voo 447:
Novos submarinos recomeçam buscas por
destroços*
Submarino inteligente que ajudou a
localizar destroços do Titanic vai buscar vestígios
da aeronave A330 da Air France, que caiu
no Atlântico em 2009, matando 228 pessoas.
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Destroço da aeronave da
Air France resgatado pela Marinha do Brasil.
Um tipo ainda mais moderno de submarino robô é a aposta da
quarta expedição de buscas pelos destroços do voo 447 da Air France, que
parte nesta terça-feira (22) do Porto de Suape, Pernambuco, rumo à
região do Oceano Atlântico onde o avião caiu em junho de 2009, matando
228 pessoas.
Desta vez, os pesquisadores vão usar três submarinos robôs.
Eles são capazes de chegar a 4 mil metros de profundidade e são
equipados com sensores que podem detectar qualquer material da aeronave.
Esses submarinos também ajudaram a encontrar destroços do
Titanic.
Desde que o avião caiu, pouco foi encontrado e somente 50
corpos foram resgatados.
Esta será a quarta etapa de buscas por destroços e
caixas-pretas do Airbus A330 da Air France. De acordo com o Escritório
de Investigação e Análises do governo francês, desta vez será vasculhada
uma área de dez mil quilômetros quadrados.
As montanhas submersas deixam o trabalho mais difícil. Mas
o oceanógrafo Dave Gallo, responsável pelo trabalho, está confiante no
sucesso da missão porque será a primeira vez que os submarinos serão
usados na busca pelo avião.
Jean Paul Troadec, diretor do Escritório de Investigação e
Análises da França, afirma que o objetivo da missão é localizar os
destroços e, principalmente, as caixas-pretas. Somente com elas será
possível ter certeza das causas do acidente e aprender com a informação
para que o mesmo problema não cause tragédia igual.
*
Informações do G1, com Jornal da Globo.
- Foto: Marinha do Brasil.
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submarinos recomeçam buscas por destroços
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Página exclusiva com informações do Voo AF-447
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* * *
Havana:
Queda de avião em cuba mata 68 a bordo*
Aeronave pertencia
a Aero Caribbean, uma companhia regional cubana.
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Incêndio consome restos da aeronave.
Um avião da companhia aérea cubana Aero Caribbean caiu na
quinta-feira no centro da ilha de Cuba, causando a morte de todos os
seus 68 ocupantes, de 11 países, informou a mídia local.
Na madrugada desta sexta-feira (05/11) equipes de socorro
continuavam removendo cadáveres dos destroços em chamas do aparelho ATR-72,
que caiu em uma região rural da província de Sancti Spíritus, cerca de
350 quilômetros a leste de Havana.
"Não houve sobreviventes no avião da Aero Caribbean, que
fazia a rota Santiago de Cuba-Havana, nesta quinta-feira. Seus 68
passageiros, incluindo os 7 tripulantes, morreram quando a aeronave se
espatifou", diz o site oficial Cubadebate (www.cubadebate.cu).
No avião viajavam 40 cubanos e 28 estrangeiros: nove
argentinos, sete mexicanos, três holandeses, dois alemães, dois
austríacos, um espanhol, um francês, um italiano, um japonês e um
venezuelano, segundo o Instituto de Aeronáutica Civil.
A Aero Caribbean é uma companhia regional cubana. O ATR-72
é um aparelho de fabricação franco-italiana e estava em operação havia
15 anos, sendo um dos mais novos da frota da empresa.
*
Por Rosa Tania Valdés e Esteban Israel, para a Reuters.
-
Imagem: Reuters.
* * *
China:
Avião da Embraer acidenta e mais de 40
morrem
Acidente com avião da Embraer mata ao
menos 42 na China.*
Quarenta e dois mortos foram encontrados no local do
acidente com um avião da Embraer no nordeste da China, nesta
terça-feira, disse um policial à televisão estatal chinesa.
Sun Bangnan, policial da província de Heilongjiang, afirmou
que os corpos foram achados onde o avião da Henan Airlines se acidentou
às 22h10 (11h10 no horário de Brasília) em Yichun, uma cidade pequena.
O vice-prefeito de Yichun, Wang Xuemei, declarou mais cedo
à TV de notícias chinesa que 49 das 96 pessoas a bordo haviam sido
levadas ao hospital, e três estavam gravemente feridas.
*
Informações da Reuters.
* * *
Islamabad:
Acidente aéreo no Paquistão mata 150*
Airbus A321 da empresa Airblue caiu num
morro coberto de vegetação.
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Equipes de resgate no local da queda.
Um avião paquistanês caiu na quarta-feira perto de
Islamabad, provavelmente matando todos os seus 152 ocupantes, segundo as
autoridades. Já há 90 mortes confirmadas em decorrência do acidente,
ocorrido num momento de forte chuva.
O Airbus A321 da empresa Airblue, procedente de Karachi
(sul), caiu num morro coberto de vegetação, com acesso difícil. Equipes
de resgate estão no local à procura dos cadáveres.
"A maioria dos corpos está carbonizada. Estamos enviando
sacos para cadáveres via helicópteros. É uma operação muito difícil por
causa da chuva", disse Aamir Ali Ahmed, funcionário da prefeitura local.
"Podemos rezar e torcer, mas o que especialistas estão
dizendo é que não há chance de (que haja) nenhum sobrevivente",
acrescentou.
Imtiza Elahi, presidente do órgão municipal Autoridade de
Desenvolvimento da Capital, desmentiu rumores anteriores de que cinco
sobreviventes teriam sido resgatados. "Seria um milagre, mas não estamos
esperando quaisquer sobreviventes", afirmou outra fonte oficial, pedindo
anonimato.
As equipes de resgate disseram que têm de remover os
destroços com as próprias mãos, e que o fogo e a fumaça dificultaram o
trabalho. O incêndio no avião já foi apagado, mas o acesso ao morro
continua limitado a pedestres e helicópteros.
"Você encontra pouquíssimos corpos intactos. Basicamente,
estamos recolhendo partes de corpos e colocando-os em sacos", disse à
Reuters Bin Yameen, diretor da polícia de Islamabad, no local do
acidente.
O avião perdeu contato com a torre de controle de Islamabad
às 9h13 (1h43 no horário de Brasília). Ele levava 146 passageiros e 6
tripulantes.
A queda aconteceu na serra de Margalla, cerca de 300 metros
acima da base dos morros. Era possível ver a fumaça a partir de alguns
bairros de Islamabad.
"Estava chovendo. Vi o avião voando muito baixo da janela
do meu escritório", disse a testemunha Khadim Hussain. Fortes chuvas de
monções assolam a região nos últimos dias.
Os militares enviaram soldados e três helicópteros ao
local. O primeiro-ministro Yusuf Raza Gilani acompanha as operações por
via aérea, e o governo decretou luto oficial na quinta-feira.
A Airblue começou a operar em 2004, com uma frota de aviões
Airbus A320 e A321, segundo o seu site (www.airblue.com). Ela faz
principalmente rotas domésticas, mas voa também para Emirados Árabes,
Omã e Manchester, na Grã-Bretanha.
O porta-voz Raheel Ahmed disse que foi o primeiro acidente
na história da empresa, e que uma investigação será realizada.
*
Por Augustine Anthony, com reportagem adicional de Kamran Haider,
Zeeshan Haider, Chris Allbritton e Shiza Shahid em Islamabad; Sahar
Ahmed em Karachi; Tim Hepher em Paris, para a Reuters.
- Imagem: Reuters.
* * *
Lages-SC:
Aeronáutica investiga queda de aeronave*
Avião da Esquadrilha da Fumaça caiu
durante apresentação na sexta em Lages; piloto morreu.
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Equipes do Centro Nacional de Investigação e Prevenção de
Acidentes (Cenipa) da Aeronáutica começaram no final da manhã do sábado
(03/04) a recolher destroços e analisar a área onde houve a queda de uma
aeronave da Esquadrilha da Fumaça em Lages, na Serra em Santa Catarina.
Por volta das 17h30min de sexta (02/04), o piloto Anderson
Amaro Fernandes, de 32 anos, caiu com um avião do grupo de acrobacias
próximo à pista do Aeroporto Federal Guarujá, na cidade catarinense.
No sábado, os técnicos do Cenipa, acompanhados por
militares do Exército, e de integrantes do Corpo de Bombeiros e da
Defesa Civil municipal, vasculham a área do acidente.
As pessoas envolvidas trabalharam com luvas e botas, devido
ao risco de contato com material contaminado por combustível e restos
humanos.
A área onde houve o acidente foi isolada e todo o trabalho
é registrado em fotografias e filmagens. Segundo informações
preliminares, o avião teria tido dois impactos contra o solo — a cerca
de 100 metros de distância um do outro.
Peças da fuselagem ficaram espalhadas pelo terreno. Os
especialistas vão recolher os restos da aeronave e analisar a área para
tentar identificar a causa do acidente.
“Não é uma investigação como as policiais. Não estamos
procurando um culpado. Queremos identificar os fatores que levaram à
queda para que não tenhamos outro acidente do tipo”, ressaltou o major
Henrique Rubens Balta de Oliveira, do CNIPA, que acompanha os trabalhos.
O material recolhido do local deve ser levado à Base Aérea
de Florianópolis. O relatório preliminar do acidente deve ser finalizado
em até 30 dias, mas o estudo final sobre o acidente pode levar até um
ano para ficar pronto.
O acidente
A tragédia ocorreu por volta das 17h30min desta
sexta-feira, diante de centenas de pessoas que acompanhavam a
apresentação da esquadrilha em comemoração aos 68 anos do Aeroclube de
Lages, na Serra Catarinense.
O piloto não conseguiu concluir uma manobra e o avião
explodiu ao cair às margens da pista do Aeroporto Federal de Guarujá,
onde ocorria a apresentação.
As causas ainda são desconhecidas. Mas o piloto, que morreu
na hora, era um dos mais experientes do grupo, com mais de 3,5 mil horas
de voo e 180 apresentações.
* Informações do site Clic RBS.
- Foto: Paulo Sandro Damião.
-
Vídeos do acidente:
http://www.youtube.com/watch?v=lYlPH_NXiyk
http://www.youtube.com/watch?v=raci7gFDIM8
http://www.youtube.com/watch?v=yxE2tFxvJSw
* * *
Irã:
Acidente de avião
mata 17 e deixa 19 feridos
Aeronave que vinha
de Teerã pegou fogo no pouso em Mashad.*
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Reprodução de imagem da TV iraniana
mostra
o avião após o acidente da sexta-feira
(24/07).
Um avião de passageiros caiu na cidade de Mashad, no
nordeste do Irã, nesta sexta-feira (24/07), deixando pelo menos 17
mortos e 19 feridos.
A informação é da agência de notícias estatal Irna, citando
o governador adjunto da província de Jorasan, Ghahreman Rashid.
O avião, que vinha da capital, Teerã, pegou fogo durante o
pouso no aeroporto da cidade. Os sobreviventes já foram retirados da
aeronave, segundo as autoridades. Havia 153 pessoas a bordo, segundo
fontes do aeroporto.
No último dia 15/07, a
queda de um Tupolev no Irã
matou todas as 168 pessoas a bordo.
* Informações do
G1, com agências internacionais.
- Foto: Reprodução
G1.
* * *
Venezuela:
Encontrado avião de empresário mineiro
Autoridades
venezuelanas encontram
avião brasileiro desaparecido na selva.*
Autoridades da Venezuela confirmaram que o
bimotor desaparecido em seu espaço aéreo foi localizado (veja abaixo). As autoridades
confirmaram também que não houve sobreviventes. Estavam a bordo da
aeronave o empresário mineiro da Magnesita, Maurício castro e o
piloto Alessandro Traugott Binder Morais.
A aeronave foi encontrada a 100 km da
fronteira com o Brasil. Dois aviões da Força Aérea brasileira também
participaram das buscas no local. Veja mais sobre esta notícia na
matéria abaixo.
* Informações da Rádio
Itatiaia (BH).
* * *
Venezuela:
Avião de empresário
mineiro desaparece na selva
Buscas por avião brasileiro desaparecido
se concentrarão na Venezuela.*
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Bimotor
Bandeirante, idêntico ao desaparecido.
A busca por um avião monomotor brasileiro desaparecido no
sábado se concentrará na Venezuela, onde, segundo os radares, o aparelho
caiu em uma área montanhosa e de muita vegetação, informou hoje a Força
Aérea Brasileira (FAB).
Os equipamentos de um avião SC-95 Bandeirante captaram na
segunda-feira sinais do transmissor localizador de emergência do
monomotor procedentes de território venezuelano, segundo um comunicado
da FAB.
Quando desapareceu, o monomotor voava de Miami (EUA) a Belo
Horizonte com dois ocupantes: o piloto Alessandro Traugott Binder Morais
e o diretor financeiro da Magnesita, Maurício Lustosa de Castro. O avião
fez seu último contato às 18h do sábado com o Centro de Controle de
Maiquetía, na Venezuela.
A partir de agora, as autoridades venezuelanas são as
responsáveis pela operação de busca, mas um avião da FAB ficou
estacionado em uma base próxima à fronteira, para ser utilizado em caso
que sejam encontrados e resgatados os ocupantes do monomotor.
Equipes das forças aéreas do Brasil e da Venezuela
retomaram na manhã desta terça-feira as buscas ao avião monomotor que
transportava o executivo mineiro Maurício Lustosa de Castro, de 40 anos,
diretor da Magnesita Refratários, e o piloto Alessandro Traugott Binder
Morais. A aeronave, que pertence ao executivo, seguia das Antilhas
Francesas para o aeroporto de Boa Vista (Roraima), quando desapareceu.
A viagem do monomotor Beechcraft, modelo BE-36 A Bonanza,
prefixo N354RA, começou em Miami, nos Estados Unidos, no sábado, com
destino a Belo Horizonte. No começo da madrugada do domingo, o Centro de
Coordenação de Salvamento (RCC), do Aeroporto Internacional de Maiquetia,
na Venezuela, captou um pedido de socorro, transmitido automaticamente
pelos equipamentos do monomotor.
Segundo as equipes de resgate, a fronteira entre Brasil e
Venezuela é constituída por mata densa e muitas montanhas. Devido ao mau
tempo, as buscas foram interrompidas mais cedo que o previsto na
segunda-feira.
Maurício Castro nasceu em Belo Horizonte, é casado e tem
uma filha de 3 anos. Ele é diretor financeiro e de Relações com
Investidores da Magnesita desde outubro de 2007. É pós-graduado em
ciências contábeis, com nove anos de experiência na indústria de aço,
com destaque para finanças e Merger & Acquisitions – M&A (fusões e
aquisições).
Em seu currículo constam passagens também por empresas como
ArcelorMittal Brasil e Votorantim Cimentos. Trabalhou por dez anos como
consultor e auditor na KPMG e Arthur Andersen, em vários segmentos da
indústria: aço, cimento, bens de consumo, mercado financeiro e
automóvel.
O piloto Alessandro Traugott Binder Morais, de 28 anos, é
mineiro e mora em Belo Horizonte. Ele é casado, tem uma filha de 2 anos
e, segundo familiares, a mulher dele está grávida. Os parentes disseram,
ainda, que Alessandro tem experiência no voo entre Brasil e Estados
Unidos.
* Informações da EFE/O Globo/Estado de
Minas
- Colaborou: Landercy Emerson/Estado de
Minas e Vitório Peret (RJ).
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