção de arquibancadas, limpeza de toda a área do campo e algumas reformas necessárias. Neste ano o público foi surpreendente e o campeonato muito disputado, sendo a equipe do Ressaquinha a campeã do Torneio do Lixão. Neste mesmo ano, também começamos o Torneio do Lobeirão, com as mesmas dificuldades do Lixão, porém com uma grande diferença: o apoio maçante da comunidade. Neste torneio, como em todos até hoje, a renda da venda de petiscos é revertida para a construção da igreja do bairro Residencial “Coração de Maria”. Foi um excepcional torneio, sendo a equipe do Ressaquinha novamente a campeã. Neste ano foram também construídos os primeiros vãos de arquibancadas do campo.
Em 2007 no Campeonato do Lixão, muitas novidades, primeiro o bom número de 16 equipes no total, com o ressurgimento da equipe do Souza Moreira aos gramados. Com isso, o retorno de grandes jogadores como Heli, João Mágno, Rosse e muitos outros, sem contar com o considerável aumento do público nos jogos.
Neste ano, o alambrado velho caiu com as fortes chuvas e com isso tivemos graças ao apoio do nosso prefeito a grata surpresa da instalação do novo e belíssimo alambrado inaugurado com o nome do saudoso esportista e querido filho do bairro “André do Amires”. Foi um excepcional campeonato, sendo a forte equipe do Souza Moreira a campeã.
No Lobeirão em 2007, manteve-se o alto nível dos jogos com 16 equipes participando e grande público prestigiando. As reclamações de dirigentes começaram a aumentar de forma significante, mas eu já estava preparado para isso, punições severas foram dadas a atletas infratores do regulamento, mais no final tudo terminou bem, sendo a equipe do Ferrujão a grande campeã.
Em 2008 tivemos a hegemonia da equipe da Rata, assim como em 2006 a do Ressaquinha. A Rata foi a campeã dos Torneios do Lixão deixando para traz 18 equipes. No Lobeirão deixou para traz 17 equipes, o público neste ano foi espetacular e o apoio, como já disse, somente da Prefeitura, mesmo assim, ano de política passamos apertados, mas no final rompemos.
Aqui começa uma nova realidade, dirigentes começam a impor. Será que isso também não contribuiu para que o futebol itaunense de forma geral acabasse? Mas isso não me abalou, como bom Cristão, “Deus é maior”, passei por cima disto e rompemos muito bem graças a Deus.
Agora em 2009 já encerramos o Torneio do Lixão, sendo a equipe do 100 Juízo a grande campeã, que assim como todos os outros foi um sucesso. Não tive muito apoio, para variar, mais entendi, pois a crise chegou arrasadora. Mas tive uma grata surpresa, a primeira empresa itaunense que incentivou o torneio, Bebidas Aladim, colocando uma placa e contribuindo com a premiação da equipe campeã, muito obrigado, Aladim. Também quero agradecer ao Iram da Griff Esportes de Divinópolis, quetambém contribuiu.
Estamos em pleno andamento do campeonato do Lobeirão com o impressionante número de 21 equipes participando. Os problemas, como sempre, aparecem e este ano estão vindo a cavalo. Existem pessoas que são cooperativas com a organização do campeonato, e existem pessoas que só pensam no seu próprio interesse. No futebol de hoje em dia ninguém mais pode perder, pois todos acham que estão sendo prejudicados. Veja o caso do Flamengo, que mesmo ganhando o jogo contra o Santos por 1 a 0 entrou com uma representação na CBF contra o árbitro da partida, porque ele marcou dois pênaltis para o Santos, e os pênaltis existiram. Se numa partida acontecerem 30 pênaltis, todos os 30 têm que ser marcados.
Acreditem ou não este ano, vejam bem, campeonato de pelada, amizade, respeito. Fui até ameaçado por uma equipe que iria procurar seu advogado para resolver uma questão quando o campeonato ainda nem tinha começado. Já punimos quem deveria ser punido, imaginem, pois como eu disse, pessoas acham que estão sendo prejudicadas a todo momento, e não é fácil.
Digo que não existe nenhum tipo de perseguição ou de má vontade da organização com qualquer equipe. O que existe são equipes que acham que têm que ganhar a qualquer preço e para isso, esquecem do principal valor de uma competição esportiva: "A INTEGRAÇÃO E A AMIZADE QUE CONSTRUIMOS". Ganhar é o intuído de todos, é claro, e é isso que é bom, mais temos que ter uma mudança de postura no que se refere a aceitar que nem sempre ganharemos tudo. Bom, os problemas já foram superados e pergunto: isso me abalou? É claro que não, como disse no começo, eu acreditava e ainda acredito que o futebol é uma excelente forma de “INTEGRAÇÃO E CONQUISTAS DE AMIZADE", e sei que, como todos os outros, este será um campeonato de sucesso. Neste ano também já conseguimos um grande ganho no Lobeirão mais um excepcional vão de arquibancadas, obrigado, prefeito Eugênio Pinto.
No mais acho que meus sonhos antigos se realizaram, agora já tenho outros, elevar o esporte em Itaúna de forma geral, como no passado foi. Peço também à iniciativa privada e empresários que apóiem o esporte em geral, a propaganda é a alma do negócio. Nos nossos campeonatos temos uma excelente média de público, se quiserem anunciar serão muito bem vindos e estarão contribuindo para o crescimento do esporte em nossa cidade.
Obrigado a todos que sempre me apóia, à paciência de minha esposa, filha e família, aos verdadeiros amigos me incentivam, aos atletas que sempre participaram, aos dirigentes que confiam na gente, ao Amarelo e todos do bairro residencial Santanense e a todos que sempre prestigiam e fazem destes os melhores torneios de nossa cidade.
Edson Pinheiro Silva Organizador esportivo
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Site da prefeitura divulga dados pessoais
Olá Pepe tudo bem?
Gostaria de lhe falar uma coisa que acho que não está certa.
Aqui em Itaúna o Site responsável pela inscrição para o concurso da prefeitura está deixando a mostra os principais dados dos candidatos, sendo eles, Nome Completo, RG e CPF.
Na minha humilde opinião acho que esses dados deveriam ficar em lugar mais seguro no site, envio o link direto para o site: http://www.magnusconcursos.com.br/concurso/pm_Itauna/ListagemGeral.htm
Bom no mais é só isso, muito obrigado pela atenção.
Alessandro – Itaúna-MG Em 22/09/2009.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Independência? O estado precário do Hospital de Itaúna
Prezado Pepe, boa noite!
Pepe, venho através desta, denunciar a situação em que se encontra nosso hospital.
Fui hoje fazer uma consulta e me deparei com uma cena desagradável: havia muitas pessoas para serem atendidas desde as 09:00 e já eram quase 13:30 quando lá cheguei. Havia somente um plantonista para toda aquela gente. Me deu pena de ver uma senhora muito idosa deitada em uma maca e uma mulher sofrendo com cólica de rins aguardando atendimento desde cedo.
Agora, temos que comemorar a independência do nosso país nos submetendo diariamente à incompetência de políticos inescrupulosos que esqueceram-se de suas raízes.
Não sei como anda a situação dos casos do vírus H1N1 em itaúna, o que sei é que vai ter a festa no parque de exposições virão pessoas de todos os lados e o nosso hospital não tem condições de atender pessoas caso aconteça uma infestação do H1N1.
Fica aqui o meu protesto.
Att.
Diran Miranda de Oliveira - 07/09/2009 Itaúna-MG
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Retratação
"EU JÚNIOR CAPANEMA, VENHO ME RETRATAR PUBLICAMENTE PERANTE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO PÚBLICO MUNICIPAL E AO SR. PREFEITO DE ITAÚNA, RESPEITANDO ACORDO FIRMADO NA AUDIÊNCIA REALIZADA NO FÓRUM DA COMARCA DE ITAÚNA EM 22/07/2009, PELO FATO DEU TER E REFERIDO AO ATUAL GOVERNO MUNICIPAL COMO UMA ADMINISTRAÇÃO PÍFIA, ENTRE OUTROS, TERMOS OS QUAIS POSSIVELMENTE TENHA ATINGINDO A IMAGEM DO ADMINISTRADOR. TODAVIA MESMO COM ESTA RETRATAÇÃO O PROCURADOR MUNICIPAL NÃO ACEITOU, ME OBRIGANDO A FAZER OUTRO TEXTO, POSSIVELMENTE PARA EU INCLUIR TODAS MINHAS INSATISFAÇÕES COM A ATUAL ADMINISTRAÇÃO. ACHO QUE É UM ATO ANTIDEMOCRÁTICO E AUTORITÁRIO, HAJA VISTA QUE A PRESENTE RETRAÇÃO É CLARA, SOBRE O QUE EU DISSE: ADMINISTRAÇÃO PIFIA, QUE NEM CONSTA NO VERNÁCULO PÁTRIO, SENDO UM TERMO FIGURADO, CONFORME O DICIONÁRIO HOUAISS, SIGNIFICA DESACERTO. PORTANTO, CONSIDERO COM ESSE TEXTO CUMPRIDA A OBRIGAÇÃO AJUSTADA PERANTE A MM. JUÍZA.”.
José Capanema Júnior Cidadão itaunense
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Parada LGBT foi adiada para 25 de outubro
Alison Barbosa Presidente do Galdium
Atendendo à recomendação da Vigilância Municipal em Saúde, da Vigilância Sanitária Municipal e das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Cultura e Assistência Social do Município de Itaúna, o Grupo de Apoio, Luta e Defesa dos Interesses das Minorias, entidade de Utilidade Pública Municipal, torna público o adiamento da 6ª Parada LGBT, prevista para acontecer em 23 de agosto de 2009, para o dia 25 de outubro de 2009.
O adiamento da atividade se dá à grande concentração de pessoas prevista para o evento, bem como às atividades que a antecede - também canceladas - em locais fechados, com vistas a evitar um possível alastramento do vírus da gripe A H1N1 no município, em que os índices ainda são razoáveis, bem como à atribuição da incidência de casos na cidade ao segmento LGBT local. Pensando no bem estar da população e nos cuidados que a saúde publica é que a atividade foi adiada.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Galdium quer isonomia de direitos Organização da Parada LGBT pretende angariar recursos junto à Administração Municipal.
Integrantes do Galdium, entidade que organiza a Parada LGBT em Itaúna, em sua sexta edição, que este ano tem por tema as questões ambientais e a preocupação com o futuro do planeta, estão apreensivos quanto à organização do evento para este ano.
Com o fraco interesse do empresariado local, que não se interessa em financiar a maior festa pública da cidade, a ONG de defesa dos direitos do segmento em Itaúna pleiteia a aprovação na Câmara de repasse de recursos para realização da marcha.
“A Administração Municipal está nos dando todo o apoio, mas infelizmente existem outras despesas que não podem ser executadas pelas Secretarias Municipais que são parceiras da Parada, por isso acredito que conseguiremos esse recurso”, informa Alison Barbosa, presidente do Galdium, que organiza o evento.
Outras entidades obtiveram recursos junto ao Município para realização de suas atividades, dentre eles a Marcha para Jesus e o Reinado. “Somos pela isonomia de direitos, por que outras atividades recebem recursos e nós, que também temos uma Lei Municipal que garante nossa atividade, não poderíamos receber?”, indaga Alison.
A entidade tem experiência na comprovação de gastos, tendo em vista que no ano de 2008 recebeu do Ministério da Cultura um repasse em decorrência do Premio Cultural GLBT 2008, tendo sida a prestação de contas aprovada pelo Governo Federal sem quaisquer problemas.
Membros da organização esperam que o Poder Executivo encaminhe já na próxima semana o projeto para o repasse de recursos, tendo em vista a proximidade do evento, marcado para o próximo dia 23. Mas as atividades começam no dia 18/08 (terça-feira) com a entrega do Premio “Kate Marrone”.
Galdium lança primeira edição do Premio “Kate Marrone”
Aprovada em reunião do Galdium, entidade de Utilidade Publica Municipal, a criação do Premio “Kate Marrone”, uma homenagem à personalidade itaunense falecida em julho de 2008 e muito significativa para o segmento LGBT local.
“É uma forma de eternizarmos o que foi Kate Marrone para o segmento de gays, lésbicas, travestis, bissexuais de Itaúna, e estarmos, desta forma, a cada ano, premiando as pessoas ou entidades que, de alguma forma, colaboraram para o desenvolvimento do segmento LGBT local e também para que o público mais jovem conheça e respeite quem foi Kate Marrone em sua trajetória histórica de vida”, explica Alison Barbosa, presidente do Galdium.
O premio será destinado a personalidades que contribuíram para o segmento LGBT, possibilitando a visibilidade e respeito às diferenças. Os nomes dos premiados desta primeira edição não foram divulgados.
A entrega será feita no dia 18 de agosto, às 19:00 horas, na Galeria Ahmés de Paula Machado, na rua Antonio Corradi, no Centro.
Ministério Público faz recomendação aos comerciantes para o Dia da Parada
Preocupados com o grande público esperado na 6ª Parada LGBT de Itaúna, a se realizar no dia 23 de agosto, integrantes do Galdium foram ao Ministério Publico solicitar esclarecimentos, bem como sugerir a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o evento.
Em contrapartida, as Promotorias do Meio Ambiente e da Infância e Juventude, elaboraram um documento conjunto, cujas copias serão distribuídas aos comerciantes do entorno da Av. Jove Soares, orientando quanto ao uso de recipientes de vidro na data do evento e da proibição de venda de bebidas a menores de idade.
“Estamos muito felizes com a recomendação elaborada pelo Ministério Publico, uma vez que tem o mesmo valor de um TAC e é o reconhecimento desta esfera da Justiça de nossa atividade e também uma prova de que o Poder Público está ‘de olho’ nos comerciantes que burlarem a Lei”, comemora Alison Barbosa.
* Informações fornecidas por Alison Barbosa/Galdium.
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: O “poder” da manipulação
Mais uma vez quero expressar minha revolta sobre uma matéria em um jornal que circula na capital mineira e federal. O mesmo traz estampado em sua primeira página matéria com foto do secretario de saúde municipal. A administração municipal tentando “tapar o sol com a peneira” e se promover de novo.
Para quem leu a reportagem entendeu que em Itaúna a saúde anda as mil maravilhas é um exemplo nacional. A matéria traz como titulo ‘QUALIDADE DA SAÚDE DEIXA ITAÚNA EM PRIMEIRO LUGAR’ com o conteúdo “agora não há mais filas nos Postos de Saúde e na Policlínica” e em uma página interna a matéria continua enorme com uma “foto gigantesca” do secretário “afirmando que Itaúna tem apresentado números bastante promissores dentro de Minas Gerais”.
Enfim tem muito mais barbaridades escritas que não dá para colocar tudo neste texto. Como cidadão itaunense não reconheço a matéria, totalmente equivocada. Faço um apelo aos vereadores que fiscalize e verifique o custo desta matéria e de toda publicidade feita pela atual administração, por que muitas são mentirosas e eu (cidadão cumpridor dos meus deveres) não quero ficar passando por imbecil, lendo coisas falsas.
Na minha opinião, foi mais uma propaganda política fora de época, uma maneira de promover a péssima administração e um desrespeito com os cidadãos itaunenses que estão padecendo com os serviços da saúde. Será que em nossas veias corre água? Será quando que o poder público e o povo de Sant’Ana vai acordar? Temos que reagir diante de tanta enganação ou então vamos entregar de vez Itaúna para os canalhas da política. Tenho o jornal em mãos para quem interessar.
João Batista de Oliveira Membro do Grupo Amigos de Itaúna
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: "Cidade educativa do mundo” como pode ser?
Ganhamos o titulo de Cidade Educativa do Mundo há muitos anos, porque merecemos com certeza. Mas e na atualidade nossa cidade está merecendo este título? Acho que não. Se houvesse uma reavaliação do título tenho certeza que Itaúna perderia a posição devido ao descaso com a educação nas escolas públicas e em outras áreas de responsabilidade do município.
Basta ver o sucateamento de nossas escolas, exames médicos sendo feitos na rua, trânsito sem educação, falta de lazer, praças de esportes abandonadas, cultura não existe, nossos artistas abandonados etc. Ultimamente presenciei o sufoco que foi para conseguir a reforma de duas escolas. Não por bondade da administração, mas por pressão popular. Como estamos frágeis na educação! Por pouco não reformavam as escolas por falta de espaço para transferir os alunos, os mais inocentes desta história.
A procura por espaço foi constante para acomodar as crianças, que não fosse no prédio a ser reformado. Mas não sei por que não foi encontrado lugar na cidade. Então a verba liberada, nós pais, cidadãos desesperados para o inicio da reforma, para ver o conforto dos nossos filhos. Então não tiveram outro jeito, amontoaram as crianças juntamente com as obras. E ainda podemos dar graças a DEUS. Imagina o transtorno para os educandos e educadores. Um absurdo, a “cidade educativa do mundo” precisava dar mais este vexame? Já passou da hora dos homens do poder repensar a educação em nossa cidade.
Planejar a construção de mais escolas e por que não dizer uma escola reserva afinal todas as escolas precisam ser reformadas e periodicamente. Pelas informações da mídia as escolas rurais estão em estado de calamidade pública. Um prefeito que não dá prioridade para a saúde e educação não pode estar administrando. Como fica a qualidade de ensino da “cidade educativa”? Temos uma universidade brilhante, reconhecida nacionalmente, mas acho que a mesma está fazendo pouco ou nada por nossos estudantes nas escolas públicas que um dia almejam estar em uma faculdade.
Como simples cidadão faço um apelo a Universidade de Itaúna, vá visitar as escolas públicas da cidade e veja em que condições estão sendo educados os futuros universitários. Esqueça o poder público, que já demonstrou ser incompetente na área e faça uma caridade para nossas crianças. Sei que não é obrigação da tão conceituada universidade, mas não feche os olhos para aqueles que precisam de luz, para que possam desfrutar de um futuro brilhante. E cabe a toda sociedade itaunense cooperar e cobrar incansavelmente da administração municipal. Chega, tolerância zero.
João Batista de Oliveira – Amigos de Itaúna
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Excesso de abusos com dinheiro público
Já se tornou cansativo e desacreditado tudo que se escreve sobre a má gestão publica, os abusos com o dinheiro do povo, a falta de punição, o desperdício nos gastos sem planejamento, a omissão da Câmara Municipal, o grande numero de bajuladores interessados também no misero dinheiro dos cofres estatais em todos os níveis. Enfim o sofrimento do povo pela falta de serviços básicos está ficando intolerável, sem que as autoridades competentes se manifestem de forma concreta e objetiva.
No recente episodio da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, podemos comentar alguns fatos porque não são mais segredos de Justiça. No caso da gravação, os cortes encontrados pelo perito, tratam-se de cortes mesmo, e nada ilícito, porque naquele dia o Prefeito falava com uma moça e sua mãe. Como nessa Administração pífia, a perseguição é notória, pessoas são encostadas e outras que eram inimigas políticas assumem para se calarem, as duas senhoras exigiram que todas as vezes que falasse seus nomes fosse cortado, pelo medo de retaliação que certamente aconteceria. Portanto, não houve fraude, apenas cortes dos nomes e elas não quiseram depor pelo mesmo motivo.
Daí o perito achar que houve degravação e amplamente explorado pela defesa do Prefeito, cuja voz todos viram que é a dele. Por outro lado, o Senhor que depôs sobre os padrões, foi retaliado até a semana passada e ficou com sua aposentadoria dificultada desde o início do ano, como castigo, conforme me relatou. No caso do Tiro de Guerra, mentiram todos. O Sargento diz que não recebeu os ofícios enviados pelo Prefeito, só que as provas que apresentei ao Tenente que fez o inquérito são incontestáveis.
O Vereador nominado em um dos ofícios diz que não pediu para o Prefeito que dispensasse ninguém, o outro Vereador indicava seu irmão no Gabinete do Prefeito para resolver o problema das dispensas, aqui já se configura uma possível quadrilha e evidentemente em benefícios de votos. O Vice Prefeito diz que havia uma divida com o tio do rapaz que fez a doação (caixa dois), o rapaz diz que não tem nenhum tio que devia, nem conhecia o Vice Prefeito.
Outros que afirmam que doaram, na verdade não doaram, foi só no papel, laranjas e, se investigado outros existem também com doações fictícias. É tanta mentira que se as pessoas tivessem um mínimo de dignidade para dizer a verdade e assumir suas falcatruas não dariam trabalho para a Depol e Judiciário.
Enquanto isso a Depol, com todo esforço não consegue ouvir todos envolvidos no prazo determinado pelo MM. Juiz, porque não está aparelhada e com excesso de trabalho, enquanto isso fica fácil, para mudarem os rumos das informações. Aliás, essa é uma grande falha para as punições, o tempo que se leva nas investigações. Por outro lado, o Código de Processo Civil, deveria ser mudado para receber denuncias que comprometam atitudes pretéritas de políticos mentirosos e omissos com a verdade nos casos eletivos, mesmo intempestivamente, senão nunca haverá punição.
Enquanto nada disso acontece, nos resta ouvir, ter certeza das verdades e continuar aplaudindo e chamando de Vossa Excelência muitos bandidos.
Odair de Assis Rodrigues – brasileiro – 30/6/2009
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Manifestação Popular na Câmara Municipal
Olá amigo (a), se você for natural de Itaúna ou mora nesta cidade e a ama de verdade e quer vê-la prosperar, entre em contato comigo, pois estamos programando uma grande manifestação em frente a Câmara Municipal de Itaúna, para pressionar nossos vereadores a tomar atitudes para tirar Itaúna do caos que ela se encontra, mesmo porque é obrigação dos mesmos. A força está dentro de cada um, e unidos somos muito fortes. Conto com seu apoio. Agradeço antecipadamente. Grande abraço.
João Batista Grupo Amigos de Itaúna
------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem recebida - assunto: Aos verdadeiros donos do patrimônio cultural de Itaúna: o cidadão comum
Jerry Adriane Teles Magalhães*
Felizmente a população de Itaúna é mais inteligente do que supõem alguns de seus velhos líderes e atuais dirigentes. E certamente é mais crítica na análise da notícia do que parece acreditar alguns setores da mídia local.
Nós, itaunenses, amamos nossa cidade e valorizamos cada pedaço da sua história, construída ao longo desses três séculos. E ainda que uns insistam em reduzir a nossa trajetória apenas aos grandes “nomes” e “famílias”, sabemos que a sua história é muito maior e mais rica. Detrás dos grandes cidadãos de nossa cidade sempre esteve a força e a coragem do cidadão comum. Ninguém é grande sozinho. Foi ele, o cidadão comum, quem ocupou a terra e dela fez uma comunidade. Foi ele que, anônimo, ergueu nossa primeira capela no alto do morro para declarar esse um lugar cristão. Foi o cidadão comum, com o suor do seu rosto, quem transformou em potência as inúmeras indústrias de nossa terra, que construiu a grandeza e a força da nossa agropecuária, a diversidade do nosso comércio, a qualidade da nossa educação. Foi esse cidadão que, tantas vezes esquecido e negligenciado, transformou a dor e a saudade em festas coloridas, repletas de ritmos, batuques, mistério e devoção.
E foi esse mesmo cidadão comum que tantas vezes viu a sua história perder-se na ganância de alguns poucos. Que, impotente, acompanhou a destruição e a descaracterização de edifícios, casas, igrejas, teatros que falavam da riqueza do seu passado. Que por vezes viu negado o seu direito de festejar os ritos e ritmos de seus antepassados. Que notou, indignado, o lento abandono do nosso patrimônio por aqueles que dele deveriam zelar. É esse mesmo cidadão comum, trabalhador, perseverante, forte e solidário que ainda não viu a sua história ser contada.
É para mudar tal quadro e também contar essa outra história que o CODEMPACE - Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Ecológico de Itaúna, foi criado. Porém, apesar de já contar 11 anos, muitos só se deram conta da sua existência a partir de 2008, quando um grupo de pessoas sérias e qualificadas, representativas de vários setores da sociedade itaunense e movidas por um sentimento real de valorização e proteção do nosso patrimônio assumiu a gestão do Conselho.
Desde o primeiro dia à frente do CODEMPACE, cujo mandato iniciou-se a 17 de dezembro de 2007, até o último dia de seu exercício, encerrado a 31 de dezembro de 2008, a atuação desse grupo de pessoas no Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural, Artístico e Ecológico de Itaúna foi pautada pelo respeito às leis vigentes, pela competência técnica na análise dos assuntos de alçada do Conselho e pela firme defesa e proteção do patrimônio.
Foi com base nesses princípios, fundamentais para o cumprimento da missão de fiscalizar, proteger e promover o patrimônio cultural e ecológico de Itaúna que o CODEMPACE tomou decisões importantes no sentido de salvaguardar o patrimônio municipal. A primeira delas foi a interrupção do processo de restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário que, por afrontar o projeto de restauração proposto e acordado entre as partes, causou danos irreversíveis à memória e à história do povo itaunense. Tais danos, conduzidos pelo empresário financiador da obra com a conivência/omissão dos responsáveis pelo acompanhamento da restauração e comprovados pelos laudos técnicos expedidos pelo IEPHA/MG, pelo CREA/MG e a empresa Memória Arquitetura, são atualmente objeto de investigação e responsabilização pelo Ministério Público.
Diferentemente de outros momentos, a decidida participação do CODEMPACE em conjunto com a Promotoria de Justiça da Comarca de Itaúna foi fundamental para impedir a imediata demolição de um dos nossos mais relevantes patrimônios edificados do centro da cidade, remanescente da década de 1930, o casarão do Sr. William Leão. Atualmente, o imóvel encontra-se em processo de tombamento pelo Conselho.
Foi em respeito à democracia que durante essa gestão, as sessões do Conselho foram tornadas públicas em reuniões mensais realizadas no plenário de Câmara Municipal de Itaúna. Além da utilização de recursos técnicos imprescindíveis à condução dos trabalhos e análise dos conselheiros (data show, computador, impressora), também foi regularizado o registro das reuniões e a publicação das atas do Conselho no Diário Oficial do Município.
Também foram esses princípios que conduziram o CODEMPACE na efetivação do tombamento de um dos mais belos monumentos da arquitetura eclética de nosso Estado de Minas Gerais, exemplo majestoso de filantropia e amor ao próximo: a fachada e ruínas do hospital velho. Após décadas de negligência, descaso e omissão, o CODEMPACE deu um importantíssimo e fundamental passo na direção da preservação do imóvel e da recuperação da memória daquele que foi um dos maiores e mais visionários homens de seu tempo: Manoel Gonçalves de Souza Moreira.
O Conselho deliberou ainda, no que tange à sua responsabilidade, sobre o projeto de reforma e requalificação da Praça Dr. Augusto Gonçalves apresentado pelo executivo municipal em fins de 2008, o qual, se executado, dotará a cidade de um moderno espaço de cultura, lazer e diversão onde conjuga-se, de modo harmonioso, o antigo e o novo em respeito ao patrimônio.
Não foi diferente em relação à deliberação do Conselho que determinou a retirada do Cristo Redentor instalado no topo de um edifício localizado no alto do rosário. Como em todas as decisões do CODEMPACE, ela é fruto de uma análise técnica, uma base legal e uma decisão democrática do Conselho responsável pelo patrimônio itaunense. Com relação à análise técnica, o Conselho se pronunciou da seguinte forma: “... a presente réplica interfere na visibilidade e ambiência do conjunto arquitetônico, paisagístico e cultural tombado pelo município por constituir-se elemento não original (réplica), cujas características estéticas e materiais contrapõem-se à originalidade e historicidade do conjunto.” (ata da 31ª. reunião ordinária, 10/11/2008).
Com relação à lei, a decisão do CODEMPACE está fundamentada nas diretrizes para intervenção sobre o bem tombado previstas no Dossiê de Tombamento do Conjunto Arquitetônico do Morro do Rosário, instituído pelo Decreto 4.407/2002, o qual possui amparo no Decreto Lei Federal no 25, na Lei Municipal 3353/98 e Decreto 3.922/98.
No que tange a democracia, ressaltamos que, após amplo debate a decisão do Conselho no presente caso se deu por unanimidade, inclusive com a presença dos representantes do Departamento de Cultura e da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente à época.
Foi por essa qualidade da gestão do CODEMPACE e o seu compromisso com o patrimônio local que o Conselho tornou-se respeitado pelos seus cidadãos. Esses mesmos que esperam ser convidados a participar daquilo que hoje parece não haver ninguém para cuidar. Não é o caso do nosso patrimônio cultural!
* Jerry Adriane Teles Magalhães foi presidente do CODEMPACE no período de 17/12/2007 a 31/12/2008. Atualmente é secretário do Conselho. É formado em Letras e Bacharel em Interpretação Teatral.
------------------------------------------------------------------------------------------------------ Mensagem recebida - assunto: Parabéns a Saúde!
Quero manifestar minha grande satisfação pelo fato de o Conselho Curador do Manoel Gonçalves de Sousa Moreira ter elegido Patrícia Gonçalves Nogueira e Edno José de Oliveira como provedora e vice-provedor daquela Fundação.
Eu tive a grande honra de ver de perto a garra e honestidade de Patrícia Nogueira, na condução dos trabalhos em Rotary e por outro lado tenho o entendimento que Edno de Oliveira figura entre os políticos mais honestos e dinâmicos deste país.
A Saúde em Itaúna só tem a ganhar com uma dupla maravilhosa como esta, na qual eu confio, pelo fato de se tratar de pessoas comprometidas com a verdade e o bem-estar de nossa população.
Dias melhores virão para a nossa saúde.
Júnior Capanema Cidadão Itaunense. |
VOLTAR AO TOPO