Notícias
Rússia: Roskosmos festeja 50 anos do voo de Gagarin Evento comemorativo deverá reunir grandes nomes da cosmonáutica e astronáutica em todo o mundo.
Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROvia
No Brasil, Gagarin foi condecorado por Jânio Quadros com a maior honraria nacional na Guanabara e recebeu o beijo da jovem Sonja Gracie, da alta sociedade carioca.Leia o artigo exclusivo: Ele nos contou que a Terra é azul
A celebração do 50º Aniversário do voo ao espaço do cosmonauta russo, Yuri Gagarin, será celebrado no dia 12/04 próximo. Para comemorar o jubileu do feito histórico, a agência espacial russa “Roskosmos” convidará para uma recepção, os chefes das agências espaciais de todo o mundo.
De acordo com declarações do subdiretor da Roskosmos, Vitali Davídov à imprensa em 23/03, “A Roskosmos convidará para uma recepção os chefes das agências espaciais e a todos os cosmonautas dos vários países que voaram em nossas naves para as estações espaciais Mir e ISS”, disse Davídov.
O subdiretor do Instituto Científico de Construção de Maquinaria, Oleg Klishev, anunciou que dentro das comemorações da data histórica será publicada uma coleção de documentos "extraoficiais" sobre o voo de Yuri Gagarin, o primeiro que levou o homem ao espaço.
Telegrama de Kennedy, de 12/04/1961, em tradução do autor: ‘O povo dos Estados Unidos saúda o povo da União Soviética pela satisfação do lançamento do primeiro homem numa viagem espacial. Nos congratulamos com todos os cientistas e engenheiros soviéticos que tornaram este feito possível. E o meu sincero desejo é que as viagens espaciais continuem e que nossas nações possam trabalhar juntas para a obtenção de grandes benefícios para todos’ . John F. Kennedy – presidente EUA.
Gagarin
Yuri Alekseyevich Gagarin, nasceu em 09 de março de 1934 e se tornou o primeiro homem a deixar a gravidade terrestre para trás e comprovar com seus próprios olhos que a Terra é azul. Esta foi a notícia enviada por ele a todo o mundo, ainda da órbita terrestre.
Sua visão privilegiada pôde contemplar a totalidade da esfera terrestre de forma magnífica e ímpar, até então. A paisagem de desolação e beleza que ele narrou, viria a ser comprovada por outros viajantes espaciais, pouco tempo depois. A Terra era mesmo azul, conforme ele falou, e isso, todo o restante da humanidade também constatou, através de imagens diversas que passaram a surgir, após sua histórica viagem.
Casado, pai de dois filhos, Gagarin nasceu em Gzhatsk, província de Smolensk, na Rússia. Até ser selecionado como o primeiro homem a ir ao espaço, Gagarin percorreu um longo caminho nas forças armadas de seu país. Ele iniciou sua carreira na Força Aérea Soviética, como piloto de MiG-15.
Em 2009, este autor escreveu o artigo Ele nos contou que a Terra é azul, uma síntese da trajetória de Yuri Gagarin, até se tornar um ícone da cosmonáutica. O artigo destaca também a sua passagem pelo Brasil, no início da década de 1960, quando foi recebido pelo então presidente da República, Jânio Quadros. Este artigo exclusivo pode ser lido na íntegra clicando aqui.
* Pepe Chaves é editor do diário digital Via Fanzine e do portal ASTROvia. - Com informações das agências.
- Colaborou J. Ildefonso P. de Souza (SP).
- Links relacionados: Roskosmos festeja 50 anos do voo de Gagarin Um concerto em gravidade zero para Gagarin - Ian Anderson&Catherine Coleman ESA Euronews: Yuri Gagarin: o primeiro Homem no espaço - vídeo Ele nos contou que a Terra é azul Porque os russos não foram à Lua - Extra: Vídeo: "First Orbit' - 1h40 no You Tube - produção de Christopher Riley (Com áudio em russo com legendas em inglês, mostra cenas originais de Gagarin com imagens da ISS).
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
* * *
Santa Fé: Polícia investiga suspeitos por ataque ao Code Alunos de uma escola próxima ao Code podem ter praticado a depredação.
Da Redação*
Detalhe de uma das salas do Code.
É o que adiantou ao portal 'El Litoral', Marcela D’Angelo, titular da Subsecretaria da Juventude. A diretora do colégio falou com os adolescentes que têm entre 13 e 14 anos para “refletirem sobre o que passou”.
No Code, pessoas começaram a ordenar os materiais didáticos e a limpar as instalações. Será preciso muita paciência para restaurar os livros e as maquetes.
A Subsecretaria da Juventude do Ministério de Desenvolvimento Social da província manterá entrevistas com os cinco menores de 13 e 14 anos, assinalados nas primeiras investigações policiais como os autores da depredação no Centro de Observadores do Espaço (Code), em Santa Fé, Argentina.
Depois de escutar aos meninos e a seus pais, “buscaremos com eles uma maneira de consertarem o dano que causaram porque, se comprovar, eles têm responsabilidade civil”, disse Marcela.
Os garotos são alunos da escola Avellaneda, localizada a 150 metros do Code, e ainda não foi divulgado se o ataque ocorreu em horário escolar ou na saída, enquanto esperavam para entrar no refeitório.
O Ministério entrou em contato com o estabelecimento educativo, uma vez que recebeu as atuações policiais, para articular as medidas a tomar. “Primeiro temos que ouvi-los, que assumam a responsabilidade do que fizeram. Há muito para trabalhar, em especial, para que possam ver a importância que tem o Code em nossa cidade e o valioso do patrimônio que danificaram”, declarou.
A declaração de um dos garotos acompanhado por sua mamãe foi fundamental para começar a esclarecer o fato. Como os garotos são menores de 15 anos, a intervenção não haverá intervenção da Justiça de Menores, mas da Subsecretaria do Menor, Adolescência e Família, órgão do Ministério de Desenvolvimento Social da província.
Depredação gratuita
Os adolescentes adentraram o Centro de Observadores do Espaço e destruíram a metade dos livros, maquetes e quadros utilizados pela instituição para explicar os fenômenos do espaço.
Há livros de princípios do século passado que foram encontrados sem as capas e com as folhas arrancadas. Algumas das maquetes que mostravam os sistemas planetários tinham mais de 40 anos. Os quadros com fotos e desenhos do Cosmos também ficaram rompidos e seus vidros estilhaçados.
O governo da província se comprometeu a ajudar o Code com as despesas necessárias para restaurar estes materiais didáticos que era utilizado em feiras escolares e jornadas astronômicas organizadas no observatório e nas praças de diferentes localidades da província.
O Code vai continuar fechado até que o término dos trabalhos para recuperação do material e toda a sua reorganização. Também devem ser solucionados alguns problemas da infra-estrutura do edifício.
Ataque de menores
A depredação no Code foi causada por adolescentes menores de 15 anos, segundo a investigação policial. Se estas suspeitas se confirmarem, a idade dos garotos, que são estudantes secundários, torna-se importante pensar na forma de responsabilizá-los pelo o que fizeram, mas sem estigmatizá-los, nem os tratar como vândalos ou delinquentes. Este é um debate que excede o marco da Justiça, entre outras coisas, porque os menores de 16 anos são inimputáveis, de acordo com as leis argentinas.
A psicoanalista Elvira Dianno acredita que para trabalhar com estes adolescentes seja fundamental estabelecer uma ponte de diálogo com eles. “Não se trata só de censurá-los, há que envolvê-los no reparo ao que fizeram”, analisa, numa entrevista concedida ao El Litoral.
- Com informações e imagem de El Litoral. - Tradução: Pepe Chaves (MG). - Colaborou: J. Ildefonso P. De Souza (SP). - Leia também: Destruição em Centro de Astronomia
* * *
EUA: NASA lança seu canal em Alta Definição* Agência Espacial colocará sua programação oficial ao alcance de milhões de pessoas em todo o mundo.
O trabalho dos astronautas estão entre os documentários disponíveis no canal de tevê da Nasa.
A partir da segunda-feira (19/07) a Agência Espacial Americana (Nasa) promove o lançamento de seu canal de tevê em Alta Definição.
O canal estará disponível para as operadoras de cabo ou via-satélite interessadas na transmissão de imagens produzidas pela NASA. As produções vão desde lançamentos de foguetes e missões espaciais, transmitidas durante 24 horas por dia.
O canal da Nasa também contará com programas diários de informação e notícias sobre a história da agência espacial mais famosa do mundo, bem como noticiários produzidos na Estação Espacial (ISS) e imagens da Terra feitas a partir do espaço. Os feeds e conferências da Nasa também serão transmitidos em HD.
*Informações e imagens:Nasa / www.sateliteinfos.com. - Tradução: Pepe Chaves (MG). - colaborou: J. Ildefonso P. de Souza (SP).
* * *
Parceria intercontinental: Brasil e Portugal, juntos na exploração espacial* Equipe leva a Brasília projeto para criação da Agência Espacial Luso-Brasileira (AELB).
Nos descobrimentos espaciais, Brasil e Portugal serão parceiros. Pelo menos isso é o que propõem pesquisadores da Universidade do Minho, que chegaram na sexta-feira (19/02), no Brasil para apresentar ao governo Lula e também à entidades de pesquisa, uma proposta de intenções.
Antes de seguir para o Planalto Central, os físicos Joaquim Carneiro e Vasco Teixeira, passam por São Carlos a convite do coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP, Sérgio Mascarenhas, também integrante da comitiva que visa desenvolver tecnologias espaciais entre os dois países. Na cidade, os pesquisadores visitam e trataram de detalhes do projeto com representantes do Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP e da Embrapa.
A chegada a Brasília está prevista para o dia 23/02, onde encontrarão o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério de Ciência e Tecnologia , José Monserrat Filho e representantes do Ministério da Educação. O objetivo é estabelecer protocolos de colaboração e intercâmbio entre instituições e pesquisadores da Universidade do Minho, USP São Carlos, Embrapa e Ministério da Defesa na área de pesquisa de nanomateriais para energia renovável e revestimentos de componentes aeronáuticos e aeroespaciais.
Na sequência, os pesquisadores portugueses irão para São José dos Campos, onde irão se encontrar com o Coronel Sala Minucci, do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa.
* Por Mariana Estevo, da Ciência Web. - Colaborou: J. Ildefonso P. de Souza. - Leia também: A criação da Agência Espacial Luso-Brasileira
* * *
Superfície lunar: Cientistas asseguram presença de água congelada na Lua Presença também foi acusada no espectro em ultravioleta de hidroxila.
Por J. Ildefonso P. de Souza* Para ASTROvia
Região do pólo sul da Lua guarda água congelada.
Os primeiros resultados da análise do impacto da sonda LCROSS na cratera lunar Cabeus, próximo ao pólo Sul, indica que existe água congelada faz bilhões de anos, em quantidade significativa nessa zona em permanente escuridão.
Estes resultados confirmam os indícios da presença de água congelada na Lua que se repetem nas observações com várias outras sondas faz 10 anos.
"Estamos muito contentes", disse ontem à imprensa Anthony Colaprete em Moffett Field (Califórnia). "Temos múltiplas linhas que provam que estava presente a água tanto na pluma de vapor que se produziu com um grande ângulo com respeito à superfície como no material ejetado, com um ângulo menor, depois do impacto do foguete Centaur. Faltam análises sobre a concentração e a distribuição do gelo, mas podemos assegurar que há água".
"Só conseguimos casar o espectro obtido pela LCROSS quando o comparamos com o espectro da água", acrescentou Colaprete. "Nenhuma outra combinação razoável de outros compostos que provamos casou com a observação. A possibilidade de que se tratasse de contaminação do foguete Centauro também tem sido descartada".
Uma confirmação adicional chegou com a presença no espectro em ultravioleta de hidroxila, um produto da decomposição da água pela luz solar.
A equipe está analisando os dados de outros instrumentos da sonda para obter mais informação sobre o estado e a distribuição da água no lugar do impacto. "Podemos levar certo tempo na análise completa, são muitos dados", disse Colaprete. "Há indícios de outras substâncias ‘misteriosas’".
As regiões em sombra permanente da Lua são verdadeiras armadilhas geladas, que colecionam e preservam materiais durante bilhões de anos.
* J. Ildefonso P. de Souza é físico e articulista, seu blog é http://entrononentro.haaan.com/. - Com informações e imagens da Nasa. - Tradução: J. Ildefonso P. de Souza. - Visite a página do autor em Via Fanzine: www.viafanzine.jor.br/ilde.htm
- Leia também: Experimento para verificar água teve sucesso NASA lança missão robótica em solo lunar
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2009, Pepe Arte Viva Ltda.
* * *
Anúncios no mundo da lua: Empresa fará publicidades no solo lunar Logomarcas de grandes corporações poderão ser impressas na Lua. Por Pepe Chaves* De Belo Horizonte-MG Para ASTROvia
Robô vai grafar logomarca em solo lunar
Moon Publicity deverá dispor de um robô que irá estampar o logo da empresa ganhadora do leilão na Lua. O anúncio será visto alguns dias do mês e aparentemente irá permanecer lá por milhares de anos.
Segundo a empresa, a imagem será impressa na Lua com uma tecnologia chamada "shadow shaping", na qual os robôs formam relevos na superfície que bloqueiam a luz solar, formando figuras. A empresa afirma que há 44 regiões que permitem fazer publicidade na lua. O valor inicial do leilão será de US$46,6 e pode atingir milhões e o ganhador do leilão será divulgado no dia 20/06.
Na verdade, essa tecnologia marcada a chegada da poluição publicitária à Lua. Imagine, você mira a Lua com seus binóculos e enxerga lá: "Mac Donalds apresenta o maior X-burguer do sistema solar". Ou então, "Na sua lua de mel, não se esqueça de levar Coca-Cola!". Mira para o sul e lê: "Microsoft, uma empresa universal".
Ao visualizar o pólo norte lunar, estaria lá, "Nestlé, o mais puro leite da via-lactea". E quando você volta as lentes para o Mar da Tranquilidade poderia ver o pioneirismo brasileiro: "Petrobrás, nós já chegamos no mundo da Lua! Agora só falta você...".
Mas, se moda pegar, brevemente, os publicitários lunáticos deverão deixar a Lua mais estampada que um carro de Fórmula 1.
* Com informações e imagem de Moon Publicity.
- Mais informações: www.moonpublicity.com.
- Clique aqui para assistir o vídeo da Monn Publicity.
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2009, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias: www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|