Estação Espacial Internacional - ISS
Medidas políticas: EUA rompem contatos entre NASA e Roscosmos Governo dos EUA ordena que NASA suspenda contatos com a agência espacial russa, por conta dos conflitos em torno da Ucrânia.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROVIA 03/04/2013
Na semana passada, o administrador geral da NASA, Charles Bolden, disse temer que o governo russo cortasse o acesso à estação espacial, em resposta às medidas aplicadas pelas autoridades norte-americanas. - Leia também: Cargueiro Progress leva suprimentos à estação Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial
A crise da Ucrânia atingiu o espaço. É que os EUA anunciaram a suspensão de contatos entre a NASA e a agência espacial russa Roscosmos, por conta do impasse criado em torno da situação ucraniana. A agência americana informou que apenas dará continuidade à cooperação para a manutenção da Estação Espacial Internacional (ISS).
De acordo com um comunicado divulgado nesta quarta-feira, 02/04, pelo vice-diretor da NASA, Michael O'Brien, e disponível no upi.com, um jornal digital, a suspensão será por tempo indeterminado.
A suspensão inclui viagens de funcionários da NASA para a Rússia e visitas de representantes do Governo russo em instalações da NASA, reuniões bilaterais, comunicações de e-mail, teleconferências e videoconferências, afirmou a fonte.
"Por enquanto, a colaboração nas atividades da Estação Espacial Internacional será a única exclusão operacional", disse O'Brien. Atualmente, dois astronautas da NASA, os engenheiros Steven Swanson e Rick Mastracchio fazem parte da tripulação da estação espacial.
Deverá assumir o comando da expedição internacional o japonês Koichi Wakata. Eles são acompanhados por três cosmonautas russos, Mikhail Tiurin, Oleg Artemiev e o engenheiro Alexander Skvortsov.
Em uma matéria veiculada pelo noticioso digital "The Verge", um funcionário falou sob condição de anonimato e expressou sua desaprovação à medida. "Os objetivos da NASA não são políticos", disse o cientista.
"Este é um dos primeiros passos importantes tomados pelo governo dos EUA e destina-se à uma estreita cooperação em ciência e tecnologia. Será que não existiria uma outra opção melhor?", concluiu o funcionário da NASA.
Na semana passada, o administrador geral da NASA, Charles Bolden, disse temer que o governo russo cortasse o acesso à estação espacial, em resposta às medidas aplicadas pelas autoridades norte-americanas.
Bolden acredita que, enquanto os Estados Unidos dependem de foguetes transportadores russos para levar seus astronautas para a órbita - até que os EUA relancem seus próprios veículos - os russos não podem lidar com a estação sem a participação dos EUA.
Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, apontou como "ilegais" as sanções unilaterais impostas pelos EUA e a União Europeia contra a Rússia, sob o pretexto de sua atuação na Crimeia e sobre a crise política em torno da Ucrânia. "Essas medidas não trarão nada de bom", disse o chefe da diplomacia russa em seu discurso oficial.
* Com informações das agências internacionais e tradução do autor.
- Imagem: Divulgação
- Leia também: Cargueiro Progress leva suprimentos à estação Voos comerciais ganham corpo na agenda da NASA Imagem histórica: Bolden, Musk e o Dragão NASA e SpaceX comemoram feito histórico Cápsula privada se acoplou com sucesso à Estação Espacial
- Tópicos do Arquivo: Rússia avalia retirar astronautas da Estação Espacial Estação espacial poderá ser abandonada Nave com cargas para Estação Espacial cai na Sibéria Atlantis se atraca com sucesso à Estação Espacial Ônibus espacial: Uma futura velha ferramenta - Especial Última missão: Atlantis é lançado com sucesso Imagens da Nasa mostram derradeiro lançamento do Atlantis Nasa promove tributo aos 30 anos do ônibus espacial Robonauta e outras missões dos ônibus espaciais Endeavour pousa na Flórida após última missão Flórida Nasa autoriza lançamento do Endeavour para 16/05 Programa Discovery NASA escolhe novo projeto Mercúrio Nasa comemora sucesso da sonda Messenger Faz 50 anos Gagarin ganhou o espaço Gagarin: Vídeo do pronunciamento da Tripulação 27 da ISS Estação Espacial comemorou a ‘Yuri’s Night’ Página do professor Márcio R. Mendes
Produção: Pepe Chaves
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|