LRO
Órbita lunar: Sonda LRO mostra vestígios do homem na Lua* Instrumentos usados em cinco das seis missões Apollo foram localizados pela sonda LRO da Nasa, que se encontra em órbita lunar.
Mapa da Nasa mostra os locais de pousos de todas as missões Apollo na Lua.
A sonda LRO, da Nasa, enviou as suas primeiras imagens dos locais de pouso das missões Apollo na Lua.
As imagens mostram os módulos da etapa de descenso sobre a superfície lunar, bem como as longas sombras provocadas pelo baixo ângulo do Sol que se aproveitou para tornar mais evidentes as localizações.
A câmera LROC conseguiu visualizar cinco dos seis locais de pouso, faltando apenas o local de descida da Apollo 12. Neles são vistas as patas de pouso, deixadas no satélite terrestre pelos módulos lunares.
A sonda LRO atingiu a órbita lunar em 23 de junho de 2009 e capturou os locais de pouso das Apollo 11, 14, 15 e 17. Já se esperava que a LRO pudesse encontrar os restos das missões Apollo, mas não agora, e sim ao atingir sua órbita final de mapeamento. As futuras imagens de LROC destas zonas as mostrarão com uma resolução entre duas e três vezes maior que as atuais.
"A equipe de LROC esperou ansiosamente por cada imagem", afirmou Mark Robinson, principal pesquisador do instrumento na Universidade de Arizona. "Estávamos muito curiosos em conseguir nosso primeiro avistamento do módulo de descenso, pela emoção e para ver se as câmeras estavam bem enfocadas. Como deu para ver, as imagens são fantásticas e estão enfocadas".
Ainda que estas imagens proporcionem uma lembrança do passado da exploração lunar das missões Apollo, o principal objetivo da sonda LRO é preparar o caminho para o futuro. Devolvendo detalhados dados lunares, a missão ajudará à Nasa a identificar os lugares mais seguros de aterrissagem para os futuros exploradores, bem como localizar os potenciais recursos, descrever o ambiente de radiação na Lua e experimentar novas tecnologias.
"Estas imagens não só mostram os grandes feitos das missões Apollo, mas nos mostram que a exploração lunar continua", diz Richard Vondrak, cientista de projeto do Goddard Space Flight Center. "Demonstram como a LRO pode ser usada para identificar os melhores destinos para as próximas viagens à Lua", afirmou.
A atual órbita elíptica da nave resulta em resoluções de imagem ligeiramente diferentes para cada lugar, mas todas estão próximas de 1,3 metros por pixel. Como a área de cobertura da etapa de descenso tem uns 4 metros de diâmetro, as relíquias da Apollo preenchem uma área de uns 9 pixels. No entanto, como o Sol estava baixo no horizonte quando as imagens foram tomadas, pequenas variações na topografia criaram grandes sombras. Para cada três metros sobre a superfície, a cada etapa de descenso da Apollo, criam-se sombras de até 20 pixels.
Apollo 14, módulo lunar Antares.
Ampliação mostra a localização de instrumentos científicos, pegadas dos astronautas, o módulo lunar Antares e sua sombra.
A imagem do local de pouso da Apollo 14 tem as condições de iluminação especialmente boas, permitindo ver detalhes adicionais: o Apollo Lunar Surface Experiment Package, que se trata de um conjunto de instrumentos científicos colocados pelos astronautas na zona de pouso, é visível, bem como as pequenas pegadas entre o módulo e o conjunto de instrumentos, deixadas pelas botas dos astronautas.
Uma nova imagem com mais definição foi tomada posteriormente, mostrando a região da missão Apollo 14.
- Tradução: J. Ildefonso P. de Souza (SP).
- Imagens: NASA/Goddard Space Flight Center/Arizona State University
- Tópicos associados: Grail: lançamento é adiado/Sondas são lançadas Nasa lançará sondas gêmeas para a Lua Os 40 anos da Apollo 11: Do Vale do Antílope ao solo lunar NASA lança missão robótica em solo lunar
LRO: Sonda LRO mostra vestígios do homem na Lua LROC mostra fotos do jipe lunar da Apollo 16 LRO mostra imagens de jipes lunares soviéticos Sonda LRO revela detalhes da Apollo 14 na Lua Sonda LRO revela detalhes da Apollo 12 na Lua LRO mostra uma ponte natural na Lua LRO entrará em órbita de serviço
- Leia também: LRO Release - Página oficial da sonda lunar LRO: http://lroc.sese.asu.edu/
- Produção: Pepe Chaves © Copyright 2004-2009, Pepe Arte Viva Ltda.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|