DORNAS DIGITAL

 

 HOME |ARTICULISTAS| BIGIO | BLOG ZINE | EDITORIAL | ENTREVISTAS | ITAÚNA| J.A. FONSECA | PEPE MUSIC | UFOVIA | ZINE ZONE

 

F A N Z I N E  

D I Á R I O       

  CIDADE

 

Ir para:  CULTURA   -   BRASIL  -   MUNDO

 NOTÍCIAS DE ITAÚNA EM DESTAQUE NESSA PÁGINA: 

 

 

Entre a Polícia e a Justiça:

Polícia Federal lacra prédio de prefeitura

Cerca de 50 agentes federais se dirigiram a Itaúna, onde fizeram apreensão

de computadores e documentos da administração de Eugênio Pinto.

 

Da Redação*

Via Fanzine

 

Três veículos da Polícia Federal estacionados em frente à prefeitura:

agentes confiscaram computadores e documentos.

 

PF volta a Itaúna

 

Na manhã dessa terça-feira (26/10), cerca de 50 agentes da Polícia Federal da delegacia de Divinópolis e da Superintendência da Polícia Federal em Minas Gerais cumpriram mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Itaúna.

 

De acordo com as informações que levantamos, o prefeito Eugênio Pinto (expulso do PT) não se encontrava no local quando da chegada dos policiais, mas somente a sua chefe de Gabinete e companheira, Íris Léia da Cruz.

 

Trata-se da Operação Trem das Sete, cujo objetivo é combater um esquema de desvio de recursos públicos do município. Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão na prefeitura e em outros setores públicos, e outros três mandados de busca em um prédio comercial em Santa Efigênia, Belo Horizonte, além de um outro mandado, em uma empresa sediada em Curitiba, no Paraná.

 

Esquema de desvio

 

Segundo informações da  PF concedidas ao jornal O Estado de São Paulo, “um grupo de sete empresas, em conluio com servidores municipais e possivelmente servidores do Departamento Nacional de InfraEstrutura de Transportes (Dnit), teria fraudado uma licitação da Prefeitura de Itaúna. A fraude teria como objetivo a elaboração de um projeto executivo de engenharia para remanejamento da linha férrea no município”.

 

Ainda de acordo com o diário paulistano que circula nessa data, “as empresas envolvidas que, em princípio se apresentaram como concorrentes nas licitações realizadas pela prefeitura de Itaúna, mantêm relações comerciais com características de cartel, sendo que várias delas estão, ou já estiveram, sediadas no mesmo endereço em Belo Horizonte, local onde estão sendo cumpridos mandados de busca”.

 

É sabido também em Itaúna que o prefeito gastou recursos públicos (segundo foi falado na Câmara, quase R$ 2 milhões) somente em projetos para transposição da linha férrea que corta o centro da cidade, o que muitos duvidam que vai acontecer um dia. A Operação Trem das Sete, possivelmente, pode estar associada também à investigação deste gasto, que foi denunciado reiteradas vezes pelo jornal Via Fanzine.

 

Eugênio Pinto vai depor na Polícia Federal.

 

Prédio é cercado por agentes federais

 

Nossa reportagem esteve no local e confirmou que estão sendo investigados o gabinete do prefeito, a Secretaria Municipal de Administração, a Secretaria Municipal de Finanças, a Procuradoria e outros setores públicos. Agentes federais também se dirigiram à Secretaria do Bem Estar Social, ao Canteiro de Obras e à Secretaria de Saúde, houve denúncias em reuniões da Câmara, de supostos desvios nestas duas últimas secretarias

 

Uma correção: a princípio, recebemos a informação e divulgamos que os policiais federais teriam se dirigido à Câmara Municipal, mas de acordo com informações da Assessoria de Imprensa da Casa, a PF, até o momento, não compareceu ao Legislativo itaunense. 

 

As últimas informações recebidas, dão conta que o prefeito Eugênio Pinto irá prestar depoimento, ás 15h dessa terça-feira, na Polícia Federal, na vizinha cidade de Divinópolis. Ainda hoje traremos mais informações em nossa página principal.

 

- Fotos: Arquivo Via Fanzine.

 

*  *  *

 

 Itaúna Ardente - EXCLUSIVO:

Disputa política termina na delegacia

Denúncia de panfletos anônimos caluniosos envolve deputado

federal Marcos Lima e a companheira do prefeito, Íris Léia.

Da Redação*

Via Fanzine

 

 

O deputado federal Marcos Lima (PMDB), à esquerda, está sendo acusado de distribuir

panfletos difamatórios contra o seu concorrente Gustavo Mitre (PSL), à direita.

 

Difamação impressa

 

Panfletos atacando a honra do candidato a ex-deputado federal Gustavo Mitre (PSL) foram espalhados por Itaúna, nas vésperas das eleições de 03/10. Nossa reportagem constatou que os panfletos anônimos foram distribuídos em diversos pontos da cidade.

 

O conteúdo buscava denegrir a pessoa e a candidatura de Gustavo Mitre (derrotado no pleito), acusando-o de manter boate em Belo Horizonte, oferecendo meninas menores de idade. Procuramos buscar informações sobre a origem dos panfletos caluniosos, mas não obtivemos informações com certeza.

 

Políticos itaunenses acabaram na delegacia

 

No entanto, no início da noite desta terça-feira, dia (05/10), o “caso dos panfletos” passaria por uma reviravolta inusitada. Um verdadeiro “fuzuê” foi montado na porta da Delegacia de Polícia Civil, na Praça da Matriz de Itaúna.

 

Quem passava pela praça, poderia ver a enorme movimentação de pessoas, com direito a bate-bocas e troca de farpas envolvendo correligionários e apoiadores de Gustavo Mitre, Marcos Lima e do prefeito Eugênio Pinto.

 

As informações que apuramos dão conta que a cidadã Gislene de Cássia Pinto (colaboradora na campanha do deputado estadual reeleito Luiz Humberto e ex-esposa do comunicador Danilo Lopes) acionou a Polícia Militar ao perceber que cabos eleitorais do deputado federal Marcos Lima (PMDB) estavam queimando quantidades consideráveis dos tais panfletos ofensivos à Mitre.

 

Solicitada pela denunciante, uma guarnição de Polícia compareceu ao local e deteve em flagrante os suspeitos – cujos nomes não foram divulgados – conduzindo-os para a delegacia.

 

Pouco tempo depois, Marcos Lima adentrou à delegacia. Lá, ele teria conversado com seus cabos eleitorais que se encontravam detidos. Após conversar com os acusados que, supostamente pediram a sua presença, Lima teria deixado o local cerca de 40 minutos depois.

 

Íris Léia e a ‘tática Regaço’

 

Ainda na porta da delegacia, a denunciante Gislene esbravejava por entender que o operador de câmera da TV Cidade teria manipulado o depoimento de algum dos acusados. Sobre este assunto, se fez um bate-boca entre ambos na porta do edifício Benfica.

 

Entre as discussões, surgem rumores de que Íris Leia Rodrigues da Cruz (companheira do prefeito e chefe de seu Gabinete) seria supostamente co-autora dos panfletos anônimos. Logo depois, a mesma compareceu pessoalmente à delegacia para prestar esclarecimentos, “de livre e espontânea vontade”, de acordo com as suas palavras. Léia esteve acompanhada de Dalmo (presidente do ‘Conselho Municipal da Juventude’).

 

O ex-candidato a deputado federal Gustavo Mitre – que no momento se encontrava em reunião na Câmara Municipal – também compareceu à Delegacia de Polícia Civil de Itaúna.

 

No local, estiveram às portas fechadas com o delegado civil Dirceu: Íris Léia, Gustavo Mitre, Rodrigo (advogado de Gustavo) e Jason Vidal (advogado dos cabos eleitorais de Marcos Lima).

 

Vale lembrar que a mesma tática de usar panfleto para atacar “inimigo político” foi recentemente executada de forma aberta e assumida no centro da cidade pelo popular Marco Antônio “Regaço” (apoiador incondicional do prefeito Eugênio Pinto) contra o seu desafeto, presidente da Câmara, Antônio de Miranda.

 

Marcos Lima encerra longa série de mandatos

 

Candidato à reeleição em 2010 como deputado federal, Marcos Lima, assim como Gustavo Mitre, foi derrotado nas urnas em 03/10. Ambos se firmaram para o eleitorado itaunense como as mais fortes candidaturas locais à Câmara Federal.

 

Enquanto Gustavo Mitre, que é ligado a Aécio Neves (também sobrinho de Fernando Mitre, editor de Jornalismo da Band) teve uma votação considerada razoável para sua primeira eleição, Marcos Lima se trata de um experiente político que já esteve por quatro mandatos frente à Câmara Federal. Atualmente, e pela primeira vez como suplente, Lima assumiu em 2009, mais uma vaga de deputado na Câmara Federal.

 

Apoiador do prefeito Eugênio Pinto e do seu vice Pedro Paulo (PMDB), Marcos Lima tem metade de um PMDB atualmente rachado em Itaúna, enquanto a outra metade - capitaneada por Antônio de Miranda (presidente da Câmara) - não interage com o prefeito e se opõe às políticas de ambos.

 

Via Fanzine está apurando mais informações sobre o caso dos panfletos e voltará a divulgá-las em breve.

 

- Fotos: Divulgação/Arquivo VF.

 

- Leia também:

  Gustavo Mitre fala com Via Fanzine

  Panfletos: Revelados cabos eleitorais de Marcos lima

 Disputa política termina na delegacia: Lima, Léia & os panfletos

 Itaúna: clima esquentou após as eleições

Números e eleitos em Minas e Itaúna

 Eleições 2010 Resultado das eleições presidenciais no Brasil

 

*  *  *

 

 F A N Z I N E   D I Á R I O     

Ir para:  CULTURA   -   BRASIL  -   MUNDO

 
 
PÁGINA INICIAL
 
 

DORNAS DIGITAL

 

 HOME |ARTICULISTAS| BIGIO | BLOG ZINE | EDITORIAL | ENTREVISTAS | ITAÚNA| J.A. FONSECA | PEPE MUSIC | UFOVIA | ZINE ZONE

© Copyright 2004-2011, Pepe Arte Viva Ltda.
Motigo Webstats - Free web site statistics Personal homepage website counter