NASA
Marte: MRO registra Curiosity trabalhando O jipe-robô Curiosity, da NASA, pôde ser visto numa imagem tomada pela câmera HiRISE a bordo da sonda MRO, na órbita de Marte.
Da Redação* 13/07/2019
Na imagem tomada da órbita marciana é possível ver o jipe-robô Curiosity brilhando no solo de Marte. Leia também: EUA querem retomar viagens tripuladas Ficção e realidade: Um mundo e dois sóis Viagem espacial é oferecida por operadora Nasa: Ártico encolhe e Antártida se expande Sondas Voyager estão deixando a Heliosfera MCPV, o substituto do ônibus espacial Cápsula Dragon cumpre missão oficial
Uma incrível paisagem marciana pode ser vista em uma nova imagem tirada do espaço, mostrando o jipe-robô (river) Curiosity da NASA examinando um local chamado "Woodland Bay". Esta foi apenas uma das muitas paradas que o rover fez em uma área conhecida como "unidade de rolamento de argila", situada ao lado do Monte Sharp, numa montanha com cinco quilômetros de altura dentro da Cratera Gale.
A imagem foi tomada em 31 de maio de 2019, pela super câmera HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment) que se encontra a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), a sonda orbitadora da NASA em Marte.
Na imagem, o Curiosity aparece como uma pequena mancha azulada. O cume do monte Vera Rubin aparece ao norte do robô, enquanto uma mancha escura de areia aparece a nordeste.
Olhando atentamente a imagem pode-se descobrir qual é a provável "cabeça" do Curiosity, tecnicamente conhecida como mastro de sensoriamento remoto. Um ponto brilhante aparece no canto superior esquerdo do robô. Na época em que essa imagem foi adquirida, o robô estava voltado 65 graus no sentido anti-horário a partir do norte, o que colocaria o mastro no lugar certo para produzir esse ponto brilhante.
Reflexos semelhantes a espelhos de superfícies lisas aparecem como pontos especialmente brilhantes em imagens tomadas pela HiRISE. Contudo, para a câmera enxergar esses reflexos, como no Curiosity, o Sol e a sonda orbitadora MRO precisam estar nos locais certos.
* Com informações da NASA, e tradução/adaptação de Pepe Chaves para Via Fanzine e ASTROvia. 23/12/2018
- Imagem: NASA / JPL-Caltech.
Leia também: Ficção e realidade: Um mundo e dois sóis Revista da NASA publica artigo sobre satélite SABIA-Mar Ubatuba: da sala de aula para o espaço Inpe auxilia alunos municipais a lançar satélite AAB promove concurso para mini-satélites Satélite ROSAT cai no Oceano Índico Satélite alemão cairá na superfície Hayabusa: Cápsula retorna após visita histórica a um asteróide
- Produção: Pepe Chaves.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|