A sua plataforma de embarque para a Astronáutica, Astrofísica e Astronomia  - Com a qualidade jornalística  Via Fanzine

 

 

Missão ExoMars

 

Exploração de Marte:

ExoMars segue em busca dos

mistérios atmosféricos de Marte

Missão conjunta de europeus e russos deverá estudar traços de gases em Marte,

procurando diferenciar os efeitos geológicos dos possíveis efeitos biológicos.

 

Da Redação*

Via Fanzine

15/03/2016

 

 

Concepção artística do ExoMars 2016 orbitando o planeta Marte.

Leia também no Arquivo ASTROvia:

NASA desfaz expectativa de ‘notável descoberta’

Sonda orbitadora vê Curiosity em Marte

Curiosity desceu em Marte com tranquilidade

Curiosity: fogos de artifício riscam os céus de Marte

  Nasa lança novo jipe robô Curiosity a Marte

  Curiosity, o sucessor dos robôs marcianos

  

Teve início a primeira de duas missões conjuntas entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Russa (Roscosmos) rumo a uma viagem de sete meses até o planeta Marte. O objetivo será a abordagem dos mistérios ainda não resolvidos acerca da atmosfera do planeta vermelho, o que poderia indicar suas atividades geológicas ou mesmo biológicas.

 

Pela missão ExoMars, o Trace Gas Orbiter (TGO - Rastreador Orbital de Gás) e o Schiaparelli decolaram de um foguete Proton-M operado pela Roscosmos, às 09:31 GMT (10:31 CET). O lançamento ocorreu no Aeródromo de Baikonur, no Cazaquistão, na manhã da segunda-feira, 14/03.

 

Após a separação do primeiro e segundo estágios do foguete Proton, a carga foi liberada. A terceira etapa de separação ocorreu quase 10 minutos após a decolagem. Na fase seguinte, a Breeze-M, com o ExoMars a bordo, completou uma série de quatro queimaduras antes de a nave espacial ser lançada às 20:13 GMT (21:13 CET).

 

Às 21:29 GMT (22:29 CET), os cientistas receberam sinais vindos da sonda pelo controle da ESA em Darmstadt, Alemanha, através do estação de rastreio de solo Malindi, situada na África. Isso confirmou que o lançamento foi totalmente bem sucedido e a nave espacial se encontra em bom estado físico.

 

A sonda ExoMars 2016, formada pelo Trace Gas Orbiter (TGO) e o Schiaparelli, vistos durante

 encapsulamento dentro do lançador. A forma cônica à esquerda é o adaptador para veículo

de lançamento, através do qual a sonda estará ligada ao estágio superior Breeze.

 

Johann-Dietrich Woerner, diretor geral da ESA, declarou, “Tem sido uma longa jornada levar a missão ExoMars até a plataforma de lançamento, mas graças ao trabalho duro e a dedicação das nossas equipes internacionais, uma nova era de exploração em Marte está agora ao nosso alcance. Eu sou grato ao nosso parceiro russo, que deu hoje a esta missão o melhor início possível. Agora iremos explorar Marte juntos”.

 

Igor Komarov, diretor geral da Roscosmos, acrescentou, “Só o processo de colaboração produz as melhores soluções técnicas para grandes resultados da investigação. A Roscosmos e a ESA estão confiantes do sucesso da missão”.

 

“Nós não estaremos focados apenas nos dados científicos desta missão, mas também na preparação do caminho para a segunda missão ExoMars, que vai utilizar a nossa experiência a partir das observações em órbita, que fornecerá informações sobre a superfície e subsuperfície de Marte”, afirma Álvaro Giménez, diretor de Ciência para a ESA.

 

Os equipamentos TGO e o Schiaparelli viajam juntos para Marte, antes de se separarem em 16/10, a uma distância de 900 mil quilômetros do planeta. Em 19/10, o Schiaparelli deve entrar na atmosfera marciana, chegando à superfície em menos de seis minutos.

 

Visão geral da entrada do Schiaparelli na sequência de pouso em Marte,

com o tempo aproximado, altitude e velocidade indicadas.

 

O Schiaparelli deverá demonstrar as novas tecnologias de entrada na atmosfera e pouso para as futuras missões, além de realizar uma série de estudos ambientais durante a sua curta missão na superfície.

 

Este módulo irá, por exemplo, obter as primeiras medições de campos elétricos na superfície de Marte que, combinadas com medições da concentração de poeira atmosférica, irá fornecer novos insights sobre o papel das forças elétricas no levantamento da poeira - o gatilho para desencadear as violentas tempestades de poeira em Marte.

 

Enquanto isso, no mesmo dia, o TGO entrará numa órbita elíptica que deve durar quatro dias em torno de Marte. Após um ano, serão realizadas manobras durante as quais a sonda irá usar a atmosfera do planeta para abaixar sua órbita lentamente, tornando-a circular a aproximadamente 400 quilômetros, iniciando então sua missão científica para analisar gases raros na atmosfera.

 

Dentre os gases a serem analisados, um de particular interesse é o metano, que na Terra, aponta para processos geológicos ou biológicos ativos.

 

Um dos principais objetivos da missão é acompanhar a detecção de metano feita pela sonda orbital Mars Express, da ESA, em 2004, para poder compreender com maior precisão os processos de sua geração e destruição.

 

A TGO também analisará determinadas características da superfície marciana que poderão estar relacionadas a traços de fontes de gás, tais como os vulcões. Além disso, será capaz de detectar depósitos enterrados de água gelada que, juntamente com os locais identificados como fontes dos gases residuais, poderão influenciar na escolha dos locais de pouso para as futuras missões.

 

A sonda também será utilizada na retransmissão de dados para a segunda missão ExoMars, que compreenderá em uma plataforma científica robótica de superfície estacionária, cujo lançamento deverá ocorrer entre maio de 2018, até o início de 2019.

 

* Com informações da ESA e tradução de Pepe Chaves para Via Fanzine.

 

- Imagens: ESA.

  

- Tópicos relacionados:

  Equipe do Curiosity diagnostica falha elétrica

  Curiosity identifica vestígios de água, mas sofre apagão

  NASA presta informações sobre ‘descoberta’

  NASA desfaz expectativa de ‘notável descoberta’

  NASA anuncia descoberta histórica em Marte

  Sonda orbitadora vê Curiosity em Marte

  Curiosity desceu em Marte com tranquilidade

  Chegada de Curiosity será mostrada na TV

  Curiosity: fogos de artifício riscam os céus de Marte

  Nasa lança novo jipe robô Curiosity a Marte

  Curiosity, o sucessor dos robôs marcianos

  Robô Spirit é sepultado na poeira de Marte

  Cinco anos dos robôs em Marte

  Marte: um eclipse solar extraterreste

  Opportunity encontra meteorito em Marte

  Os 'velhos' Robôs de Marte Objetos jogados em Marte

  Marte é aqui

  Antigo oceano em Marte?

  Mars Polar Lander: em busca da sonda perdida em Marte

  Figuras geométricas chamam a atenção em Marte

  Enigmas Vermelhos

  'Temos água', diz Nasa

  Série de artigo sobre a sonda Phoenix em Marte

  Imagem da sonda orbital Mars Global Surveyor

- Leia outras matérias exclusivas sobre Marte em ASTROvia

 

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2004-2016, Pepe Arte Viva Ltda. 

 

Leia outras matérias na

www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.

 

 

 

DORNAS DIGITAL

 

 

Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter