'A linguagem das pedras nos corações dos homens' - Com a qualidade jornalística Via Fanzine HOME | ZINESFERA| BLOG ZINE| EDITORIAL| ESPORTES| ENTREVISTAS| ITAÚNA| J.A. FONSECA| PEPE MUSIC| UFOVIA| AEROVIA| ASTROVIA
Descobertas no Açores
Pré-portugueses: Descoberta arte rupestre nos Açores* Nos últimos três anos, foram descobertos em várias ilhas açorianas vestígios de estruturas “que indiciam pela sua arquitetura e construção serem de origem pré-portuguesa”.
Símbolos escavados na rocha estão entre as últimas descobertas nos Açores. Leia também: Mais descobertas relevantes nos Açores Quem descobriu os Açores, afinal? Descoberta uma importante xancra em Portugal
O presidente da Associação Portuguesa de Investigação Arqueológica (APIA), Nuno Ribeiro, revelou hoje a existência de arte rupestre na ilha Terceira, reafirmando a convicção de que a ocupação humana dos Açores é anterior à chegada dos portugueses.
“Encontramos agora um sítio de arte rupestre com características que nos fazem acreditar que remonta à Idade do Bronze”, afirmou Nuno Ribeiro, em declarações à Lusa em Ponta Delgada, onde proferiu uma conferência na Universidade dos Açores sobre o tema “Ocupações humanas pré-portuguesas nos Açores: mito ou realidade?”.
Nuno Ribeiro salientou que, nos últimos três anos, foram descobertos em várias ilhas açorianas vestígios de estruturas “que indiciam pela sua arquitetura e construção serem de origem pré-portuguesa”.
Achados identificados na ilha Terceira anteriores à chegada dos portugueses “Temos um epigrafo da época romana, segundo dois cientistas que convidamos a interpretar a inscrição, um sítio de arte rupestre, estruturas megalíticas, enfim, um conjunto importante de estruturas espalhadas pelas ilhas que precisam de ser interpretadas de outras formas”, frisou.
No ano passado, o arqueólogo anunciou a descoberta de “um conjunto significativo de mais de cinco monumentos do tipo hipogeu (túmulos escavados nas rochas) e de, pelo menos, três ‘santuários’ proto-históricos escavados na rocha”.
Nuno Ribeiro salientou que as descobertas feitas nos Açores têm sido publicadas em artigos científicos e apresentadas em congressos internacionais de arqueologia, obtendo "grande aceitação junto da comunidade científica internacional".
“Em alguns casos, acreditamos que existem templos e hipogeus. Não temos dúvidas que existem santuários”, afirmou, recordando, no entanto, que “todos este dados precisam de ser datados”.
Para continuar a desenvolver o projeto, a equipa formada por investigadores dos Açores, Reino Unido, EUA, Espanha e Alemanha necessita de autorização do Governo Regional para efetuar escavações e datar com maior rigor os elementos já identificados nas ilhas.
“O nosso grande problema nesta fase é que o Governo dos Açores não nos autorizou os trabalhos arqueológicos, no ano passado por falta de financiamento e este ano por não se enquadrar num decreto lei”, lamentou Nuno Ribeiro.
O arqueólogo, que manifestou confiança que os elementos já identificados comprovam que a ocupação humana dos Açores é anterior à chegada dos portugueses, alertou que todos esses vestígios estão ao abandono.
“Na ilha do Corvo, enquanto lá estive a passar uns dias de férias, vi obras a ser feitas no aeroporto sem qualquer acompanhamento arqueológico”, denunciou, acrescentando que “a 300 metros tinha sido encontrada uma estrutura com uma planta que, no Alentejo, foi enquadrada com sepulturas”.
* Informações de TVI24 (Portugal). 29/08/2012
-Foto: RTP/Reprodução.
Tópicos relacionados: Mais descobertas relevantes nos Açores Quem descobriu os Açores, afinal? Descoberta uma importante xancra em Portugal
- Extras: Vídeo - entrevista com o professor Félix Rodrigues (RTP/Portugal). Açores: encontradas sepulturas de 2 mil anos (TVI/Portugal).
- Outros tópicos relacionados: Tesouro é achado em local de batalha dos cruzados Nas supostas ruínas de Natividade da Serra C. P. Gomar Especulações sobre a Ruína de Natividade - Por C. P. Gomar A antiguidade dos registros rupestres do Brasil - Por J.A. Fonseca Cueva de los Tayos: a verdadeira caverna do tesouro - Por Yuri Leveratto Você sabe o que é Arqueologia? - Por Paulo R. Santos Fonte Magna - a herança dos sumérios ao Novo Mundo Brasil Central: pés e círculos impressos na rocha são alguns vestígios Cerâmicas précolombianas: descoberta arqueológica em Itaúna-MG Escócia: descoberto túmulo que refaz a história J.A. Fonseca registra mais um muro de pedra em Itaúna Antigos muros de pedras no interior de Minas Gerais Estranhos signos na arte rupestre do Brasil Questões não respondidas do Brasil Antigo - Parte 1 Questões não respondidas do Brasil Antigo - Parte 2 Fonseca visita os Muros da Mata da Onça VÍDEO As inexplicáveis 'construções' de Paraúna (GO) Pedra do Ingá: a tese de Baraldi e a conclusão desse autor Visite o portal oficial de Gabriele Baraldi Visite o portal oficial de J.A. Fonseca
- Produção: Pepe Chaves. © Copyright 2004-2012, Pepe Arte Viva Ltda.
|