Sondas
Mercúrio Nasa comemora sucesso da sonda Messenger Cerca de seis anos depois de ser lançada, sonda espacial entra na órbita do planeta mais próximo do Sol.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para Via Fanzine
Pela tevê, Nasa confirma a entrada da sonda Messenger na órbita do planeta Mercúrio.
A história se faz
A Nasa informou que a sua sonda espacial Messenger, alcançou com êxito a órbita de Mercúrio em aproximadamente às 21h (Brasília) da quinta-feira, 17/03/2011. A sonda fez uma manobra histórica e em órbita de Mercúrio.
A manobra inédita foi comemorada pela equipe científica, pois marca a primeira vez que uma nave espacial produzida alcança o planeta mais interno do nosso sistema solar.
Pioneira
A sonda pioneira nas cercanias solares de Mercúrio foi a Mariner 10, lançada faz cerca de 35 anos, também pela Nasa. A nave robótica navegou por pouco tempo pelas plagas do diminuto globo, porém o suficiente para enviar informações básicas sobre sua peculiar natureza.
Messenger 2004
O módulo orbitador Messenger (Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry, and Ranging) foi lançado pela Nasa/JPL no mês de agosto de 2004. O avançado módulo também denominado “Mercury Messenger” (Mensageiro de Mercúrio), sondará o planeta mais quente do sistema solar.
O aparato foi levado ao espaço pelo foguete Delta 2 da Nasa, no dia 03/08/2004, da base de lançamento norte-americana no Cabo Canaveral, na Flórida. Esta missão, dentro da Ciência Espacial, representa um segundo e demorado passo rumo à exploração a Mercúrio.
No mês de julho/2008, os cientistas coordenadores da missão Messenger anunciaram a descoberta de água na exosfera do planeta, de acordo com informações transmitidas pelos instrumentos da sonda.
A viagem
Foram mais de seis anos de viagem até que a sonda Messenger atingisse a região orbital de Mercúrio. A missão do Mensageiro será de realizar levantamentos diversos acerca do ambiente planetário, além de estudos dos ventos solares, suas influências na Terra e nos outros planetas do sistema.
Todo o projeto estrutural e o sistema de propulsão do Messenger ficaram a cargo do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que coordenou todos os testes laboratoriais para a NASA.
Início dos trabalhos
Para as próximas semanas, os engenheiros da missão estarão compenetrados em garantir que todos os sistemas da nave estejam funcionando no ambiente rude de Mercúrio. A partir de 23 de março, os instrumentos serão ligados e em 04 de abril será iniciada a fase primária da missão científica.
O cientista-chefe da missão prestou informações à NASAtelevision e afirmou que as expectativas são excelentes para os desfechos da missão. Um vídeo com suas declarações e uma animação produzida pela Nasa foram divulgados e podem ser acessados clicando aqui.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e do portal ASTROvia. - Com informações da Nasa e tradução do autor. - Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP). - Imagem: NASAtelevision/reprodução.
- Tópicos associados: JAXA: o retorno da sonda Akatsuki Descoberta água no planeta Mercúrio Lançamento: mensageiro segue para Mercúrio Vídeo - Messenger: informações (em inglês)+animação da Nasa Matérias sobre outras sondas espaciais
- Produção: Pepe Chaves ©Copyright 2011, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|