PLATAFORMA PRATO

Aqui está tudo o que você queria saber sobre a Operação Prato!

 

 

                       www.viafanzine.jor.br                 

 

Comentários:

A Operação Prato por detrás das lentes do THC

Documentário sobre a Operação Prato foi produzido no Pará e exibido nos EUA. 

Operação Trilha

Coordenação*

 

Banhado de luz, cinegrafista da Operação Prato filma um UFO sobre sua cabeça - reconstituição.

  Reconstituições:_

ROSWELL BRASILEIRO? - O documentário The Brazil´s Roswell é uma produção da Towner Productions para o The History Channel (THC) canal a cabo dos EUA. O documentário aborda a Operação Prato (pesquisada pela Operação Trilha), manobra militar brasileira deflagrada em Colares/PA, no final de 1977 e comandada pelo capitão Uyrangê Hollanda que investigou ataques de UFOs contra ribeirinhos naquela região.

 

PRODUÇÃO - O documentário exibido pelo programa UFO Files do THC em dezembro de 2005 tem narração no idioma inglês, com 40 minutos de duração e contou com uma produção de estupenda qualidade. Comparativamente, a produção norte-americana, tecnicamente foi superior à - também excelente - produzida pela Rede Globo de Televisão, exibida em agosto de 2005 quando tratou do mesmo assunto. Entretanto, se a produção da Towner superou a da Globo em quesitos técnicos, podemos assegurar que as reconstituições criadas pela Globo, podem ser vistas como superiores, já que promoveram um maior envolvimento emotivo entre o telespectador e as situações reconstituídas.

 

COINCIDÊNCIAS - Considerando todos os  fatores técnicos e artísticos, a produção da Towner, curiosamente, seguiu uma linha bastante semelhante à da produção global, exibida três meses antes.

 

Vejamos alguns pontos: 1) praticamente os mesmos entrevistados do Pará (com a inclusão de Daniel Rebisso); 2) uso do recurso de teledramaturgia para a reconstituição de casos e cenas; 3) fundo escuro para os entrevistados do Pará; 4) recursos de computação gráfica para recriar veículos voadores não identificados; 5) takes de: documentos, recortes de jornais, fotos de vítimas, “personagens”, localidades, além das ilustrações do capitão Uyrangê Hollanda e do sargento Flávio Costa – militar este que, assim como na produção nacional, não mereceu nenhuma citação, mesmo se tratando do estrategista da Operação Prato.

 

ENTREVISTADOS - O documentário exibiu diversos relatos exclusivos de pessoas do Pará, como o piloto civil e integrante da Operação Prato, Ubiratan Pinon Friás, Dra. Wellaide Carvalho, jornalista Sérgio Mendes e o pesquisador Daniel Rebisso, além dos ufólogos Ademar Gevaerd (MS) e Marco Antônio Petit (RJ), editores da Revista UFO. Foram incluídas também, participações de vítimas queimadas pelo chamado chupa-chupa, luz semelhante aos raios laser, capaz de causar queimaduras cutâneas anômalas, conforme mostram dezenas de casos diagnosticados. Nota-se que, assim como na versão global, foi fartamente exibida a famosa imagem da moça com a "picada" do chupa-chupa na altura do peito (veja tal imagem ao pé dessa página).

 

 

 

 

 

 

 

Cena do enforcamento de Uyrangê Hollanda._

 

Avistamento narrado por pescadores._

 

Militares da FAB filmando e fotografando um UFO._

 

 

PINON – De todos os entrevistados, o único que esteve intimamente ligado às manobras da Operação Prato foi o piloto Ubiratan Pinon. Seu depoimento cogitou "de leve”, assuntos polêmicos, tais como as possibilidades de que os fenômenos amazônicos pudessem se tratar de experiências secretas envolvendo alguma outra nação em território brasileiro e ao afirmar (idem, na produção da Globo)  que não acredita no suicídio de Hollanda. Foram exibidos trechos da entrevista de Hollanda a Revista UFO em 1997, mostrando como sempre, sua grande articulação e idéias em perfeito equilíbrio - contrariando a personagem “problemática” que alguns pregam para se justificar a hipótese de seu suicídio.

 

CENA DE SUICÍDIO - Mais uma vez foi recriada a cena do suposto suicídio do coronel Uyrangê Hollanda mostrando o “absurdo” do corpo preso pelo pescoço, sentado no chão, ao lado da cama, como dita a versão oficial – bastante contestada, por sinal. Muitos pesquisadores e simpatizantes do assunto duvidam da realidade da dita cena, pois, sabe-se que o coronel como um militar de brigada e comandante de um departamento de inteligência da Força Aérea Brasileira (FAB), deveria saber muito bem como proceder para promover um suicídio de forma eficaz e não tão grosseiramente como fazem parecer as versões "oficializantes" de sua morte - até porque, todo militar, desde um soldado raso até a mais alta patente, sabidamente, detém conhecimentos das mais eficazes técnicas, tanto para matar alguém, como também para se matar.

 

Além disso, devemos observar que, qualquer psiquiatra ou estudioso do comportamento humano, através apenas das imagens exibidas em suas entrevistas, certamente, concluiria que Hollanda não era alcoólatra ou viciado em drogas, como alguns pesquisadores insinuam ou atribuem à sua personalidade. Quanto ao conteúdo, infelizmente o documentário, além de um título equivocado (que associa a "saga" brasileira ao popular "Caso Roswell", EUA, 1948) encaminhou todas as possibilidades de discernimento dos fenômenos para o campo das hipóteses extraterrestres. A Tower Productions  é uma empresa que, segundo dados levantados pela Operação Trilha, seria dirigida por uma Board of Directors, composta por ex-oficiais das forças armadas dos EUA e ex-agentes da CIA.

  

CIRCO UFOLÓGICO - Para nós, mais uma vez, a Operação Prato não mereceu da mídia convencional a abrangência que deveria merecer para se reconfigurar tão insólitos casos. Prova disso, é que foram mantidos como fatos, antigos tabus, alguns dos quais, completamente ultrapassados ou sabidamente fictícios, como por exemplo, a afirmação vazia de que "os ETs estariam roubando sangue humano na Amazônia para povoar outros planetas". Uma coisa é achar, outra é comprovar e entre ambas está a responsabilidade ao vir a público declarar. Destarte, foram desconsiderados pela produção norte-americana (como também pela nacional) diversos aspectos à luz  das mais recentes e reveladoras pesquisas em torno da questão Prato, algumas das quais, já conhecidas pelo público de língua portuguesa, através dos esforços da Operação Trilha.

 

Novamente, vêm-se taxar - sugestivamente - de "fato" a suposta ação extraterrestre, enquanto sabe-se que tais atividades, em verdade, podem tão somente serem consideradas como de "natureza alienígena" (desconhecida). Não existe a mínima comprovação científica para se afirmar que ETs roubaram sangue na Amazônia para fazerem qualquer tipo de utilização - tampouco, para povoar outros mundos. Acrescente-se ainda, não existe nenhuma filmagem mostrando extraterrestres, dentro ou fora de naves, comprovando que tais seres provocaram fenômenos na Amazônia; o que existe, documentalmente, são relatos, desenhos de seres mostrados como exógenos e fotografias focando luzes atribuídas aos UFOs da Amazônia. Qualquer pesquisador de pé no chão sabe muito bem que não há ainda – e isso é inconteste - nenhuma prova cabal de que os fenômenos atrozes ocorridos nos Estados do Norte e Nordeste do Brasil no passado foram realmente produzidos por seres de natureza extraterrestre. Além daquilo o que é fato, encontra-se a especulação e o sensacionalismo.

 

No frigir dos ovos, acreditamos que a Operação Prato, infelizmente (e pictoriamente), foi tratada de novo como um "circo extraterrestre", onde os personagens principais são o apresentador, o mágico, a equilibrista, os trapezistas, os cães amestrados e os palhaços. Tudo isso para recepcionar no picadeiro iluminado, a mais ilustre atração que, por sinal, é justamente aquela que jamais apareceu: o ET.

 

Produção:

Towner Productions para o History.

 

* A Operação Trilha é coordenada por Fábio Bettinassi e Pepe Chaves em Minas Gerais.

- Visite a página oficial: www.viafanzine.jor.br/trilha.htm

- Imagens: Towner Productions - EUA.

- Plataforma Prato: www.viafanzine.jor.br/op.htm

- Produção: Pepe Chaves

© Copyright 2008, Pepe Arte Viva Ltda

Voltar para a PLATAFORMA PRATO

Contato com a PLATAFORMA PRATO: pepechaves@yahoo.com.br

PLATAFORMA PRATO

 

 
Voltar ao topo.
VIA FANZINE - PÁGINA INICIAL     UFOVIA - PÁGINA INICIAL
© Copyright 2008, Pepe Arte Viva Ltda.  
 
Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter