NASA
InSight: Símbolos e bandeiras humanas em Marte Sonda InSight pousa em Marte levando diversos símbolos da missão e uma mensagem em Braile*.
O calibrador da câmera instalado no convés do módulo de pouso InSight, está adornado com bandeiras dos países participantes da missão, além de um "ovo de páscoa", com uma mensagem codificada em Braile. Leia também: EUA querem retomar viagens tripuladas Ficção e realidade: Um mundo e dois sóis Viagem espacial é oferecida por operadora Nasa: Ártico encolhe e Antártida se expande Sondas Voyager estão deixando a Heliosfera MCPV, o substituto do ônibus espacial Cápsula Dragon cumpre missão oficial
A sonda robótica, que aterrissou no Planeta Vermelho na segunda-feira (26/11), está equipada com um sismógrafo e "toupeira" auto-martelante para sondar o interior profundo de Marte. Os dados retornados da missão internacional liderada pelos EUA ajudarão a informar os cientistas sobre como mundos similares ao nosso foram formados.
Tal como acontece com os anteriores landers (sondas fixas) e rovers (sondas volantes) da NASA, a InSight está adornada com bandeiras e logótipos dos países e agências espaciais envolvidos na sua missão (ou pelo menos a maioria deles). Ela também está decorada com um padrão de pontos seguindo a tradição iniciada pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL) em Pasadena, Califórnia.
"Eu estava pensando sobre o que mais colocaríamos lá que poderia ser um tipo de código para que as pessoas de conhecimento pudessem olhar e descobrir. Então, eu pensei no Braile", disse Bruce Banerdt, principal investigador da InSight no JPL, em uma entrevista ao portal americano collectSPACE.
Essa imagem mostra o convés do módulo de aterrissagem da InSight, onde o alvo de calibração retangular da câmera pode ser visto no centro.
Alvo à vista
Para fazer medições precisas, a InSight utilizará seu braço robótico para implantar seus dois principais instrumentos científicos diretamente na superfície de Marte. Antes de poder fazê-lo, porém, usará uma câmera montada no braço para produzir um mapa digital do terreno e seus arredores imediatos. Os gerentes da missão usarão as imagens para selecionar os melhores lugares para depositar o hardware.
"O braço tira uma foto e então se move e tira outra foto e nós criamos um par estéreo. Nós então processamos isso para criar mapas tridimensionais de terreno", disse o cientista de imagens Justin Maki, do JPL.
Porém, primeiramente, Maki e sua equipe vão verificar se a câmera poderá produzir imagens precisas, após ter sido submetida aos rigores do lançamento e o cruzeiro de quase sete meses da Terra até Marte, além do pouso interplanetário.
Para fazer isso, a InSight está equipada com um alvo de calibração. Montada na parte traseira do deck da InSight há uma placa de 17 por 10 centímetros que serve tanto como alvo da câmera quanto como marcador simbólico da missão. A metade inferior da placa possui círculos coloridos, quadrados inclinados (denominados "bordas inclinadas") e uma gradiente em escala de cinza que será usada para confirmar e calibrar a nitidez, o contraste e a geometria da câmera.
"Verificaremos se a câmera está tirando fotos com foco e depois verificaremos se a geometria está boa. Então, nesse momento, verificaremos e poderemos usar isso para ajudar a validar os mapas digitais de terreno", disse Maki ao collectSPACE.
No topo da placa alvo de calibração, acima dos círculos, estão os logotipos da NASA, CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais, agência espacial nacional da França, que forneceu o sismômetro da InSight) e DLR (o Centro Aeroespacial Alemão, que construiu a sonda de fluxo de calor escavadora da missão). Também são exibidas as bandeiras dos Estados Unidos (que possui duas vezes o tamanho das outras), França, Alemanha, Suíça, Reino Unido, Polônia, Japão, Áustria, Bélgica, Espanha e Canadá.
A Itália, que contribuiu com um pequeno retrorrefletor a laser montado ao lado do alvo de calibração no convés da InSight, juntou-se à missão depois que a placa foi instalada e, portanto, sua bandeira ficou faltando na sonda.
O mini-DVD que integra o jipe robô marciano Opportunity também incluía uma mensagem secreta em Braile na extensão de sua borda.
Código personalizado
A placa alvo, construída pelo engenheiro Jesse Grimes-York, tem mais um recurso: em ambos os lados das bandeiras, logotipos e ferramentas de calibração, há um conjunto de pontos vermelhos. Nestes, está escrito "JPL" em braile, o sistema de escrita tátil usado pelos cegos e deficientes visuais.
"O JPL mantém a tradição de tentar colocar algum tipo de 'ovo de Páscoa' em suas missões. O rover Curiosity tem código morse codificado nas rodas, de modo que, quando atravessa o solo marciano, deixa as marcas de 'JPL' no código. O Braile é outro tipo de código, um código internacional que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, poderia tentar interpretar. Então, tentamos colocá-lo lá e parecia algo legal, então fizemos isso", disse Banerdt.
As primeiras fotografias do alvo de calibração são esperadas na Terra dentro da primeira semana da missão, enquanto outros checkouts de engenharia continuam como planejado.
Esta é a primeira imagem com boa resolução feita pela InSight em Marte.
A InSight é a segunda missão a pousar o código Braile em Marte. Em 25 de janeiro de 2004, a Mars Exploration Rover Opportunity da NASA pousou lá com um mini DVD decorado com uma mensagem secreta em braile. O disco, que também apresentava a imagem de uma mini figura de astronautas da LEGO, fazia parte de um programa de divulgação pública organizado pela The Planetary Society. "Explore para aprender", dizia a mensagem em Braile, como foi revelado depois que as fotos do DVD foram enviadas de volta à Terra.
* Informações de collectSPACE, com tradução e adaptação de Pepe Chaves para Via Fanzine e ASTROvia. 26/11/2018
- Imagens: NASA / JPL-Caltech / Espaço Lockheed Martin.
Leia também: Ficção e realidade: Um mundo e dois sóis Revista da NASA publica artigo sobre satélite SABIA-Mar Ubatuba: da sala de aula para o espaço Inpe auxilia alunos municipais a lançar satélite AAB promove concurso para mini-satélites Satélite ROSAT cai no Oceano Índico Satélite alemão cairá na superfície Hayabusa: Cápsula retorna após visita histórica a um asteróide
- Produção: Pepe Chaves.
Leia outras matérias na www.viafanzine.jor.br/astrovia.htm ©Copyright, Pepe Arte Viva Ltda. Brasil.
|