|
HOME |ARTICULISTAS| BIGIO | BLOG ZINE | EDITORIAL | ENTREVISTAS | ITAÚNA| J.A. FONSECA | PEPE MUSIC | UFOVIA | ZINE ZONE
perfil
Página dedicada a abordagem do perfil profissional dos colaboradores
e articulistas do diário digital Via Fanzine - www.viafanzine.jor.br
Astronomia: Márcio Mendes, um cidadão do Cosmos Além de pesquisador, ele tem sido também um literal difusor de estrelas. Por Pepe Chaves* De Itaúna-MG Para Via Fanzine
Detalhes do observatório particular (em construção) do professor Márcio Mendes.
AMANTE DO ESPAÇO - Desde criança ele foi vislumbrado com o espaço, os astros e a Terra. Foi espectador de carteirinha dos melhores filmes e seriados de ficção de todas as épocas e cresceu com a mania de colecionar brinquedos e objetos, miniaturas e modelos de aeronaves, foguetes, discos voadores, além de binóculos, lunetas e até telescópio. Seu filho, Daniel, certamente será um feliz herdeiro de todas as suas "quinquilharias espaciais".
Tão forte era sua paixão espacial e o desejo de entender os mecanismos universais, que tão logo amadureceu, tomou o rumo profissional da Física, para mais tarde, lecioná-la a centenas de alunos, além de criar ainda projetos paralelos de difusão da astronomia nas escolas por onde passou e em inúmeras feiras de ciências. Assim é o professor Márcio Mendes, colaborador de Via Fanzine e UFOVIA desde 2005, que já legou diversos de seus estudos e pesquisas exclusivas aos nossos leitores. Natural e residente em Dois Córregos-SP, Mendes é formado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Cursou "Radioastronomia e Física Solar" pelo INPE, ao lado da renomada astrônoma Duília de Mello, quando chegaram a apresentar, juntamente com outros colegas, trabalhos na “II Reunião de Astronomia Extragaláctica”, em Córdoba/Argentina.
Porém, logo que voltaram ao Brasil, se depararam com uma mega crise no setor de Radioastronomia do INPE, que resultou na extinção de seu grupo de pesquisas em São Paulo. Márcio escrevia sua tese quando toda a sede do INPE foi desmontada e parte dela foi transferida para o Instituto Astronômico e Geofísico (IAG). Este incidente acabou por afetar a conclusão do seu curso, pois, com o término de sua bolsa de estudos, ele não teve condições financeiras para se manter em São Paulo e ficou devendo a conclusão da tese (Estudo de Quásares), ao que comentou conosco, “Este foi um golpe duríssimo...”.
Depois da passagem pelo INPE, Márcio participou do "1º Congresso Nacional de Plasma Espacial" (INPE), composto por Oficinas de Astronomia, reuniões da Sociedade Brasileira de Astronomia (SAB), diversos Star Partys. Depois, concluiu o curso de dois anos de "História da Ciência e Ensino de Física". No meio disso tudo, esteve sempre lecionando na Escola Estadual de sua cidade, além de diversas escolas privadas e na Fatec, para o Curso de Construção Naval e Administração Portuária.
Na década de 1990 passou a integrar a Rede de Astronomia Observacional (REA-Brasil), onde criou laços de amizades e intercâmbios com astrônomos residentes em distintas localidades do país. Trabalhou em parceria com Renato Levai, Tasso Napoleão, Hélio Carvalho Vital e Antonio Padilha Filho, entre outros membros da REA, para a descoberta da nova de segundo maior brilho do século passado, a 3V 382 Vel, a Nova Velorum, reconhecida pela IAU (União Astronômica Internacional) e revelada ao mundo por estes brasileiros, em maio de 1999. A descoberta foi objeto de abordagem e destaque por parte das maiores publicações especializadas do mundo naquela época.
'Além de atividades particulares vinculadas a grupos como a REA, gostaria de inseri-lo a outros colegas e, possivelmente em atividades sociais, especialmente relacionadas às escolas regionais' - Márcio Mendes, sobre o seu observatório. Clique aqui para assistir vídeo com imagens do observatório de Mendes
Por duas vezes em 1997 e uma em 2000, visitou o Kennedy Space Center no Cabo Canaveral (EUA), quando pôde ver de perto os inúmeros veículos e equipamentos utilizados pelas missões Apollo da NASA. Estas viagens ao centro de exposições da NASA renderam uma reportagem de sua autoria exclusiva para Via Fanzine, que pode ser lida em http://www.viafanzine.jor.br/astronautica.htm.
OBSERVATÓRIO PARTICULAR - Podemos dizer que, obcecado pela Astronomia, Mendes construiu no quintal de sua chácara um observatório particular que ainda não é funcional, porém, pretende em breve equipá-lo e colocá-lo em funcionamento. Para tanto, já adquiriu quase todo o equipamento a ser instalado no mesmo, como um telescópio refletor, newtoniano, de 250mm de abertura, com sistema de guiagem (clock-drive) em montagem equatorial. Além de diversos filtros e um banco de dados computadorizado. O observatório terá também um sistema de aquisição de imagens usando uma câmera CCD planetária (MEADE), já adquirida; e uma câmera CCD "deep-space", ainda por adquirir.
Os objetivos são ecléticos: realizar e desenvolver programas de monitoração em diversos tipos de variáveis, busca de novas e supernovas, acompanhamentos e estudos de cometas, entre outros planos. Mendes afirma que, “Com o tempo, se for possível, além de atividades particulares vinculadas a grupos como a REA, gostaria de inseri-lo a outros colegas e, possivelmente em atividades sociais, especialmente relacionadas às escolas regionais”.
Não há nenhum órgão ou instituição bancando a construção e manutenção do seu observatório, “Faço isso dentro das possibilidades e com recursos próprios. Devido a inúmeros acontecimentos em minha vida, precisei deixar o projeto em segundo plano, mas nunca o abandonei. Certamente, o compasso em que ele é construído é um problema, pois a redoma já precisou de manutenção antes mesmo de estar concluído”, afirma Mendes.
Márcio Mendes e colegas na "2ª Reunião de Astronomia Extragalactica" em Córdoba, Argentina.
No que se refere à conclusão do observatório, a redoma ainda necessita de ajustes em seus trilhos, para que se movimente adequadamente; o mesmo deve ser feito nas janelas de observação (que se abrem com alguma dificuldade), além de vedação, instalação do motor e o sistema - já adquiridos - que fará o movimento da redoma e instalação de todo o telescópio, que está desmontado e guardado.
Ainda que seu observatório esteja em conclusão, Márcio Mendes não se privou de continuar a observar os astros, “Esse tempo todo, para efetivar minhas observações, utilizo equipamento menor e de fácil montagem, uma vez que o equipamento de 250mm com montagem e sistema de guiagem será fixo sob a redoma móvel”, explica.
O interior do observatório é pintado de preto e como o mesmo está montado sobre uma laje, foi feito um acesso através de uma escada e um alçapão no chão da sala de observação. Uma vez estando em seu interior, fecha-se o alçapão, podendo pisar sobre o mesmo. O ambiente ficará com uma fraca iluminação avermelhada, segundo Mendes, "relembrando os antigos fotógrafos revelando seus filmes". Sobre o interior do observatório, acrescenta Mendes que, “Estando neste ambiente, de teto hemisférico rotativo, será fácil se sentir desorientado. Procurei então inserir nas paredes internas que sustentam a redoma, pequenas luzes azuis que iluminam ‘letras vazadas’ (de normógrafos), indicando as direções dos pontos cardeais”.
Para o astrônomo, seu observatório ainda é um sonho que aos poucos está se concretizando. Oficialmente, ainda não ocorreu a "primeira luz" (como se costuma dizer quando um observatório é inaugurado) e para tanto, Mendes programa para sua inauguração, uma pequena cerimônia para comemorar com o filho Daniel, a esposa Doralice, demais familiares e amigos, os seus tantos esforços durante longos anos para concretizar o seu sonho observacional.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine (www.viafanzine.jor.br).
- Assista vídeo clipe com imagens do observatório de Márcio Mendes: http://br.youtube.com/watch?v=0akFy4ZSk0Y
- Fotografias: Márcio Mendes. - Produção do vídeo: José Ildefonso. - Fotomontagem: Pepe Chaves
- Para ler artigos exclusivos de Márcio Mendes, acesse: www.viafanzine.jor.br/astronomia www.viafanzine.jor.br/astronomia2 www.viafanzine.jor.br/astronautica - Para ler mais, pesquise nos buscadores: "Via Fanzine Márcio Mendes"
- Produção: Pepe Chaves. |
Voltar ao topo.
PÁGINA INICIAL - HOME
|
HOME |ARTICULISTAS| BIGIO | BLOG ZINE | EDITORIAL | ENTREVISTAS | ITAÚNA| J.A. FONSECA | PEPE MUSIC | UFOVIA | ZINE ZONE
© Copyright 2004-2006, Pepe Arte Viva Ltda.